Eleições presidenciais na Venezuela

  • 1 Respostas
  • 3254 Visualizações
*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
Eleições presidenciais na Venezuela
« em: Dezembro 03, 2006, 01:43:24 am »
Citar
Presidenciais venezuelanas
Emigrantes portugueses temem resultados eleitorais
Vários emigrantes portugueses na Venezuela receiam as consequências dos resultados das eleições de domingo. Muitos temem a existência de confrontos que possam afectar a segurança da sua família e negócios.

«Estou um bocadinho assustado porque vejo que o panorama está ficar mau, há uma guerra (entre candidatos) que não vai terminar no dia das eleições e, por desgraça, no caso de existirem conflitos, nós, como comunidade é que vamos pagar as favas», disse Olívio dos Santos, presidente da Associação Civil Filhos do Faial.

«Quando se registam conflitos no país, quando as pessoas saem à rua, quem sobre as aflições somos nós, empresários e comerciantes, porque estamos na linha da frente, e vão sempre contra a empresa privada, atacam os comércios», explicou.

Apesar de considerar que o respeito e o carinho dos venezuelanos pela comunidade portuguesa pode ser atenuante este empresário português opina que é preciso seguir com atenção todo o processo.

«Acho que muitos portugueses e venezuelanos vão votar, muito mais do que antes, mas agora não por simpatia, mas por necessidade, porque há muita coisa em jogo nestas eleições», frisou.

Olívio dos Santos defendeu ainda que «o sistema democrático na Venezuela deve entrar numa nova fase, ir mais ao social e superar a divisão brutal que existe na sociedade onde na mesma família há opiniões desencontradas».    

Comerciante em Caracas, Olívio dos Santos é da opinião de que, apesar de tudo, «teria que pensar muito antes de regressar a Portugal porque saí com uma lágrima atravessada nos olhos, forçado pela falta de oportunidades e não gostaria que os meus filhos e netos vivessem com limitações, nem que tivessem que obedecer a um sistema (de governo) seja ele qual for».    

Por outro lado, José Barreiro, comerciante natural do Minho, radicado na Venezuela há 28 anos, diz-se «preocupado pela rentabilidade dos negócios, porque têm baixado» e pela «insegurança que cada dia é mais evidente».        

Vários emigrantes portugueses manifestaram à agência Lusa estar preocupados com o que poderá acontecer depois de serem divulgados os resultados das eleições do dia 3 de Dezembro, sobretudo com a possibilidade de se registarem confrontos caso algum dos candidatos não reconhecer os resultados.

Nos últimos dias simpatizantes do Governo do presidente Hugo Chávez e dos partidos políticos opositores têm apelado aos venezuelanos a saírem às ruas das principais cidades do país para defenderem os votos dos seus candidatos.

Lusa

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=12214


Para além da mais que provável vitória de Hugo Chavez, sobressai um nome de entre os vinte e dois candidatos às presidenciais venezuelanas....
Venezuela Portuguesa da Silva, uma luso-descendente (com este nome só podia ser) que teve de renunciar à nacionalidade portuguesa por imperativo constitucional para poder concorrer às eleições.

Viva a Venezuela Portuguesa. :)
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 03, 2006, 04:34:48 pm »
Que nome pobre mulher.
Cumprimentos