EH-101

  • 1114 Respostas
  • 293726 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5578
  • Recebeu: 5567 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: EH-101
« Responder #1110 em: Abril 26, 2024, 09:04:31 pm »
É uma hipótese discutível mas que não é nada de transcendente na Europa. Assim que me recorde de repente: Espanha, Reino Unido, Suécia e Países Baixos têm o SAR adjudicado a entidades privadas.

Com a fama de bom pagante do Português, adjudicar a busca e salvamento a privados teria tudo para correr bem. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Duarte, Subsea7

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 848
  • Recebeu: 978 vez(es)
  • Enviou: 612 vez(es)
  • +10721/-201
Re: EH-101
« Responder #1111 em: Abril 27, 2024, 12:28:12 am »
É uma hipótese discutível mas que não é nada de transcendente na Europa. Assim que me recorde de repente: Espanha, Reino Unido, Suécia e Países Baixos têm o SAR adjudicado a entidades privadas.

Com a fama de bom pagante do Português, adjudicar a busca e salvamento a privados teria tudo para correr bem. ::)

Se "eles" não pagam à FAP quanto mais aos privados. Veja-se o que está a acontecer ao INEM.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: EH-101
« Responder #1112 em: Abril 27, 2024, 02:28:00 am »
Fiquei curioso sobre a suposta modernização dos EH101 ser muito cara, e fui ver os canadianos.

Realmente...
https://www.canada.ca/en/department-national-defence/services/procurement/cormorant-mid-life-upgrade.html

Parece que vão ficar com helis ao mesmo nivel da Noruega e vão gastar 1.24 billion.  :o

Não é muito esclarecedor quanto é que os nossos custaram, pois existe toda aquela história da "locação", mas parece que custaram 364 milhões pela notícia abaixo. :o

https://www.rtp.pt/noticias/pais/apurada-derrapagem-de-120-milhoes-em-negocio-de-helicopteros-militares_n577933

Se calhar mais vale comprar novos  :mrgreen:

No Canadá é sempre mais caro porque é tudo adjudicado a empresas nacionais e têm por tendência fazer múltiplas alterações que tornam as frotas muito diferentes dos restantes operadores -- tal como fazem os Aussies. Os Cormorant são provavelmente os AW101 mais caros do planeta. Além disso é muito provável que o MLU inclua contratos de manutenção para os novos equipamentos e sistemas, com uma duração bem alargada, coisa que em Portugal nunca acontece.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2281
  • Recebeu: 540 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +837/-827
Re: EH-101
« Responder #1113 em: Abril 27, 2024, 09:38:19 am »
Colocar os helicópteros ao mesmo nível que os Noruegueses não fica barato e também vai incluir a aquisição de três novos helicópteros:

Leonardo awarded $1 billion CAN (€690 million) contract for the AW101/CH-149 “Cormorant” SAR helicopter Mid-Life Upgrade (CMLU) Project
(23 de Dezembro de 2022)
Citação de: Leonardo
The contract includes upgrades of 13 existing Cormorant SAR helicopters and the augmentation of a further three aircraft, delivering greater capabilities and extending fleet life expectancy to 2042+.

The programme will be executed by Team Cormorant led by Leonardo and comprising IMP Aerospace and Defence, GE Canada and Collins Aerospace Canada.

Profumo: "With the Cormorant helicopter the Canadian Government is getting the right equipment for their Forces, at the best price for Canadians, with the right benefits for Canadian industry."

The Canadian Department of National Defence has awarded Leonardo (through Leonardo U.K. Ltd of Yeovil) a $1 billion CAN (€690 million) contract for the AW101/CH-149 "Cormorant" Mid-Life Upgrade (CMLU) Project for 16 aircraft in total, comprising 13 existing Cormorant Search and Rescue Helicopter (CSH) currently in-service and the augmentation of a further three aircraft. This contract will enhance the aircraft's systems and technologies, ensure compliance with emerging airspace requirements, extend the life expectancy of the fleet to 2042+ and enable the return of Cormorant helicopters to the Main Operating Base (MOB) Trenton.

After distinguished 20-years of service life, the CH-149 Cormorant fleet will now undergo a mid-life upgrade, further to Team Cormorant’s proposition. The team is a collaboration of Leonardo and is supported by its principle Canadian subcontractor IMP Aerospace and Defence together with GE Canada, and Collins Aerospace Canada. The majority of the CMLU work will be performed in Canada, primarily at IMP’s Halifax, N.S. facilities.

The CMLU Project will transition Canada’s AW101/CH-149 "Cormorant" SAR helicopter fleet to the latest standard currently being delivered for SAR in Norway and arguably the best search and rescue helicopter in the world. The CMLU Project will include; state-of-the-art avionics, a new glass cockpit, more powerful digitally-controlled engines, wireless in-cabin communications, the latest SAR sensors including Electro Optical Infra-Red device and Mobile Phone Detection Location System –enabling less search and more rescue.

[continua]
Fonte: https://www.leonardo.com/en/press-release-detail/-/detail/23-12-2022-leonardo-awarded-1-billion-can-%E2%82%AC690-million-contract-for-the-aw101-ch-149-cormorant-sar-helicopter-mid-life-upgrade-cmlu-project
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2374
  • Recebeu: 169 vez(es)
  • Enviou: 485 vez(es)
  • +642/-325
Re: EH-101 Novo
« Responder #1114 em: Abril 27, 2024, 06:51:42 pm »
É uma hipótese discutível mas que não é nada de transcendente na Europa. Assim que me recorde de repente: Espanha, Reino Unido, Suécia e Países Baixos têm o SAR adjudicado a entidades privadas.

Com a fama de bom pagante do Português, adjudicar a busca e salvamento a privados teria tudo para correr bem. ::)

Eu estou a favor da criação duma guarda costeira, ou independente ou sob alçada da GNR, mas dependente do MAI em tempos de paz, e sob o MDN em guerra.
Polícia Marítima, ISN, patrulhas costeiros e lanchas, e helis SAR .

A Marinha fica apenas com as fragatas (idealmente 6), SSKs 2 (eventualmente 4), 2 AORs, os NPOs + crossover/ NavPol, etc. e Fuzos e mergulhadores.

A FAP fica com os 4 Merlin CSAR, o resto vai para SAR, mais outros helis SAR (Koala/ UH-60 possivelmente?)
« Última modificação: Abril 27, 2024, 08:25:39 pm por Duarte »
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist