Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

  • 1879 Respostas
  • 387292 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1020 em: Maio 29, 2021, 05:26:53 pm »
Portugal to buy six more OPVs

The Portuguese government has approved plans to acquire a third batch (NPO3S) of Viana do Castelo-class offshore patrol vessels (OPVs) as part of the Portuguese Navy's Intersectoral Program for the Renewal of the Fleet (PIRE).


Portugal currently operates four Viana do Castelo-class OPVs. It will acquire six more units with improved capabilities.

A tender for the construction of six vessels will be issued in 2021 by the state-owned company idD – Portugal Defence, the Ministry of National Defence said. The first unit is scheduled to enter service in 2023, with the final ship to be introduced in 2029.

The government formally endorsed the third batch of OPVs on 20 May. EUR352 million (USD429 million) has been authorised to fund the acquisition in line with the country's 2019–2030 Military Programming Law: EUR283 million has been earmarked for construction, with the remaining EUR69 million for outfitting and management.

With the six new OPVs, Portugal will complete the replacement of João Coutinho-class and Baptista de Andrade-class corvettes.

The new OPVs will be based on the same design of the earlier vessels in the class but with a number of modifications. Most notably, they will incorporate multifunction features to increase utility in areas such as mine warfare, underwater surveillance, force projection, pollution combat, and law enforcement, the Portuguese Navy previously told Janes . Additionally, the vessels will be equipped to carry out operations with helicopters and unmanned systems.

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/portugal-to-buy-six-more-opvs

Abraços
« Última modificação: Maio 29, 2021, 05:29:04 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1021 em: Maio 29, 2021, 05:32:19 pm »
Mas quais são as corvetas com capacidade ASW? Será que é uma referência aos morteiros retirado nos anos 80, ou aos tubos lança-torpedos torpedos que devem estar inoperacionais há anos?

A capacidade ASW foi retirada na "modernização" de 2000. Mas antes tinham Sonar Thomson-Sintra DIODON, Torpedos Mk32 e bombas de profundidade Mk9.
 

*

Fmfg

  • Membro
  • *
  • 91
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 128 vez(es)
  • +21/-0
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1022 em: Maio 29, 2021, 05:51:42 pm »
Mas quais são as corvetas com capacidade ASW? Será que é uma referência aos morteiros retirado nos anos 80, ou aos tubos lança-torpedos torpedos que devem estar inoperacionais há anos?


Também não sei aonde existe essa capacidade...
Venham de lá os 6 OPV 2600 Damen, construídos em Viana (projeto Damen) e já não é nada mau, se assim for não fica (ou fica?) espaço para as EPC?

MC,

Dada a penúria da nossa frota, espaço para as EPC existe sempre.
Quanto aos OPV, a Damen tem projetos mais acessíveis na mesma linha mas com deslocamento menor do que o 2600... Eventualmente poderiam ser também uma boa opção.

Se construissemos seis damen 1800 já era uma maravilha, e evitava a tentação de se substituir as VdG por unidades de 2600 Tons !!

https://products.damen.com/-/media/Products/Images/Clusters-groups/Naval/Offshore-Patrol-Vessel/OPV-1800/Documents/Offshore_Patrol_Vessel_1800_DS.pdf

https://products.damen.com/en/ranges/offshore-patrol-vessel/offshore-patrol-vessel-1800

Abraços
Esse OPV 1800 da Damen é o desenho ideal para nós, tem as capacidades e características que precisamos sem chegar perto das fragatas para não existir mesmo essa tentação de substituir as VdG por NPO, é um desenho bem mais moderno que o do NPO com hangar para NH 90 e tudo, os estaleiros de Viana fazerem um desenho baseado neste OPV para os novos NPO e ficávamos muito bem servidos.
 

*

RABN

  • Membro
  • *
  • 161
  • Recebeu: 170 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +39/-32
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1023 em: Maio 29, 2021, 06:19:28 pm »
Mas quais são as corvetas com capacidade ASW? Será que é uma referência aos morteiros retirado nos anos 80, ou aos tubos lança-torpedos torpedos que devem estar inoperacionais há anos?


Também não sei aonde existe essa capacidade...
Venham de lá os 6 OPV 2600 Damen, construídos em Viana (projeto Damen) e já não é nada mau, se assim for não fica (ou fica?) espaço para as EPC?

MC,

Dada a penúria da nossa frota, espaço para as EPC existe sempre.
Quanto aos OPV, a Damen tem projetos mais acessíveis na mesma linha mas com deslocamento menor do que o 2600... Eventualmente poderiam ser também uma boa opção.

Se construissemos seis damen 1800 já era uma maravilha, e evitava a tentação de se substituir as VdG por unidades de 2600 Tons !!

https://products.damen.com/-/media/Products/Images/Clusters-groups/Naval/Offshore-Patrol-Vessel/OPV-1800/Documents/Offshore_Patrol_Vessel_1800_DS.pdf

https://products.damen.com/en/ranges/offshore-patrol-vessel/offshore-patrol-vessel-1800

Abraços
Esse OPV 1800 da Damen é o desenho ideal para nós, tem as capacidades e características que precisamos sem chegar perto das fragatas para não existir mesmo essa tentação de substituir as VdG por NPO, é um desenho bem mais moderno que o do NPO com hangar para NH 90 e tudo, os estaleiros de Viana fazerem um desenho baseado neste OPV para os novos NPO e ficávamos muito bem servidos.

Mas por outro lado, o OPV2600 é muito mais capaz para varias missôes, sobretudo ao nivel da modularidade, capacidade de transporte e projeção de força.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1024 em: Maio 29, 2021, 06:42:43 pm »
O modelo 2600 de certeza que ficaria 1/3 mais caro que o 1800 logo limitaria o numero de unidades a adquirir a quatro.

Mesmo nesse cenário, seria uma tentação para os politicozecos especialistas iluminados em materiais militares, acharem que estes OPV seriam a opção ideal para substituir as VdG, e, para tentar convencer os almirantes a aceitar essa opção até se davam ao luxo de autorizar a construção de quatro OPV 1800 ou até 1400 para reforçar a frota NPO.

Este raciocínio é bom que seja tido em conta pois não me espantaria que tal viesse a acontecer, e, a ocorrer então sim, seria mais um excelente motivo para o MDN vir a terreiro afirmar que a nossa frota era a melhor da Europa e arredores.

Nao devemos confundir as coisas Portugal precisa de NPO's com um deslocamento semelhante aos actuais quanto nuito até às 2000 tons, mais que isso é estarmos a esbanjar a escassa verba para aquisições, tal qual os 390, e, abrir o caminho a uma CG, porque a verba gasta nesses navios de patrulha é verba que deixa de existir para a componente de combate, tão simples quanto isto.

A minha opinião desde há alguns anos quanto à necessidade da Marinha ter apenas sete NPO, prende-se com as reais necessidades desse tipo de Navio, com uma distribuição ajustadas das verbas reduzidas para investimentos entre os Navios Patrulha e os Navios de Combate, de modo a não encaminhar a nossa marinha a uma simples GUARDA COSTEIRA !!!

Pensar em projeção de força usando  NPO é errado obrigaria a utilizar vários para colocar uma FFZ num determinado TO e estamos a falar de Navios não combatentes sem a capacIdade de transportar equipamentos militares mais pesados como VBL ou BF, e operar helis para o transporte navio/terra.

Tal opção a ser exercida iria abortar a aquisição de um NPL tão necessário para projectar uma forca credível com os apoios de fogos e capacidade de manobra  exigíveis para tal empenhamento.
 
Abraços
« Última modificação: Maio 29, 2021, 07:06:41 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fmfg

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1025 em: Maio 29, 2021, 08:27:33 pm »
A nível de desenho, se os estaleiros conseguirem colocar a exaustão dos gazes na lateral do navio já eram um passo enorme para a industria de defesa naval de Portugal. ;D
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1026 em: Maio 29, 2021, 09:23:44 pm »
Acabo por não perceber de onde vem a conversa do OPV 2600 da Damen. O orçamento para cada NPO da "nova série" é de 48 milhões de euros, mais coisa menos coisa, o que certamente não foge ao preço dos originais, portanto não dará para muito mais que um NPO ligeiramente modificado.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +100/-3589
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1028 em: Maio 30, 2021, 12:50:42 pm »

Navio da Armada portuguesa regressa após missão no Golfo da Guiné
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/navio-da-armada-portuguesa-regressa-ap%C3%B3s-miss%C3%A3o-no-golfo-da-guin%C3%A9/ar-AAKx6ii?ocid=msedgdhp

O Navio da República Portuguesa (NRP) Setúbal chegou hoje a Portugal após terminar três meses de missão no Golfo da Guiné, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, no continente africano, envolvendo ações de patrulha.

O Navio da República Portuguesa (NRP) Setúbal chegou hoje a Portugal após terminar três meses de missão no Golfo da Guiné, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, no continente africano, envolvendo ações de patrulha.© Lusa O Navio da República Portuguesa (NRP) Setúbal chegou hoje a Portugal após terminar três meses de missão no Golfo da Guiné, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, no continente africano, envolvendo ações de patrulha.
O navio da Marinha foi recebido pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e pelo Comandante Naval, vice-almirante Alberto Silvestre Correia.

Segundo informação da Armada portuguesa, o NRP Setúbal realizou 1.150 horas de navegação e percorreu 12 mil milhas náuticas (cerca de 22 mil quilómetros), desempenhando missões de cooperação bilateral e multilateral com diversos países do Golfo da Guine´, nomeadamente Guiné-Bissau, Cabo Verde, Costa do Marfim, São Tomé e Príncipe, Angola, Nigéria e Gana.

Entre outras atividades, destacam-se as ações de patrulha com as Marinhas de Espanha, França e Itália, no âmbito do projeto piloto das Presenças Marítimas Coordenadas, e a participação no exercício "Obangame Express", organizado pelos Estados Unidos da América, entre 14 e 20 de março, em Cabo Verde.

O NRP Setúbal é comandado pelo capitão-de-fragata Artur Dias Marques e possui uma guarnição de 58 militares, incluindo uma equipa de abordagem, uma equipa de mergulhadores, um médico naval e, ainda, um aspirante a oficial da Escola Naval em estágio.


Apenas duas notas:
Congratulo-me que o navio tenha regressado incólume e a tripulação esteja bem;
Este mdn como não tem mais nada para fazer e acha que a marinheca está muito bem equipada gasta o tempo nos cais e aeroportos a ver partir e chegar o pessoal que é destacado para missões no exterior. Um acto banal que é a partida e chegada à BNL dum navio da marinha é pretexto para S. Exa. abrilhantar o evento com a sua presença. É triste o país ter governantes deste calibre.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, P44

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5575
  • Recebeu: 5561 vez(es)
  • Enviou: 3665 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1029 em: Maio 30, 2021, 01:26:36 pm »
O Setúbal regressou hoje ao Alfeite, como disse e bem o zawevo. A esse propósito, numa peça difundida há instantes pela SIC, o Titi disse esperar que a construção do primeiro dos novos seis NPO se inicie ainda este ano, com uma entrega prevista para final de 2023. E que todos deverão estar ao serviço até 2029.

Com um horizonte temporal de construção de dois anos por navio, é sinceramente de se esperar alguma evolução daquele design já obsoleto dos primeiros 4?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1030 em: Maio 30, 2021, 02:40:00 pm »
O Setúbal regressou hoje ao Alfeite, como disse e bem o zawevo. A esse propósito, numa peça difundida há instantes pela SIC, o Titi disse esperar que a construção do primeiro dos novos seis NPO se inicie ainda este ano, com uma entrega prevista para final de 2023. E que todos deverão estar ao serviço até 2029.

Com um horizonte temporal de construção de dois anos por navio, é sinceramente de se esperar alguma evolução daquele design já obsoleto dos primeiros 4?

Viva, como não acredito em nenhuma palavra do Tito, só vendo.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1031 em: Maio 30, 2021, 02:41:00 pm »
O Setúbal regressou hoje ao Alfeite, como disse e bem o zawevo. A esse propósito, numa peça difundida há instantes pela SIC, o Titi disse esperar que a construção do primeiro dos novos seis NPO se inicie ainda este ano, com uma entrega prevista para final de 2023. E que todos deverão estar ao serviço até 2029.

Com um horizonte temporal de construção de dois anos por navio, é sinceramente de se esperar alguma evolução daquele design já obsoleto dos primeiros 4?

Agora é que a Marinha tem verba para mandar fazer uma alteração ao projeto. Por agora nem sabemos se o que a Marinha quer fazer com o 3º lote é possível e se cabe no orçamento.

Duvido muito que tenhamos corte de aço já este ano, nem prime contractor temos. Curioso para saber se vai ser novamente a Edisoft, ou se a barraca das MARLIN vai levar a alteração.

 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1032 em: Maio 30, 2021, 02:42:46 pm »
O Setúbal regressou hoje ao Alfeite, como disse e bem o zawevo. A esse propósito, numa peça difundida há instantes pela SIC, o Titi disse esperar que a construção do primeiro dos novos seis NPO se inicie ainda este ano, com uma entrega prevista para final de 2023. E que todos deverão estar ao serviço até 2029.

Com um horizonte temporal de construção de dois anos por navio, é sinceramente de se esperar alguma evolução daquele design já obsoleto dos primeiros 4?

Agora é que a Marinha tem verba para mandar fazer uma alteração ao projeto. Por agora nem sabemos se o que a Marinha quer fazer com o 3º lote é possível e se cabe no orçamento.

Duvido muito que tenhamos corte de aço já este ano, nem prime contractor temos. Curioso para saber se vai ser novamente a Edisoft, ou se a barraca das MARLIN vai levar a alteração.



Supsotamente vai a concurso...Falta saber se é novo projeto ou não.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1033 em: Maio 30, 2021, 02:52:40 pm »
O orçamento falado não dá para um novo projecto, pois para isso era preciso desenvolver do zero, ou comprar a outro estaleiro, o que encarece o programa. Além de que todo esse processo demora tempo. Depois é meio caminho para haver atrasos e/ou derrapes financeiros, sendo algo nunca antes feito no estaleiro escolhido.

Mesmo aqueles prazos, mesmo sendo uma cópia do NPO original, parecem-me difíceis de concretizar. Ainda para mais quando se vai fazer concurso primeiro, mais todas as burocracias envolvidas, vai depender da disponibilidade do estaleiro, da celeridade dos pagamentos, etc.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5575
  • Recebeu: 5561 vez(es)
  • Enviou: 3665 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1034 em: Maio 30, 2021, 04:37:07 pm »
Muito adoram eles posar para o passarinho  :mrgreen:



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)