6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

  • 3705 Respostas
  • 520596 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #60 em: Fevereiro 25, 2019, 07:41:19 pm »
Caro typhonman e eu disse alguma vez disse que tu disseste que "eram para ser Black Hawnk em vez de EC-635"?

Essas 'estórias' do Portas são todas muito engraçadas, mas o que é factual é que ele cancelou o EC635 e se tinha intenções de adquirir Black Hawk em vez de NH90 então devia ter cancelado este último, no entanto não o fez.

Caro, eu disse que o Exército se lamentava por não ter comprado os UH-60, e você diz-me que os UH-60 "nem são da mesma categoria"...

Claro que se se comprasse UH-60 não se compravam os NH-90, decisão esta que foi tomada 12 anos depois, resultanto de 0 helis para o Exército.

Essa será uma lacuna que as nossas FA irão ter sempre, não ter um heli utilitário médio digno desse nome.

Mas como eu digo, somos umas 2 ou 3 dezenas de pessoas que se preocupam com isso aqui no FD, o resto não quer saber.

As chefias dizem que sim a tudo, por isso.. siga !

Abraço ( NVF, assunto sanado),

Cheers
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #61 em: Fevereiro 25, 2019, 10:27:14 pm »
Caro typhonman, se ao menos tivesses olhado com atenção para o post anterior ao teu (que até estava na tua citação) este 'mano-a-mano' nem teria ocorrido. Quanto a mim, não houve assunto nenhum digno de nota.  :G-beer2:

Quanto à lacuna dos helis médios que referes, só aconteceu a partir da retirada dos Puma. As chefias deviam ter acautelado esse detalhe mas, como era mais importante, em termos estratégicos, mantermos meios SAR próprios a operar nas nossas FIR, optaram por um aparelho maior. Mas o maior problema, quanto a mim, é que mesmo que tivéssemos aparelhos médios, fossem eles Puma, NH90, ou Black Hawk, provavelmente estariam na mesma situação dos Merlin: falta de tripulações, de sobresselentes e de motores. Isto independentemente de os aparelhos estarem sob alçada da FAP ou do Exército, pois o Exército tem um problema com a sua frota de Leopard 2 semelhante ao que a FAP tem com os Merlin.

Mas, já agora, deixo aqui uma sugestão, baseada na recente proposta espanhola à Coreia do Sul para troca de equipamento. Como ninguém parece saber muito bem o que fazer com os monos dos Kamov, porque não propor à Coreia do Sul a troca dos nossos 5 ou 6 Kamov por 6, 8, ou mesmo 10 dos seus KUH-1 Surion (baseados no Puma)? Mesmo que tivéssemos que pôr algum dinheiro, era capaz de se conseguir ficar com uma frota interessante de helis médios. Recorde-se que a Coreia utiliza os Kamov para CSAR e o KUH-1 Surion até tem uma versão de combate a incêndios florestais.
Talent de ne rien faire
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #62 em: Fevereiro 25, 2019, 10:40:32 pm »
Caro typhonman, se ao menos tivesses olhado com atenção para o post anterior ao teu (que até estava na tua citação) este 'mano-a-mano' nem teria ocorrido. Quanto a mim, não houve assunto nenhum digno de nota.  :G-beer2:

Quanto à lacuna dos helis médios que referes, só aconteceu a partir da retirada dos Puma. As chefias deviam ter acautelado esse detalhe mas, como era mais importante, em termos estratégicos, mantermos meios SAR próprios a operar nas nossas FIR, optaram por um aparelho maior. Mas o maior problema, quanto a mim, é que mesmo que tivéssemos aparelhos médios, fossem eles Puma, NH90, ou Black Hawk, provavelmente estariam na mesma situação dos Merlin: falta de tripulações, de sobresselentes e de motores. Isto independentemente de os aparelhos estarem sob alçada da FAP ou do Exército, pois o Exército tem um problema com a sua frota de Leopard 2 semelhante ao que a FAP tem com os Merlin.

Mas, já agora, deixo aqui uma sugestão, baseada na recente proposta espanhola à Coreia do Sul para troca de equipamento. Como ninguém parece saber muito bem o que fazer com os monos dos Kamov, porque não propor à Coreia do Sul a troca dos nossos 5 ou 6 Kamov por 6, 8, ou mesmo 10 dos seus KUH-1 Surion (baseados no Puma)? Mesmo que tivéssemos que pôr algum dinheiro, era capaz de se conseguir ficar com uma frota interessante de helis médios. Recorde-se que a Coreia utiliza os Kamov para CSAR e o KUH-1 Surion até tem uma versão de combate a incêndios florestais.

Cheers mate !

Relativamente aos Kurion, não sei até que ponto seria interessante em termos logísticos e de peças...

Poderia-se era voltar aos "velhos tempos", como fizemos com a RDA e EUA, ceder a BA11 aos Coreanos ou ao pessoal de Singapura para voarem T-50 ou F-15S e com o pagamento da base, esse dinheiro seria destinado a modernização da FAP.

Os espanhois propuseram melhor, eles compravam T-50 e a Coreia comprava A-400M. Nós só temos NPO para oferecer.

Cump,


(Já agora, alguem me consegue explicar do que se trata o complexo "PUMA") ?



« Última modificação: Fevereiro 25, 2019, 10:42:43 pm por typhonman »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #63 em: Fevereiro 26, 2019, 02:33:30 pm »
Um pouco oFF topic, ou nem por isso.


[size=2.4rem]Denmark cannot do tactical transportation with AW101[/size]Denmark has a different helicopter but many of the same problems. Denmark bought 14 AW101 Merlin helicopters (EH101) from Italian producer AgustaWestland in 2001. Eight of these were intended for maritime search-and-rescue, and six were to be used for tactical transportation tasks for the Army. However, Denmark has only been able to get about 3,500 flight hours out of the fleet annually, which is much below the required 5,200 hours. This has meant that only the SAR tasks have been solved systematically, and that Denmark has more or less given up on the prospect of using the helicopters for tactical transportation.[/font][/size][size=2.4rem]
[/size]Heavy maintenance requirements and lack of spare parts means that the operating costs of the helicopter are high. Many numbers have circulated regarding the cost of a flight hour, but the most recent one from 2014 is just short of 100,000 DKK per hour. Furthermore, the collaboration environment between Denmark and the producer of the helicopter is not particularly good, after AgustaWestland – now branded as Leonardo Helicopters – threatened not to provide spare parts for the helicopter if Denmark didn’t delete a 500 million DKK countertrade requirement that was in the procurement contract.[/i][/size][/color]
[/size]In the new Danish political defense agreement, there is a decision to look closer into the lack of tactical transportation helicopters. If the analyses finds it unlikely that EH101 can begin to deliver the required flight hours, the politicians indicate that alternative solutions need to be considered. Danish defense blog nytkamply.dk speculates that Denmark could imitate Sweden and make a quick move to purchase Black Hawk helicopters."[/i][/size][/color]
[/size][/color]
[/size][/color]
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8606
  • Recebeu: 3217 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6467
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #64 em: Fevereiro 26, 2019, 02:55:15 pm »
Apesar dos problemas ainda foram dar uma voltinha ao Afeganistão. Os nossos são para "consumo interno"...  :mrgreen: :mrgreen:



Por falar em Pumas...  :mrgreen: :mrgreen:


Cumprimentos

P.S. E aparentemente os Suecos estão satisfeitos com os seus Black Hawk.

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3512 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #65 em: Fevereiro 26, 2019, 09:25:14 pm »

P.S. Dizem as "más-línguas" que a Leonardo já estará a trabalhar com vista a atender as satisfações do Ministério da Defesa Português por um Koala a esteróides, tendo o projecto a designação inicial não-oficial de "Super Koala"...

Imagens inéditas e em primeira mão  :mrgreen:



Está uma fofura. :mrgreen: No entanto para o que pretendemos imaginava-o de óculos de sol, musculado e com uma tatuagem a dizer "Amor de Mãe" ou "RCA 2019". :mrgreen:


(Já agora, alguem me consegue explicar do que se trata o complexo "PUMA") ?

"Complexo Puma": condição psicológico-política que assola parte da classe política actual e chefias militares que julgam, ou acham, que todo o helicóptero que pretendamos adquirir e se assemelhe em dimensões, peso e capacidade ao nosso saudoso SA-330S1 Puma é pesado demais - e para isso já existe o EH-101-, deixando-nos efectivamente sem um helicóptero militar de porte médio e entregue aos extremos entre o ligeiro (ALIII, Koala e Super Lynx) e o pesado (Merlin).

Exemplos práticos (e recentes) dos seus efeitos:

NH90? Ficou muito caro para o erário público português sem nunca ter sequer aparecido um só por cá, nem pensar!
UH-60 Blackhawk? In your dreams, buster!
AW139/149/169? Nã, Koala a esteróides para "heli de evacuação" porque somos pobrezinhos, mas pioneiros e inteligentes.  8)


Agora é que o meu karma aqui no FD vai desta para melhor... :mrgreen:

« Última modificação: Fevereiro 26, 2019, 09:29:08 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, PereiraMarques, oi661114, jorgeshot1

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #66 em: Fevereiro 26, 2019, 09:33:38 pm »

P.S. Dizem as "más-línguas" que a Leonardo já estará a trabalhar com vista a atender as satisfações do Ministério da Defesa Português por um Koala a esteróides, tendo o projecto a designação inicial não-oficial de "Super Koala"...

Imagens inéditas e em primeira mão  :mrgreen:



Está uma fofura. :mrgreen: No entanto para o que pretendemos imaginava-o de óculos de sol, musculado e com uma tatuagem a dizer "Amor de Mãe" ou "RCA 2019". :mrgreen:


(Já agora, alguem me consegue explicar do que se trata o complexo "PUMA") ?

"Complexo Puma": condição psicológico-política que assola parte da classe política actual e chefias militares que julgam, ou acham, que todo o helicóptero que pretendamos adquirir e se assemelhe em dimensões, peso e capacidade ao nosso saudoso SA-330S1 Puma é pesado demais - e para isso já existe o EH-101-, deixando-nos efectivamente sem um helicóptero militar de porte médio e entregue aos extremos entre o ligeiro (ALIII, Koala e Super Lynx) e o pesado (Merlin).

Exemplos práticos (e recentes) dos seus efeitos:

NH90? Ficou muito caro para o erário público português sem nunca ter sequer aparecido um só por cá, nem pensar!
UH-60 Blackhawk? In your dreams, buster!
AW139/149/169? Nã, Koala a esteróides para "heli de evacuação" porque somos pobrezinhos, mas pioneiros e inteligentes.  8)


Agora é que o meu karma aqui no FD vai desta para melhor... :mrgreen:



O teu Karma está sempre cá em cima meu caro.

Obrigado pela explicação do complexo PUMA.

Já agora, o Black-Hawk por cá é confundido com PUMA ?

Por exemplo os Dinamarqueses, estão com AW-101, MH-60R "Romeo" e devem ir de "Black-Hawk", além de possuirem os AS-350 Fennec.

Ou seja, PESADO, MÉDIO E LIGEIRO... Por cá é difícil entender este conceito. Porquê não convidar o Cravinho e o Borrego a virem a este tópico ?

 

*

Cláudio C.

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #67 em: Fevereiro 27, 2019, 12:08:01 pm »
Pese embora seja um membro pouco ativo do forum, sigo as discussões e debate do mesmos há uns 10 anos pelo menos a esta parte, pelo que estou ciente que o que abaixo escrevo não constitui novidade para a maioria dos foristas.

Dito isto, sinto-me, ainda assim, compelido a referir que quer no que toca à politica para a defesa nacional (NPO`s, MLU`s váriados, Helis, arma ligeira, etc.), quer no que respeita a outros quadrantes da sociedade e economia nacional, nunca poderemos esperar decisões ou tomadas de posição estruturais ou alterações de paradigma por parte das autoridades competentes. A classe governativa, apenas se preocupa em assegurar as suas cadeiras dos seus boys e, o peixe mais graúdo, manter a incubadora de negócios que se chama AR. Por questões profissionais lidei com essa gente durante algum tempo e, generalizando como é claro, devo dizer que foram as pessoas mais sofisticadas (no pior sentido do termo), mais cara de pau e sem sentido de honra ou compromisso que conheci ate hoje... No que depender dessa gente não esperemos nada que genuinamente defenda o interesse publico, exceptuando, claro está, se os seus interesses privados e eleitoralistas coincidam, ainda que momentaneamente, com esse desígnio que se ensina nos livros.

As vezes até me rio com as discussões e "sonhos" que temos aqui no forum sobre o reequipamento das nossas forças armadas... É que, asseguradamente, não possuem qualquer aderência com a realidade politica.

Desculpem lá o desabafo algo piroso em jeito de off topic  :mrgreen:.

Boa semana a todos.

« Última modificação: Fevereiro 27, 2019, 12:11:28 pm por Cláudio C. »
E Pluribus Unum
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #68 em: Fevereiro 27, 2019, 01:11:09 pm »
Ao contrário do CG, o meu karma já não anda por cima. Depois de tantas e memoráveis macas com nuestros hermanos, primos brasileiros, embarcações vesgas e outros que tais, eis que, pela primeira vez, o meu karma recebe os primeiros pontos negativos.  :-\ Talvez alguém do MDN tenha passado por aqui. Preciso de ver o meu terapeuta emocional rapidamente.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3512 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #69 em: Fevereiro 27, 2019, 02:56:41 pm »
Ao contrário do CG, o meu karma já não anda por cima. Depois de tantas e memoráveis macas com nuestros hermanos, primos brasileiros, embarcações vesgas e outros que tais, eis que, pela primeira vez, o meu karma recebe os primeiros pontos negativos.  :-\ Talvez alguém do MDN tenha passado por aqui. Preciso de ver o meu terapeuta emocional rapidamente.  :mrgreen:

Há por aqui um infiltrado carreirista, não tenhas dúvidas. ::)

Quando ontem reparei que num só dia tinha passado de -4 para -7 ia tendo uma crise existencial. Tive de comer uma bola de Berlim, ainda por cima com creme, a seguir ao almoço, e ainda passei a tarde toda a tentar decifrar qual o estilo de dança adoptado pelo bailarino que acompanha o Conan Osíris. Afectou e abalou-me fortemente! :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Lightning

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #70 em: Fevereiro 27, 2019, 03:16:29 pm »
Ao contrário do CG, o meu karma já não anda por cima. Depois de tantas e memoráveis macas com nuestros hermanos, primos brasileiros, embarcações vesgas e outros que tais, eis que, pela primeira vez, o meu karma recebe os primeiros pontos negativos.  :-\ Talvez alguém do MDN tenha passado por aqui. Preciso de ver o meu terapeuta emocional rapidamente.  :mrgreen:

Há por aqui um infiltrado carreirista, não tenhas dúvidas. ::)

Quando ontem reparei que num só dia tinha passado de -4 para -7 ia tendo uma crise existencial. Tive de comer uma bola de Berlim, ainda por cima com creme, a seguir ao almoço, e ainda passei a tarde toda a tentar decifrar qual o estilo de dança adoptado pelo bailarino que acompanha o Conan Osíris. Afectou e abalou-me fortemente! :mrgreen:

Admira-te, pois eu acho que há mais que um, e mais não digo, que eles andem aí !!
A bola de Berlim, ao menos estava catita ???

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8606
  • Recebeu: 3217 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6467
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #71 em: Fevereiro 27, 2019, 03:48:06 pm »
Eu só tenho 19 pelo que Já estou a frequentar a Psiquiatria do Hsb, com medicação para acalmar os nervos claro.  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já agora, não querem fazer umas trocas com os Romenos?  :mrgreen: ;)





Saudações  ;) ;D
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #72 em: Fevereiro 27, 2019, 04:29:31 pm »
Heli de evacuação  :mrgreen:

Talent de ne rien faire
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #73 em: Fevereiro 27, 2019, 05:23:44 pm »
Vocês são umas meninas!!! 8)

Aqui o cabeça tem :

+70/-70 :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3512 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #74 em: Fevereiro 27, 2019, 08:37:52 pm »
Heli de evacuação  :mrgreen:


Hahahahaha, o famoso SA-24 PumaHind!  :jok:

Então e que tal pegar nos Ka-32, colocar as batedeiras operacionais novamente, depois ver como é que os sul-coreanos os transformaram na versão HH-32 que utilizam para CSAR, e fazer o mesmo na FAP como heli de evacuação (apertada)? Ui, agora é que o meu karma ou fica mais equilibrado ou vai por aí acima. :mrgreen:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)