Mas são apenas para auto-defesa penso?
Com tantos P3 é desta que convertem um para guerra electrónica. Desde o antigo Aviocar nunca mais houve mais nada... Saudações
Unidades vendidas pela Força Aérea PortuguesaApós a chegada dos 12 novos CASA C-295 à Força Aérea Portuguesa em 2011, 17 unidades do CASA C-212 Aviocar foram colocadas à venda. As únicas duas unidades na versão C-212-300 foram vendidas à Força Aérea Uruguaia em 2014[1], 9 foram vendidas em 2016 a uma empresa Norte-Americana, e ainda se encontram acondicionados tal como foram transportados, em Tucson, num dos muitos depósitos ali existentes.[2] As últimas 6 unidades foram vendidas em 2018 à empresa portuguesa Sevenair, sendo que 2 se destinam à Guarda Costeira de Cabo Verde, com a finalidade de fazer o transporte inter ilhas de doentes urgentes, transporte de cargas e militares, e também vigilância marítima e costeira.
Citação de: Drecas em Fevereiro 15, 2024, 09:38:36 pmMas são apenas para auto-defesa penso?Mas qual seria a função do Aviocar de GE, proteger outros aviões numa possível operação? Dissimulado nos radares inimigos a presença dos restantes aviões?Recolha de dados electrónicos de opositores? SIGINT?É que supostamente SIGINT os nossos P-3C Orion tem capacidade.
Em 1977, os Aviocar 6501 e 6502 foram equipados para missões de contra-medidas electrónicas (ECM), tendo em vista a instrução de operadores de guerra electrónica (ver imagem 4). Depois de equipados, passaram a ser designados por Casa C-212-100 ECM Aviocar, tendo sido desactivados em 2004.O 6503 foi equipado para instrução de navegação.
Imagem 4: Emblema daEsquadra 32, BA3.
Mesmo assim parece melhor que a nossa célula de P-3 que está em Ota.