Desfile 10 de Junho

  • 226 Respostas
  • 91337 Visualizações
*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Junho 04, 2007, 10:26:42 am »
Tive este fim de semana em Roma no qual me deparei com as comemorações do dia da Republica Italiana.
Graças a isso vi um belo desfile militar onde os italianos compareceram em massa, ajudando ao espectáculo entoando os cânticos que as tropas iam cantando e gritando vivas a Italia.  Gostaria de pensar que aqui iria ser o mesmo...
Participaram tambem representações de diversos paises.


Ja agora ficam umas fotos..











PS. acabei por ver o famoso Lamborghini da Policia italiana que andou por ai a circular pelos emails do costume.
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

Centurião

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Junho 04, 2007, 11:32:26 am »
Belas fotos camarada. Obrigado.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7444
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #32 em: Junho 05, 2007, 12:59:29 am »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #33 em: Junho 05, 2007, 04:30:25 pm »
Citar
COMEMORAÇÕES DO DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS - CERIMÓNIA MILITAR E ACTIVIDADES DE DIVULGAÇÃO - Setúbal 8, 9 e 10 de Junho de 2007

No âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas decorrerá, na cidade de Setúbal, pelas 10H30 do dia 10 de Junho de 2007, na Avenida Jaime Rebelo / Praça da República, a cerimónia militar que será presidida por Sua Excelência o Presidente da República.



Paralelamente à parada militar decorrerão acções complementares de divulgação das Forças Armadas. Estas acções, abertas à participação do público, desenvolvem-se em três locais distintos, nomeadamente no Largo José Afonso, no Parque do Bonfim e junto ao Jardim da Beira-Mar. Em Azeitão, no convento de S. Domingos, actuará por duas vezes a Reprise de Mafra, escola equestre militar.



O programa das actividade complementares de divulgação é o seguinte:



LARGO JOSÉ AFONSO



Bandas de Música – Armada, Exército e Força Aérea (Dia 8 Junho entre as 21H30 e as 23H30)
As bandas de música têm por missão fornecer o enquadramento musical a nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, em cerimónias e actos militares, designadamente juramentos de bandeira, guardas de honra, desfiles, festivais ou rendições de guarda.
As bandas de música da Armada, do Exército e da Força Aérea têm desenvolvido um diversificado trabalho de representação dos respectivos Ramos, ou, quando especificamente designadas para o efeito, do conjunto das Forças Armadas em festivais, concertos ou certames de carácter internacional, realizados no nosso país ou no estrangeiro.
No âmbito cultural, desenvolvem uma acção valorativa e recreativa do pessoal militar e civil das Forças Armadas, executando concertos ou outras intervenções musicais em unidades, estabelecimentos ou órgãos das Forças Armadas. Colaboram, conforme lhes seja solicitado por autoridades e organismos civis, na realização de concertos ou outras actividades musicais.
Contribuem para incrementar o gosto pela música portuguesa e salvaguardar a cultura musical no nosso país, recolhendo, instrumentando e difundindo temas de raiz popular. Também efectuam diversas actuações conjuntas, nomeadamente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e vários grupos corais, assim como com vozes e instrumentos solistas. Fazem parte dos seus quadros alguns dos melhores instrumentistas da actualidade em Portugal e ao longo da sua história têm integrado e continuam a integrar, nas suas fileiras vários compositores de reconhecido mérito.



Orquestra Ligeira do Exército (Dia 9 Junho entre as 20H30 e as 21H30)
A Orquestra Ligeira do Exército tem, no âmbito cultural, desenvolvido um diversificado trabalho de acção valorativa e recreativa do pessoal militar e civil do Exército. Executa intervenções musicais em unidades, estabelecimentos ou órgãos das Forças Armadas e, em colaboração com organismos civis tem realizado concertos e outras actividades musicais de grande destaque e aceitação por parte do público.



Baptismos de mergulho (Dia 9 de Junho, entre as 10H00 e as 20H00; Dia 10 de Junho, entre as 13H30 e as 20H00)
Pretende-se com esta actividade proporcionar às camadas mais jovens uma experiência de mergulho amador com equipamento de respiração autónoma. Esta actividade é supervisionada por pessoal especializado da Marinha, sendo fornecidas algumas regras elementares de segurança durante o baptismo de mergulho, que será efectuado numa piscina improvisada para o efeito.



Exposição Estática das Forças Armadas / Divulgação dos três ramos das Forças Armadas – Marinha, Exército e Força Aérea (Dia 9 de Junho, entre as 10H00 e as 20H00; Dia 10 de Junho, entre as 13H30 e as 20H00)
Esta é uma oportunidade para visitar uma exposição estática de equipamento e material diverso dos três ramos das Forças Armadas.
As diversas actividades das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) representadas, constituirão, decerto, uma oportunidade única de divulgação junto dos jovens, de um futuro profissional atractivo, com um leque de opções bastante abrangente que caracteriza a vida militar, dificilmente superada por outras ofertas profissionais na sociedade civil.



Balão de Ar Quente (Dia 9 de Junho, entre as 10H00 e as 20H00; Dia 10 de Junho, entre as 13H30 e as 20H00)
O Balão de Ar Quente pertence ao Exército desde 1994, estando à guarda da Brigada de Reacção Rápida. Tem como principal objectivo contribuir para a divulgação, a dignificação e o prestígio da imagem pública do Exército Português, é operado por um piloto devidamente qualificado e tem capacidade máxima para quatro pessoas. Efectuará subidas e descidas com passageiros em períodos de cerca de 10 minutos por grupo.



Torres de Escalada, Slide e Rappel (Dia 9 de Junho, entre as 10H00 e as 20H00; Dia 10 de Junho, entre as 13H30 e as 20H00)
A torre de escalada do Exército disponibiliza, para além da escalada, a possibilidade de execução de rappel e slide, numa acção constantemente monitorizada por pessoal devidamente habilitado, que garantirá a segurança dos praticantes desta actividade, possibilitando a adesão dos jovens às modalidades radicais.



Baptismos Equestres (Dia 10 de Junho, entre as 13H30 e as 20H00)
Pretende-se com esta actividade proporcionar a crianças e adultos uma experiência em volteio e um contacto mais próximo com os cavalos, bem como criar condições para que se ganhe confiança entre o cavaleiro e o cavalo. A “Reprise da Escola de Mafra” disponibilizará pessoal técnico para que sejam efectuados baptismos equestres. O cavaleiro monta o cavalo executando uma série de exercícios de equilíbrio sem qualquer risco para o aprendiz.




PARQUE DO BONFIM



Torre de Escalada da Marinha (Dia 9 de Junho, entre as 10H00 e as 20H00)
A torre de escalada da Marinha disponibiliza a possibilidade de execução de escalada numa acção constantemente monitorizada por pessoal devidamente habilitado, que garantirá a segurança dos praticantes desta actividade, possibilitando a adesão dos jovens às modalidades radicais.



Demonstrações Cinotécnicas (Dia 9 de Junho às 15H00 e às 19H00)
O Centro de Instrução Cinófila da Polícia Aérea, localizado no Aeródromo de Manobra N.º 1, em Ovar, é a entidade responsável pela formação e o treino das equipas cinotécnicas. A par desta responsabilidade, mantém em permanência uma equipa de demonstração apta a divulgar o trabalho com cães militares.
As vertentes cinotécnicas são várias, destacando-se as equipas de guarda, que garantem a segurança dos meios da Força Aérea, nomeadamente, hangares e aeronaves, e as equipas de detecção, que, tal como o seu nome indica, estão aptas a detectar estupefacientes e explosivos em aeronaves, unidades, viaturas, aeroportos e cargas suspeitas. A raça de cães utilizada em ambos os casos é o retriever do labrador. No caso das equipas de guarda, são muitas as raças utilizadas – pastor alemão, pastor belga, serra da estrela, boxer, fila de São Miguel, entre outras.



Classe Especial de saltos de Mesa Alemã da Academia Militar (Dia 9 de Junho às 18H30)
A Classe Especial de Saltos de Mesa Alemã da Academia Militar contribui para a prática desportiva e a sã camaradagem entre os alunos da Academia. Tem representado a Academia Militar e o Exército ao longo dos tempos em variados eventos militares e desportivos em Portugal e no estrangeiro, dignificando a instituição como estabelecimento de ensino.
Nas apresentações os cadetes executam saltos de minitrampolim sobre uma mesa alemã, efectuando um variado conjunto de destrezas gímnicas, combinando competências motoras com exigentes capacidades físicas.



Classe Especial de Ginástica do Colégio Militar (Dia 9 de Junho às 18H30)
A Classe Especial de Ginástica (CEG) constitui um dos mais importantes ex-libris do Colégio Militar. Tem efectuado diversas manifestações gímnicas no estrangeiro, das quais se destaca a gimnaestrada internacional (Lisboa em 2005, Alemanha, Áustria e Grécia).
A CEG é constituída por actuais e antigos alunos deste estabelecimento de ensino, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade. Esta classe executa saltos de mesa alemã com três minitrampolins em sincronização e séries de solo numa pista insuflável com 15 metros. Desenvolve trabalhos gímnicos de grande espectacularidade e elevado grau de dificuldade, tendo sido solicitada e aplaudida em diversos saraus e eventos desportivos, militares e civis, para os quais tem sido convidada.
O Colégio militar possui também uma miniclasse destinada à preparação e à formação dos alunos que futuramente irão integrar a Classe Especial de Ginástica e que têm idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos de idade.




CONVENTO DE S. DOMINGOS - AZEITÃO



Reprise da Escola de Mafra (Dia 9 de Junho às 11H30 e às 15H00)
Há mais de 50 anos, em Outubro de 1949, os oficiais instrutores da Escola Militar de Equitação de Mafra realizaram a sua primeira apresentação pública, a um Chefe de Estado em visita oficial ao nosso país. Com efeito, desde a sua criação, a “Reprise da Escola de Mafra”, como então se passou a designar, efectuou inúmeras apresentações em Portugal e no estrangeiro, sendo a mais antiga “escola equestre” em Portugal.
Em 2004, foi distinguida com o “Prémio Escola”, atribuído pela Federação Equestre Portuguesa, e com o “Prémio Carreira”, atribuído pela revista Equitação.
Em Janeiro de 2007, em Avignon (França), participou num dos maiores eventos equestres da Europa, tendo sido alvo dos mais rasgados elogios, entre os quais os da conceituada revista equestre internacional L’Eperon.
Montando desde sempre cavalos portugueses, os instrutores militares, envergando os seus uniformes de gala, executam uma série de figuras de ensino, exemplo harmonioso do trabalho em conjunto num verdadeiro ballet equestre.
A “Reprise da Escola de Mafra” representa assim, acima de tudo, a expressão global de uma doutrina posta em prática por aqueles que têm o honroso dever de a ensinar e difundir. Cabe a estes homens preservar e aperfeiçoar a Escola Equestre Militar, como património cultural de âmbito nacional e ainda contribuir, dentro das suas capacidades, para o desenvolvimento da actividade equestre no nosso país.




ESTUÁRIO DO RIO SADO – JARDIM DA BEIRA-MAR



Baptismos de Mar (Dia 9 e 10 de Junho, entre as 14H00 e as 18H00)
Os baptismos de mar a bordo de duas lanchas de fiscalização da Marinha proporcionarão um pequeno passeio marítimo pelo estuário do rio Sado, constituindo uma oportunidade para se conhecer um navio da Marinha e as respectivas manobras. As lanchas de fiscalização estarão atracadas no porto de Setúbal para receber os convidados.
Estas lanchas de fiscalização, com cerca de 30 metros de comprimento, efectuam habitualmente tarefas de patrulhamento marítimo, segurança da navegação e fiscalização da pesca. Também desempenham acções de salvamento marítimo e escoltam navios combatentes durante trânsitos em águas restritas.
A Marinha dispõe de cinco lanchas da classe “Argos” e quatro da classe “Centauro” que patrulham diariamente a costa marítima portuguesa.



Asas de Portugal – Esquadra 103 (Dia 9 de Junho às 17H30)
A patrulha acrobática “Asas de Portugal” pertence à Esquadra 103, localizada na Base Aérea de Beja, e tem como missão representar a Força Aérea Portuguesa, transmitindo, pelo exemplo, uma imagem de proficiência, profissionalismo, disciplina, patriotismo, orgulho e identidade pública nacional.
Representa a Força Aérea Portuguesa em importantes manifestações da vida regional, nacional e festivais aeronáuticos internacionais de relevo. Estas acções de representação são efectuadas em aeronaves Alpha Jet da Força Aérea.



Demonstração Naval (Dia 10 de Junho às 15H00)
Unidades operacionais da Marinha realizam as seguintes demonstrações:
- tattoo de botes dos Fuzileiros,
- fast rope a partir de um helicóptero Lynx
- simulação de salvamento marítimo com meios do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), nomeadamente com motas de água e uma lancha salva-vidas.



Salvamento marítimo com helicóptero EH 101 Merlin – Esquadra 751 (Dia 10 de Junho às 15H45)
Será efectuada uma demonstração de salvamento de um náufrago com recurso a um operador-recuperador que será içado para o interior de um helicóptero EH 101 Merlin da Esquadra 751.
Esta esquadra está localizada na Base Aérea do Montijo. Tem como missão primária executar operações de busca e salvamento e, como missão secundária, executar operações de transporte aéreo táctico e operações de transporte aéreo geral.
“Para Que Outros Vivam” é o lema da Esquadra 751, que até hoje já salvou mais de 2065 vidas.
O EH-101 Merlin é um helicóptero de transporte médio, trimotor, com trem de aterragem triciclo e rotor principal de cinco pás. A Força Aérea opera 12 EH-101 em três variantes distintas para três tipos de missões, nomeadamente SAR – Busca e Salvamento, SIFICAP – Sistema de Fiscalização das Pescas e CSAR – Busca e Salvamento em Combate.



Demonstração de saltos de queda livre (Dia 10 de Junho às 16H30)
A equipa de queda livre, denominada “Falcões Negros”, é constituída por militares da Escola de Tropas Pára-Quedistas do Exército, localizada em Tancos, e tem por finalidade representar as tropas pára-quedistas em diversas competições nacionais e internacionais, de que se destaca a participação nas competições do CISM (Conseil International du Sport Militaire).
Existente desde o ano de 1964, é constituída por elementos dos batalhões de pára-quedistas com o objectivo de treinar a actividade aeroterrestre. Os “Falcões Negros” mantêm o título de campeões nacionais nesta modalidade.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Junho 05, 2007, 07:18:21 pm »
Setúbal: Comemorações do 10 de Junho podem custar 0, 51 M€



Citar
A Presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, afirmou hoje que o esforço de investimento na beneficiação de alguns equipamentos da cidade para as comemorações do 10 de Junho deverá ascender a «cerca de 510.000 euros».

«Quando recebemos as pessoas na nossa casa fazemos questão de as receber bem», justificou a autarca setubalense, assegurando que o «esforço financeiro será quase integralmente suportado por diversas instituições e empresas do concelho».

«Pensamos que este tipo de iniciativas pode ajudar a que Setúbal tenha projecção nacional e internacional», acrescentou Maria das Dores Meira, reafirmando a satisfação pela decisão da Presidência da República de escolher a cidade de Setúbal para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

A recuperação do edifício dos Paços do Concelho, beneficiação da Rua Antero de Quental (uma das principais entradas da cidade) pintura do Quartel do Onze, recuperação do edifício da AERSET (Associação Empresarial da Região de Setúbal) e beneficiação de espaços verdes, são algumas das obras em curso na cidade de Setúbal.

Maria das Dores Meira garantiu que a grande maioria das obras em curso já estavam programadas antes da escolha da cidade para as comemorações do 10 de Junho, mas congratulou-se com a resposta dada pelas instituições e pela sociedade civil.

De acordo com a autarca setubalense, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) foi uma das entidades que se associou ao evento através da recuperação do edifício da estacada do cais 3 do porto de Setúbal onde irá decorrer a sessão solene presidida por Cavaco Silva.

«Há municípios que têm um Fórum Cultural onde podem acolher a sessão solene do 10 de Junho, mas em Setúbal não temos um espaço com essas características, pelo que tivemos de comparticipar algumas despesas para beneficiação do cais 3», disse Maria das Dores Meira.

Se passar junto ao Hospital São Bernardo, o Presidente da República também poderá ver que a parte velha daquela unidade de saúde, que tem vindo a ser recuperada nos últimos anos, também foi objecto de uma pintura exterior, a exemplo do que também aconteceu com algumas empresas da região que fizeram questão de se associar às comemorações do 10 de Junho na cidade de Setúbal.

«A cidade está em festa porque, além das comemorações do 10 de Junho, nos últimos meses também tivemos alguns eventos importantes como a Taça Mundial de Natação na distância de 10 quilómetros, a Travessia do Sado a Nado, um seminário internacional sobre os golfinhos», disse Maria das dores Meira.

«E neste momento está a decorrer o Festróia - Festival Internacional de Cinema, que termina justamente no dia 10 de Junho», concluiu a presidente da Câmara de Setúbal.


Diário Digital / Lusa

 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Junho 08, 2007, 01:23:52 am »
10 Junho: Cavaco e Alegre juntam-se na leitura «Os Lusíadas»


Citar
Cerca de 600 pessoas são esperadas na sessão solene das comemorações do Dia de Portugal, que este ano se realiza em Setúbal e junta Cavaco Silva e Manuel Alegre na leitura de «Os Lusíadas».
É a primeira vez que as comemorações do 10 de Junho se realizam no distrito de Setúbal. Associando-se às comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Câmara Municipal, de maioria CDU, organizou uma sessão de leitura de «Os Lusíadas», de Luís de Camões, prevista para a tarde de sábado, dia 9.

O Presidente da República, Cavaco Silva, aceitou o convite da câmara para participar na iniciativa «Os Lusíadas» manuscrito e irá transcrever a primeira estrofe, seguindo-se a leitura, disse à Lusa fonte da Presidência.

Esta iniciativa juntará Cavaco Silva e o deputado socialista e ex-candidato presidencial derrotado por Cavaco Silva Manuel Alegre, que também irá contribuir para o manuscrito, segundo a mesma fonte.

A presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, a antiga deputada do PCP Odete Santos, o embaixador de Angola em Lisboa, o presidente da comissão organizadora das comemorações, João Benárd da Costa, e Maria Cavaco Silva, mulher do Presidente da República também participam na iniciativa.

De acordo com a Presidência da República, na sessão solene do dia 10, que começa às 12:15 no Edifício do Porto de Setúbal, recuperado de propósito para a ocasião, são esperados 600 pessoas.

Entre os convidados estão o corpo diplomático, os membros do Governo, deputados, altas patentes militares, todos os presidentes da câmara do distrito e representantes de entidades locais, entre outros.

O programa das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa, que começa a 09 de Junho, prevê homenagens a dois poetas, Manuel du Bocage, natural de Setúbal, e Sebastião da Gama, o «poeta da Arrábida».

O Presidente da República vai discursar por três vezes, ao longo do programa de dois dias. No dia 9, dirige uma mensagem às comunidades portuguesas, seguindo-se uma visita ao Museu do Trabalho.

No domingo, dia 10 de Junho, Cavaco Silva, Comandante Supremo das Forças Armadas por inerência, faz uma alocução às Forças Armadas, assistindo depois ao desfile das forças em parada na Avenida Jaime Rebelo, em que participam os três ramos.

Depois da cerimónia militar, segue-se a sessão solene do Dia de Portugal, em que Cavaco fará mais um discurso, no edifício do Porto de Setúbal.

Este ano, o Presidente da República vai agraciar 37 personalidades e organizações, entre elas o antigo bispo de Setúbal D. Manuel Martins, os ex-ministros Eduardo Pereira e Mira Amaral e o antigo autarca do PCP Abílio Fernandes.

Diário Digital / Lusa

 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 886
  • Recebeu: 138 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +22/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #36 em: Junho 08, 2007, 03:04:29 pm »
Boas,

O site da Presidência da República foi actualizado com o programa do 10 de Junho deste ano e inclui informação detalhada sobre o desfile militares deste ano (http://www.presidencia.pt/diadeportugal2007/?idc=513):

Citar
Cerimónia Militar

A cerimónia militar, realizar-se-á na Avenida Jaime Rebelo, junto ao Jardim à Beira Mar, sendo presidida por Sua Excelência o Presidente da República e contando com a presença das mais altas individualidades do Estado, membros do Corpo Diplomático acreditado em Portugal e individualidades locais.

Na parada militar (PDF 1.7MB) estarão representadas diversas unidades representativas dos três Ramos das Forças Armadas, num total de cerca de 1200 efectivos. O desfile incluirá unidades apeadas e mais de 100 viaturas, com especial destaque para as viaturas blindadas de combate. A cerimónia inclui também um desfile aéreo e, ao largo, estarão posicionadas unidades navais.

Convida-se a população a assistir à cerimónia, a partir do Jardim à Beira Mar, local a partir do qual poderá igualmente ser visionada, em écran gigante, a Sessão Solene Comemorativa do Dia de Portugal, realizada no Edifício do Porto de Setúbal.

Saiba como e quando chegar ao local das cerimónias (PDF 1MB).

Votos de excelentes fotografias e tempo para quem vá!  :wink:

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #37 em: Junho 08, 2007, 03:06:13 pm »
Está prevista chuva  :wink:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Junho 08, 2007, 07:45:53 pm »
Portugueses comemoram 10 de Junho um pouco por todo o mundo

Citar
Os portugueses espalhados pelo mundo comemoram ao longo deste fim-de-semana o 10 de Junho com exposições, provas desportivas, cerimónias oficiais e várias festas, em que não falta música e os tradicionais petiscos de Portugal.
Para festejar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se assinala domingo, junto dos emigrantes, governantes portugueses deslocam-se a vários países, como é o caso do secretário de Estado das Comunidades, António Braga, que estará no Luxemburgo.

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, vai estar em Newark, Estados Unidos, e o secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, em Caracas.

Em Macau, não há indicação da presença de qualquer representante do Governo nas comemorações do 10 de Junho, uma ausência que acontece pela primeira vez desde a década de 1980.

Neste território, as comemorações vão essencialmente concentrar-se a nível oficial com o hastear da bandeira nacional, uma romagem à gruta Camões e uma cerimónia na residência do cônsul de Portugal em Macau.

No Canadá, os principais festejos realizam-se em Toronto e em Montreal, cidades com maior concentração de portugueses, onde se destaca o desfile do Dia de Portugal.

A assistir às comemorações do 10 de Junho no Canadá estará o director do departamento internacional e das comunidades do PS, Paulo Pisco, e o deputado do PSD pela Emigração, José Cesário.

As comunidades portuguesas no Canadá festejam ainda o 10 de Junho com os olhos postos no campeonato Mundial de Futebol de Sub-20 que decorre no país e no qual a selecção das quinas estará presente.

Nos Estados Unidos, a data assinala-se em vários estados, mas os grandes festejos acontecem em Newark com o tradicional arraial e a parada ao longo da Ferry Street.

O presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, o bispo António Vitalino, efectua, também no fim-de-semana, uma visita pastoral a Newark.

Em França, a data é assinalada até ao fim do mês de Junho, com cerimónias oficiais na embaixada de Portugal em Paris, uma missa na catedral Notre Dame, uma homenagem a Luís Vaz de Camões e um festival de música.

No domingo, dez grupos folclóricos portugueses vão desfilar entre a Praça da Nação e a Praça da Bastilha, em Paris, durante a edição 2007 do FolkBastilha, que pretende também divulgar a imagem de Portugal e dos produtos portugueses.

No Reino Unido, cerca de 30 mil pessoas são esperadas, domingo, no Kennington Park, em Londres, numa festa que inclui um programa cultural, gastronómico e musical.

O deputado do PSD pela Emigração, Carlos Gonçalves, e a deputada do PS pela Emigração, Maria Carilho, vão participar nesta festa da comunidade portuguesa do Reino Unido.

No Brasil, haverá várias cerimónias oficiais no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Salvador da Baía, destacando-se a sessão solene na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e a apresentação do grupo musical Antigos Tunos da Universidade de Coimbra em várias cidades.

A Embaixada de Portugal em Angola programou uma série de iniciativas que vão desde torneios de pesca e futebol até um concerto de Sara Tavares.

Na Bélgica, os emigrantes decidiram celebrar o Dia de Portugal na quarta-feira, porque o domingo coincide com a ida obrigatória dos belgas às urnas em eleições legislativas.

Os portugueses residentes na Namíbia decidiram não celebrar este ano o 10 de Junho devido à decisão governamental de encerrar o escritório consular em Windhoek, capital namibiana.

Outras iniciativas realizam-se um pouco por todo mundo.

De acordo com a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, vivem no estrangeiro mais de cinco milhões de portugueses e luso-descendentes.

Diário Digital / Lusa

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #39 em: Junho 08, 2007, 08:53:05 pm »
Nada como comemorar o Dia de Portugal no Largo José Afonso...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7444
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #40 em: Junho 09, 2007, 07:16:38 pm »


O único Hummer na exposição em Setubal:



Umas fotos que ando para tirar há algum tempo, sobre a comparação da parte traseira do Chaimite e do V-150:




Ancorada no Sado:



Baptismos de mar:


A Vasco da Gama, ao longe:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #41 em: Junho 09, 2007, 07:42:52 pm »
Boas fotos, obrigado!
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7444
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #42 em: Junho 09, 2007, 08:03:40 pm »
Beduinos juntam-se para entrar nos navios:



É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #43 em: Junho 09, 2007, 08:33:18 pm »
Boas

Para já  quero felicitar as excelentes fotos sobre os equipamentos :wink:

agora se não se importassem queria-vos pedir que arranjassem fotos e videos sobre o desfile que vai ocorrer amanha.
Bom desfile para quem o vai ver de perto

Cump
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #44 em: Junho 09, 2007, 08:41:28 pm »
Citar
Beduinos juntam-se para entrar nos navios:


 :mrgreen:  :mrgreen:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...