Tenho sérias dúvidas que os nossos C-390 venham equipados com a sonda de reabastecimento.
E tenho um "feeling" que não virá equipado com o EVS.
Acho que não, pois pelo que tenho vindo a ver à exceção dos EH101, todas as outras não vieram com a sonda
A versão portuguesa é o KC-390 (com sonda).
As frotas que poderão passar a ser reabastecidas por eles na FAP são os próprios KC-390, EH101 e C295M (estas duas últimas mediante aplicação do sistema)
E o UH-60V, se vier claro !
Até o KC ser certificado para abastecer helicópteros, nem o Merlin nem nenhuma variante do H-60 se safa.
O KC390 reabastecer helis ?
Vou gostar de ver.
Abraços
Em breve na FAB. Inclusive esse é uma dos requerimentos do KC. Afinal, o cargueiro da EMB vai substituir o Hércules que, na FAB, realiza tal operação:
Boas tardes Sr Vitor Santos,
Passados estes meses sobre este tema de AAR a helis, eu volto a repetir o que escrevi:
As aeronaves KC130 e o A400 são passiveis de efectuar AAR a Helis já os KC10, KC125, KC46 KC390 e similares, não conseguem efectuar AAR a aeronaves de asa rotativa.
Pelo que sei os 390 ainda andam em certificações, correcto ??
Mas também pelo que sei ainda não o certificaram para AAR a helis, porque como os KC10, KC125, KC46e outros nunca foram certificados para tal missão.
Porque será ?
Abraços