Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #930 em: Maio 18, 2021, 08:54:07 am »
Oportunidade única para exportar o NPO!!!!!!!

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In the RFI, released on 11 May, the NZDF stated that it is primarily looking for a commercial ship design, highlighting that the SOPV is a non-combat vessel and will be expected to undertake mainly non-military tasks. However, existing military patrol ship designs are not excluded.

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/new-zealand-releases-southern-ocean-patrol-ship-rfi
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #931 em: Maio 18, 2021, 12:01:27 pm »
Havia um camarada aqui no fórum — entretanto falecido — de nome chaimites. O chaimites esteve envolvido na construção dos NPOs em VdC e partilhava informações preciosas, como a margem de expansão de 50 ton. (podem ser 100, já não me recordo), ou a preparação para peça perfurada (salvo erro até 100 mm). Coisas que não encontras em sítio algum. Se pesquisares os posts dele vais encontrar muita informação valiosa sobre o projecto.


Resta saber se existe interesse em colocar a peça de 76mm ocupando espaço "tão vital para diversos".
Num navio dessa dimensão com tantas possibilidades complexas expressas, seria algo lógico e mal não lhe ia fazer com o tal Radar que se fala.
Basta ver o quanto a referida peça e suas múltiplas munições evoluíram.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #932 em: Maio 18, 2021, 02:34:05 pm »
Havia um camarada aqui no fórum — entretanto falecido — de nome chaimites. O chaimites esteve envolvido na construção dos NPOs em VdC e partilhava informações preciosas, como a margem de expansão de 50 ton. (podem ser 100, já não me recordo), ou a preparação para peça perfurada (salvo erro até 100 mm). Coisas que não encontras em sítio algum. Se pesquisares os posts dele vais encontrar muita informação valiosa sobre o projecto.


Resta saber se existe interesse em colocar a peça de 76mm ocupando espaço "tão vital para diversos".
Num navio dessa dimensão com tantas possibilidades complexas expressas, seria algo lógico e mal não lhe ia fazer com o tal Radar que se fala.
Basta ver o quanto a referida peça e suas múltiplas munições evoluíram.

É mais uma questão de vontade. Se nem para as Marlin arranjaram dinheiro, quanto mais para duas OM 76mm.
Mas caso houvesse algum interesse de instalar uma peça de 76mm, a única razão para escolher uma que necessite perfuração do deck, era se houvesse peças extra em stock. Para comprar novo, mais valia as Sovraponte, que mesmo que sejam ligeiramente mais caras que as convencionais, poupa-se nas alterações necessárias ao NPO (poupa-se dinheiro e tempo). As 100mm é para esquecer. Estão velhas e são extremamente pesadas. 22 toneladas deve afectar o lastro do navio. Não compensa o esforço.

Ainda assim, dada a situação actual de fragatas encostadas, já nem corria o risco de pedir canhões a sério para os NPO, e contentava-me com os 30/40 mm. Haveria sempre o risco de algum génio pegar nesses NPO com peças de 76mm, e substituir as VdG, só porque sim. Obviamente que num país a sério, era NPOs com as peças de 76mm, mais 4/5 fragatas a sério/modernas.
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #933 em: Maio 18, 2021, 06:05:28 pm »
............Portugal

The Portuguese Navy polices a North Atlantic EEZ remarkably similar to that patrolled by the Irish Naval service. Perhaps unsurprisingly, its current OPVs of the 1,900 tonne VIANA DO CASTELO class have much in common with the SAMUEL BECKETT type in spite of different design origins. This includes the combination of a large, weatherly hull with an efficient CODOE propulsion. However, the Portuguese Navy’s broader range of capabilities are reflected in the provision of a flight deck for helicopter operations. The first pair of what was then intended to be an extended class was ordered from the Viana do Castelo yard in 2002 under the NPO2000 programme. However, a combination of economic and industrial problems meant it was 2011 before the first ship was delivered.

A restructuring of the building yard as West Sea Viana has put the project back on track and a further pair ordered in 2015 were commissioned in 2018 and 2019. This has paved the way for plans for six more under Portugal’s latest Military Programming Law.


comparando os diferentes modelos :'( :'( :'(


https://euro-sd.com/2020/03/allgemein/16551/offshore-patrol-vessels-market-development-programmes/

Abraços
« Última modificação: Maio 18, 2021, 06:07:58 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #934 em: Maio 18, 2021, 08:52:58 pm »
https://revistademarinha.com/novos-npo/

9 Agosto de 2019

"Usando as palavras de um camarada mais antigo: “Os NPO são patrulhas de nome, corvetas de tamanho e fragatas em complexidade”. Efetivamente, estes navios trouxeram um salto tecnológico e uma capacidade de executar diversas tarefas, algumas delas que não eram possíveis nem com uma Corveta, como por exemplo a aterragem de um helicóptero, tudo isto com uma Guarnição reduzida de 44 militares. O desafio é enorme, mas a satisfação em ultrapassá-lo é ainda maior!"
(???)
Mais um aprimorar em não colocar nada, era um desenho limpo e ficava mais disponível para levar mais carga, tipo porta contentores.


« Última modificação: Maio 18, 2021, 08:58:36 pm por Pescador »
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #935 em: Maio 18, 2021, 09:54:30 pm »
É o discurso muito bonito do costume, mas que diz tudo quando, até agora, nunca foi operado um helicóptero a partir do NPO.  ::)
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #936 em: Maio 18, 2021, 11:00:43 pm »
https://revistademarinha.com/novos-npo/

9 Agosto de 2019

"Usando as palavras de um camarada mais antigo: “Os NPO são patrulhas de nome, corvetas de tamanho e fragatas em complexidade”. Efetivamente, estes navios trouxeram um salto tecnológico e uma capacidade de executar diversas tarefas, algumas delas que não eram possíveis nem com uma Corveta, como por exemplo a aterragem de um helicóptero, tudo isto com uma Guarnição reduzida de 44 militares. O desafio é enorme, mas a satisfação em ultrapassá-lo é ainda maior!"
(???)
Mais um aprimorar em não colocar nada, era um desenho limpo e ficava mais disponível para levar mais carga, tipo porta contentores.




Que palhaçada !
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #937 em: Maio 19, 2021, 06:47:04 am »
É o discurso muito bonito do costume, mas que diz tudo quando, até agora, nunca foi operado um helicóptero a partir do NPO.  ::)

Se não tiveres helis para operar, esse problema não se põe

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #938 em: Maio 20, 2021, 03:22:39 pm »
Por curiosidade, sobre o radar (ou falta dele).

Pelo que percebo, grosso modo, os NPO poderiam ter:

Radar navegação civil (o que têm) < Kelvin Hughes SharpEye (militar, navegação mas que permite orientar helicópteros e ligação a CMS e apoio ao disparo) < Variant 2d (verdadeiro radar militar de vigilância, etc) < NS100 3d (tudo e mais alguma coisa)...

Estou certo? Entre o que temos e o SharpEye... qual o custo extra previsível (em BES / TAP's por ano, por exemplo  :mrgreen:)?   
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #939 em: Maio 20, 2021, 03:25:33 pm »
Por curiosidade, sobre o radar (ou falta dele).

Pelo que percebo, grosso modo, os NPO poderiam ter:

Radar navegação civil (o que têm) < Kelvin Hughes SharpEye (militar, navegação mas que permite orientar helicópteros e ligação a CMS e apoio ao disparo) < Variant 2d (verdadeiro radar militar de vigilância, etc) < NS100 3d (tudo e mais alguma coisa)...

Estou certo? Entre o que temos e o SharpEye... qual o custo extra previsível (em BES / TAP's por ano, por exemplo  :mrgreen:)?

Hoje marcharam mais 462 M para a TAP, coisa pouca
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #940 em: Maio 20, 2021, 11:53:18 pm »
Por curiosidade, sobre o radar (ou falta dele).

Pelo que percebo, grosso modo, os NPO poderiam ter:

Radar navegação civil (o que têm) < Kelvin Hughes SharpEye (militar, navegação mas que permite orientar helicópteros e ligação a CMS e apoio ao disparo) < Variant 2d (verdadeiro radar militar de vigilância, etc) < NS100 3d (tudo e mais alguma coisa)...

Estou certo? Entre o que temos e o SharpEye... qual o custo extra previsível (em BES / TAP's por ano, por exemplo  :mrgreen:)?

Hoje marcharam mais 462 M para a TAP, coisa pouca

E para os 6 novos NPO são 352M, vamos ver o que vai sair daqui, por estes valores espero que venha uma versão bem melhorada do que as primeiras 4, no mínimo com peça principal e sensores militares. Continuo a achar 10 NPO excessivos para a nossa realidade.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #941 em: Maio 21, 2021, 12:25:16 am »
Por curiosidade, sobre o radar (ou falta dele).

Pelo que percebo, grosso modo, os NPO poderiam ter:

Radar navegação civil (o que têm) < Kelvin Hughes SharpEye (militar, navegação mas que permite orientar helicópteros e ligação a CMS e apoio ao disparo) < Variant 2d (verdadeiro radar militar de vigilância, etc) < NS100 3d (tudo e mais alguma coisa)...

Estou certo? Entre o que temos e o SharpEye... qual o custo extra previsível (em BES / TAP's por ano, por exemplo  :mrgreen:)?

Hoje marcharam mais 462 M para a TAP, coisa pouca

E para os 6 novos NPO são 352M, vamos ver o que vai sair daqui, por estes valores espero que venha uma versão bem melhorada do que as primeiras 4, no mínimo com peça principal e sensores militares. Continuo a achar 10 NPO excessivos para a nossa realidade.

Quando o ultimo dos 6 tiver pronto o primeiro já tem quase 20 anos.
 

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« Responder #942 em: Maio 21, 2021, 12:34:11 am »
Por curiosidade, sobre o radar (ou falta dele).

Pelo que percebo, grosso modo, os NPO poderiam ter:

Radar navegação civil (o que têm) < Kelvin Hughes SharpEye (militar, navegação mas que permite orientar helicópteros e ligação a CMS e apoio ao disparo) < Variant 2d (verdadeiro radar militar de vigilância, etc) < NS100 3d (tudo e mais alguma coisa)...

Estou certo? Entre o que temos e o SharpEye... qual o custo extra previsível (em BES / TAP's por ano, por exemplo  :mrgreen:)?

Hoje marcharam mais 462 M para a TAP, coisa pouca

E para os 6 novos NPO são 352M, vamos ver o que vai sair daqui, por estes valores espero que venha uma versão bem melhorada do que as primeiras 4, no mínimo com peça principal e sensores militares. Continuo a achar 10 NPO excessivos para a nossa realidade.

Quando o ultimo dos 6 tiver pronto o primeiro já tem quase 20 anos.
É verdade, mas o realmente importante e preocupante é a idade que terão as fragatas VdG se não forem substituídas até lá, o cenário parece cada vez mais negro.
 

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« Responder #943 em: Maio 21, 2021, 12:37:31 am »
Por curiosidade, sobre o radar (ou falta dele).

Pelo que percebo, grosso modo, os NPO poderiam ter:

Radar navegação civil (o que têm) < Kelvin Hughes SharpEye (militar, navegação mas que permite orientar helicópteros e ligação a CMS e apoio ao disparo) < Variant 2d (verdadeiro radar militar de vigilância, etc) < NS100 3d (tudo e mais alguma coisa)...

Estou certo? Entre o que temos e o SharpEye... qual o custo extra previsível (em BES / TAP's por ano, por exemplo  :mrgreen:)?

Hoje marcharam mais 462 M para a TAP, coisa pouca

E para os 6 novos NPO são 352M, vamos ver o que vai sair daqui, por estes valores espero que venha uma versão bem melhorada do que as primeiras 4, no mínimo com peça principal e sensores militares. Continuo a achar 10 NPO excessivos para a nossa realidade.

Quando o ultimo dos 6 tiver pronto o primeiro já tem quase 20 anos.
É verdade, mas o realmente importante e preocupante é a idade que terão as fragatas VdG se não forem substituídas até lá, o cenário parece cada vez mais negro.

Mas as VdG não consegues vender para África. Já nos NPO é muito provável conseguir despachar o Batch1 antes de recebermos o ultimo do Batch3.
 

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« Responder #944 em: Maio 21, 2021, 12:44:20 am »
Por curiosidade, sobre o radar (ou falta dele).

Pelo que percebo, grosso modo, os NPO poderiam ter:

Radar navegação civil (o que têm) < Kelvin Hughes SharpEye (militar, navegação mas que permite orientar helicópteros e ligação a CMS e apoio ao disparo) < Variant 2d (verdadeiro radar militar de vigilância, etc) < NS100 3d (tudo e mais alguma coisa)...

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E para os 6 novos NPO são 352M, vamos ver o que vai sair daqui, por estes valores espero que venha uma versão bem melhorada do que as primeiras 4, no mínimo com peça principal e sensores militares. Continuo a achar 10 NPO excessivos para a nossa realidade.

Quando o ultimo dos 6 tiver pronto o primeiro já tem quase 20 anos.
É verdade, mas o realmente importante e preocupante é a idade que terão as fragatas VdG se não forem substituídas até lá, o cenário parece cada vez mais negro.

Mas as VdG não consegues vender para África. Já nos NPO é muito provável conseguir despachar o Batch1 antes de recebermos o ultimo do Batch3.
Isso seria o ideal, vender os 2 primeiros NPO para algum país africano e entretanto vender as VdG a algum país sul americano, não acredito muito mas vamos ver, só espero que não cometam o erro de ficar só com 2 fragatas no futuro isso sim é muito preocupante.