MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

  • 2862 Respostas
  • 580710 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #990 em: Abril 30, 2019, 02:40:53 am »
Por 45 milhões por navio, vai dar para 92 células VLS Mk41 com mísseis ESSM, SM3, SM6 e Tomahawks!

Fora de brincadeiras, estes 120 milhões que não vão mudar nada de significativo no navio, podiam ser postos num programa de fragatas modernas. E nós estamos a falar em 120 milhões limpos, esquecendo-nos das luvas e trafulhices habituais.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #991 em: Abril 30, 2019, 07:03:51 am »
Por 45 milhões por navio, vai dar para 92 células VLS Mk41 com mísseis ESSM, SM3, SM6 e Tomahawks!

Fora de brincadeiras, estes 120 milhões que não vão mudar nada de significativo no navio, podiam ser postos num programa de fragatas modernas. E nós estamos a falar em 120 milhões limpos, esquecendo-nos das luvas e trafulhices habituais.

Se acrescentares a esses 120 milhões o valor da venda das três VdG, que poderia rondar os 120/150 milhões já tinhas uma entradita jeitosa para um dos consórcios Type31, Novas M, ou até irmos comprar as novas MEKO 200, mas isto sou eu a pensar alto !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Stalker79

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #992 em: Abril 30, 2019, 08:24:53 am »
5 Fragatas de 3000t com 1 héli cada, possibilidade para 2 para as meko, misseis AA e MM etc... modernizadas é mesmo muito bom para as nossas capacidades.

O que diria a Marine Francesa que ainda anda com 6 Floréal (entre uma batista de Andrade e Joao Belo) as 5 Fragatas tipo Lafayette e apenas agora com as Fremm para escoltar o CdG e os BPC.

Ontro assunto lembro aqui que a maioria dos paises que tinham LPD estao a vender ou a meter em reserva.
Se nao me engano a Royal Navy apenas fica com 1 LPD.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #993 em: Abril 30, 2019, 09:50:16 am »
Por 45 milhões por navio, vai dar para 92 células VLS Mk41 com mísseis ESSM, SM3, SM6 e Tomahawks!

Fora de brincadeiras, estes 120 milhões que não vão mudar nada de significativo no navio, podiam ser postos num programa de fragatas modernas. E nós estamos a falar em 120 milhões limpos, esquecendo-nos das luvas e trafulhices habituais.

Não queria dizer nada, mas parece finalmente que alguém reparou que as VdG são melhores vasos de guerra que as "Bartolomeu Avarias", algo que há muito se fala na Marinha. Agora uma modernização com década e meia/duas de atraso? Enfim...

E o plano de modernização extensa das VdG existe ou ainda irá ser elaborado? É que se assim for, e a passo de caracol que é como as coisas se passam em Portugal, a primeira fragata modernizada deverá ser reentregue à Armada lá para 2025 não?  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 894 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #994 em: Abril 30, 2019, 10:29:42 am »
Há 12 (doze) anos quando criei este tópico coloquei uma lista de hipóteses para MLU:

"a) “Chapa/pintura” e revisão mecânica – praticamente obrigatória
b) “Upgrade” software de uma forma geral - praticamente obrigatória
c) “Upgrade” e/ou harmonização entre as classes do C3 (SIC, comunicações, etc) - muito provável
d) Modernização do radar (aviso combinado?) na VdG e/ou “KD”
e) Colocação de mais (um?) radar director de tiro (VdG e/ou “KD”) – especular, é possível? Vantajoso?
f) Colocação de VLS (1 ou 2) nas VdG
g) ESSM para VdG (se ponto anterior realizado) e/ou “KD”
h) Colocação em uma (ou ambas...?) as classes de algo parecido com o CEA-FAR 3D"

Nunca julguei estar aqui agora a falar sobre a verba que deve dar para para alíneas a+b + (talvez) c+d... irra.

Desconfio que é dinheiro deitado à rua, mais valia aguentar uns anos a nova classe NPO MEKO e pensar em 3 (2 que fosse) fragatas decentes...

Já sacrificar o LPD não estou contra - prefiro um AOR "polivalente" e fragatas.

   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente, Stalker79

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5320
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #995 em: Abril 30, 2019, 10:34:35 am »
Por 45 milhões por navio, vai dar para 92 células VLS Mk41 com mísseis ESSM, SM3, SM6 e Tomahawks!

Fora de brincadeiras, estes 120 milhões que não vão mudar nada de significativo no navio, podiam ser postos num programa de fragatas modernas. E nós estamos a falar em 120 milhões limpos, esquecendo-nos das luvas e trafulhices habituais.

Não queria dizer nada, mas parece finalmente que alguém reparou que as VdG são melhores vasos de guerra que as "Bartolomeu Avarias", algo que há muito se fala na Marinha. Agora uma modernização com década e meia/duas de atraso? Enfim...

E o plano de modernização extensa das VdG existe ou ainda irá ser elaborado? É que se assim for, e a passo de caracol que é como as coisas se passam em Portugal, a primeira fragata modernizada deverá ser reentregue à Armada lá para 2025 não?  ::)

Eu diria que o último MLU feito a uma fragata Vasco da Gama durou 3 anos e custou 11 milhões. Se a marinha for inteligente deveria modernizar os sistemas de comando e controlo, guerra submarina e  sistema de proteção próxima. Uniformizar a peça de artilharia com as BD.

Ao mesmo tempo, a marinha deveria modernizar as BD para a guerra anti-aérea e  mar-terra.

Eu diria que como isto ficavamos com uma boa marinha.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #996 em: Abril 30, 2019, 10:48:11 am »
5 Fragatas de 3000t com 1 héli cada, possibilidade para 2 para as meko, misseis AA e MM etc... modernizadas é mesmo muito bom para as nossas capacidades.
Que modernização? Que misseis? E qual a idade. Talvez devêssemos começar por aqui em vez de lançar "cuspo para o ar". Dou uma achega, o lançador AA das VdG, dá para 8 misseis a partir daí é preciso recarregar. Ou seja, vai às nossas aguas territoriais, a uns países africanos e ficamos por aqui. Existe quem se contente com apenas isto, eu não.  ::)

   

Citação de: Miguel
O que diria a Marine Francesa que ainda anda com 6 Floréal (entre uma batista de Andrade e Joao Belo) as 5 Fragatas tipo Lafayette e apenas agora com as Fremm para escoltar o CdG e os BPC.

Apenas?Ora veja lá a frota francesa, onde as fragatas que frisou são de segunda linha e fazem sobretudo patrulha nas possessões francesas alem mar (só se esqueceu de 4 classes de fragatas e contra-torpedeiros, portanto coisa pouco.  ;)

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_French_Navy_ships

Citação de: Miguel
Ontro assunto lembro aqui que a maioria dos paises que tinham LPD estao a vender ou a meter em reserva.
Se nao me engano a Royal Navy apenas fica com 1 LPD.

Não me diga? Esqueceu-se da introdução dos dois Queen Elisabeth que vão apoiar as acções anfíbias, além da frota auxiliar que por exemplo tem mais navios que quase toda a Marinha Portuguesa. Só a classe Bay são 3, sendo que na RN  só a Albion são 2.  :mrgreen: :-P

https://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Fleet_Auxiliary

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_Royal_Navy_ships

Estão a vender LPD? Os bifes porque colocaram 2 PA. os Franciu porque têm os Mistral, e nações como o Peru, a Indonésia, grandes potências mundiais possuem LPD. Já agora, fazemos o trajecto inverso: Espanha, Holanda, Dinamarca. Italia têm LPD, sendo que os Turcos e o Gregos possuem por exemplo navios de desembarque. Os Italianos estão a construir um baseado no Argelino. Fora outros países por esse mundo fora. Mas quando não se percebe da poda...  ::)



Saudações

P.S.
Citação de: nelson38899


Eu diria que o último MLU feito a uma fragata Vasco da Gama durou 3 anos e custou 11 milhões. Se a marinha for inteligente deveria modernizar os sistemas de comando e controlo, guerra submarina e  sistema de proteção próxima. Uniformizar a peça de artilharia com as BD.

Ao mesmo tempo, a marinha deveria modernizar as BD para a guerra anti-aérea e  mar-terra.

Eu diria que como isto ficavamos com uma boa marinha.

Nelson, qualquer modernização que envolva novos sensores é cara e não se vai lá com cento e pouco milenas. Se um SPY 1 e todos os sistemas adjacentes vai acima dos 400 milhões, mesmo sistemas mais básicos esgotam logo o plafon de modernização. Depois, temos de adquirir por exemplo os misseis com uma BD a ter capacidade VLS e não ter lógica ter meia dúzia de ESSM. Se no caso das M o sensor Seawatcher que é usado pelos Holandeses até nos patrulhas, em princípio não terá sido adquirido, iamos comprar como um bom radar AA com varredura electrónica (mesmo as VdG para ASW precisaria de um bom sonar e seria lógico a adição de um Sonar Rebocável, alem de torpedos, contra-medidas, etc) ?




« Última modificação: Abril 30, 2019, 10:59:14 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

César

  • Membro
  • *
  • 33
  • Recebeu: 14 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +2/-0
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #997 em: Abril 30, 2019, 11:05:00 am »
5 Fragatas de 3000t com 1 héli cada, possibilidade para 2 para as meko, misseis AA e MM etc... modernizadas é mesmo muito bom para as nossas capacidades.
Continuaremos com 5 fragatas mais fracas que uma corveta moderna por mais uns 20 anos pelo menos? Já nao sao capazes de fazer frente a quase nenhum navio de primeira linha dos nossos vizinhos (incluindo marrocos).

Citar

O que diria a Marine Francesa que ainda anda com 6 Floréal (entre uma batista de Andrade e Joao Belo) as 5 Fragatas tipo Lafayette e apenas agora com as Fremm para escoltar o CdG e os BPC.
1 Floréal rebentava com 2 Joao Belo em menos de 5 minutos sem estas segundas conseguirem fazer alguma coisa ou saber de onde veio 2 Exocets, teriam as Joao Belo ter pessoal bem treinado para que conseguisse fazer trabalho de CIWS com tiro manual com as 100mm, o que nao pareve mutio practico.
Eles ao menos teem 2 Horizon e 5 Aquitaine (FREMM) que apesar de estarem mal equipadas (mesmo assim melhor que as nossas 5 FF), sao novas.

Citar

Ontro assunto lembro aqui que a maioria dos paises que tinham LPD estao a vender ou a meter em reserva.
Se nao me engano a Royal Navy apenas fica com 1 LPD.
Eh? Quem anda a mete-los na reserva? Os britanicos teem 5, as 2 Albion ficarao para mais que uma decada, as 3 Bay tambem ficarao, uma quarta Bay tinha sido vendida a Australia a quase 10 anos.

Se este MLU muda-se os sensores e fize-se o seguinte nos pontos onde se mete o armamento:
-100mm                                         >>>> 127mm
-Vazio (atras da arma principal) >>>> Phalanx CIWS ou Goalkeeper CIWS
-Mk.29                                            >>>> 8x (no minimo) Mk.41 (32x ESSM)
-Phalanx (CIWS)                            >>>> Deixa-se ou troca-se para Goalkeeper CIWS
       OU
-100mm                                         >>>> 76mm (Strales... para poder fazer o trabalho de CIWS)
-Vazio (atras da arma principal) >>>> 16x (mais nao cabe) Mk.41 (64x ESSM)
-Mk.29                                            >>>> 16x Mk.41 (16x SM-6 ou SM-2 baratos)
-Phalanx (CIWS)                            >>>> Deixa-se ou troca-se para Goalkeeper CIWS

Isto no minimo dava uns 250milhoes de euros cada navio, quase o drobro para a segunda sugestao. Isto sim seria um MLU como deve ser... mas para 10 anos atras... E a este preco mais vale comprar novo... Este MLU da treta é como o pessoal cá está a dizer, é so para tapar buracos.

A dizer que este MLU é o sufeciente para nós, até parece que foi contratado pelo governo para acalmar o forum  ;D
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 894 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #998 em: Abril 30, 2019, 11:11:15 am »
Há várias hipóteses na forma de participar neste forum, sendo 2 delas: escrever sobre as escolhas feitas / a fazer com o "vil metal" disponível para a Defesa (e considerando uns reforços "aceitáveis"); escrever sobre o julgamos ideal, sem consideração pelo "vil metal".

É perfeitamente válido defender mais recursos para Defesa, comparar com países similares e/ou vizinhos; lamentar o dinheiro colocado nos bancos já não ajuda, esse já foi (e não consigo ver alternativas ao que foi feito, mas isso não interessa) - mas não devemos esquecer e devemos querer justiça para os culpados.

Agora não vale a pena "irritações" porque alguém escolhe escrever sobre hipóteses sem reforço orçamental muito significativo - dizer que troca um LPD por 2 fragatas modernas é um ponto de vista válido e não é forçosamente ignorante ou "Miguel de Vasconcelos"  ;)...               
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FoxTroop

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #999 em: Abril 30, 2019, 11:23:27 am »
Há várias hipóteses na forma de participar neste forum, sendo 2 delas: escrever sobre as escolhas feitas / a fazer com o "vil metal" disponível para a Defesa (e considerando uns reforços "aceitáveis"); escrever sobre o julgamos ideal, sem consideração pelo "vil metal".

É perfeitamente válido defender mais recursos para Defesa, comparar com países similares e/ou vizinhos; lamentar o dinheiro colocado nos bancos já não ajuda, esse já foi (e não consigo ver alternativas ao que foi feito, mas isso não interessa) - mas não devemos esquecer e devemos querer justiça para os culpados.

Agora não vale a pena "irritações" porque alguém escolhe escrever sobre hipóteses sem reforço orçamental muito significativo - dizer que troca um LPD por 2 fragatas modernas é um ponto de vista válido e não é forçosamente ignorante ou "Miguel de Vasconcelos"  ;)...               

Duas fragatas modernas são FREEM ou Alvaro de Bazan, não o que temos actualmente. Se me disserem que prescindimos do LPD e vamos comprar uma Type 26, da modernização das VDG e compramos outra ainda vá. Agora bater palmas porque vão ser dados mais 45 milhões para uma fragata a caminho dos 30, onde só os sensores novos custam mais que a dita modernização total, é mais ser "Velho do Restelo".  ;)

Cumprimentos

P.S. Só este ano o Novo Banco mama de 800 a 1000 milhões ao contribuinte. E se vem do orçamento para 2019 de certeza que com o Centeno ainda não foi todo executado.  ;)

P.S. 2 E o que me diz à modernização das M? Já perguntou ao "Miguel de Vasconcelos", para que é que a Marinha Portuguesa gastou dinheiro num Mastro Novo se o Seawatcher não tem sequer o local destinado?  ::)



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 894 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1000 em: Abril 30, 2019, 11:35:51 am »
Duas fragatas modernas são FREEM ou Alvaro de Bazan, não o que temos actualmente. Se me disserem que prescindimos do LPD e vamos comprar uma Type 26, da modernização das VDG e compramos outra ainda vá. Agora bater palmas porque vão ser dados mais 45 milhões para uma fragata a caminho dos 30, onde só os sensores novos custam mais que a dita modernização total, é mais ser "Velho do Restelo".  ;)

Uma possibilidade é os 300 milhões do LPD + venda das MEKO (100 milhões?) e ir com esses 400 milhões para uma das projectadas novas M holandesas (e belgas)... faltam uns 600 milhões para a 2ª (e parte da 1ª), eu sei...

Eu não bato palmas a um MLU das MEKO por 45 cada... mas vender 1 e investir 70/ cada nas outras 2 seria hipótese? Não sei, como disse anteriormente investir 135 nas Meko é um erro, mais valia irmos para NPO Meko e poupar para 2 fragatas decentes...   
« Última modificação: Abril 30, 2019, 11:37:15 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1001 em: Abril 30, 2019, 11:44:14 am »
Há várias hipóteses na forma de participar neste forum, sendo 2 delas: escrever sobre as escolhas feitas / a fazer com o "vil metal" disponível para a Defesa (e considerando uns reforços "aceitáveis"); escrever sobre o julgamos ideal, sem consideração pelo "vil metal".

É perfeitamente válido defender mais recursos para Defesa, comparar com países similares e/ou vizinhos; lamentar o dinheiro colocado nos bancos já não ajuda, esse já foi (e não consigo ver alternativas ao que foi feito, mas isso não interessa) - mas não devemos esquecer e devemos querer justiça para os culpados.

Agora não vale a pena "irritações" porque alguém escolhe escrever sobre hipóteses sem reforço orçamental muito significativo - dizer que troca um LPD por 2 fragatas modernas é um ponto de vista válido e não é forçosamente ignorante ou "Miguel de Vasconcelos"  ;)...               

Não poderia concordar mais. 

Os recursos são o que são, as opcções politicas são as que sabemos, o povo está-se pouco borrifando e assim vai a Nação.

Para mais também me parece que os próprios militares não se chateiam muito com isto pois pelo que percebo, as "passeatas" são sobre salários ou promoções e não me lembro de ver e ouvir ninguém a falar do estado operacional e de recursos humanos a que a coisa chegou. Digamos que um estado de semi-parasitismo, onde ainda vai havendo quem faça da alma coração para as coisas irem andando presas por arames.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1002 em: Abril 30, 2019, 11:59:20 am »
Duas fragatas modernas são FREEM ou Alvaro de Bazan, não o que temos actualmente. Se me disserem que prescindimos do LPD e vamos comprar uma Type 26, da modernização das VDG e compramos outra ainda vá. Agora bater palmas porque vão ser dados mais 45 milhões para uma fragata a caminho dos 30, onde só os sensores novos custam mais que a dita modernização total, é mais ser "Velho do Restelo".  ;)

Uma possibilidade é os 300 milhões do LPD + venda das MEKO (100 milhões?) e ir com esses 400 milhões para uma das projectadas novas M holandesas (e belgas)... faltam uns 600 milhões para a 2ª (e parte da 1ª), eu sei...

Eu não bato palmas a um MLU das MEKO por 45 cada... mas vender 1 e investir 70/ cada nas outras 2 seria hipótese? Não sei, como disse anteriormente investir 135 nas Meko é um erro, mais valia irmos para NPO Meko e poupar para 2 fragatas decentes...   

Pessoalmente escolhia o primeiro, já que as Type 31 (as 26 são mais caras e não vejo termos guito para isso) são anunciadas a 300 milhões. Mesmo dando mais 100 milenas por cada seriam 800 a 900 milhões no máximo. Só no Kc vamos gastar 827 e ao que perece vão faltar coisas...  ::)

https://en.wikipedia.org/wiki/Type_31_frigate



Não me faz sentido modernizar fragatas com mais de 20 anos. Ainda por cima prescindindo de um LPD que seria construído cá e portanto moderno. Teria de ser uma modernização de muitos milhões e não me parece lógico estar a gastar tanto dinheiro para mais 20 a 30 anos de operação. Aliás, podia-se dar mais qualquer coisa e comprava-se um navio tipo Absalon e duas type 31. Assim sim, tinha lógica meter as VdG no prego (o ideal era 4 Type 31 e iam também as M).  ;)

 

Saudações

 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7064/-9429
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1003 em: Maio 02, 2019, 10:14:27 am »
Portanto o LPD já foi á vida.

Agora é ir empurrando a "modernização" da VdG com a barriga até que afinal se conclua que "não existem as verbas necessárias"

Depois venho cá buscar este post.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #1004 em: Maio 02, 2019, 11:06:51 am »
Portanto o LPD já foi á vida.

Agora é ir empurrando a "modernização" da VdG com a barriga até que afinal se conclua que "não existem as verbas necessárias"

Depois venho cá buscar este post.

Completamente de acordo. De cativação em cativação vão enganando o povão! Se calhar o ditado não era assim, mas acho que também é verdade...
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."