Se é grande é grande, se é pequeno é pequeno. O pessoal nunca está contente. Porventura um navio reabastecedor terá que navegar sempre com os porões sempre cheios de combustível? Então e as forças-tarefa de que a Marinha faz parte? Muitas marinhas aliadas enviam os seus reabastecedores, em vez de fragatas ou contra-torpedeiros, porque são mais baratos de operar (guarnições menores, propulsão mais económica).
Os WK são, de momento, a melhor opção para substituir o Bérrio a baixo custo. São navios recentes, em qualquer marinha, especialmente na nossa onde imperam navios com 25 ou mais anos. Que se façam as dragagens necessários no canal do Alfeite e se construam novas infra-estruturas, se for caso disso, que tudo adicionado fica muito abaixo dos 150 milhões e o Bérrio já devia ter sido substituído há 10 anos atrás. De preferência, que venha o Wave Ruler, cujos reparos de 30 mm já são automatizados e a peça é a Bushmaster II, idêntica ao das Merlin.
Nos usados não vejo mais nenhum reabastecedor que possa ser adquirido, esta classe Wave até está disponível pois se já foram oferecidos ao Brasil, é porque o RU se quer desfazer deles.
As vantagens desta classe são a idade,
tem apenas, quinze anos, a guarnição de apenas 80 elementos, já possuírem duplo casco e a possibilidade de operarem os 101, claro que preferiria um Navio a estrear, mas se este ficasse abaixo dos 40 milhões, era de se deitar a mão a um deles.
Quanto ás dragagens para o acesso á BNL, eu acho que com ou sem Wave Ruler, já deveriam ter sido efectuadas, pois o calado do Berrio é de mais de sete metros.
Seria de todo inconcebível, limitar a compra de um Navio devido ao calado, seria desculpa de mau pagador, se o negócio fosse bom para o nosso lado, só tinhamos que dragar o que fosse para dragar, até porque como bem disseste os quase dez metros de calado será quando o Navio tem o deslocamento máximo, o que muito raramente aconteceria.
Que o navio tem dimensões grandes é uma verdade mas isso nada tem a ver com o facto de termos uma frota com poucos Navios, a Noruega tem uma frota de alto mar em numero de navios idêntica á nossa e o Navio reabastecedor que adquiriram desloca 27.000 tons, acham que eles estão preocupados por o Navio ter grandes dimensões ??
Abraços