EUA guardam armas nucleares na Europa

  • 0 Respostas
  • 1804 Visualizações
*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
EUA guardam armas nucleares na Europa
« em: Fevereiro 09, 2005, 05:51:41 pm »
09/02/2005 - 13h18
Grupo independente diz que EUA guardam armas nucleares na Europa
da Folha Online

O Conselho de Defesa dos Recursos Nacionais, organização independente de controle de armas, afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos ainda guardam 480 mísseis nucleares na Europa, número duas vezes superior às estimativas prévias de analistas.

Segundo o relatório do grupo, as armas estão armazenadas em oito bases, distribuídas pela Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália, Reino Unido e Turquia. É na Alemanha que há maior concentração de armas, onde existem, pelo menos, 150 bombas guardadas. O país também detém três bases nucleares, e duas estão em total operação.

Cerca de 110 bombas estão armazenadas na base britânica em Lakenheath, segundo o texto. A Itália e a Turquia detêm 90 armas nucleares, enquanto a Bélgica e a Holanda guardam 20 bombas.

"O número atual de bombas é de dois a três vezes maior que as estimativas feitas por analistas ligados a ONGs (organizações não-governamentais) durante a segunda metade da década de 90", afirma o relatório. De acordo com o grupo, essas estimativas foram realizadas com base em informações públicas sobre a capacidade de cada base nuclear.

O texto afirma que o acúmulo de armas acaba por atrapalhar os esforços para a constituição de relações estáveis com a Rússia, e mina o direito dos americanos e europeus de pedirem a outros países que abandonem os seus respectivos programas nucleares.

"A administração [do presidente George W.] Bush e a Otan devem tratar desse assunto como de interesse à segurança global, e os EUA deveriam retirar todas as armas nucleares da Europa", afirma o relatório.

A publicação do texto coincide com a reunião da Otan, que inclui os ministros da Defesa de vários países e também o secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld. O encontro da aliança, que começou hoje, tem duração de dois dias e foi organizado em Nice, na França.