Acrescentando ao que disse o Spectral, há ainda o problema do peso. Técnicamente é possivel fazer do C-27J um avião de patrulha, mas como se trata de um avião muito potente, porque tem que ser mais potente, para carregar mais 50% de carga máxima (30 Toneladas contra 20 do C-295) acaba sendo mais gastador em termos de consumo de combustivel.
O LOCKEED/ALENIA C-27J pesa 17 Ton, contra menos de 10 Ton do avião da EADS/CASA. Portanto, mesmo voando vazio, ele consumirá bastante mais.
É a diferença entre um Land Rover e um HUMVEE. Aquilo (o HUMVEE) bebe que nem um camelo num oasis. Mas alguém duvida da superioridade (genérica) do HUMVEE sobre o Land Rover?
No entanto, há que dizer que mesmo o C-295 não deixa de ser um bom avião. Não é um AVIOCAR, quando entendido como um avião que se destinava ao campo de batalha, é um avião de apoio logístico, não um avião que se possa referir como "battlefield tactical transport ", mas dá para o gasto. Além de tudo isto, parece que será mais barato.
No entanto, a Lockeed tem os seus trunfos.
Não deixa de ser uma briga engraçada.
Cumprimentos