Alouette III ainda estão ai para as curvas

  • 150 Respostas
  • 55955 Visualizações
*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #90 em: Junho 20, 2013, 07:13:56 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "typhonman"
Nos somos bons é nisto.. a comemorar aniversários de material que já devia ter sido passado a sucata a muito...

Não chames sucata a um aparelho que tão bom serviço tem prestado às Forças Armadas portuguesas ao longo deste meio século. Afinal não somos os únicos que ainda o operam, nem tão pouco esta já mítica aeronave tem culpa de não estar a desfrutar do merecido descanso do guerreiro.  :)

O ultimo defender que usei também nos prestou um grande serviço e não deixa de ser uma sucata de 1989!!
Vou sempre lembrar-me dele com saudade mas não deixa de ser uma sucata!!

As mauser e g3 também prestaram grande serviço e hoje são sucata!!

Não estamos a ofender ninguém se todos estes itens tiverem os seus lugares nos museus militares Portugueses...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3218 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #91 em: Junho 20, 2013, 09:03:06 pm »
Um dos problemas cá no burgo fui nunca ter artilhado o equipamento que tinhamos/temos. O AlIII não é excepção à regra.












 :G-beer2:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #92 em: Agosto 01, 2013, 12:18:03 pm »
Boa tarde ao fórum  :|


(Retirado da Air Forces Monthly August 2013)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #93 em: Agosto 01, 2013, 04:12:40 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Boa tarde ao fórum  :|


(Retirado da Air Forces Monthly August 2013)

Disse me um passarinho que alguns dos F16 iam ser vendidos por 600 milhões de euros. Logo se quiserem comprar os novos helis bastava retirar 60 milhões desta quantia.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #94 em: Agosto 01, 2013, 07:31:12 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Na edição de Agosto da conceituada revista "Air Forces Monthly" vem uma excelente reportagem acerca dos nossos EH-101 Merlin e dos 35 anos da Esq. 751 "Pumas". É pena para já não a conseguir aqui reproduzir, no entanto quero realçar uma pequena caixa que é possível encontrar quase no final do mesmo artigo. Muito interessante, veremos se tal teria, ou terá, pernas para andar como os próprios autores afirmam.  :|
Charlie Jaguar, podia já agora dizer em que página está essa caixa? Agradecia bastante, pois depois dava-me jeito saber.

Relativamente à notícia, e se for realmente uma avaliação, estou espantado de não ter saído cá para fora mais nenhuma notícia nem nenhum documento oficial sobre isso.

Sinceramente estou para ver depois de tantos anos... Esses 600 milhões de euros também mal entrarem na tesouraria serão imediatamente gastos para cobrir dívidas. Mas isto também já sou eu a ser muito pessimista nestas coisas; porque até também é verdade que estamos a falar de helicópteros e não de submarinos ou caças.

Abraço,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #95 em: Agosto 01, 2013, 11:07:40 pm »
Citação de: "nelson38899"
Disse me um passarinho que alguns dos F16 iam ser vendidos por 600 milhões de euros. Logo se quiserem comprar os novos helis bastava retirar 60 milhões desta quantia.

Sempre o optimista.  :wink: O artigo dedicado aos Merlin, e muito em particular ao 35º aniversário da Esq. 751, vai da página 68 à 71 da AFM, sendo que é nesta última que se encontra a caixa que destaquei. Quanto à razão para os rapazes dos helis estarem a "espreitar" uma velha paixão nossa desde o início dos anos 80 como é o agora chamado AW109, antigo A109 Hirundo, talvez se fique a dever a uma acção comercial do fabricante Agusta Westland junto da FAP, é comum ocorrer. Afinal possuimos duas frotas deste constructor - os EH-101 e os Super Lynx - e eles (Agusta Westland) têm pleno conhecimento de que o Alouette III está mais do que ultrapassado e que é urgente a sua substituição em Portugal. Como é dito no próprio artigo, coligido por colegas holandeses que até conheço relativamente bem por ter trabalhado noutras ocasiões com eles, passar do vetusto Al-III para o state-of-the-art Merlin requer reaprender quase tudo de novo, fora o básico naturalmente.  :roll:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #96 em: Agosto 02, 2013, 12:15:53 am »
Obrigado pelas informações. Impressionante como às tantas só vamos ter helicópteros novos por causa dos "esforços" de um fabricante...

Será que mesmo que fossemos comprar o A109 amanhã também seriam comprados para o UALE? Com futuros cortes na defesa o mais provável é que desapareça.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #97 em: Agosto 02, 2013, 12:22:03 am »
Amigos...O "delírio" já vai longe...então o Exército vai fundir as suas Escolas Práticas das Armas, não consegue substituir a Espingarda-Automática (G3) e agora ainda estão a pensar em gastar dinheiro num projecto morto e enterrado??????????  :N-icon-Axe:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #98 em: Agosto 02, 2013, 10:38:59 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Amigos...O "delírio" já vai longe...então o Exército vai fundir as suas Escolas Práticas das Armas, não consegue substituir a Espingarda-Automática (G3) e agora ainda estão a pensar em gastar dinheiro num projecto morto e enterrado??????????  :oops:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #99 em: Agosto 02, 2013, 11:32:52 am »
Aliás, e além disto tudo, convém recordar as palavras de Aguiar-Branco em Junho do ano passado aquando do cancelamento dos NH90, mas estou convencido que daquele mato não sai coelho.  :?

P.S. 2: de acordo com dados deste ano do fabricante, o AW109 LUH (Light Utility Helicopter), na minha opinião a versão mais indicada para o nosso caso, tem um custo por unidade a rondar os 7,5/8 milhões de euros.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #100 em: Agosto 02, 2013, 03:03:32 pm »
Mas a Eurocopter e a AgustaWestland são grupos rivais...Acreditas que a Eurocopter, que é maioritária (62,5%) na empresa NHIndustries, vai deixar de bom grado que o parceiro minoritário, a AgustaWestland (32%), fique com o "negócio alternativo"/"prémio de consolação" face ao cancelamento dos NH90?
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #101 em: Agosto 02, 2013, 03:34:43 pm »
Estou também estou para ver como é que será possível legalmente converter 50 milhões de euros de indemnização de um contracto para outro contracto de equipamento. A ideia parece no mínimo ridícula. Mas algo desse género depende antes de mais de a quem são devidos esses 50 milhões de euros: será mesmo à Eurocopter ou será a uma empresa de holding?

Não sei o que se passa dentro da Eurocopter nem o que vai dentro da cabeça dos directores da empresa, mas eles não tiveram uma presença tão forte quanto isso em Portugal (desde os tempos da Aérospatiale) como noutros países ou como outras empresas. A atitude deles perante o nosso governo desde o fim dos contratos do EC635 e do NH90 parece ser do tipo: «se querem querem, senão que que se vão f*d*r, que já estamos fartos de aturar estes idiotas». O mercado Espanhol, Brasileiro e africano é mais importante para eles do que uns míseros vinte helicópteros (se tanto, a contar com ligeiros, médios e helicópteros também para a EMA).

Cá para mim o Aguiar-Branco disse aquilo foi mais para save face do que outra coisa qualquer. É o mesmo motivo pelo qual a UALE ainda não foi oficialmente extinta: para evitar críticas ao desperdício que foi feito e ao facto de termos formado técnicos e pilotos que não foram realmente aproveitados.

Cumprimentos,
« Última modificação: Agosto 03, 2013, 04:55:56 am por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #102 em: Agosto 02, 2013, 06:28:37 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Mas a Eurocopter e a AgustaWestland são grupos rivais...Acreditas que a Eurocopter, que é maioritária (62,5%) na empresa NHIndustries, vai deixar de bom grado que o parceiro minoritário, a AgustaWestland (32%), fique com o "negócio alternativo"/"prémio de consolação" face ao cancelamento dos NH90?

Claro que não, PM. Aliás, e complementando aquilo que escreveu também o Get_It, aquilo foi poeira e o "politiquês" do costume. É ridículo, e ofensivo até por não ser verdade, aquilo que o Aguiar-Branco disse o ano passado. Daí se ter falado durante algum tempo na opção EC120 Colibri - esse sim da Eurocopter e para o qual hipoteticamente a verba poderia ser utilizada -, mas parece que a FAP, depois de ter observado aparelhos espanhóis e ter até tecido alguns elogios ao seu desempenho, rejeitou liminarmente o modelo por não corresponder àquilo que procura.

A verdade é que nestes tempos de águas estagnadas pouco ou nada de concreto se sabe, a não ser a ordem para cortar, parar e calar, e daí que a caixa na AFM deste mês tenha todo o interesse. Desde o final dos anos 70, princípio dos anos 80, que o A109 já foi por várias vezes apontado à FAP e mesmo ao Exército, contudo nunca tal se efectivou (nem os AH-1G, UH-1H, UH-60A e, claro, EC635) portanto aguardemos com atenção pelos próximos desenvolvimentos. Também andávamos a namorar o PC-21, segundo dizem as más-línguas, e agora, ao que tudo indica, vamos andar à boleia dos T-50 sul-coreanos, o que, não sendo mau de todo, é na minha opinião também globalização a mais. Qualquer concessionamos também a defesa do espaço aéreo?  :roll:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #103 em: Agosto 03, 2013, 11:57:38 am »
Por acaso ontem à noite, e a respeito do que vem na AFM acerca do AW109, pensei até que a nossa malta dos helis podia ter estado a inspecionar um dos 3 AW109E Power que o INEM possui (várias vezes o do Algarve me passa aqui por cima de casa a caminho do Hospital de Santa Maria), mas esta manhã cheguei à fala com um dos autores do artigo, Dirk Jan de Ridder, que confirmou de facto que se tratou de uma demonstração efectuada pela Agusta Westland.

Citação de: "Dirk Jan de Ridder"
Yes, it was a commercial demonstration offered by Agusta Westland. They contacted FAP to see if they were interested so they brought a test pilot (I guess) and some representatives to Montijo AB.

Portanto há-que seguir os próximos desenvolvimentos com interesse.  :)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Alouette III ainda estão ai para as curvas
« Responder #104 em: Agosto 03, 2013, 12:32:40 pm »
Mas Charlie, eu pensava que os Sul-Coreanos já fossem águas passadas. :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.