Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1620 em: Julho 14, 2023, 03:21:03 pm »
Nem é precisão. E a AK47 nem tem mito de ter precisão, pelo contrário, é fraca nisso. Aquele mira que parece uma alça e ponto de mira de uma arma de ar comprimido é ridículo(isto nas Ak47 correntes) e toda a arma foi feita não para precisão, mas para ser simples, robusta e aguentar falta de manutenção e maus tratos. O "mito" se assim quisermos chamar é disparar ferrugenta e cheia de lixo. Pelo menos as tolerâncias entre as peças permitem muito mais relaxo, que outras armas mais modernas e precisas.

A AK não é fraca em termos de precisão, faz o seu papel em vista do calibre, cano e "precisão mecânica".
O problema é, muitas vezes, o uso em forças irregulares/mal treinadas que não sabem aproveitar o potencial da arma.

O design da Kalashnikov é pensado ao detalhe - cada peça e mecanismo é pensado em função da doutrina.

Mas isso ficará para um tópico específico.

Pois eu como disparei  "n" tiros com algumas armas, desde essa Ak47 as mais recentes, sei a percepção que tive. Isto porque como disse uma vez um camarada "deixei de contar aos 40 mil". A malta que estava junta riu-se da paciência do gajo.
Como eu digo, Ak47 é arma de bandido, terrorista ou tropa africana
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1621 em: Julho 14, 2023, 03:28:01 pm »
Nem é precisão. E a AK47 nem tem mito de ter precisão, pelo contrário, é fraca nisso. Aquele mira que parece uma alça e ponto de mira de uma arma de ar comprimido é ridículo(isto nas Ak47 correntes) e toda a arma foi feita não para precisão, mas para ser simples, robusta e aguentar falta de manutenção e maus tratos. O "mito" se assim quisermos chamar é disparar ferrugenta e cheia de lixo. Pelo menos as tolerâncias entre as peças permitem muito mais relaxo, que outras armas mais modernas e precisas.

A AK não é fraca em termos de precisão, faz o seu papel em vista do calibre, cano e "precisão mecânica".
O problema é, muitas vezes, o uso em forças irregulares/mal treinadas que não sabem aproveitar o potencial da arma.

O design da Kalashnikov é pensado ao detalhe - cada peça e mecanismo é pensado em função da doutrina.

Mas isso ficará para um tópico específico.

Pois eu como disparei  "n" tiros com algumas armas, desde essa Ak47 as mais recentes, sei a percepção que tive. Isto porque como disse uma vez um camarada "deixei de contar aos 40 mil". A malta que estava junta riu-se da paciência do gajo.
Como eu digo, Ak47 é arma de bandido, terrorista ou tropa africana

Experiências pessoais não são um bom indicador.  Um exemplo;
Tive um Mercedes e um FIAT, o Mercedes deu-me imensos problemas mecânicos, o FIAT nenhum. 
Conclusão pessoal; a mecânica de um FIAT é muito melhor do que a do Mercedes.

Mas temos de ser capazes de ver o quadro geral; talvez eu tenha tido "azar" com o Mercedes porque em termos universais a realidade é muito diferente.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1622 em: Julho 17, 2023, 11:10:59 am »
Nem é precisão. E a AK47 nem tem mito de ter precisão, pelo contrário, é fraca nisso. Aquele mira que parece uma alça e ponto de mira de uma arma de ar comprimido é ridículo(isto nas Ak47 correntes) e toda a arma foi feita não para precisão, mas para ser simples, robusta e aguentar falta de manutenção e maus tratos. O "mito" se assim quisermos chamar é disparar ferrugenta e cheia de lixo. Pelo menos as tolerâncias entre as peças permitem muito mais relaxo, que outras armas mais modernas e precisas.

A AK não é fraca em termos de precisão, faz o seu papel em vista do calibre, cano e "precisão mecânica".
O problema é, muitas vezes, o uso em forças irregulares/mal treinadas que não sabem aproveitar o potencial da arma.

O design da Kalashnikov é pensado ao detalhe - cada peça e mecanismo é pensado em função da doutrina.

Mas isso ficará para um tópico específico.

Pois eu como disparei  "n" tiros com algumas armas, desde essa Ak47 as mais recentes, sei a percepção que tive. Isto porque como disse uma vez um camarada "deixei de contar aos 40 mil". A malta que estava junta riu-se da paciência do gajo.
Como eu digo, Ak47 é arma de bandido, terrorista ou tropa africana

Experiências pessoais não são um bom indicador.  Um exemplo;
Tive um Mercedes e um FIAT, o Mercedes deu-me imensos problemas mecânicos, o FIAT nenhum. 
Conclusão pessoal; a mecânica de um FIAT é muito melhor do que a do Mercedes.

Mas temos de ser capazes de ver o quadro geral; talvez eu tenha tido "azar" com o Mercedes porque em termos universais a realidade é muito diferente.

Não queria continuar, mas andava matutar nessa da experiencia pessoal  :D
Essa dos exemplos pessoais, pelo visto serve no seu caso dos carros.
O outro assunto que falávamos nada tem a ver.
Experiencia de anos, dezenas de milhares de tiros em diversas situações, precisão, dinâmico, com esforço, etc. dezenas de armas diferentes e, um know how de um conjunto de pessoas mesmo que restrito, não é só "caso pessoal". E juntando a isso a especificações técnicas onde se podem aferir as diferenças entre uma Ak47 e as superiores G36, SCAR, HK 416 ou SIg MCX.
Não é assim para outros assuntos como os radares, misseis, etc? (Radares para mim é chines e os resto tento perceber)
Alguém tem experiencia em Fragatas novas? Só os comodoros que lá embarcam em passeio

Afinal as coisas evoluem, por isso em vez do 40mm Bofors L60 se usa uma Marlin 30mm nos NPO(os que as têm)
Não mudaram da G3 para a Scar? Foi para pior e somente por ser mais leve e numero de munições do carregador?  Não foi decerto
E eu Adoro a G3, que está bem acima da AK47, já agora. Experiencia pessoal, sim e, aquele aparelho de pontaria diz tudo.
Quando se quer algo que dure, barata, que se mantenha em funcionamento em circunstancias limite de má manutenção e desleixo até, em climas e condições ambientais más. Ou seja, com muitas tolerâncias e o subsequente custo de inferioridade que não são irrelevantes porque é para usar por qualquer  um com pouco treino ou nenhum em açcões de menor exigência técnica, fazem a AK47.
Actualmente existem versões melhoradas nas Op Especiais desses Países mas, também usamos a G3 algo melhorada nos Fuzileiros e se pretende outra melhor.
E eu Adoro a G3, que está bem acima da AK47, já agora. Experiencia pessoal, sim e, aquela diferença no aparelho de pontaria diz alguma coisa.
A Mauser M98 7,92mm também é muito precisa, pude constatar isso. Mas...não vamos glorificar a coisa, é como glorificar a Dragunov 7,62x54, porque aparece em filmes assim. Tiveram a  sua época. Boas, intemporais, mas...
É como glorificar também as Glock, mas isso é outro assunto. Nunca vi arma tão alterada em peças de outros fabricantes para ser melhor que o original. Mas é boa sem duvida. De origem prefiro as CZ
É como nós, temos a nossa melhor época e depois a partir de certa altura fazemos o que podemos com o que acumulámos de experiencia  ;)

Grande abraço e desculpem a nota a fugir ao tópico
 

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nelson38899

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1623 em: Julho 17, 2023, 05:24:34 pm »
Segundo o Rojeiro tentaram vender estes navios aos angolanos, eles preferiram estes:

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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sivispacem

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1624 em: Julho 17, 2023, 07:15:04 pm »
Segundo o Rojeiro tentaram vender estes navios aos angolanos, eles preferiram estes:



Com os calotes que de lá costumam vir não sei se não terá sido uma sorte.....
 

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papatango

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1625 em: Julho 17, 2023, 08:11:47 pm »


Em 2022, as notícias davam conta de que a marinha de Angola pretendia adquirir três patrulhas, que poderiam ser de um modelo fabricado por estaleiros dos Emirados Arabes Unidos.

Os estaleiros dos Emirados, no Abu Dhabi, têm já alguma experiencia e montam corvetas e navios de guerra desde o inicio do século.

Agora sabe-se que Angola deverá pagar  U$ 1,000,000,000 (mil milhões) pelos navios.
Se forem três, ficariam por 333 milhões cada um …
Como toda a gente acha que é muito dinheiro para um navio, há quem diga que devem ser quatro ou até mesmo cinco. Ou seja, o valor mais baixo a que ficará cada navio será de 200 milhões de dolares americanos por unidade.

Os navios terão um comprimento de 70m, boca de 11m e calado de 3m e deverão atingir 30 nós de velocidade máxima, com uma autonomia para 2500 milhas náuticas a 12 nós.

Têm casco de aço e superestrutura em aluminio (lembram-se … aquela história chata da estabilidade dificil de atingir ?)

Não sei qual o deslocamento dos navios. Calculo que ninguém saiba, porque os cálculos ainda não foram feitos com precisão.



Este tipo de embarcação não tem nada a ver com navios como os patrulhas da classe Viana do Castelo.São caríssimos, e para uma força que praticamente nem sequer existe e tem que ser criada de raiz, enfim …
Será interessante de analisar. E ao mesmo tempo será educativo para todos.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Pescador

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1626 em: Julho 17, 2023, 09:16:37 pm »


Em 2022, as notícias davam conta de que a marinha de Angola pretendia adquirir três patrulhas, que poderiam ser de um modelo fabricado por estaleiros dos Emirados Arabes Unidos.

Os estaleiros dos Emirados, no Abu Dhabi, têm já alguma experiencia e montam corvetas e navios de guerra desde o inicio do século.

Agora sabe-se que Angola deverá pagar  U$ 1,000,000,000 (mil milhões) pelos navios.
Se forem três, ficariam por 333 milhões cada um …
Como toda a gente acha que é muito dinheiro para um navio, há quem diga que devem ser quatro ou até mesmo cinco. Ou seja, o valor mais baixo a que ficará cada navio será de 200 milhões de dolares americanos por unidade.

Os navios terão um comprimento de 70m, boca de 11m e calado de 3m e deverão atingir 30 nós de velocidade máxima, com uma autonomia para 2500 milhas náuticas a 12 nós.

Têm casco de aço e superestrutura em aluminio (lembram-se … aquela história chata da estabilidade dificil de atingir ?)

Não sei qual o deslocamento dos navios. Calculo que ninguém saiba, porque os cálculos ainda não foram feitos com precisão.



Este tipo de embarcação não tem nada a ver com navios como os patrulhas da classe Viana do Castelo.São caríssimos, e para uma força que praticamente nem sequer existe e tem que ser criada de raiz, enfim …
Será interessante de analisar. E ao mesmo tempo será educativo para todos.
 

Navio em aço com superestrutura em alumínio não eram as João Belo?
Desde quanto é que um navio todo em aço tem de ficar menos estável?
A ideia deve ser aligeirar o peso para ser mais rápido e não só preocupação com estabilidade. Porque essa é planeada na construção, com os materiais e equipamentos em vista.
Poupam no aço e metem blindagem? Mas isso implica mais custos, para além da blindagem acessória ter um peso a considerar.

São mesmo uns NPO complexos. De decidir que fazer.

Se "vendêssemos" os 4 NPO a Angola era dinheiro perdido. Iam pagar um dia...ou não, faziam como outras vezes.
 

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papatango

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1627 em: Julho 17, 2023, 09:53:38 pm »
Citar
Desde quanto é que um navio todo em aço tem de ficar menos estável?
A ideia deve ser aligeirar o peso para ser mais rápido e não só preocupação com estabilidade. Porque essa é planeada na construção, com os materiais e equipamentos em vista.
Poupam no aço e metem blindagem? Mas isso implica mais custos, para além da blindagem acessória ter um peso a considerar.
Não entendi ...  :o

O navio todo em aço não ficará mais instável, se for um couraçado, ou um navio extraordinariamente pesado.
Os navios de guerra nos dias de hoje, praticamente não possuem blindagem.
E mesmo um navio todo em aço. utilizará aço de 10mm ou 12mm no casco, e placas de aço muito menos espessas de 2 ou 3mm  na superestrutura.

A velocidade de um navio, não tem tanto a ver com o peso do metal, tem MUITO mais a ver com o deslocamento e com a relação entre o comprimento e a boca.

Para ter um navio mais rápido, você não lhe corta o peso, o que tem que fazer é alonga-lo e torna-lo mais estreito. São as leis da fisica.
Há leis da física que estabelecem uma relação entre por um lado o racio entre comprimento e boca e por outro a potência necessária para fazer locomover o navio dentro de água.

A isto chamamos velocidade de deslocamento.

É por essa razão, que mesmo que você coloque motores atómicos dentro de um NPO, a velocidade de deslocamento tem um limite máximo.
Chega a um ponto que para conseguir mais um nó,. você tem que multiplicar a potência por dez.

Portanto, não misturemos alhos com bugalhos.

Os navios, flutuam na água e se forem demasiado pesados acima da linha de água, pura e simplesmente podem virar.
Para isso, aligeira-se a superestrutura.
Em navios militares, onde os radares têm que ser colocados em pontos tão elevados quanto possível, e ainda por cima as armas também têm que ser colocadas acima da linha de água a única solução é reduzir o peso acima da linha de água, baixando o centro de gravidade.

Até as torres das peças de artilharia naval sofreram emagrecimentos por causa disso e mesmo proteção em fibra de vidro, em vez de metal.




Relativamente ao tipo de navio que Angola terá adquirido, bastaria dizer que as suas linhas e características são pensadas para o golfo e para o oceano indico ocidental. A autonomia do navio dá a impressão de se tratar de uma embarcação pensada para viagens rápidas e para voltar para o porto se o mar ficar muito bravo...
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antoninho

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1628 em: Julho 19, 2023, 10:06:38 am »
Segundo o orçamento cada navio custa 56 milhões de euros.
Vi agora que o Uruguai comprou aos espanhóis,dois opv com hangar para helicóptero médio e com um armamento superior.
Não sei o resto da configuração mas de linhas mais modernas e pelo preço de 82,5 milhões de euros, os dois.
Alguém pode dizer o resto destes OPV e porque são mais baratos?
« Última modificação: Julho 19, 2023, 10:07:45 am por antoninho »
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1629 em: Julho 19, 2023, 10:12:27 am »
Uma diferença bem grande em custos,em relação aos OPV feitos em Espanha é esquisito, querem ver mais um esquema á portuguesa.
Afinal concurso para quê???
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1630 em: Julho 19, 2023, 10:52:21 am »
Segundo o orçamento cada navio custa 56 milhões de euros.
Vi agora que o Uruguai comprou aos espanhóis,dois opv com hangar para helicóptero médio e com um armamento superior.
Não sei o resto da configuração mas de linhas mais modernas e pelo preço de 82,5 milhões de euros, os dois.
Alguém pode dizer o resto destes OPV e porque são mais baratos?

https://en.mercopress.com/2023/07/18/uruguay-to-purchase-brand-new-opvs-from-spanish-shipyard
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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papatango

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1631 em: Julho 19, 2023, 12:32:24 pm »
Até agora apenas há visões artisticas dos navios que deverão ser construidos pelos estaleiros Cardama de Vigo.

A única coisa de que se pode ter a certeza, é que não é possível fazer omoletes sem ovos.
Até ao momento, vi comentários na internet, em que nem sequer há segurança sobre qual seria o aspecto dos navios.
Não há nenhuma informação sobre o custo do armamento, apenas se sabe que poderiam ser equipados com uma peça de 30mm ou 40mm e metralhadoras 12.7mm.

Eu chamaria à atenção para o último navio de guerra construido em Espanha, afundado por um navio de bandeira portuguesa ...  :mrgreen:

O barato sai sempre caro ...
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1632 em: Julho 19, 2023, 12:51:37 pm »
Até agora apenas há visões artisticas dos navios que deverão ser construidos pelos estaleiros Cardama de Vigo.

A única coisa de que se pode ter a certeza, é que não é possível fazer omoletes sem ovos.
Até ao momento, vi comentários na internet, em que nem sequer há segurança sobre qual seria o aspecto dos navios.
Não há nenhuma informação sobre o custo do armamento, apenas se sabe que poderiam ser equipados com uma peça de 30mm ou 40mm e metralhadoras 12.7mm.

Eu chamaria à atenção para o último navio de guerra construido em Espanha, afundado por um navio de bandeira portuguesa ...  :mrgreen:

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1633 em: Julho 19, 2023, 02:48:03 pm »
Posto isto, bons são os nossos, tirando o facto de precisarem de blindagem contra 9mm, segundo dito  ;D

Os Barcos da carreira Barreiro - Lisboa antigos, davam uns belos NPO já vi. Até tinham alguma semelhança de linhas. Todos em aço e não era fino que deixasse atravessar uma 9mm.

Entretanto nos nossos nem helicópteros aterram,  embora tenham feito aquele deck(pode ser pista de dança "cu duro"). Se calhar só mini helicópteros taxi assim https://flight.space-aviation.com/en/products/helitaxi-okinawa-naha-onna  para cenas vip no Mussulo. Lá em Angola é normal helicópteros levarem vips às vivendas na praia. Uma vez aterrou um da Caras Lindas, uma vip jacaré que ia lá de férias e depois metia fotos na revista "Caras". Amanhã poderá ser um comodoro ou almirante jacaré com o cônsul ou o sôr embaixador, que tem lá casa na praia a viajar de heli taxi. Vamos esperar que a VdG esteja renovada para essas missões.
Bimbys porta drones, bimbys "anti subamarino" de 5 nós, drones da fnac, etc
Mas relativamente a coisas sérias  de Marinha de Guerra é que está escasso. Vão tornar duas das Meko noutro suprassumo naval   ;D

Outro material bom é contraplacado naval. Leve, não deforma a ver-se as "costelas" e chique
« Última modificação: Julho 19, 2023, 02:56:22 pm por Pescador »
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1634 em: Julho 19, 2023, 03:18:03 pm »
Segundo o orçamento cada navio custa 56 milhões de euros.
Vi agora que o Uruguai comprou aos espanhóis,dois opv com hangar para helicóptero médio e com um armamento superior.
Não sei o resto da configuração mas de linhas mais modernas e pelo preço de 82,5 milhões de euros, os dois.
Alguém pode dizer o resto destes OPV e porque são mais baratos?

Os OPV80 do Chile e Colômbia estavam inicialmente nos 46 milhões USD. Com a 76mm e referidos sensores subiu para 54 milhões USD.

https://en.wikipedia.org/wiki/OPV-80-class_offshore_patrol_vessel

Citar
The design of the PZM was developed by Fassmer GmbH & Co. KG, a German company to meet the Chilean Navy's requirements under the Danubio IV project. The contract for ASMAR to build the PZMs was signed on May 20, 2005, with Northrop Grumman, Sisdef (a consortium of BAE Systems and shipbuilder ASMAR) and Rohde & Schwarz participating as main subcontractors at a cost of US$54 million to be commissioned by 2012. The vessels will be operated by the Coast Guard Service of the Chilean Navy and they will conduct patrol missions in Chile's exclusive economic zone (EEZ). The design of the Proyecto Patrulleros de Zona Marítima is being promoted by Chile as a common platform for South American navies through the Proyecto Patrullero de Alta Mar Regional (or Regional Offshore Patrol Ship) committee.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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