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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Marauder em Março 24, 2006, 11:51:26 pm

Título: Açores: Novos helicópteros militares chegam em Outubro
Enviado por: Marauder em Março 24, 2006, 11:51:26 pm
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Açores: Novos helicópteros militares chegam em Outubro

O ministro da Defesa, Luís Amado, anunciou hoje a atribuição de três helicópteros EH-101 Merlim aos Açores em Outubro, no âmbito do reforço do dispositivo das Forças Armadas nas ilhas, processo que estará concluído até final desta década.


O ministro, que se reuniu hoje em Ponta Delgada com o presidente do Governo Regional, Carlos César, referiu que os três helicópteros, que vão substituir os actuais Puma, são aparelhos com «uma grande capacidade operacional» e permitem desenvolver missões até ao limite das águas territoriais dos Açores.

Em relação aos aviões «Aviocar», a sua substituição pelos novos aparelhos C-295 deverá ocorrer em 2008, acrescentou.

O ministro da Defesa Nacional especificou, ainda, que os navios de patrulha oceânica e lanchas de fiscalização costeira estão em construção, no âmbito de «um ambicioso» programa de reequipamento da Marinha, adiantando que o primeiro navio de patrulha oceânico será entregue ainda este ano.

De acordo com Luís Amado, dois desses navios serão destinados à missão de fiscalização e patrulha nas áreas territoriais da região.

Após o encontro, o presidente do Governo açoriano reconheceu estar satisfeito com o calendário apresentado para a atribuição dos novos equipamentos militares à região.

«Para o Governo Regional, era particularmente importante a percepção e o estabelecimento de um calendário da programação dos investimentos no reequipamento da Marinha e Força Aérea», afirmou Carlos César.

O presidente do Governo açoriano destacou, nesse sentido, que as Forças Armadas na região têm «funções de paz extremamente importantes» e que «entroncam com a vida dos cidadãos» e com diferentes actividades económicas.

Diário Digital / Lusa

24-03-2006 15:09:00

de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=220797 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=220797)
Título:
Enviado por: Lancero em Novembro 27, 2006, 08:59:03 pm
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Açores: Helicópteros Puma despedem-se do arquipélago (C/FOTOS)

João Aranda e Silva, da Agência Lusa

        Lajes, 27 Nov (Lusa) - Depois de 30 anos a voar pelos céus do arquipéla go açoriano, os helicópteros Puma despedem-se, na próxima quinta-feira, com sent imento de dever cumprido e saudades por parte das populações.

        "Não há palavras para expressar a afectividade que liga as populações d os Açores e a Força Aérea Portuguesa, que sempre souberam que podiam contar conn osco" garante o Comandante da Zona Aérea dos Açores, major-general, Alfredo Cruz .

        Antigo piloto dos Puma, treinado na Inglaterra e Estados Unidos, Alfred o Cruz sente um misto de "tristeza pelo fim da carreira dos helicópteros e de fe licidade por passar a contar com os novos EH-101 - Merlin, um aparelho que apeli da de "máquina fabulosa da última geração".

        "Não há neste momento nada melhor no mundo do que estes helicópteros",  afiança o Comandante da Zona Aérea dos Açores.

        Dos Puma fala com "amor" porque "é uma história de sucesso, porque fora m sempre fiáveis e em 30 anos apenas ocorreu um pequeno acidente, uma aterragem  forçada no ilhéu do Topo (São Jorge) sem consequências graves".

        A mudança, segundo Alfredo Cruz, é encarada com tranquilidade porque "c rescem as mais valias operacionais" uma vez que os novos aparelhos "voam até 400 milhas, o dobro da distância que os Puma faziam, em condições mais adversas e s ão mais seguros".

        A cerimónia de substituição dos helicópteros, que será presidida pelo C hefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Taveira Martins, vai contar com a p resença de algumas das crianças que, ao longo dos últimos anos, nasceram a bordo dos Puma, durante as evacuações médicas entre as ilhas.

        No dia 30 de Novembro faz exactamente trinta anos que chegaram os prime iros helicópteros Puma à Base Aérea da Lajes para constituir a Esquadra 711 com  responsabilidades em operações de busca, salvamento e evacuações médicas.

        Se as operações de busca e salvamento são iguais aqui, no continente po rtuguês ou no resto do mundo, já as evacuações médicas "deixam muitas ligações d efinitivas", explica o responsável pela Zona Aérea dos Açores.

        Ao longo das últimas três décadas os helicópteros Puma realizaram cerca de 26 mil horas de voo em 2.959 missões operacionais das quais 2.307 evacuações entre as nove ilhas do arquipélago, tendo transportado 2.365 doentes.

        Realizaram ainda 332 missões de busca e salvamento diversos e 320 evacu ações de navios tendo transportado 375 doentes ou náufragos.

        A missão mais volumosa e visível ocorreu em 1997 durante o afundamento  do navio "MSC Carla" com o resgate de 32 tripulantes naufragados.

        Por outro lado, desde 1994, data em que começaram a ser efectuadas evac uações de mulheres grávidas das ilhas mais pequenas para aqueles onde existe uma unidade hospitalar, nasceram a bordo dos Puma, 16 crianças.

        O primeiro nascimento verificou-se entre as Ilhas Graciosa e Terceira t endo nascido a bordo o jovem Luís Miguel, hoje com 12 anos.

        O último nascimento, um rapaz de nome Diogo, verificou-se no passado di a 01 de Junho, Dia Mundial da Criança, numa evacuação entre a ilha Terceira e Sã o Miguel.

        As estatísticas referem ainda um único caso de nascimento de gémeos com a curiosidade de uma das crianças ter nascido a bordo e o outro já na unidade h ospitalar.

        Os laços de afectividade definitiva expressam-se pelo facto de médicos  e pilotos já terem sido padrinhos de baptismo das crianças, algumas das quais ad optam os seus nomes, inclusive das parteiras que as assistem a bordo.

        Se para alguns militares o grau de dificuldade é elevado mas sem perigo de vida, como seja "fazer de parteira", para outros "na ponta de um guincho" qu ando vão recuperar um náufrago a situação já é mais complicada.

        É o que confirma o primeiro-sargento, Rui Frade, 41, anos e recuperador -salvador há seis, que diz "já ter ficado "pregado" às tábuas de uma embarcação  o que lhe valeu um mês de baixa.

        Rui Frade garante que pergunta sempre ao operador de guincho se "tem um bom dentista" porque é ele o primeiro suporte da sua segurança.

        "Nós somos os olhos do piloto na vertical e a segurança dos recuperador es salvadores", adianta o primeiro-sargento Jorge Morais, 37 anos, há dez como o perador de guincho que sublinha ter consciência que "uma falha de um segundo pod e ser fatal".

        "Todos nós treinamos os perigos, que nos podem magoar a qualquer moment o, porém surgem imprevistos que ultrapassam o que treinámos e aí tem de haver, r apidez, bom senso e coragem", dizem ambos.

        Muitas vezes com ventos fortes quase no limite das capacidades do helic óptero vêem-se forçados a lançar, para dentro das embarcações um cabo guia ("hi- line") com um peso na extremidade, que permita ao recuperador efectuar a operaçã o com elevada segurança.

        Mas o problema também se coloca aos pilotos uma vez que são guiados pel os olhos do operador de guincho que orienta as direcções do aparelho que tem de  ficar o mais estabilizado possível.

        As operações de maior risco para todos, sustenta a equipa dos Puma, par a além do mau tempo e vagas que podem ir até aos 12 metros, "são quando as embar cações estão à deriva, o que obriga a movimentações constantes do helicóptero".

        "Os ventos de cauda é que são igualmente muito problemáticos", garantem os pilotos comandantes, capitão Pedro Pinho e o tenente Delfim Baptista.

        O tenente Baptista sublinha que "os ventos reduzem as capacidades de ma nobra e a chuva a visibilidade o que é perigoso nas aterragens", situações muito treinadas mas que "quando surgem imprevistos é a experiência que conta", garant e o capitão Pinho.

        Os helicópteros Puma nunca levantam com ventos superiores a 45 nós porq ue "se podem vergar as pás" mas já voaram com ventos na ordem dos 50 e 60 nós po rque a situação dos doentes "exige esse sacrifício", salienta o major Joaquim Ga spar, comandante da Esquadra 711.

        "Já voamos muitas vezes no limite da capacidade mecânica dos helicópter os mas nunca para lá dessa capacidade", garante.

        Joaquim Gaspar adianta que "as missões de salvamento exigem um elevado  trabalho de coordenação entre os cinco tripulantes militares" dos quais "o recup erador-salvador é o mais fustigado".

        Depois de cada missão a equipa visiona as filmagens e a tripulação sust enta que na maioria das vezes "só depois se apercebe dos reais perigos a que est iveram expostos" porque durante a acção "a prioridade é salvar as pessoas".

        O prémio "é sempre o olhar que nos dirigem" o que os faz ter orgulho na divisa que ostentam: "Para que os outros vivam".

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg292.imageshack.us%2Fimg292%2F9366%2Flis1230273ve0.jpg&hash=d9cf45b8c6a279b8b0084029cf69f152)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg330.imageshack.us%2Fimg330%2F4015%2Flis1230275bu3.jpg&hash=8aa9dd98a2d152e763ace6a1c74c69e5)

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ANGRA DO HEROISMO - ACORES - PORTUGAL
Depois de 30 anos a voar pelos ceus do arquipelago acoriano, os helicopteros Puma da Forca Aerea Portuguesa despedemse, na proxima quintafeira, com sentimento de dever cumprido e saudades por parte das populacoes. Segundafeira 27 de Novembro de 2006. . FAP / LUSA
LUSA / DSK / LUSA

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg292.imageshack.us%2Fimg292%2F9128%2Flis1230271dl2.jpg&hash=3d903c7a7e4f66f411ffdb0891273a82)

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ANGRA DO HEROISMO - ACORES - PORTUGAL
Primeiros sargentos Rui Frade (D) recuperadorsalvador e Jorge Morais, operador de guincho do helicoptero Puma da FAP. Depois de 30 anos a voar pelos ceus do arquipelago acoriano, os helicopteros Puma da Forca Aerea Portuguesa despedemse, na proxima quintafeira, com sentimento de dever cumprido e saudades por parte das populacoes. Segundafeira 27 de Novembro de 2006. JOAO ARANDA E SILVA / LUSA
LUSA / STR / JOAO ARANDA E SILVA
Título:
Enviado por: komet em Novembro 27, 2006, 09:01:43 pm
Que pintura é essa?  :shock:
Título:
Enviado por: Lancero em Novembro 27, 2006, 09:11:13 pm
http://www.emfa.pt/www/galeria/imgmes.php?lang=pt (http://www.emfa.pt/www/galeria/imgmes.php?lang=pt)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fimagens%2Fgaleria%2Fimgmes%2Fsv112006z.jpg&hash=ea39a2b32fd2ccd09b1987ea3150c015)
Título:
Enviado por: komet em Novembro 27, 2006, 11:02:49 pm
uau   :wink:
Título:
Enviado por: p_shadow em Novembro 28, 2006, 03:36:41 am
Em princípio o 19513 ficará exposto na BA4.


Abraços
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 01, 2006, 01:28:44 pm
Os três EH-101 Merlin que irão substituir os SA-330S1 Puma terão chegado à Base Aérea das Lajes no passado dia 28 de Novembro. São o SAR Mk.514 "19602" e os CSAR Mk.515 "19609" e "19611".

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg218.imageshack.us%2Fimg218%2F7301%2F3228800x600vs1.jpg&hash=2e9a8ed04cb60a608f123f938894b745)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg218.imageshack.us%2Fimg218%2F1808%2F3227800x600sv6.jpg&hash=75ee36344e61cbd98867d90f856037f7)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg247.imageshack.us%2Fimg247%2F9207%2F3226800x600ko6.jpg&hash=92f246c1b28e33616f905c0657c7e74e)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg218.imageshack.us%2Fimg218%2F7393%2F3225800x600tn5.jpg&hash=101fa87cdb88ddf9941d98b428652164)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg247.imageshack.us%2Fimg247%2F2692%2F3224800x600ol7.jpg&hash=923915f99a7e5d86fcef61294624c2c4)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg218.imageshack.us%2Fimg218%2F561%2F3223800x600ae5.jpg&hash=cde6136d6dd155df834bcf39755e8e19)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg247.imageshack.us%2Fimg247%2F1889%2F3222800x600bt0.jpg&hash=76490c42dabf3197ca0a9ebdb1a5f093)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg218.imageshack.us%2Fimg218%2F2284%2F3221800x600nq7.jpg&hash=2cfea955ba34698cf09af2998398cd1a)

 :arrow: http://www.azoresairphotos.com/foto.php ... &size=1024 (http://www.azoresairphotos.com/foto.php?codfoto=3227&size=1024)
 :arrow: http://www.azoresairphotos.com/foto.php ... &size=1024 (http://www.azoresairphotos.com/foto.php?codfoto=3225&size=1024)
 :arrow: http://www.azoresairphotos.com/foto.php ... &size=1024 (http://www.azoresairphotos.com/foto.php?codfoto=3223&size=1024)
 :arrow: http://www.azoresairphotos.com/foto.php ... &size=1024 (http://www.azoresairphotos.com/foto.php?codfoto=3221&size=1024)



Entretanto o Puma disse-nos ontem adeus. Notícia na edição de hoje (01/12) do semanário "Expresso".  :arrow: http://expresso.clix.pt/Actualidade/Int ... _id=373265 (http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=373265)


Que saudades que iremos ter do narigudo.  :(
Título:
Enviado por: pedro em Dezembro 01, 2006, 04:29:55 pm
Parabens pelas fotos estao belissimas.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Dezembro 02, 2006, 08:41:02 am
Desculpem lá, mas como distinguir visualmente as 3 versões do EH-101 ?
O MK.515 CSAR não deveria estar armado ?
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 02, 2006, 10:29:31 am
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Desculpem lá, mas como distinguir visualmente as 3 versões do EH-101 ?
O MK.515 CSAR não deveria estar armado ?


Primeiro, penso que os mk. 515 são os SAR/SIFICAP.

Em relação aos CSAR (mk.516) ou ainda não foram totalmente convertidos ou optou-se por desmontar alguns equipamentos, como o armamento e a sonda de abastecimento, talvez por estarem a ser usados como SAR's.

Quanto a diferenças visuais, e para além destas que não estão a ajudar, a coisa não está fácil porque parece que não há dois iguais...

Até as janelas não são iguais em todos os modelos, mesmo com a mesma configuração.
Título:
Enviado por: Lightning em Dezembro 02, 2006, 10:55:20 am
Citação de: "Lampuka"
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Desculpem lá, mas como distinguir visualmente as 3 versões do EH-101 ?
O MK.515 CSAR não deveria estar armado ?

Primeiro, penso que os mk. 515 são os SAR/SIFICAP.

Em relação aos CSAR (mk.516) ou ainda não foram totalmente convertidos ou optou-se por desmontar alguns equipamentos, como o armamento e a sonda de abastecimento, talvez por estarem a ser usados como SAR's.

Quanto a diferenças visuais, e para além destas que não estão a ajudar, a coisa não está fácil porque parece que não há dois iguais...

Até as janelas não são iguais em todos os modelos, mesmo com a mesma configuração.


Os CSAR dobram a cauda por isso tentem ver se a cauda é rija (SAR) ou se dobra (CSAR)...
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 02, 2006, 11:17:35 am
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Os CSAR dobram a cauda por isso tentem ver se a cauda é rija (SAR) ou se dobra (CSAR)...

O quê? Estás a mandar-me apalpar o c* ao heli, ainda por cima ao que está armado? :lol:
Título:
Enviado por: JLRC em Dezembro 02, 2006, 11:30:42 am
Citação de: "Lampuka"
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Os CSAR dobram a cauda por isso tentem ver se a cauda é rija (SAR) ou se dobra (CSAR)...
O quê? Estás a mandar-me apalpar o c* ao heli, ainda por cima ao que está armado? :nice:  :nice:  :nice:

O 19609 parece ter cauda dobrável ou será impressão minha? Atentem na última fotografia. Não vêem uma espécie de dobradiça?
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 02, 2006, 12:28:06 pm
Bem visto, só que os SIFICAP também dobram as caudas.

Ou seja, os SAR são fáceis de conhecer porque não dobram, entre os SIFICAP e os CSAR aceitam-se propostas.
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 02, 2006, 12:33:02 pm
Xiii, meu Deus, a confusão que para aqui vai.  :arrow: http://www.aeroflight.co.uk/types/inter ... /EH101.htm (http://www.aeroflight.co.uk/types/international/agwest/EH101/EH101.htm)

Quanto a esta questão dos Marks (Mk.) estamos resolvidos.  :mrgreen:


Uma curiosa brochura da AgustaWestland sobre a capacidade "Combat Search And Rescue" do EH-101 Merlin. Bastante reveladora, penso eu.  :wink:
Título:
Enviado por: Lancero em Dezembro 02, 2006, 10:06:15 pm
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Um bebé com dois dias foi este sábado evacuado da ilha do Faial para São Miguel, tratando-se da primeira missão de evacuação sanitária dos novos helicópteros EH 101, entre as ilhas, disse fonte da Força Aérea Portuguesa.

A mesma fonte adiantou à Lusa que o bebé apresentava problemas circulatórios e de respiração (cianose), tendo sido evacuado às 14:25 locais (mais uma hora no Continente) com recurso a uma incubadora.

A bordo do helicóptero, o bebé foi acompanhado por uma equipa médica da unidade de evacuações aéreas do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, ilha Terceira.

Os helicópteros EH-101 Merlin entraram oficialmente ao serviço nos Açores na quinta-feira, substituindo os PUMA, nas missões de busca, salvamento e evacuações médicas.

http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291 (http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=748027&div_id=291)
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 03, 2006, 02:10:11 am
Bota confusão, e se calhar algumas fontes erradas...

http://www.targetlock.org.uk/eh101/prod ... tugal.html (http://www.targetlock.org.uk/eh101/production_portugal.html)

Assim está mais fácil, obrigado.
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 03, 2006, 02:15:27 am
Hoje à noite esteve cá um no heliporto do hospital. Não sei se relacionado com a evacuação do bebé ou já outra missão.
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Dezembro 03, 2006, 03:08:33 pm
Citação de: "Lampuka"
Bota confusão, e se calhar algumas fontes erradas...

http://www.targetlock.org.uk/eh101/prod ... tugal.html (http://www.targetlock.org.uk/eh101/production_portugal.html)

Assim está mais fácil, obrigado.

Caro colega açoreano, posso assegurar-lhe que a informação presente no site que indicou acima se encontra errada no que diz respeito aos números de série e versões dos EH-101. O Mk.514 é o SAR (6 aparelhos - "19601-6"), o SIFICAP é o Mk.516 (2 aparelhos - "19607-8") e o CSAR é o Mk.515 (4 aparelhos - "19609-12").

Como já o vi pelo 9Gs ( :wink:
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 04, 2006, 10:03:52 am
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Hoje à noite esteve cá um no heliporto do hospital. Não sei se relacionado com a evacuação do bebé ou já outra missão.


Pois, afinal o hoje até já tinha sido ontem, neste caso Sábado depos das 22h. Coisas de portátil na cama... :roll:

E, lá está, nasceu o primeiro bebé a bordo dos eh101 nos Açores (penso que será também o primeiro em Portugal). Precisamente nessa missão, que se tratava da evacuação de uma senhora grávida entre Santa Maria e São Miguel, mas que acabou por ter um parto a bordo a meio caminho. Parabéns à mãe, ao "Merlinzinho" e à Força Aérea por mais este "afilhado".
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 04, 2006, 12:53:12 pm
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Açores: Menina nasce a bordo do novo helicóptero Merlin

O primeiro nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin, que recentemente entraram ao serviço nos Açores, ocorreu sábado durante uma evacuação médica entre as ilhas de Santa Maria e São Miguel, anunciou hoje a Força Aérea.
De acordo com a mesma fonte, a mãe e a bebé, que foram assistidas por uma equipa médica da Unidade de Evacuações Aéreas do Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, encontram-se de perfeita saúde.

Tratou-se do primeiro nascimento a bordo do helicóptero EH-101 Merlin, que iniciaram a sua operação nos Açores a 30 de Novembro, substituindo os PUMA que voaram nos Açores durante cerca de três décadas.

O último nascimento numa aeronave da Força Aérea foi registado a 1 de Junho, a bordo de um SA 330 PUMA, durante uma evacuação da Terceira para São Miguel.

O EH-101 Merlin transportou, também no último sábado, entre as ilhas do Faial e São Miguel, um recém-nascido com 48 horas e um jovem de 16 anos de São Jorge para a Terceira, adiantou a mesma fonte.


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=252992 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=252992)
Título:
Enviado por: Lancero em Dezembro 08, 2006, 11:17:26 pm
Imagens da evacuação do bebé e do nascimento a bordo

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fimagens%2Fnoticias%2F6122006foto2.jpg&hash=f6520f343eb364ebbedc5636e2b919b6)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fimagens%2Fnoticias%2F6122006foto4.jpg&hash=1d75152d82d550095ae60825522bea7b)

http://www.emfa.pt/www/noticias/noticia ... 06122006X1 (http://www.emfa.pt/www/noticias/noticiasdetalhe.php?lang=pt&key=06122006X1)
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 16, 2006, 11:16:07 am
http://acorianooriental.sapo.pt/noticia ... &nid=98981 (http://acorianooriental.sapo.pt/noticia.asp?pid=17&nid=98981)

Segundo nascimento a bordo do novo helicóptero Merlin
15-12-2006 20:20:00
por Lusa/AO


O segundo nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin, que recentemente entraram ao serviço nos Açores, ocorreu quinta- feira durante uma evacuação médica entre as ilhas do Faial e Terceira, anunciou hoje a Força Aérea.


O segundo nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin, que recentemente entraram ao serviço nos Açores, ocorreu quinta- feira durante uma evacuação médica entre as ilhas do Faial e Terceira, anunciou hoje a Força Aérea.

Segundo a mesma fonte, ao início da noite de quinta- feira o destacamento de helicópteros EH-101 Merlin da Base das Lajes (ilha Terceira), recebeu um pedido para transportar uma grávida de 24 semanas, com complicações na gestação.


"De imediato o helicóptero Merlin descolou das Lajes para a ilha do Faial, levando a bordo uma equipa médica do Hospital de Angra do Heroísmo e pouco tempo depois a senhora entrou em trabalho de parto", tendo nascido um rapaz "em pleno voo", referiu.


A Força Aérea adianta num comunicado que a mãe e o bebé encontram-se bem no Hospital de Angra do Heroísmo.


O primeiro nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin ocorreu no início deste mês durante uma evacuação médica entre as ilhas de Santa Maria e São Miguel.


Os novos EH-101 Merlis entraram em funções a 30 de Novembro, substituindo os helicópteros Puma ao fim de 30 anos a voar pelos céus do arquipélago açoriano.
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 16, 2006, 11:16:34 am
http://acorianooriental.sapo.pt/noticia ... &nid=98981 (http://acorianooriental.sapo.pt/noticia.asp?pid=17&nid=98981)

Segundo nascimento a bordo do novo helicóptero Merlin
15-12-2006 20:20:00
por Lusa/AO


O segundo nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin, que recentemente entraram ao serviço nos Açores, ocorreu quinta- feira durante uma evacuação médica entre as ilhas do Faial e Terceira, anunciou hoje a Força Aérea.


O segundo nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin, que recentemente entraram ao serviço nos Açores, ocorreu quinta- feira durante uma evacuação médica entre as ilhas do Faial e Terceira, anunciou hoje a Força Aérea.

Segundo a mesma fonte, ao início da noite de quinta- feira o destacamento de helicópteros EH-101 Merlin da Base das Lajes (ilha Terceira), recebeu um pedido para transportar uma grávida de 24 semanas, com complicações na gestação.


"De imediato o helicóptero Merlin descolou das Lajes para a ilha do Faial, levando a bordo uma equipa médica do Hospital de Angra do Heroísmo e pouco tempo depois a senhora entrou em trabalho de parto", tendo nascido um rapaz "em pleno voo", referiu.


A Força Aérea adianta num comunicado que a mãe e o bebé encontram-se bem no Hospital de Angra do Heroísmo.


O primeiro nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin ocorreu no início deste mês durante uma evacuação médica entre as ilhas de Santa Maria e São Miguel.


Os novos EH-101 Merlis entraram em funções a 30 de Novembro, substituindo os helicópteros Puma ao fim de 30 anos a voar pelos céus do arquipélago açoriano.
Título:
Enviado por: Lampuka em Dezembro 16, 2006, 11:18:54 am
http://acorianooriental.sapo.pt/noticia ... &nid=98981 (http://acorianooriental.sapo.pt/noticia.asp?pid=17&nid=98981)

Segundo nascimento a bordo do novo helicóptero Merlin
15-12-2006 20:20:00
por Lusa/AO


O segundo nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin, que recentemente entraram ao serviço nos Açores, ocorreu quinta- feira durante uma evacuação médica entre as ilhas do Faial e Terceira, anunciou hoje a Força Aérea.


O segundo nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin, que recentemente entraram ao serviço nos Açores, ocorreu quinta- feira durante uma evacuação médica entre as ilhas do Faial e Terceira, anunciou hoje a Força Aérea.

Segundo a mesma fonte, ao início da noite de quinta- feira o destacamento de helicópteros EH-101 Merlin da Base das Lajes (ilha Terceira), recebeu um pedido para transportar uma grávida de 24 semanas, com complicações na gestação.


"De imediato o helicóptero Merlin descolou das Lajes para a ilha do Faial, levando a bordo uma equipa médica do Hospital de Angra do Heroísmo e pouco tempo depois a senhora entrou em trabalho de parto", tendo nascido um rapaz "em pleno voo", referiu.


A Força Aérea adianta num comunicado que a mãe e o bebé encontram-se bem no Hospital de Angra do Heroísmo.


O primeiro nascimento a bordo dos novos helicópteros EH-101 Merlin ocorreu no início deste mês durante uma evacuação médica entre as ilhas de Santa Maria e São Miguel.


Os novos EH-101 Merlis entraram em funções a 30 de Novembro, substituindo os helicópteros Puma ao fim de 30 anos a voar pelos céus do arquipélago açoriano.
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Enviado por: Lampuka em Janeiro 02, 2007, 06:01:17 pm
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Açores: Pesqueiro senegalês à deriva junto à ilha das Flores

Um pesqueiro senegalês com seis tripulantes a bordo está desde segunda-feira à deriva a cerca de 270 milhas a Oeste da ilha das Flores, devido a uma falha mecânica, anunciou esta terça-feira fonte da Marinha.
Segundo adiantou à agência Lusa fonte do Centro Coordenador de Busca e Salvamento, em Ponta Delgada, os tripulantes - dois da Grécia, dois da Espanha, um do Quénia e um do Burundi - encontram-se «todos bem».

As condições meteorológicas adversas que se fazem sentir no local ainda não permitiram retirar os seis homens do pesqueiro, acrescentou a mesma fonte.

O Comando da Zona Marítima dos Açores espera resgatar os tripulantes da embarcação ainda hoje à tarde, através de um helicóptero da Força Aérea que está estacionado na Base das Lajes, na ilha Terceira.

Caso não seja possível a operação por meio aéreo, encontra-se nas proximidades do pesqueiro senegalês um navio mercante que poderá, eventualmente, resgatar os homens, disse.

Diário Digital / Lusa

02-01-2007 14:32:46
 
 

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=256442 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=256442)
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Enviado por: Lampuka em Janeiro 02, 2007, 10:51:45 pm
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=256514 (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=256514)
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Enviado por: Nuno Bento em Janeiro 04, 2007, 05:19:41 am
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Marinheiro Filipino salvo pela Força Aérea ao largo dos Açores

28-12-2006


No dia 26 de Dezembro de 2006, pelas 13H20 (hora dos Açores), as autoridades marítimas solicitaram a intervenção dos meios aéreos da Base das Lajes – Açores – a fim de evacuar um tripulante do navio cargueiro dinamarquês “TORM MARY”.

O marinheiro, um homem de 30 anos com nacionalidade filipina, apresentava sintomas de problemas cardiovasculares, necessitando de cuidados médicos/hospitalares urgentes, sob pena de se complicar drasticamente o seu quadro clínico.

De imediato, descolou da Base Aérea nº4 (Lajes) – ilha Terceira – um helicóptero EH-101 MERLIN com equipa médica da Força Aérea a bordo, em direcção à posição estimada do navio mercante, com a finalidade de resgatar o tripulante para o Hospital de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel.

A tripulação do MERLIN entrou em contacto visual com o navio às 15H15, a cerca de 120 quilómetros a Oeste da Base Aérea. As condições meteorológicas na área eram adversas, com ventos na ordem dos 60 quilómetros/hora, dificultando a acção do helicóptero e da operação de recuperação por sistema de guincho. Pelas 15H30, após ter o paciente a bordo, a aeronave EH-101 MERLIN prosseguiu para o Hospital de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, aterrando neste às 16H10.

Durante o voo, o paciente, que se encontrava instável, foi permanentemente assistido pela equipa médica da Força Aérea, até à sua transferência para o corpo clínico da unidade hospitalar, onde ficou internado.

Desde que iniciaram a sua operação no Arquipélago dos Açores (30NOV06) os MERLIN já efectuaram 12 missões de evacuação aéro-médica, onde voaram mais 70 horas de voo, tendo resgatado 12 doentes sob o lema “PARA QUE OUTROS VIVAM”. De registar ainda, no mesmo período de tempo, o nascimento a bordo, e em pleno voo, de duas crianças.



 
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Enviado por: Nuno Bento em Janeiro 04, 2007, 05:20:30 am
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi33.photobucket.com%2Falbums%2Fd52%2Fareamilitar%2Fa_AER%2F5s_EH101-SAR.jpg&hash=123f18ab08f415ca66669d937601bf06)
Portugal: Inquérito à Força Aérea
Atraso na prestação de auxilio coloca em causa meios de salvamento
30.12.2006


O Ministro português da defesa, Nuno Severiano Teixeira, ordenou ontem a abertura de um inquérito para apurar de eventuais responsabilidades na alegada falha no sistema de socorro busca e salvamento, que poderá ter contribuído para que seis dos sete elementos da tripulação do pequeno pesqueiro «Luz do Sameiro» tenham falecido (três corpos foram encontrados, três continuam desaparecidos e um sétimo foi salvo com vida) depois de terem estado horas agarrados à embarcação, a apenas 50 metros da praia onde por causa da alta rebentação não terá sido possível proceder ao salvamento por terra.

Segundo as informações referidas pela imprensa e televisões, o primeiro pedido de socorro foi efectuado por volta das 06:42 da manhã, através do sistema automático de auxilio, que é activado em caso de emergência enviando um sinal para um satélite. O sinal do satélite só foi reconhecido por volta das 07:30.

O barco de pesca encontrava-se segundo testemunhas a pescar demasiado próximo da costa e essa proximidade terá sido a principal razão que levou ao acidente.

A Força Aérea, conta com aeronaves adequadas para este tipo de operação, no caso o novo helicóptero EH-101, que é o maior e mais caro helicóptero europeu, sendo adequado e equipado para este tipo de operações.

As aeronaves encontram-se no Montijo, e mesmo sem atingir a velocidade máxima (superior a 300 Km/h) um EH-101 sem seguir em linha recta, e respeitando regras de navegação aérea, demorará, a 250Km/h, (mesmo entrando em consideração com ventos contrários) cerca de 35 minutos para percorrer a distância que separa a pista do Montijo, da praia onde ocorreu o naufrágio.

Uma vez que o helicóptero de salvamento atingiu a praia na região da Nazaré às 09:50, isto implica que só terá saído do Montijo, por volta das 09:15.

Desta forma, o helicóptero saiu do Montijo apenas duas horas e quinze minutos depois de o primeiro alerta ter sido dado.

Alegadamente, o sinal emitido às 06:42 da manhã não terá sido entendido, o que levou a que o apoio de salvamento com meios aéreos só tivesse sido activado por volta das 08:30.

Neste caso, desde a activação do pedido de auxílio, até ao momento em que o helicóptero foi colocado no ar, decorreram 45 minutos.

A investigação, deverá explicar porque não foi recebido o primeiro pedido de socorro emitido de forma automática pelo próprio navio e enviado via satélite e porque é que demora 45 minutos a preparar uma tripulação para uma operação de busca e salvamento, para um acidente ocorrido a uma distância de meia hora de viagem.

Os helicópteros EH-101 podem efectuar operações de busca e salvamento num raio de acção de mais de 1000Km e estão preparados para efectuar este tipo de operações tanto na costa como em alto-mar.



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Enviado por: Yosy em Janeiro 06, 2007, 05:59:08 pm
^^

este caso foi uma vergonha. Em qualquer país desenvolvido existe um centro único para co-ordenar acções de busca e salvamento, que automaticamente activa os meios necessários, sem ser preciso andar com brucracias.
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Enviado por: Lancero em Abril 11, 2007, 06:32:16 pm
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Açores: Esquadra 711 da Força Aérea desactivada - Comando da Zona Aérea

Lajes, ilha Terceira 11 Abr (Lusa) - O Comando da Zona Aérea dos Açores anunciou hoje a desactivação temporária da Esquadra 711, sedeada na Base das Lajes, que passa a dispor de destacamentos dos novos helicópteros "Merlin" e dos aviões Aviocar C-212.

        Um comunicado do Comando adianta que a desactivação da Esquadra 711, que era composta pelos antigos helicópteros "Puma" e por Aviocar, foi efectuada hoje numa cerimónia interna presidida pelo Comandante Operacional da Força Aérea, tenente-general Alfredo Cruz.

        A Força Aérea Portuguesa justifica a substituição da esquadra pelos destacamentos devido ao "reajustamento dos novos equipamentos e conceitos que visam aumentar a sua capacidade de eficiência e operacional".

        Em declarações à agência Lusa, um responsável do Comando da Base Aérea 4 das Lajes, ilha Terceira, garantiu que continuarão em permanência na região três helicópteros EH101 "Merlin" e três aviões de busca e salvamento Aviocar.

        A mesma fonte explicou que os helicópteros destacados no Açores ficam, agora, dependentes da Esquadra 751, do Montijo, e os Aviocar da Esquadra 502, de Sintra.

        A Esquadra agora desactivada, denominada "711 Albatrozes" tinha sido criada em 19 de Outubro de 1993, tendo realizado nas ilhas 447 missões de busca e salvamento, 145 das quais em Aviocar e as restantes 302 em "Puma".

        Realizou, também, 2.095 missões de evacuações médicas inter-ilhas, ao longo de 24.038 horas de voo, contribuindo para salvar 2.759 vidas, das quais 1.123 no Aviocar e 1.636 nos Puma.

        Desde 1994, data em que começaram a ser efectuadas evacuações de mulheres grávidas das ilhas açorianas mais pequenas para aquelas onde existe uma unidade hospitalar, nasceram a bordo dos "Puma" 16 crianças e dos Aviocar outras seis.

        O primeiro nascimento verificou-se entre as ilhas Graciosa e Terceira, tendo nascido a bordo o jovem Luís Miguel, actualmente com 13 anos.

        Desde Novembro do ano passado, quando se iniciaram as operações com os EH101 "Merlin", já nasceram a bordo destes novos aparelhos três crianças.
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Enviado por: ricardonunes em Abril 13, 2007, 07:48:21 pm
Deputados PSD alertam para degração condições operacionais Base Lajes

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Ponta Delgada, 13 Abr (Lusa) - Os deputados do PSD à Assembleia da República Mota Amaral e Joaquim Ponte alertaram hoje para a "degradação das condições operacionais" da Base das Lajes, na sequência da recente desactivação da Esquadra 711. Num requerimento enviado à Assembleia da República, os parlamentares social-democratas alegam que a desactivação da Esquadra da Força Aérea Portuguesa demonstra que o "Governo prossegue a sua desenfreada política de desmantelamento dos serviços do Estado, agora também nos Açores". Quarta-feira, o Comando da Zona Aérea dos Açores anunciou a desactivação da Esquadra sedeada na Base das Lajes, ilha Terceira, que passa a dispor de destacamentos dos novos helicópteros "Merlin" e dos aviões Aviocar C-212.

Na altura, um responsável do Comando da Base Aérea 4 das Lajes, ilha Terceira, garantiu à agência Lusa que continuarão em permanência na região três helicópteros EH101 "Merlin" e três aviões de busca e salvamento Aviocar.

A mesma fonte explicou que os helicópteros destacados no Açores ficam, agora, dependentes da Esquadra 751, do Montijo, e os Aviocar da Esquadra 502, de Sintra.

No seu requerimento, os deputados do PSD sublinham que as anteriores esquadras prestaram "relevantíssimos serviços" no apoio à população, como transporte de doentes, fiscalização das pescas e auxílio e salvamento de navios.

Mota Amaral e Joaquim Ponte alegam ainda que, nas "peculiares" condições climatéricas dos Açores, este tipo de operações exige experiência e conhecimento do local, que "não se compadece com destacamentos temporários".

"A Base das Lajes - jóia da coroa da valia estratégica dos Açores, há mais de 60 anos operada também pelas Forças Armadas dos EUA, ao abrigo de um acordo bilateral - vai ser degradada nas suas condições operacionais, extinguindo-se as esquadras existentes de aviões de transporte e de helicópteros", alertaram. Os parlamentares sociais-democratas adiantam, também, que "a redução" da presença da Força Aérea Portuguesa nos Açores "afasta Portugal do teatro de operações do Atlântico" e gera um "relativo vazio que afecta a própria imagem da soberania nacional".

"Invocar o argumento do atlantismo para justificar o recuo das nossas unidades dos Açores para o interior do território continental da República, só pode ser entendido como piada de humor negro", frisam os parlamentares.

Perante isso, os deputados social-democratas açorianos questionam se o Governo tem em conta, "ao anunciar as decisões referidas, que elas significam uma desvalorização da posição estratégica dos Açores, a qual tem inquestionável interesse nacional".

"Como pretende o Governo garantir condições de segurança das operações nas Lajes, entregando-as a destacamentos de outras bases, decerto com permanências reduzidas na Terceira", perguntam os deputados, que querem também saber se o Executivo "ouviu as legítimas autoridades democráticas da região" sobre esta matéria. Recentemente, o presidente do Governo açoriano afirmou que trata de "uma falsa questão", alegando "não existir nenhuma alteração" dos meios afectos à Força Aérea na Base das Lajes.

"Não há também, por via disso, qualquer alteração do grau de prontidão e capacidades disponíveis da Força Aérea nos Açores", declarou Carlos César aos jornalistas.

O chefe do executivo açoriano considerou "natural que ocorram mudanças de comandos", acrescentando que a Força Aérea nos Açores dispõe de aviocares e helicópteros, que "são novos e permitem um aumento muito sensível das capacidades".

APE.

Lusa/fim
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Enviado por: Lancero em Maio 11, 2007, 03:27:25 pm
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Açores: Região deixa pagar evacuações de emergência de doentes à Força Aérea

Ponta Delgada, 11 Mai (Lusa) - Os Açores vão deixar de pagar as evacuações  de emergência de doentes entre as ilhas realizadas pela Força Aérea Portuguesa,  o que vai permitir à região uma poupança estimada de um milhão de euros  este ano, foi hoje anunciado.  

   Segundo anunciou o Governo açoriano, a decisão resultou de um entendimento  entre o presidente do Governo açoriano e o Chefe de Estado-Maior da FAP,  e terá efeitos a partir de 01 de Janeiro deste ano, através de um protocolo  a celebrar proximamente.  

   Como contrapartida para a suspensão dos pagamentos por parte da região,  os militares sedeados na Base Aérea 4 das Lajes, ilha Terceira, passaram  a beneficiar de assistência gratuita nas unidades do Serviço Regional de  Saúde.  

   Uma nota do Governo Regional adianta, ainda, que o acordo foi obtido  através do empenho do Chefe de Estado-Maior da FAP, com quem o presidente  do Governo açoriano se reuniu quinta-feira, em Lisboa.  

   Durante este ano, a região estimava pagar à Força Aérea, segundo os  preços que chegaram a ser propostos, cerca de um milhão de euros pelo transporte  de emergência para os hospitais de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada  de doentes residentes em ilhas sem unidades hospitalares, refere.  

   Para o presidente do Governo Regional, o entendimento agora concluído  é "bom para os Açores e para a FAP", que reforça a sua condição de "entidade  pública promotora dos mais relevantes serviços" aos açorianos.