Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Lightning

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Re: CAS
« Responder #810 em: Fevereiro 28, 2024, 07:00:03 am »
Anda lá tudo armado (em tontinhos) porque os únicos que executam mesmo CAS são os russos em apoio às forças armadas centro africanas...

Que meios e forças é que os russos lá têm?

Meios...deram à RCA uns L-39 e matricularam dois IL-76...depois a helice têm uns AN 28 bimotor para voos domésticos e depois têm Mi-8/17, gazelle, ecuriel e bell se não me engano. mas deve haver mais qualquer coisa.
Depois lancruiser com fartura, mitsubishi pick-up
alguns blindados

manpower algo entre os 1200 e os 1900pax...agora se é tudo wagner ou se já há africa corps no meio essa é uma das dúvidas.

não estão nada mal amanhados...

Não tinha noção que já era tanto "ferro" e tanta gente, já é uma força bem considerável. Claro que esses meios aéreos "dados" ao governo são operados pelos russos...

Os russos tem vantagem nas "ligações políticas", eles tem apoio directo do governo local, (cunha, lobby, etc) nós estamos dentro de uma força multinacional a par com vários outros países, seja da ONU, sejam as EUTM da UE, não são ligações tão directas.
 
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nelson38899

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Re: CAS
« Responder #811 em: Março 08, 2024, 10:55:18 am »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Charlie Jaguar

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Re: CAS
« Responder #812 em: Março 08, 2024, 11:39:14 am »


Impressionante como se continua a não mencionar sequer a Pilatus, apenas a Embraer, Textron e Leonardo.  :N-icon-Axe:

Um construtor aeronáutico que fabrica e monta aeronaves em Portugal há exatamente 30 anos. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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papatango

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Re: CAS
« Responder #813 em: Março 08, 2024, 01:59:34 pm »
Chamou-me à atenção a referência à aeronave de defesa Super Tucano A-29...

As únicas aeronaves de defesa de que me lembro, são os caças intercetores.
Aeronaves menos rápidas que os caças de superioridade aérea, que se destinavam a atacar os bombardeiros inimigos.

Não me lembro de o A-29 Super Tucano, ter qualquer capacidade do tipo ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #814 em: Março 08, 2024, 02:50:23 pm »
Chamou-me à atenção a referência à aeronave de defesa Super Tucano A-29...

As únicas aeronaves de defesa de que me lembro, são os caças intercetores.
Aeronaves menos rápidas que os caças de superioridade aérea, que se destinavam a atacar os bombardeiros inimigos.

Não me lembro de o A-29 Super Tucano, ter qualquer capacidade do tipo ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E eu gostava de perceber, sem truques de Marketing, o que raio quer dizer "o desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave de defesa Super Tucano na versão A-29N, voltada às necessidades da NATO".
Sugere que de alguma forma a NATO terá sido consultada no processo, o que se me afigura muito pouco provável, mas enfim...
 
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #815 em: Março 08, 2024, 03:02:12 pm »


Impressionante como se continua a não mencionar sequer a Pilatus, apenas a Embraer, Textron e Leonardo.  :N-icon-Axe:

Um construtor aeronáutico que fabrica e monta aeronaves em Portugal há exatamente 30 anos. ::)

E passam da Embraer e Textron, ambas com aeronaves a hélice, para a Leonardo com 2 modelos a jato, enquanto omitem por completo outros fabricantes que produzam ambos os tipos de aeronaves. Mas já se sabe que, se esse programa avançar, será feito à medida do ST, tanto que o critério COIN/CAS foi inventado de propósito para isso.

Eu acho que faz sentido que se adquiram aeronaves de treino, nomeadamente a hélice pelo seu custo-benefício. Acho também que o número a adquirir devia ser superior ao planeado, já a pensar na substituição dos TB-30 (e eventualmente os TB-30 herdavam a missão dos Chipmunk), em vez de mantermos 3 modelos a hélice só porque sim. E acho que o critério CAS não devia existir, visto que isto só encarece o programa, limita as opções, obriga ao reforço do pessoal de terra necessário para sustentar a frota (se a ideia passasse por destacamentos lá fora) e desvia investimento em armamento que devia ser priorizado para os F-16, P-3, futuros helicópteros de evacuação e eventuais UCAV.

De notar que, a compra de 12 ST em versão de combate, ficará tão cara como a compra de 16-20 ST/PC-21/T-6 em versão de treino, sendo que neste último caso, estes números já permitiam a substituição dos TB-30.
 
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Re: CAS
« Responder #816 em: Março 09, 2024, 10:26:14 am »
Chamou-me à atenção a referência à aeronave de defesa Super Tucano A-29...

As únicas aeronaves de defesa de que me lembro, são os caças intercetores.
Aeronaves menos rápidas que os caças de superioridade aérea, que se destinavam a atacar os bombardeiros inimigos.

Não me lembro de o A-29 Super Tucano, ter qualquer capacidade do tipo ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E eu gostava de perceber, sem truques de Marketing, o que raio quer dizer "o desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave de defesa Super Tucano na versão A-29N, voltada às necessidades da NATO".
Sugere que de alguma forma a NATO terá sido consultada no processo, o que se me afigura muito pouco provável, mas enfim...

Isso é banha da cobra. è conversa tipo spunik.br de propaganda. Fazem uma grande "filme" a volta disso

O loby Embraer está bem entranho na FAP, aqui no fórum e em alguns governantes
« Última modificação: Março 09, 2024, 10:28:40 am por Pescador »
 

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Visitante123

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Re: CAS
« Responder #817 em: Março 09, 2024, 11:52:42 am »
Chamou-me à atenção a referência à aeronave de defesa Super Tucano A-29...

As únicas aeronaves de defesa de que me lembro, são os caças intercetores.
Aeronaves menos rápidas que os caças de superioridade aérea, que se destinavam a atacar os bombardeiros inimigos.

Não me lembro de o A-29 Super Tucano, ter qualquer capacidade do tipo ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E eu gostava de perceber, sem truques de Marketing, o que raio quer dizer "o desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave de defesa Super Tucano na versão A-29N, voltada às necessidades da NATO".
Sugere que de alguma forma a NATO terá sido consultada no processo, o que se me afigura muito pouco provável, mas enfim...

Sugere é que o Brasil não sendo parte da NATO precisa de um membro da NATO para fazer o procurement das peças e sistemas proprietários da Aliança.
 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #818 em: Março 09, 2024, 03:11:27 pm »
Chamou-me à atenção a referência à aeronave de defesa Super Tucano A-29...

As únicas aeronaves de defesa de que me lembro, são os caças intercetores.
Aeronaves menos rápidas que os caças de superioridade aérea, que se destinavam a atacar os bombardeiros inimigos.

Não me lembro de o A-29 Super Tucano, ter qualquer capacidade do tipo ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E eu gostava de perceber, sem truques de Marketing, o que raio quer dizer "o desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave de defesa Super Tucano na versão A-29N, voltada às necessidades da NATO".
Sugere que de alguma forma a NATO terá sido consultada no processo, o que se me afigura muito pouco provável, mas enfim...

Sugere é que o Brasil não sendo parte da NATO precisa de um membro da NATO para fazer o procurement das peças e sistemas proprietários da Aliança.

Dai a insistência de serem adquiridos por Portugal. Exista ou não outras soluções e outras urgências
 

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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #819 em: Março 09, 2024, 08:05:12 pm »
Chamou-me à atenção a referência à aeronave de defesa Super Tucano A-29...

As únicas aeronaves de defesa de que me lembro, são os caças intercetores.
Aeronaves menos rápidas que os caças de superioridade aérea, que se destinavam a atacar os bombardeiros inimigos.

Não me lembro de o A-29 Super Tucano, ter qualquer capacidade do tipo ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E eu gostava de perceber, sem truques de Marketing, o que raio quer dizer "o desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave de defesa Super Tucano na versão A-29N, voltada às necessidades da NATO".
Sugere que de alguma forma a NATO terá sido consultada no processo, o que se me afigura muito pouco provável, mas enfim...

Sugere é que o Brasil não sendo parte da NATO precisa de um membro da NATO para fazer o procurement das peças e sistemas proprietários da Aliança.

Muito bem. Então a EMBRAER que trate de arranjar um cliente NATO que queira e necessite de adquirir o A-29 nesse tal padrão NATO (duvido que tal aconteça, mas enfim...) e se deixe de jogadas de bastidores pouco claras para que seja Portugal a fazer a primeira compra.
Embora, claro está, a culpa seja totalmente nossa, que devíamos ter frontalmente recusado tal possibilidade logo no primeiro contacto, por não ser conforme as nossas necessidades nem doutrina
 
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Re: CAS
« Responder #820 em: Março 10, 2024, 02:48:14 pm »
Chamou-me à atenção a referência à aeronave de defesa Super Tucano A-29...

As únicas aeronaves de defesa de que me lembro, são os caças intercetores.
Aeronaves menos rápidas que os caças de superioridade aérea, que se destinavam a atacar os bombardeiros inimigos.

Não me lembro de o A-29 Super Tucano, ter qualquer capacidade do tipo ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E eu gostava de perceber, sem truques de Marketing, o que raio quer dizer "o desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave de defesa Super Tucano na versão A-29N, voltada às necessidades da NATO".
Sugere que de alguma forma a NATO terá sido consultada no processo, o que se me afigura muito pouco provável, mas enfim...

Sugere é que o Brasil não sendo parte da NATO precisa de um membro da NATO para fazer o procurement das peças e sistemas proprietários da Aliança.

Muito bem. Então a EMBRAER que trate de arranjar um cliente NATO que queira e necessite de adquirir o A-29 nesse tal padrão NATO (duvido que tal aconteça, mas enfim...) e se deixe de jogadas de bastidores pouco claras para que seja Portugal a fazer a primeira compra.
Embora, claro está, a culpa seja totalmente nossa, que devíamos ter frontalmente recusado tal possibilidade logo no primeiro contacto, por não ser conforme as nossas necessidades nem doutrina

Logo que tem 65% da OGMA e tem na mão alguns sabujos de cá que comem restos, metem eles o bedelho naquilo que se adquire
 

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CruzSilva

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Re: CAS
« Responder #821 em: Março 10, 2024, 02:59:20 pm »
Chamou-me à atenção a referência à aeronave de defesa Super Tucano A-29...

As únicas aeronaves de defesa de que me lembro, são os caças intercetores.
Aeronaves menos rápidas que os caças de superioridade aérea, que se destinavam a atacar os bombardeiros inimigos.

Não me lembro de o A-29 Super Tucano, ter qualquer capacidade do tipo ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E eu gostava de perceber, sem truques de Marketing, o que raio quer dizer "o desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave de defesa Super Tucano na versão A-29N, voltada às necessidades da NATO".
Sugere que de alguma forma a NATO terá sido consultada no processo, o que se me afigura muito pouco provável, mas enfim...

Sugere é que o Brasil não sendo parte da NATO precisa de um membro da NATO para fazer o procurement das peças e sistemas proprietários da Aliança.

Muito bem. Então a EMBRAER que trate de arranjar um cliente NATO que queira e necessite de adquirir o A-29 nesse tal padrão NATO (duvido que tal aconteça, mas enfim...) e se deixe de jogadas de bastidores pouco claras para que seja Portugal a fazer a primeira compra.
Embora, claro está, a culpa seja totalmente nossa, que devíamos ter frontalmente recusado tal possibilidade logo no primeiro contacto, por não ser conforme as nossas necessidades nem doutrina

Logo que tem 65% da OGMA e tem na mão alguns sabujos de cá que comem restos, metem eles o bedelho naquilo que se adquire
Como diz o outro - "Não se investigue...".
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Red Baron

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Re: CAS
« Responder #822 em: Março 10, 2024, 06:27:12 pm »
Citar
Esse acordo foi assinado nesta segunda-feira (24) com as empresas Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A.
Citar
A Embraer e a Netherlands Industries for Defense & Security (NIDV) assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) durante a 34ª Exposição NIDV para Defesa e Segurança (NEDS 2023).

Segundo a empresa, “a assinatura do MoU é um elemento-chave no relacionamento estratégico desenvolvido entre a Embraer e a Holanda e inclui iniciativas já em curso, associadas ao KC-390 Millennium e ao A-29 Super Tucano”.


Tudo indica que o primeiro cliente é a Holanda. Em Portugal só existe acordos para o desenvolvimento e adaptação do A-29 em A-29N.
 
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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #823 em: Março 10, 2024, 08:31:34 pm »
Citar
Esse acordo foi assinado nesta segunda-feira (24) com as empresas Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A.
Citar
A Embraer e a Netherlands Industries for Defense & Security (NIDV) assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MoU) durante a 34ª Exposição NIDV para Defesa e Segurança (NEDS 2023).

Segundo a empresa, “a assinatura do MoU é um elemento-chave no relacionamento estratégico desenvolvido entre a Embraer e a Holanda e inclui iniciativas já em curso, associadas ao KC-390 Millennium e ao A-29 Super Tucano”.


Tudo indica que o primeiro cliente é a Holanda. Em Portugal só existe acordos para o desenvolvimento e adaptação do A-29 em A-29N.

Com base em declarações de 2023?
 

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ACADO

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Re: CAS
« Responder #824 em: Março 10, 2024, 09:42:22 pm »
Porquê comprar novos aviões quando temos aeronaves mais do que capazes:











The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "