GOE (Grupo de Operações Especiais)

  • 824 Respostas
  • 391739 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
(sem assunto)
« Responder #660 em: Janeiro 31, 2009, 11:01:40 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #661 em: Janeiro 31, 2009, 05:57:01 pm »
Essa revista é um complemento de Jornal/Diário de Noticias certo?

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
(sem assunto)
« Responder #662 em: Janeiro 31, 2009, 06:23:11 pm »
Sim.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #663 em: Janeiro 31, 2009, 06:53:51 pm »
Vou comprar, o artigo é bom?

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #664 em: Fevereiro 02, 2009, 05:21:33 pm »
Citação de: "nonameboy"
Vou comprar, o artigo é bom?


Interessante.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

(sem assunto)
« Responder #665 em: Fevereiro 10, 2009, 03:29:35 pm »
Hoje telejornal da SIC reportagem especial sobre a UEP e as suas sub-unidades.
 

*

AJ

  • 207
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #666 em: Fevereiro 15, 2009, 01:22:47 am »
Citação de: "bodyguard-madeira"
Hoje telejornal da SIC reportagem especial sobre a UEP e as suas sub-unidades.


http://sic.aeiou.pt/online/video/inform ... oplano.htm

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
(sem assunto)
« Responder #667 em: Março 13, 2009, 10:29:04 am »
Citar
Comandante sniper do BES fala pela primeira vez

Homem que deu ordem durante assalto com reféns deu entrevista à TVI.

Por: Redacção  |  12-03-2009  15: 19

Os atiradores do Grupo de Operações Especiais da PSP são uma força de elite treinada para nunca falhar o alvo. Uma equipa da TVI acompanhou um exercício da Unidade Especial de Polícia e entrevistou um dos snipers que esteve no assalto ao BES. Na altura, e pela primeira vez em Portugal, um criminoso foi morto por um atirador especial da polícia.

No dia 7 de Agosto de 2008,pela primeira vez em Portugal, um sniper eliminou um criminoso na sequência de uma operação táctico-policial. Em sete meses nenhum operacional ligado a esta ocorrência falou à comunicação social, até agora. A decisão foi inédita, polémica mas, segundo o líder dos atiradores, que não se identifica, em nada alterou o comportamento do homem que premiu o gatilho.

«Eu acho que o atirador ficava com maior peso na consciência se por acaso algum dos reféns tivesse sido abatido por um dos criminosos», afirma o comandante dos atiradores especiais da PSP, acrescentando que «o atirador não teve acompanhamento psicológico» depois de ter disparado a matar no assalto ao BES.

Não é fácil fazer parte desta elite das forças de segurança. Um sniper da Unidade Especial de Polícia é um homem equilibrado, calmo, ponderado que respeite a lei e as ordens do seu comandante. «A ordem é perfeitamente legítima e o atirador não tem outro remédio senão disparar», acrescenta o comandante.

Estes homens são treinados para nunca falharem o alvo, mesmo que o alvo esteja a poucos metros de outra pessoa. Em termos operacionais, os snipers trabalham em binómios. Para o mesmo alvo há sempre dois homens armados e outros dois a dar informações que ajudam o atirador quando faz o disparo.


Video: http://www.videos.iol.pt/consola.php?pr ... &referer=1
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #668 em: Março 30, 2009, 04:26:39 pm »
Citar
30 Março 2009 - 00h30

Preparados para o pior
Unidade Especial da PSP resgata reféns
A Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP acredita que a primeira abordagem tem de ser sempre pacífica. Por isso, são os negociadores quem, de início, dá a cara. Naquele final de manhã, o desafio era retirar sã e salva mais de uma dezena de reféns de um autocarro. Só que, para o conseguir, primeiro era preciso prender dois sequestradores, que exigiam a libertação de ‘amigos’. Caso a mesma não acontecesse, começariam a matar pessoas.




O CM acompanhou o primeiro exercício conjunto das cinco subunidades da UEP, que conta actualmente com 1290 efectivos. "A lei orgânica da PSP contemplou a nossa criação, para uma actuação multidisciplinar", disse ao CM a comissária Paula Monteiro, responsável pela área de operações da UEP.

O primeiro a entrar em acção foi o subcomissário Luís Moisés. Coordenador da equipa de negociadores do Grupo de Operações Especiais (GOE), entrega um telemóvel aos sequestradores, para que a conversa se inicie. "Procuramos saber as condições exigidas para a libertação dos reféns", refere .

A conversa revela-se, no entanto, infrutífera. Está aberto o caminho para que o Corpo de Intervenção (CI) se mostre. Em redor do autocarro, é montado um anel de segurança, assegurado por operacionais armados. O objectivo é simples: distrair os sequestradores.

Duas explosões são a senha de avanço para a equipa de assalto do GOE, junto ao veículo pesado. Com o fumo, os sequestradores são dominados e os reféns libertados para, depois, serem transportados pelo Corpo de Segurança Pessoal.

Os ‘actores’ seguintes são os polícias caninos. Dois binómios do Grupo Operacional Cinotécnico vistoriam o autocarro e dão sinal. Há explosivos numa mochila.

O CI não arreda pé, e mantém a segurança para que o trabalho do agente do Centro de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo prossiga. O exercício fecha com a detonação da mochila suspeita. E uma certeza: "Actuamos em todo o país. O que simulámos é resultado do treino que vinca a nossa operacionalidade", concluiu a comissária Paula Monteiro.

PORMENORES

LEI ORGÂNICA CRIOU

Em 2007, a aprovação da nova lei orgânica da PSP deu luz verde à criação da Unidade Especial de Polícia (UEP).

QUINTA DAS ÁGUAS LIVRES

A Unidade, que aglutinou cinco subunidades que, até aí, operavam autonomizadas, foi instalada na Quinta das Águas Livres, em Belas, no concelho de Sintra.

INCIDENTE TÁCTICO

Raptos, sequestros, assaltos. Para a UEP são incidentes táctico-policiais que têm de ser resolvidos.

1290 HOMENS RAPARTIDOS EM CINCO SUBUNIDADES OPERACIONAIS

SEGURANÇA PESSOAL

Duzentos e noventa operacionais integram o Corpo de Segurança Pessoal. Dão segurança a políticos, individualidades e pessoas em perigo.

GOE

É na resolução de incidentes táctico-policiais que os cem homens do Grupo de Operações Especiais melhor se movimentam. Estão treinados no antiterrorismo.

BOMBAS

O Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo não trabalha só com explosivos. Os 90 elementos vistoriam o que for necessário, mesmo subterrâneos.

CÃES

60 binómios homem-cão, integram o Grupo Operacional Cinotécnico. Busca de droga, armas, explosivos, salvamento e ordem pública são as missões

NEGOCIADORES

Com a criação da Unidade Especial de Polícia, a equipa de negociadores foi integrada no Grupo de Operações Especiais. Resolvem impasses pela negociação.

CORPO DE INTERVENÇÃO

São 500 os operacionais do Corpo de Intervenção. A ‘Polícia de Choque’ é chamada para resolver tumultos, e complementa as patrulhas.

É PRECISO QUE O CORPO DE INTERVENÇÃO VÁ PARA BELAS

A operacionalidade da Unidade Especial de Polícia (UEP) é vincada, não só pelo próprio comando da Unidade, mas também pela Direcção Nacional da PSP. No entanto, o comandante da UEP, Intendente Magina da Silva, disse ao CM que falta ainda um aspecto importante para tornar mais eficaz a actuação da UEP. Levar os 500 agentes do Corpo de Intervenção (CI) para a Quinta das Águas Livres, em Belas.

Os 500 operacionais desta subunidade mantêm-se sediados no quartel da Calçada da Ajuda, em Lisboa. Mas espera-se para este ano o início das obras de ampliação das instalações da UEP em Belas, de modo a permitir a mudança do Corpo de Intervenção. "Espero que as obras acabem em Outubro de 2010", concluiu Magina da Silva.

HELICÓPTEROS PERMITEM DESLOCAÇÕES

A prontidão para uma intervenção é todos os dias treinada na Quinta das Águas Livres, em Belas. As cinco subunidades da Unidade Especial de Polícia (UEP) têm de estar aptas a responder a qualquer solicitação, em qualquer ponto do País.

"Para o efeito, contamos com vários destacamentos espalhados pelo País. O Corpo de Intervenção está no Porto e em Faro. Há equipas de segurança pessoal nestas cidades e nas regiões autónomas", explicou ao CM o comandante da UEP, intendente Magina da Silva. No entanto, são frequentes as viagens de operacionais da UEP para outros pontos do País, a partir de Belas – onde estão sediados, por exemplo, os snipers do GOE. Para o efeito, a unidade conta com o apoio de helicópteros pesados da Empresa de Meios Aéreos do Estado. "Quando há necessidade de intervenções noutros pontos do País, é um óptimo meio de deslocação", concluiu Magina da Silva.

"AS CINCO SUBUNIDADES OPERAM HOJE EM SINTONIA" (Magina da Silva, Comandante da UEP)

Correio da Manhã – A UEP já está 100% operacional?

Magina da Silva – As cinco subunidades da Unidade Especial de Polícia operam hoje em total sintonia. Na génese da UEP estiveram o Corpo de Segurança Pessoal, o Corpo de Intervenção e o Grupo de Operações Especiais, e a lei orgânica da PSP permitiu a autonomização do Grupo Operacional Cinotécnico e do Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo.

– Como se vincou a vertente operacional da UEP?

– Através de muito treino. Treino constante. Estamos hoje aptos a actuar no continente e regiões autónomas, com equipamento adequado. Só nos falta que o Corpo de Intervenção venha para Belas.

 

Miguel Curado


http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000009
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

pedroamorim

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #669 em: Junho 28, 2009, 08:06:16 pm »
boas! desculpem se nao estou no sitio certo, mas nao vejo nenhum topico onde esta pergunta esteja bem enquadrada.
Um jovem que deseje muito ingressar numa unidade de elite,onde seja posto a prova constantemente,onde o trabalho fisico esteja sp presente,adrenalina,que pretenda dar "uso" ao conhecimento adquirido( e com isto quero dizer uma unidade que seja chamada a intervir em situaçoes reais,problemas...),queira orgulhosamente servir o país,independentemente de remuneraçoes etc, que unidades sugerem? desde militares(excluindo desde já fuzileiros),a forças de segurança...
espero por respostas,muito obrigada ;) Cumps

ps: Se relevante, pedigree lol tenho 17 anos, 11º ano completo sem problemas,1.87,boa condiçao fisica
 

*

reaper

  • 4
  • +0/-0
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #670 em: Outubro 12, 2009, 02:04:06 pm »
Boas

alguem sabe quais os exames de oftalmologia são feitos? ou pelo menos qual a percentagem em cada olho?

é que soube que agora é possivel ter um pequeno defeito num, contudo o outro olho tem de compensar estando em perfeito estado.

já procurei em muitos sitios e está dificil :|

com os melhores cumprimentos

Reaper
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #671 em: Outubro 12, 2009, 03:32:39 pm »
Não sei também mas na minha opinião e tratando-se do que se trata, se como dizes não é obrigatório ter 10/10 nos dois olhos, então penso que também não seja menos que ter 9/10 e 10/10. Dúvido que menos que isto seja possível.
 

*

reaper

  • 4
  • +0/-0
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #672 em: Outubro 12, 2009, 03:37:24 pm »
ouvi falar em 8/10 num e 10/10 noutro.

mas menos que o que tu disseste ou este duvido muito e mesmo assim isto para sniper ja nao deve servir.

cumprimentos
Reaper
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #673 em: Outubro 12, 2009, 10:30:38 pm »
Exacto. 8/10 num e 10/10 noutro deve dar um 9/10 com os dois lol. Fora de sniper até é capaz não sei, não faço mesmo ideia. Mas se for isto deve ser mesmo o mínimo. Agora um sniper deve mesmo que ter 10/10 nos dois se calhar. Mas nada que o LASIK não resolva. c34x
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: GOE (Grupo de Operações Especias)
« Responder #674 em: Novembro 15, 2010, 03:05:07 am »
Porta-Carregadores para G36 em Portugal para testes

The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "