Notícias da Marinha do Brasil

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Vitor Santos

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #780 em: Janeiro 22, 2016, 09:54:44 pm »
Marinha do Brasil realiza Operação ASPIRANTEX 2016



No dia 18 de janeiro, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Garcia D`Avila suspendeu da Base Naval de Mocanguê, no Rio de Janeiro, dando início à  Operação ASPIRANTEX 2016″, exercício que ocorre até o próximo dia 28 de janeiro e envolve diversos meios navais e aeronavais.

A ASPIRANTEX, que este ano conta com 210 aspirantes, executa exercícios de caráter militar, ligados às tarefas básicas do Poder Naval, para familiarizá-los com a vida no mar e contribuir para a orientação sobre a opção do Corpo (Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes) e a escolha da habilitação militar (mecânica, eletrônica, sistemas e administração).

A programação da ASPIRANTEX conta com duas fases, sendo uma de mar e outra de porto. Durante a navegação, serão realizadas atividades como operações de ataque, de esclarecimento, de apoio logístico móvel, antissubmarino, de superfície, de defesa aeroespacial e de guerra eletrônica, todas de caráter estritamente militar e com participação direta dos aspirantes. Já na fase de porto, os navios atracarão nas cidades de Itajaí e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e na cidade de Santos, em São Paulo, onde irão realizar exercícios de segurança orgânica e estarão abertos à visitação pública.




Os meios participantes da ASPIRANTEX 2016 são: o Navio de Desembarque de Carros de Combate Garcia D’Avila com um helicóptero UH-15 (H225M Super Cougar) embarcado; o Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia com um helicóptero SH-16 (Sikorky S-70B)  embarcado; a Fragata Constituição com um helicóptero AH-11ª (Super Lynx); a Fragata Liberal com um helicóptero UH-12 (Esquilo) embarcado; e a Fragata Greenhalgh com um helicóptero UH-12 embarcado.

Também participam da comissão, dando apoio aos exercícios, os seguintes meios: o submarino Tapajó; o Navio-Patrulha Oceânico Apa; o Navio-Patrulha Gurupá; o Navio-Patrulha Babitonga; três carros lagarta anfíbio (CLAnf); e duas aeronaves de combate AF-1 (A-4 Skyhawk), além de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).


Fonte: http://tecnodefesa.com.br/marinha-do-brasil-realiza-operacao-aspirantex-2016/
 

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mafets

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #781 em: Janeiro 25, 2016, 11:38:35 am »
O mais importante é que ele já ostenta o pendão verde-amarelo.

O resto é consequência.
http://www.cavok.com.br/blog/segundo-jornal-espanhol-porta-avioes-sao-paulo-e-tao-caro-quanto-inutil-para-o-brasil/
Citar
O navio-aeródromo (NAe) “São Paulo” iniciará em junho de 2015 o Período de Modernização de Meio (PMM), logo após a conclusão do projeto detalhado de modernização. O PMM durará cerca de 1430 dias.

Desta forma, o NAe “São Paulo” deverá retornar ao Setor Operativo em 2019, permanecendo em operação por mais 20 anos, até 2039.  http://www.naval.com.br/blog/2014/12/04/porta-avioes-sao-paulo-sera-modernizado-de-2015-a-2019-para-operar-ate-2039/ 

 Ainda bem que não existem elefantes brancos no Brasil. Agora percebo porque o S,. Paulo é o que é ::) ::) ::) ::)

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #782 em: Janeiro 25, 2016, 05:30:13 pm »
E voltam as provocações. Não tarda voltam também as fotos das partes anatómicas mais desejadas por terras de Vera Cruz.
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #783 em: Janeiro 25, 2016, 07:16:09 pm »
Citar
E voltam as provocações. Não tarda voltam também as fotos das partes anatómicas mais desejadas por terras de Vera Cruz.

Por minha parte não há provocações. Deve saber disso. Inclusive, ao longo dos meses, tenho colaborado e continuarei a colaborar com bons conteúdos acerca das FFAAs Brasileiras.
« Última modificação: Janeiro 25, 2016, 07:21:01 pm por Vitor Santos »
 

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mafets

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #784 em: Janeiro 27, 2016, 11:28:46 am »
Países pequenos e sem influência geopolítica alguma dentro de um contexto regional ou mundial não precisam se preocupar com essas coisas, ou seja, operar um Porta Aviões e construir um sub marino nuclear, por exemplo.

Um país que faz parte dos BRICS, que está entre as maiores economias do mundo, que pleiteia uma vaga no Conselho de Segurança da ONU, que tem em sua costa uma das maiores reservas de petróleo e gás do planeta, além de toda a riqueza do seu gigantesco mar territorial, bem, estamos falando de um país que precisa dispor de meios para fazer valer sua opinião.

Dentro não apenas de um contexto regional é líder, mas sua voz é ouvida no Conselho da Nações.

Como bem lembrou o presidente Barack Obama ao responder a uma jornalista brasileira sobre a liderança do Brasil dentro de um contexto regional, e Obama a interrompeu  e disse: "Não, o Brasil não é potência regional, o Brasil é uma potência global".

Bem, depois ficamos sabendo da importância que o Brasil teve durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas em Paris, COP21, foi fundamental a liderança do Brasil em construir este acordo, com grandes países que não aceitavam a posição de Obama na redução dos gases de efeito estufa, e foi o Brasil, que durante uns dois anos convenceu a todos, incluindo o mais contrário a posição de Obama, a China, se não fosse pela liderança brasileira, o mundo não teria chegado a este acordo que surpreendeu a todos, isso foi noticiado depois da publicação do relatório da COP21.

Alguns países precisam de "elefantes brancos", ou países apenas passam em branco.

Saudações.
Aliás, ainda acrescento com Brasileiros deste calibre, até fico espantado que tenham tão poucos "elefantes brancos"... :D :D ;) ;) :P :P ::) ::)
http://www.areamilitar.net/directorio/NAV.aspx?NN=10
Citar
Com a opção da Marinha do Brasil em dar continuidade na construção das CORVETAS CLASSE BARROSO, na verdade aproveitando desta classe de um único vaso apenas a sua hidrodinâmica e maquinaria, pois a mesma superou as expectativas e capacidades estabelecidas no projeto, onde corrigiu e sanou os problemas da classe antecessora da mesma, a Classe Inhaúma, que apesar de ter sido projetado como uma corveta de escolta de segunda classe foi ganhando peso no passar dos tempos enquanto o seu desenvolvimento, somando a isto o projeto de sua proa com castelo baixo que fez que a classe tivesse um desempenho hidrodinâmico em mares grossos muito ruim, onde a ingestão de água é acentuada, praticamente fazendo a proa submergir totalmente, com seu reparo Vickers Mk8 desaparecendo sobre as ondas.

http://www.assuntosmilitares.jor.br/2013/02/uma-visao-respeito-dos-estudos-da-nova.html


Citar
E voltam as provocações. Não tarda voltam também as fotos das partes anatómicas mais desejadas por terras de Vera Cruz.

Por minha parte não há provocações. Deve saber disso. Inclusive, ao longo dos meses, tenho colaborado e continuarei a colaborar com bons conteúdos acerca das FFAAs Brasileiras.

V.exma pode ir ver muitos dos seus tópicos, já que sofre de amnésia selectiva, e recordar os "piropos" e o "complexo de caliméro com que brindou vários foristas aqui no forum, contrários aos posts de "tudo está bem nas Forças Armadas Brasileiras". Aliás, só publica o que as F.A. Brasileiras têm de bom. O resto, "esquece-se". E acha que faz um bom serviço ao seu pais? Pelos vistos, acha que sim (mais outro...esquecimento) ... ::) ::)
http://www.naval.com.br/blog/2016/01/25/nota-do-comando-de-operacoes-navais-sobre-a-materia-porta-avioes-sao-paulo-tera-tripulacao-reduzida-para-cortar-gastos/
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Em relação à matéria publicada em 22 de janeiro pelo sítio “Poder Naval”, intitulada “Porta-aviões ‘São Paulo’ terá tripulação reduzida para cortar gastos” o Comando de Operações Navais esclarece que a decisão de reduzir a tripulação do Navio Aeródromo (NAe) “São Paulo” visa a direcionar para outros navios da Esquadra parte da tripulação que não estará diretamente envolvida nos reparos, a fim de manter o adestramento dessa parcela de pessoal.

É importante destacar que o NAe “São Paulo” permanece como um importante meio estratégico para o cumprimento da missão da Marinha, principalmente no que tange à tarefa básica do Poder Naval referente ao Controle de Área Marítima.

Em decorrência disso, a Alta Administração Naval estabeleceu uma Coordenadoria específica, na estrutura da Diretoria-Geral do Material da Marinha, a fim de conduzir a avaliação da modernização do Navio, que envolve, principalmente, estudos relativos a novos arranjos de sua propulsão, bem como, a necessária inspeção técnica do estado do seu casco, esta já realizada em 2015. Tal avaliação exige um trabalho minucioso, que demandará um tempo compatível com a sua complexidade para ser concluído e alcançar os resultados esperados, durante o qual, o NAe permanecerá ativo, porém sem operar, realizando apenas as tarefas de manutenção rotineiras.

O tempo necessário para o retorno do NAe “São Paulo” à plena atividade operativa dependerá, obviamente, das diversas metas que serão apontadas pela avaliação, a cargo da citada Coordenadoria, bem como, da disponibilidade de recursos orçamentários alocados à Marinha, a partir dos próximos anos, a qual será determinante para garantir a execução do projeto de modernização.

Tão logo o Navio recupere a sua condição operativa, será restabelecida a lotação de pessoal necessária à sua plena operação.

Por fim, a Marinha reitera o interesse na garantia da segurança e da manutenção do NAe “São Paulo”, almejando a breve retomada de sua total capacidade de operação.

Informo, ainda, que a divulgação da redução da tripulação do NAe “São Paulo” para a imprensa ocorreu de forma não compatível com as Normas e Regulamentos da MB, fato que será apurado por meio de procedimentos administrativos.


Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 27, 2016, 11:41:46 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #785 em: Janeiro 27, 2016, 11:48:55 am »
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V.exma pode ir ver muitos dos seus tópicos, já que sofre de amnésia selectiva, e recordar os "piropos" e o "complexo de caliméro com que brindou vários foristas aqui no forum, contrários aos posts de "tudo está bem nas Forças Armadas Brasileiras". Aliás, só publica o que as F.A. Brasileiras têm de bom. O resto, "esquece-se". E acha que faz um bom serviço ao seu pais? Pelos vistos, acha que sim (mais outro...esquecimento) ...

Pelo contrário. Já postei notícias negativas das FFAAs brasileiras, porém não nego que as positivas sempre ressaltei e continuarei a ressaltar.
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #786 em: Janeiro 27, 2016, 11:57:53 am »
Citar
V.exma pode ir ver muitos dos seus tópicos, já que sofre de amnésia selectiva, e recordar os "piropos" e o "complexo de caliméro com que brindou vários foristas aqui no forum, contrários aos posts de "tudo está bem nas Forças Armadas Brasileiras". Aliás, só publica o que as F.A. Brasileiras têm de bom. O resto, "esquece-se". E acha que faz um bom serviço ao seu pais? Pelos vistos, acha que sim (mais outro...esquecimento) ...

Pelo contrário. Já postei notícias negativas das FFAAs brasileiras, porém não nego que as positivas sempre ressaltei e continuarei a ressaltar.
Isso é uma escolha sua, que respeito mas como é evidente tenho o direito de apontar e discordar. A minha postura sobre qualquer F.A. é postar as noticias positivas e negativas sobre as mesmas. E não tenho que ser melindrado por isso como aconteceu no passado. Até porque não mudei a minha postura e nem vou mudar.

Cumprimentos

PS. Parabéns além do AF-1, pela Imperial Marinheiro. Também gostava de ter um navio assim preservado e infelizmente não tenho em Portugal pelo que saúdo este vosso bom exemplo. http://www.naval.com.br/blog/2016/01/26/marinha-inaugura-corveta-museu-imperial-marinheiro/
« Última modificação: Janeiro 27, 2016, 11:59:46 am por mafets »
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #787 em: Janeiro 27, 2016, 11:59:49 am »
NaPaOc ‘Amazonas’ em Cape Town: com poucos navios disponíveis, MB continua a empregar seus meios distritais em longas travessias pelo Atlântico



O navio-patrulha oceânico Amazonas (P-120), de 90,5 m de comprimento e 2.600 toneladas de deslocamento, esteve, entre os dias 8 e 12 deste mês, em Cape Town, na África do Sul.

O barco atendeu a um convite da Marinha sul-africana para participar de festividades no Victoria & Alfred Waterfront (V&A Waterfront) – um complexo portuário erguido no século 19 que rivaliza com os mais famosos do mundo, situados em Boston, Baltimore, Vancouver e Toronto – na América do Norte –, em Cardiff, Londres Rotterdam e Barcelona – na Europa – e em Sydney, Melbourne, Singapore e Osaka, na Ásia e Oceania.

Uma das principais unidades do Grupamento Naval do Sudeste, o Amazonas deixou o Rio de Janeiro no fim do mês passado, adotando um rumo geral na direção sudeste, para poder alcançar a cidade de Cape Town, que, em linha reta, dista 6.070 km da capital fluminense. Durante a travessia a tripulação foi submetida a diferentes tipos de treinamento.

Incorporado à Marinha do Brasil em 29 de junho de 2012, no porto inglês de Portsmouth, o navio é dos mais novos da frota brasileira.

Ele e outras duas unidades de sua classe foram construídas pela indústria naval britânica para a Guarda Costeira de Trinidad Tobago, mas em 2011 ficaram repentinamente disponíveis. Uma ação rápida do Comando da Marinha do Brasil – à época a cargo do almirante-de-esquadra Moura Neto – arrematou os três navios.

Flag Officer Fleet – A utilização da classe Amazonas deveria estar relacionada à vigilância das águas jurisdicionais brasileiras, incluindo a proteção das reservas de petróleo e gás da plataforma continental brasileira. Mas a Esquadra enfrenta tantas limitações operacionais – devido à idade avançada das suas fragatas classes Niterói e Greenhalgh – que o Comando de Operações Navais vem lançando mão dos NaPaOcs classe Amazonas, classificados como meios distritais, para comissões que exigem grandes travessias, na África e até no Líbano.

Em Cape Town o comandante do Amazonas, capitão-de-fragata Alessander Felipe Imamura Carneiro, foi recebido pelo contra-almirante Bubele Kitie Mhlana, Flag Officer Fleet – comandante da frota sul-africana –, e parte de seu staff, na Base Naval de Simon’s Town.



Mhlana – um ex-comandante do Esquadrão de Fragatas de sua Força Naval que atendeu a cursos de formação nas Marinhas do Reino Unido e dos Estados Unidos – ganhou dos visitantes brasileiros uma placa de madeira com o brasão do patrulheiro do Brasil. Em 2012 ele já havia sido condecorado pela Marinha brasileira com a Medalha Mérito Tamandaré.

Mais tarde foi a vez de o comandante Imamura e seus oficiais recepcionarem o chefe da frota sul-africana e sua comitiva a bordo do navio brasileiro, onde todos participaram de um almoço.

Programações desse gênero, que preservam a camaradagem e as tradições marítimas entre nações amigas são relativamente comuns, e a Marinha do Brasil faz um esforço por mostrar a bandeira, mesmo estando sob forte regime de contenção de despesas.








http://www.planobrazil.com/especial-napaoc-amazonas-em-cape-town-com-poucos-navios-disponiveis-mb-continua-a-empregar-seus-meios-distritais-em-longas-travessias-pelo-atlantico/
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #788 em: Janeiro 27, 2016, 09:05:16 pm »
Já aqui foi postada a resposta oficial da MB a esta notícia, no entanto, a notícia original nunca foi colocada — provavelmente por lapso. De qualquer modo aqui fica.

Porta-aviões ‘São Paulo’ terá tripulação reduzida para cortar gastos

http://www.naval.com.br/blog/2016/01/22/porta-avioes-sao-paulo-tera-tripulacao-reduzida-para-cortar-gastos/

Citar
O Comando de Operações Navais determinou ao Comando em Chefe da Esquadra a apresentação de um plano de redução da tripulação do Navio-Aeródromo São Paulo (A12) em até 30 dias, para manter apenas um grupo de manutenção e vigilância a bordo.

A medida visa adequar os gastos do navio à atual situação orçamentária, pois não se vislumbra a disponibilidade de recursos para a modernização do porta-aviões até 2018.



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Vitor Santos

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #789 em: Janeiro 28, 2016, 06:42:47 pm »
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #790 em: Janeiro 29, 2016, 12:18:43 pm »
Esse navio fez-me lembrar este projecto:

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #791 em: Janeiro 29, 2016, 02:16:18 pm »
Esse navio fez-me lembrar este projecto:


De fato são bastante similares.  O Navio de Desembarque de Carro de Combate (NDCC) Almirante Saboia (G-25) é o ex-Sir Bedivere, da Royal Navy. Na MB, juntamente com o  NDCC Garcia D'Avila (G-29), o navio é empregado no transporte de tropa e carga em operações anfíbias, ribeirinhas e de Apoio Logístico Móvel.









 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #792 em: Janeiro 30, 2016, 02:58:43 am »
Fragata ‘Independência’ vai substituir a corveta ‘Barroso’ no Líbano



A Marinha do Brasil enviará a Fragata “Independência” (F-44) para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL), em substituição à Corveta “Barroso” (V-34), que tem seu retorno para o Brasil previsto para o mês de abril.

A Fragata é comandada pelo Capitão-de-Fragata Marcelo Belniaki e conta com uma tripulação de 256 militares, incluindo um Destacamento de Fuzileiros Navais e um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE), com uma aeronave UH-12 (Esquilo).

O Navio partirá da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) no dia 31 de janeiro, às 10h, para iniciar a sua primeira participação em uma Missão de Paz. Após o suspender, fará escalas logísticas nos portos de Natal (Brasil), Praia (Cabo Verde), Las Palmas (Espanha) e Toulon (França), com a previsão de chegar em Beirute (Líbano), sua base principal, no dia 08 de março.

A UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e conta com a participação de diversos países, incluindo o Brasil, e é composta por cerca de 12 mil militares e policiais, além de funcionários civis.

A Marinha do Brasil, no dia 29 de setembro de 2011, foi autorizada pelo Congresso Nacional a enviar um Navio para integrar essa Força-Tarefa. Desde então, um Navio da Marinha do Brasil se faz presente naquela região, contribuindo para a segurança das fronteiras marítimas do Líbano, com vistas a evitar o ingresso ilegal de armas ou materiais correlatos naquele país, e incrementar o adestramento dos quadros da Marinha de Guerra Libanesa.




Fonte:  http://www.naval.com.br/blog/2016/01/29/fragata-independencia-vai-substituir-a-corveta-barroso-no-libano/
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #793 em: Fevereiro 05, 2016, 11:26:36 am »
Espero que não tenha acontecido nada ao marinheiro em questão. Terá sido a munição?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #794 em: Fevereiro 05, 2016, 01:00:30 pm »
Vossemecê sabe muito sobre M2 mas qual a relevância de tudo isso quando a arma no video é um Oerlinkon de 20 mm?

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