2ª Esquadra F-16 / Esq. 301

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« Responder #90 em: Setembro 08, 2005, 02:59:00 pm »
E a propria espanha, ta a ponderar comprar F-35
 

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dero

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60 F 35???
« Responder #91 em: Setembro 08, 2005, 02:59:41 pm »
acho 60 um nº exagerado pois em termos de euros e elevado se nos para modernizar 40 f 16`s andamos ao tio ó tio quanto mais comprar 60 avioes novos issom era no tempo dos sabres e A 7`s e q se comprava quantidades dessas agora acho inveavel e depois ha a questao dos pilotos q cada vez a menos.
se alguma vez viermos a ter 40 avioes modernos ja é im pau
 

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Rui Elias

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« Responder #92 em: Setembro 08, 2005, 04:16:54 pm »
A ideia do Typhonman é boa para esse horizonte.

Claro que ninguem sabe exactamente qual o estado da arte para 2030, mas estamos a falar de vectores actuais e dos seus correspondentes para esse período.

O Smaerd também.

Pelo ritmo a que o MLU dos F-16 estrá a decorrer, não sei se não seria preferivel acabar a 1ª esquadra e começar desde já a planificar a orçametação para a encomenda de aviões mais modernos para os anos que se sigam a 2020.

Mas entretanto, acho que seria preferivel continuar essa modernização e asegurar pelo menos as 2 esquadras previstas, se bem que eu as considere insuficientes, agravado pelo facto de não termas reabastecedores que permitiria a multiplicação das forças.

Com 40 F-16, nunca teremos superioridade aérea ou nem sequer supremacia, dada a modernidade dos caças dos países vizinhos (se tirarmos Marrocos).

Por isso acho que um planeamento atempado, planos financeiros, planeamento ao nível de preparação de recursos humanos e disponibilidade financeira, para além da vontade politica, deriam para Portugal poder contar com 60 caças de bom nível, e de preferência uma pequena esquadra de 15 aviões de ataque.

__________


A notícia da FAM limita-se a transcrever uma entrevista dada pelo Ministro há uns meses.

Mas posteriormente ele referiu que todos os programas em curso seguirão.

Pelo menos as OHP virão em 2006 (parece que chegará primeiro a FFG 14 e depois a FFG 12), e o programa MLU dos F-16 continua.

O que parece estar mais atrasado e indefinido é o fornecimento dos 300 PandurII. :?
 

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komet

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« Responder #93 em: Setembro 08, 2005, 04:31:19 pm »
dero cuide mais do seu português  :lol:
"History is always written by who wins the war..."
 

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typhonman

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« Responder #94 em: Setembro 08, 2005, 05:43:10 pm »
Komet, pensei que fosse cirilico.. :lol:
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #95 em: Setembro 08, 2005, 06:05:23 pm »
O rapaziada, pelo menos ele está a esforçar-se para nós o entender-mos melhor. Dá para perceber que está a tentar integrar-se no forum (o que eu aplaudo)! Se o ppl fosse um pouco menos radical se calhar isto corria muito melhor!  :twisted:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Luso

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« Responder #96 em: Setembro 08, 2005, 09:56:53 pm »
Fala-se demasiado em números, creio eu.
Têem demasiada importância para um pequeno país como o nosso e com as condições geográficas que temos. Mais que números de esquadras preferiria discutir doutrinas.
Deixo aqui uma sugestão: a estrutura militar alemã após a Primeira Guerra Mundial. Quadro de alta qualidade e previsão de rápida e eficaz espansão. Doutrinas não convencionais...

Já agora, quantas SDB pode transportar um F16 e eventualmente um F36?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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typhonman

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« Responder #97 em: Setembro 08, 2005, 10:11:51 pm »
Small Diameter Bombs? Isso não e´so para F22 e F35 para o Bomb Bay?
 

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Luso

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« Responder #98 em: Setembro 08, 2005, 10:18:53 pm »
As SDB é para todos os aviões que as puderem carregar. Ou melhor para todos os que as quiserem comprar e o governo americano deixar.
O F15E já foi certificado (creio eu) para carregar uma série delas.
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typhonman

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« Responder #99 em: Setembro 08, 2005, 10:45:44 pm »
Luso quais sao as vantagens das SDB em relação a JDAM?
 

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Luso

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« Responder #100 em: Setembro 09, 2005, 12:21:16 pm »
A SDB é uma JDAM mais pequena, com cento e tal quilos de peso, e concebida para provocar o mesmo estrago que uma bomba de 907kg (!) pelo que li (como o consegue não sei). Terá eventualmente um kit com asas. Há um link de um video postado recentemente e creio que é de uma SDB. Também creio que o rack para estas SDB é para 4 unidades.
Se um F16 transportar 16 destas armas para destruir 16 alvos distintos é uma capacidade interessante.
O problema é o sinal do gps...
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Rui Elias

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« Responder #101 em: Setembro 09, 2005, 01:52:59 pm »
Discutir doutrinas, para além dos números seria interessante, se antes se pudesem discutir também politicas de Defesa e opções políticas para os tornar consequentes.

O problema é que o poder político fez isso com o famoso CEDN, que servia para apontar caminhos, e depois verificou-se que a LPM aprovada em quase nada respondia ao que o CEDN preconizava.
 

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typhonman

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« Responder #102 em: Setembro 09, 2005, 02:22:30 pm »
Para mim é um erro a FAP comprar Gbus, bombas guiadas por laser..GPS é o que está a dar.
 

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NVF

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« Responder #103 em: Setembro 09, 2005, 03:57:36 pm »
Citação de: "Typhonman"
Para mim é um erro a FAP comprar Gbus, bombas guiadas por laser..GPS é o que está a dar.


As LGB ainda sao muito utilizadas. Alias, ate' ha' modelos que combinam as 2 tecnologias de guiamento (o laser e o GPS); sendo o GPS utilizado somente quando as condicoes atmosfericas nao permitem a utilizacao do laser (leia-se, quando nao se consegue ver o alvo). Alem de que o laser e' mais "independente" (nao depende do GPS americano).
Talent de ne rien faire
 

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typhonman

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« Responder #104 em: Setembro 09, 2005, 04:03:31 pm »
Pois isso é verdade.