C-295 M na FAP

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #735 em: Janeiro 16, 2020, 03:46:02 pm »
O problema é que a LPM apenas fala no gasto de 158M€ até 2030 para a manutenção da frota C-295M, por isso se formos estar à espera da modernização dos aparelhos até lá será melhor esperarmos sentados.  ::)

A LPM é uma autêntica salganhada, desde valores inconclusivos, do género "200 milhões para coisas que voam", e está tudo a ser empurrado para o último quadriénio da década. Além disso, teremos uma década de 30 em cheio, com novas fragatas (supostamente), F-35 (supostamente), MLU dos Tridente (supostamente/espectável), MLU dos Merlin (espectável), fora os programas do exército e claro está, os programas planeados para esta década que não se realizem.
Mas diria que a haver modernização dos 295 será, muito provavelmente, após 2030.

BINGO !!!!!!

Abraços
« Última modificação: Janeiro 16, 2020, 03:46:50 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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LM

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #736 em: Janeiro 18, 2020, 01:34:51 am »
"A partir de maio a outubro [de 2020] teremos mais cerca de 70 portugueses da Força Aérea, que estarão lá [no Mali] com a aeronave C-295 que é muito competente para a recolha de informações, equipada de muitos sensores que permite desenvolver uma visão integrada e completa num espaço imenso", anunciou esta sexta-feira o ministro português em declarações à Agência Lusa."

Qual a versão do C-295 e que sensores/ capacidades vai disponibilizar...?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #737 em: Janeiro 18, 2020, 02:48:19 am »
Só pode ser o Persuader com o sistema FITS, FLIR Star Safire HD e radar ELM-2022.
Talent de ne rien faire
 
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Re: C-295 M na FAP
« Responder #738 em: Janeiro 18, 2020, 11:46:59 am »
"A partir de maio a outubro [de 2020] teremos mais cerca de 70 portugueses da Força Aérea, que estarão lá [no Mali] com a aeronave C-295 que é muito competente para a recolha de informações, equipada de muitos sensores que permite desenvolver uma visão integrada e completa num espaço imenso", anunciou esta sexta-feira o ministro português em declarações à Agência Lusa."

Qual a versão do C-295 e que sensores/ capacidades vai disponibilizar...?

A notícia está mal escrita como é costume: deve entender-se 70 militares e um C-295M, e não que o avião os pode (ou vai) transportar a todos porque não pode. E muito menos então se for um VIMAR ou RFOT como tudo indica.
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: C-295 M na FAP
« Responder #739 em: Janeiro 18, 2020, 12:45:43 pm »
On/off-topic: notícia na AFM de Fevereiro 2020.

Saudações Aeronáuticas,
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Re: C-295 M na FAP
« Responder #740 em: Janeiro 18, 2020, 01:14:23 pm »
On/off-topic: notícia na AFM de Fevereiro 2020.



Este 295 não serve para as nossas necessidades, o 390 é que é bom !!!!

Abraços
« Última modificação: Janeiro 18, 2020, 01:14:59 pm por tenente »
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Re: C-295 M na FAP
« Responder #741 em: Janeiro 18, 2020, 01:27:03 pm »
Não é padrão NATO... oh wait  :mrgreen:
 

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #742 em: Janeiro 18, 2020, 02:36:35 pm »
Citar
A partir de Maio a Outubro [de 2020] teremos mais cerca de 70 portugueses da Força Aérea, que estarão lá [no Mali] com a aeronave C-295 que é muito competente para a recolha de informações, equipada de muitos sensores que permite desenvolver uma visão integrada e completa num espaço imenso", anunciou esta sexta-feira o ministro português em declarações à Agência Lusa.

Vou só deixar isto ficar aqui, embora fosse mais indicado para o tópico sobre a missão na RCA ou sobre a aquisição de novos helicópteros para apoio às FND (evitei escrever helicópteros de evacuação):


Poderiam fazer missões ISR e de apoio de fogo aos militares no terreno e em tempo de paz serem utilizados nas missões de VIMAR e SAR. Evitaria-se assim ter outra linha de logística e poderia-se reforçar o número de pilotos nos C-295.

Teríamos era de depender na mesma noutra solução, da ONU ou de outro país, para evacuações médicas aerotransportadas na RCA e continuaríamos a ter a falta de um helicóptero entre os AW119 e os EH-101 para as missões em território nacional.

Cumprimentos,
« Última modificação: Janeiro 18, 2020, 02:40:00 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: C-295 M na FAP
« Responder #743 em: Janeiro 18, 2020, 02:51:34 pm »
Infelizmente os nossos VIMAR nem os mísseis anti-navio Marte possuem, que são mais baratos que os Harpoon dos P-3, quanto mais bombas guiadas, mísseis anti-tanque (Hellfire?) e o canhão na porta. Seria contudo muito interessante, mas parece-me "areia demais para a nossa camioneta", sendo que uns Rescue Hawk armados já é uma sorte.

Mas sempre gostei desse "AC"-295, especialmente pelo armamento que transporta nas asas. Mas neste caso, para largar bombas guiadas e mísseis anti-tanque, sai mais barato ir buscar um MQ-9 Reaper.
 

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #744 em: Janeiro 18, 2020, 03:05:36 pm »
Infelizmente os nossos VIMAR nem os mísseis anti-navio Marte possuem, que são mais baratos que os Harpoon dos P-3, quanto mais bombas guiadas, mísseis anti-tanque (Hellfire?) e o canhão na porta. Seria contudo muito interessante, mas parece-me "areia demais para a nossa camioneta", sendo que uns Rescue Hawk armados já é uma sorte.

Também em Portugal nunca foram pensados para isso, somente para vigilância marítima, fiscalização e SAR, numa substituição directa das capacidades do par de C-212-300 que posteriormente vendemos ao Uruguai. É por isso que não estão dotados nem de armamento, nem de MAD, mas com radar, SLAR e FLIR.
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Re: C-295 M na FAP
« Responder #745 em: Janeiro 18, 2020, 03:29:23 pm »
Só pode ser o Persuader com o sistema FITS, FLIR Star Safire HD e radar ELM-2022.

Então, em principio, teremos no Mali o C-295M VIMAR (RFOT?) com módulo FITS, com radar EL/M-2022A(V)3 com cobertura de 360º, FLIR Star Safire 380-HD, e radar SLAR Ericsson (e RWR, MWR, CMDS) - fui ler post do P3 Orion  c56x1

Operacionalmente, visto terem sido primariamente concebidos para utilização marítima, qual o resultado? Detectar uma coluna de "technical" quantos km's? Ou conseguir detectar um par deles que avançam "discretamente" a que distancia? Presumo que sempre a uma altitude que permita não se preocuparem com possíveis MANPADS? Será o SLAR a estrela na vigilância?     
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Re: C-295 M na FAP
« Responder #746 em: Janeiro 18, 2020, 04:38:26 pm »
Infelizmente os nossos VIMAR nem os mísseis anti-navio Marte possuem, que são mais baratos que os Harpoon dos P-3, quanto mais bombas guiadas, mísseis anti-tanque (Hellfire?) e o canhão na porta. Seria contudo muito interessante, mas parece-me "areia demais para a nossa camioneta", sendo que uns Rescue Hawk armados já é uma sorte.

Também em Portugal nunca foram pensados para isso, somente para vigilância marítima, fiscalização e SAR, numa substituição directa das capacidades do par de C-212-300 que posteriormente vendemos ao Uruguai. É por isso que não estão dotados nem de armamento, nem de MAD, mas com radar, SLAR e FLIR.

Sim, a função ASW e ASuW está atribuída aos P-3. Mas não teria feito mal nenhum pensar nessa capacidade para complementar os P-3.
 

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #747 em: Janeiro 18, 2020, 04:47:03 pm »
Infelizmente os nossos VIMAR nem os mísseis anti-navio Marte possuem, que são mais baratos que os Harpoon dos P-3, quanto mais bombas guiadas, mísseis anti-tanque (Hellfire?) e o canhão na porta. Seria contudo muito interessante, mas parece-me "areia demais para a nossa camioneta", sendo que uns Rescue Hawk armados já é uma sorte.

Também em Portugal nunca foram pensados para isso, somente para vigilância marítima, fiscalização e SAR, numa substituição directa das capacidades do par de C-212-300 que posteriormente vendemos ao Uruguai. É por isso que não estão dotados nem de armamento, nem de MAD, mas com radar, SLAR e FLIR.

Sim, a função ASW e ASuW está atribuída aos P-3. Mas não teria feito mal nenhum pensar nessa capacidade para complementar os P-3.

o reforço da frota P3, complementada com aeronaves C295, seria muito bem vinda e ficaríamos com uma verdadeira capacidade ASW e ASuW, composta por pelo menos, dez aeronaves !!







E ficamos por aqui para já, porque nem quero falar desta versão que nos dava um jeitaço mas, será padrão NATO ???



Abraços
« Última modificação: Janeiro 18, 2020, 04:58:06 pm por tenente »
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Re: C-295 M na FAP
« Responder #748 em: Janeiro 18, 2020, 05:23:01 pm »
Além de serem mais baratos de voar em missões que não requeiram a longevidade de voo e maior payload do P-3, têm excelentes sensores que mereciam que lhes fosse dado uso ao máximo. Não digo a versão gunship com canhão na porta e rockets, mas os mísseis Hellfire e Marte para atacar alvos que não justifiquem o uso dos Harpoon (sobretudo lanchas de ataque rápido e afins), seria muitíssimo bom.

A versão AEW então, seria um sonho, equipados com a lança de reabastecimento em voo ainda melhor. Não é que ficávamos com uma bela frota de 295 na FAP?  8)
« Última modificação: Janeiro 18, 2020, 05:23:45 pm por dc »
 
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Re: C-295 M na FAP
« Responder #749 em: Janeiro 18, 2020, 05:25:12 pm »
À pois era dc, pois era !

Abraço
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