P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

  • 632 Respostas
  • 104365 Visualizações
*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #375 em: Setembro 02, 2023, 12:34:30 pm »
Não há P8 porque não é da Embraer
Uma coisa nao tem nada a haver com outra sao aeronaves para missoes diferentes o caso que aqui relatas penso que fales do KC,...mas dou te uma novidade o nosso KC pode tambem fazer esse tipo de missao, obviamente limitado em certos aspectos mas desempenha algumas das missoes que os p 3 orion e
C  295 fazem... portanto nao me importava nada que fossemos abencoados com meia duzia de  P8's  mas é a realidade a vinda destes 3 P3 orion em condicoes de voo penso que veem acrescentar algum valor....mais prontidao, mais solucoes...e os restantes 3 para servir de mulas...e o restante do pacote a meu ver um bom negocio pelos valores apresentados.
« Última modificação: Setembro 02, 2023, 12:38:19 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #376 em: Setembro 02, 2023, 12:56:44 pm »
Permitem-me ir na direcção contrária. Isto não tem nada de inteligente ou racional. Isto foi apenas mais um desenrascanço à tuga e mais um empurrar com a barriga para a frente. Como já é caracteristico das "inteligências" que vegetam lá dentro daquilo que é um simulacro de forças armadas.
 Nada disto faz sentido. Há dinheiro para investir neste vector (e noutros) do P-8A. Há! Não há é vontade política e as chefias militares não fazem força para isso, porque eles não estão lá para lutar pela prontidão, operacionalidade e dignidade da instituição. Estão lá é para cuidar das carreiras e irem para a reforma com o máximo que puderem. E por isso não estão para levantar ondas com os políticos e arriscar a qualidade de vida após a reforma. O sistema é perverso, está podre e montado para que isto vá se deteriorando gradualmente.

 Cinco P-8 + sistemas + armamento + contratos de manutenção + infraestruturas para os acolher etc. Custam uma fracção daquilo que muitas medidas inúteis e decisões que os governos tomam para agradar a determinadas clientelas políticas. Se não se investe num meio capaz de assegurar a nossa soberania marítima de forma efectiva por 40 anos é só por falta de vontade política e não por falta de dinheiro. O dinheiro que vai ser esbanjado por exemplo no PRR em "coisas" que claramente não irão trazer nenhum retorno para a economia e para a população. Daria para adquirir 24 F-35's, 5 P-8's, 4 fragatas, 1 LPD, 1 AOR, mais 2 Sub's sem afectar muito as contas públicas e ainda sobraria muito dinheiro.

Eu acredito "piamente" que foi esta a base de pensamento para esta aquisição.

Mas é verdade que fazem falta com alguma urgência. Como outras coisas. Resta saber se isto é mais um caso "patrulhas Tejo" ou se foi uma boa aquisição no momento.
De qualquer forma, acumulam situações de necessidade de meios novos, nomeadamente na Marinha onde as verbas necessárias são maiores, indo tudo sendo atirado para a década de 30.
Depois no fim dessa década o que haverá de novo?
- Mais navios em 2ª mão para compromissos NATO e, outros navios patéticos para "soberania" num País que perdeu esse valor, até em alguns casos dentro das próprias FA.
- MLU atrasadíssimo dos F16, ou centrados numa frota com metade dos meios aéreos actuais nova por causa da NATO e, outra metade desatualizada até para a tal "soberania" porque não fazem o MLU.
- Aviões de patrulha marítima novos se forem dos comparsas da Embraer, pela obvia ligação politica, apesar de ser com um País do BRIC e anti ocidente, senão para virem mamar na Europa. Porque este frota de P3 se durar até meio dessa década é milagre
- Os submarinos terão 30 anos

Entretendo teremos os actuais gosmas retirados destes problemas todos que ai virão, com as suas boas vidas dos bons negócios que fizeram para si e um País cada vez menos capacitado, menos soberano, mais  vassalo a interesses políticos pessoais, pois é esse caminho que está a construir.

A única maneira de não pressionar tanto essa década era a aquisição de pelo menos 2 Fragatas até ao fim desta década, em vez do dinheiro gasto em fragatas sem cura e, navio logístico, que podia ser 2 em 1 no caso dos Crossover e, o fazer o MLU dos F16 em vez de comparar tucanitos para coisas vagas e ficar agarrado a eles. Já nem falo das pequenas despesas de equipar devidamente as Pandur e Vantac.
Depois na década de 30 ainda assim faltará substituir as outras fragatas e tudo o mais que andará a cair por essa altura.
Tirar da cabeça a mania de 5 grandes fragatas idênticas, isso é um pretexto para não fazer nada. Pois nunca irá acontecer, olhando para tudo que falta.

Mas estes gajos não pensam no futuro, pensam nos seus interesses. E outros que por cá andam devem estar a gozar o panorama de alguns revoltados com o interesse pessoal politico e empresarial estrar acima do interesse de soberania nacional, como se gozassem numa violação. São os piratas que permitimos em casa
Concorde se ou nao ha muito ainda por fazer no programa LPM, mas nao podemos querer tudo ao mesmo tempo isto tem seus timings, ha uma maior corrida a armamento por todos os paises onde se inclui Portugal, a questao é mais de em determinada altura ou momento houve avancos na compra de alguns meios, mas depois a conjuntura politica ou do momento de portugal obrigou a cancelar outras, a vinda dos F 16, a compra dos merlin, a compra dos submarinos, a compra dos c 295, a compra dos koala, a compra das vantac, a compra dos leopard, a compra dos KC, entre outros...mas a desistencia dos programas do A400M, a desistencia do programa do NH90, o acabar com o  processo da criacao da  Aviação Ligeira do Exercito, em que só ha um tempo a esta parte se coloca novamente em possibilidade, a compra dos helis de evacuação que acredito estara para breve o anuncio do heli vencedor, a compra dos ST para colmatar  o fim dos  alfajet, peca por tardio, e sinceramente nao acho que seja a melhor opção mas é melhor ter este que nao ter nenhum, o navio reabastecedor é uma vergonha, limita em muito uma esquadra na projecção de forças, a modernizacao dos f 16 para block 70 será para quando??
Estes e outros assuntos relacionados estão ha muito parados, a ver se vemos alguma luz...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5543 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #377 em: Setembro 02, 2023, 01:13:08 pm »
Não há P8 porque não é da Embraer
Uma coisa nao tem nada a haver com outra sao aeronaves para missoes diferentes o caso que aqui relatas penso que fales do KC,...mas dou te uma novidade o nosso KC pode tambem fazer esse tipo de missao, obviamente limitado em certos aspectos mas desempenha algumas das missoes que os p 3 orion e
C  295 fazem... portanto nao me importava nada que fossemos abencoados com meia duzia de  P8's  mas é a realidade a vinda destes 3 P3 orion em condicoes de voo penso que veem acrescentar algum valor....mais prontidao, mais solucoes...e os restantes 3 para servir de mulas...e o restante do pacote a meu ver um bom negocio pelos valores apresentados.

Eu só quis dizer que se a Embraer fabricasse os P8 dinheiro não ia faltar.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #378 em: Setembro 02, 2023, 04:25:58 pm »
Não há P8 porque não é da Embraer
Uma coisa nao tem nada a haver com outra sao aeronaves para missoes diferentes o caso que aqui relatas penso que fales do KC,...mas dou te uma novidade o nosso KC pode tambem fazer esse tipo de missao, obviamente limitado em certos aspectos mas desempenha algumas das missoes que os p 3 orion e
C  295 fazem... portanto nao me importava nada que fossemos abencoados com meia duzia de  P8's  mas é a realidade a vinda destes 3 P3 orion em condicoes de voo penso que veem acrescentar algum valor....mais prontidao, mais solucoes...e os restantes 3 para servir de mulas...e o restante do pacote a meu ver um bom negocio pelos valores apresentados.

O que o P44 disse, acaba por ser a realidade, que na presente LPM, praticamente só se gasta dinheiro em meios de uma determinada empresa. E não estamos a falar de valores baixos, serão mais de 1000 milhões, portanto 1/5 da totalidade da LPM, e aproximadamente 50% da verba disponível para aquisição de meios.

Com a agravante que um desses meios (KC-390) afinal é muito mais caro do que inicialmente se pensava (o custo unitário quase duplicou), e o outro programa é para aeronaves que supostamente seriam em segunda-mão e baratas, e afinal vai custar mais de 200 milhões, e virão executar uma missão de nicho que podia ser feita com meios mais versáteis.

E não, o KC-390 não faz o mesmo que o C-295 e muito menos que o P-3. Tem capacidade para ser empregue em SAR, mas isso até um F-16 ou um drone ou qualquer meio aéreo com acesso a um FLIR/targeting pod pode fazer. Com a agravante que o custo de um único KC-390, dá para pagar aproximadamente 3 C-295. É preciso entender a diferença entre usar os meios que se tem à mão para "desenrascar", e adquirir propositadamente um meio (caro e inferior para aquele fim, no caso do KC-390).

Felizmente, o KC-390 base é tão caro, que uma futura versão MPA, com capacidade ASW e ASuW, ficará por aproximadamente o mesmo preço do P-8, e portanto, se for para se gastar dinheiro nessa altura, a escolha terá que ser forçosamente o muito superior P-8.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #379 em: Setembro 02, 2023, 09:55:47 pm »
DC como disse o KC pode fazer algumas missoes que tanto P3 como c 295 fazem, nao disse que o faz ou cumpre todas as missoes pois é um aviao muito diferente para cumprir outras missoes, mas SAR e patrulhamento assim como fiscalização pode fazer, isso nao implica que o faça,
é  verdade, mas nao estou a ver um F 16 lancar botes de borracha... :mrgreen: enfim como aqui o que interessa é a compra destes P3 penso a meu ver um negocio de ocasiao...pena é que portugal ppdia tambem comprar os super lynx alemães....mas pronto nao podemos ter tudo....
Bom fim de semana
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #380 em: Setembro 02, 2023, 11:55:47 pm »
Mesmo em patrulha marítima, fiscalização e SAR, não faz o mesmo que um C-295 ou P-3 dedicados à função. Desde logo pelas limitações que o KC terá, quando comparado com as aeronaves que possuem um radar dedicado para a função. É preciso compreender a diferença entre desenrascar na função, ou complementar os meios existentes dedicados, com "fazer o mesmo".

Sim, o F-16 não pode lançar um kit de salvamento. Mas não é impossível desenvolver tal coisa. Já que já existem kits de vários tamanhos para drones e outras aeronaves. Agora imaginar desnevoler um kit para especialmente aerodinâmico para poder ser lançado de F-16. Teríamos uma aeronave com capacidade de salvar vidas, com um tempo de resposta muito inferior a qualquer outra aeronave (mach 1.5 to the rescue  :mrgreen:).

Mas falando mais a sério:
https://www.popsci.com/technology/tekever-ar5-rescue-drone/

Isto para SAR de curto/médio alcance. Criminoso é não ter disto a complementar o dispositivo SAR.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

os_pero

  • Membro
  • *
  • 243
  • Recebeu: 100 vez(es)
  • Enviou: 42 vez(es)
  • +244/-15
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #381 em: Setembro 04, 2023, 12:16:53 pm »
Não há P8 porque não é da Embraer
Uma coisa nao tem nada a haver com outra sao aeronaves para missoes diferentes o caso que aqui relatas penso que fales do KC,...mas dou te uma novidade o nosso KC pode tambem fazer esse tipo de missao, obviamente limitado em certos aspectos mas desempenha algumas das missoes que os p 3 orion e
C  295 fazem... portanto nao me importava nada que fossemos abencoados com meia duzia de  P8's  mas é a realidade a vinda destes 3 P3 orion em condicoes de voo penso que veem acrescentar algum valor....mais prontidao, mais solucoes...e os restantes 3 para servir de mulas...e o restante do pacote a meu ver um bom negocio pelos valores apresentados.

Eu só quis dizer que se a Embraer fabricasse os P8 dinheiro não ia faltar.

Não quero entrar em conflito com ninguém mas esse discurso já existiu aqui (FORUM) pelo menos com a Leonardo, e parece voltar sempre que há mais do que um negocio com uma Marca
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #382 em: Setembro 04, 2023, 12:41:50 pm »
Esse discurso é apenas usado por alguns, que gostam de usar falsas equivalências. Por exemplo os produtos adquiridos da Leonardo, foram todos com concurso, ao contrário dos meios adquiridos/a adquirir à Embraer.

Houve sempre conversas de que o modelo preferido a adquirir seria a aeronave X ou helicóptero Y, da Leonardo, mas isso sempre foi mais fruto da preferência pelas aeronaves em si face à concorrência. Da mesma forma que a FAP prefere o F-35, não por ser da Lockheed Martin mas por ser o F-35, também havia a preferência pelo M-346 por ser o líder do mercado com provas dadas, ou um helicóptero da Leonardo por questões logísticas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4078
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2198 vez(es)
  • +5704/-2815
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #383 em: Setembro 04, 2023, 02:57:04 pm »
Não existe mal em preferencias. O que pode haver de errado será nas reais razões das preferencias
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #384 em: Setembro 04, 2023, 04:34:08 pm »
Um passarinho contou-me que, provavelmente, estes vão para uma segunda esquadra a sediar nas Lajes.  :mrgreen:


Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #385 em: Setembro 04, 2023, 04:42:18 pm »
Um passarinho contou-me que, provavelmente, estes vão para uma segunda esquadra a sediar nas Lajes.  :mrgreen:


Saudações  :mrgreen:

Ou isso ou vêm aviões de outras nações fazer o nosso trabalho!

Mas continua por resolver o problema de existirem aviões de caça na mesma base permanentemente. E por falar nisso estão a chegar Tornados (avião lindo , coisa que já não vi há muito tempo especialmente italianos.
« Última modificação: Setembro 04, 2023, 05:02:07 pm por oi661114 »
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #386 em: Setembro 04, 2023, 07:54:38 pm »
Um passarinho contou-me que, provavelmente, estes vão para uma segunda esquadra a sediar nas Lajes.  :mrgreen:


Saudações  :mrgreen:

Ou isso ou vêm aviões de outras nações fazer o nosso trabalho!

Mas continua por resolver o problema de existirem aviões de caça na mesma base permanentemente. E por falar nisso estão a chegar Tornados (avião lindo , coisa que já não vi há muito tempo especialmente italianos.

Para que é que você precisa disto?
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #387 em: Setembro 04, 2023, 08:52:06 pm »


Para que é que você precisa disto?

Qual é o avião que faz a proteção do espaço aéreo e qual o tempo de resposta para os F-16 sitos em Monte Real para um problema nos Açores? (para não falar em raio de ação)
Querem ter uma base aérea e controlar o espaço aéreo e marítimo (ainda se tivessem meios navais suficientes e em condições nos Açores e Madeira...) , mas não querem gastar dinheiro e ficam sempre à espera que alguém venha resolver os problemas.
« Última modificação: Setembro 04, 2023, 08:53:28 pm por oi661114 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

os_pero

  • Membro
  • *
  • 243
  • Recebeu: 100 vez(es)
  • Enviou: 42 vez(es)
  • +244/-15
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #388 em: Setembro 04, 2023, 11:21:54 pm »


Para que é que você precisa disto?

Qual é o avião que faz a proteção do espaço aéreo e qual o tempo de resposta para os F-16 sitos em Monte Real para um problema nos Açores? (para não falar em raio de ação)
Querem ter uma base aérea e controlar o espaço aéreo e marítimo (ainda se tivessem meios navais suficientes e em condições nos Açores e Madeira...) , mas não querem gastar dinheiro e ficam sempre à espera que alguém venha resolver os problemas.

Até certo ponto pode ter razão mas a verdade é, que País tem capacidade para amear de surpresa os Açores sem antes passar por território aliado?
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #389 em: Setembro 04, 2023, 11:34:58 pm »
Bem vindos a Portugal, cuja estratégia de defesa nacional não existe.

Não ter uma parelha (ou duas, QRA + reserva) de F-16 destacada nos Açores e na Madeira, prende-se essencialmente por dois factores: dinheiro e falta de meios. Falta de dinheiro não é preciso explicar, já a falta de meios atinge toda a "cadeia" por trás da aviação de caça em Portugal, desde a falta de mecânicos, à falta de pilotos, até ao número forçosamente reduzido de caças (e ao seu armamento!). Essencialmente é a história da manta, para tapar um lado (Açores) destapam do outro.

Soluções há essencialmente duas:
-ou compras mais caças (e aqui seria adquirir os F-35 o quanto antes, numa quantidade superior aos F-16 que substituiriam, e com a sua vinda, teríamos 19 F-16 PA I + 12/16 F-35A) e reforças a quantidade de pessoal necessário para os caças "funcionarem", e assim a margem de manobra para destacar F-16 fora de MR é maior
-ou como a primeira solução é improvável, compras 2 MRTTs (e entras no grupo MMF da NATO), para esticar as pernas dos F-16 sediados em Monte Real, e permitir que, se por alguma razão as pistas nos Açores estejam comprometidas, eles consigam voltar para casa após a missão.

Idealmente teríamos estas duas soluções combinadas, com caças destacados + MRTT para o caso da coisa ficar mais séria. Mas em Portugal isto não é realista com a actual política de defesa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF