O que não está bem (desabafo...)

  • 3 Respostas
  • 1687 Visualizações
*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
O que não está bem (desabafo...)
« em: Junho 30, 2010, 11:31:16 am »
Bom dia para todos,

Abro este tópico de maneira a poder dar a minha visão das coisas. Com efeito, nasci em França
e sempre lá vivi até 2006, no entanto tive sempre muitas ligações com Portugal no qual passava
cá todas as minhas férias, mas não só, sempre li muito acerca do nosso país na Internet e em
livros, etc... Porventura a minha permanência duradoura no estrangeira permitiu forjar o pensamento
que aqui vou descrever.

Tenho orgulho no meu país e gosto de Portugal, mas muitas coisas são feitas a balda sem um
mínimo de qualidade e sem o sentido de comunidade. Sei que é fácil de falar e de escrever em fórums
na net no entanto quero salientar os seguintes aspectos:

1º Somos o país dos coitadinhos
Quando se entrevista gente na rua, muitos dizem que somos pobres mas honestos. Somos pobres é de
espírito, que a maior parte de nós na faz nada para melhorar a sua situação e contenta-se com o que
tem. Porquê em vez de estar no café com os amigos a beber uma cerveja, a receber o ordenado
mínimo e a dizer que Portugal é isto e aquilo, porquê essas pessoas não vão a procura de trabalho?
Se não há trabalho para elas, que o IEFP os obriga a fazer trabalho comunitário, limpar o país que
bem precisa (já ai vamos), ser voluntários em associações, ajudar as pessoas necessitadas, vigiar
as florestas, etc... Em vez disso temos uma carada de parasitas que não fazem nada, mas ai, parte
da culpa é do governo: não queres fazer nada? Ficas sem subsídio!

2º Somos o pais da fraca qualidade
Muitas vezes, quando se faz uma obra em Portugal, e necessário remendar o que foi feito e por vezes
remendos por cima de remendos. Há milhões de exemplos, mas apenas vou dar um: perto de minha casa
por causa da chuva deste inverno, nasceram buracos na estrada. O buraco foi tapado, mas quem fez
aquilo deixou aquilo de tal maneira javardado que tiverem que por mais alcatrão por cima daquele
que já tinha sido posto e pior ainda, ficou mal tapado porque continua a existir la um pequeno
buraco e aquilo ali agora está tipo lomba. Será que ninguém se importa? Responsabilidade: empresa
que trabalhou na obra e principalmente a câmara que nada fez para exigir que a empresa produzisse
um trabalho de qualidade. Outra coisa, também ao pé da minha casa estiveram a colocar novas
lanternas. Boa iniciativa que realmente se justificava, mas acontece que um do candeeiros, apesar
de ter lâmpada, não acende e outro nem lâmpada tem... Aonde está o profissionalismo? Não se fazem
testes para ver se tudo está OK? Vários candeeiros da rua principal estão no ciclo infinito durante
toda a noite acende-apaga-acenda-apaga... Será que na câmara ninguém está ao par do sucedido. Já
mandei para lá mail, mas sem resposta... É para isso que vai parte dos nossos impostos? Não há
técnicos do urbanismo da câmara a vigiar tais anomalías?

3º Lixo
Lamento dizer que alguns portugueses são porcos. Lixo na bermas das estradas não é o que falta,
lixeira por esses montes fora e por vezes em terrenos vagos urbanos também não. O que pensarão
os estrangeiros que nos visitam? Alguns dirão que lá fora, em certos sítios é pior, mas temos que
nos inspirar dos bons exemplos e não dos maus! Quanta gente já vi atirar para o chão com lixo?
Já aconteceu o cúmulo de ver um caixote do lixo com o maço de cigaro no chão ao pé, certamente que
a pessoa que fez isso pensou: alguém há de o apanhar, os impostos servem para isso; só que o que
não sabe essa pessoa é que se fosse mais limpa, não haveria necessidade de mobilizar tantas pessoas
da câmara para apanhar lixo e esses recursos podiam servir para outras prioridades. Ainda hoje de
manhã, esteve um senhor a fumar enquanto esperava pelo auto carro. Não é que este senhor atirou com
o resto de cigaro para o chão bem pertinho de ervas secas? O que traduz isso? Irresponsabilidade
e "nojice" deste senhor, porque ao ser suja, atirar a beata para o chão também poderia ter
desencadeado ali um incêndio. A responsabilidade neste aspecto é partilhado pela câmara.

4º Infrastructuras só para o inglês ver
Mais uma vez perto da minha casa, está lá um grande jardim no qual é agradável passear entre
familia, com a mulher e com o filho, etc... Acontece que foi inaugurado no ano passado e já está
apresentar sinais de degradação. Mais uma vez, apesar do caixote do lixo, anda algum lixo espalhado
ao acaso, caixote que já foram incendiados, relva que nunca foi semeada em certas zona do jardim,
há (havia) infrastructuras para a manutenção fisíca que foram degradadas, um candeeiro antigo ficou
por remover e está lá ao acaso, foi grafitado parte do passeio, andam lá de mota, enfim cada um
faz o que quer e o que lhe apetece... Nesse jardim está inserido uma piscina municipal, a qualidade
é tão boa, que o piso da mesma já apresentava sinais de forte degradação depois 1 semana de uso...

5º Civismo
Não existe o sentimento de pertencer a mesma comunidade. Eu sou eu, os outros que se lixem, se
poder fugir aos impostos fujo e irei fazer tudo para isso. A verdade é que a maneira como os nossos
políticos utilizam os "donativos" dos contribuíntes é por vezes escandalosa. Não se vê muita
mobilização de massa para fazer ir as coisas para a frente e até sugiro várias dicas aos governos:
subir o IVA para 40% e aumentar todos os escalões do IRS de mais 10% que o tuga e pacato e não
diz nada, enquanto tiver o seu futebol ou sua novela e cervejinha, está tudo bem! Acho isso
lastimável. Não há sentimento de pensar pago tudo o que é preciso para o país ir para a frente não,
é mais faço tudo o que for preciso para ir para a frente, o pais e o resto que se lixe. Só existe
orgulho nacional quando a selecção jogo (eles bem merecem até, mas isso já é outro debate).

6º Politiquices
Pessoalmente, para não dizer a grandes maioria dos portugueses, estão cansados da polémicas e das
medidas da treta tomadas pelos politicos. Será que nos podemos dar ao luxo das polémicas? Os
politicos não estão cá para resolver os problemas do país? Em vez disso não, porque X fiz isto e
aquilo com Y, porque o partido A acusa o partido B, o B o C, mas e a mais valia para os portugueses
e o país? 0! Parem com mer**s e ponham-se a trabalhar para melhorar Portugal e tomem medidas (mesmo
impopulares) para por as coisas em dia. Será que é em atacar D porque fez isto (ou porque não fez)
que o país vai melhorar. Seja qual for o partido, neste aspecto são todos iguais, faço o que vos
digo, mas não faceis o que faço (no estrangeiro é muito semelhante, mas acho que em Portugal é um
abuso). Também acho piada quando se fala do ordenado minímo que está em 475€. Como se pode viver
com o custo de vida que temos com tão pouco dinheiro (sei a productividade também não é a da
Alemanha, mas como este ordenado não se pode estar a espera de milagres...)? Só se for a roubar...
Claro que muito pessoal a ver isso e a querer orientar a vida, vai para o estrangeiro. Quando será
que um político vai perceber duma vez para sempre: ordenados mais elevados=mais qualidade=menos
saídas para o estrangeiros=mais poupança=mais dinheiro para investir=crescimento económico?

Haverá muitos mais pontos para debater, mas dão para entender muita coisa e se o país está como
está, muita culpa tem o tuga que nada faz para melhorar.

Doctor Z.
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1349/-3467
Re: O que não está bem (desabafo...)
« Responder #1 em: Junho 30, 2010, 12:48:19 pm »
É engraçado, mas leio textos muito semelhantes no fórum Defesa Brasil feitos por brasileiros acerca do seu povo/pais.

Concordo no geral com o teu texto excepto no 3.º e 4.º ponto, aí depende muito de zona para zona.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
Re: O que não está bem (desabafo...)
« Responder #2 em: Julho 01, 2010, 09:47:30 am »
Bom dia,

Aparentemente, isto não desperta a atenção do pessoal, é pena...

Doctor Z.
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5356
  • Recebeu: 740 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: O que não está bem (desabafo...)
« Responder #3 em: Julho 01, 2010, 11:09:48 am »
Citação de: "Doctor Z"
Bom dia,

Aparentemente, isto não desperta a atenção do pessoal, é pena...

Doctor Z.

Bom dia

Eu concordo em quase tudo o que escreveu. Mas mudar a mentalidade de um povo são precisas muitas gerações!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva