Cargueiro português afundado na 2ª Guerra Mundial

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Cargueiro português afundado na 2ª Guerra Mundial
« em: Janeiro 24, 2011, 01:31:04 am »
Cargueiro construído em 1901 na Grã-Bretanha (pelo estaleiro William Gray & Co, de West Hartlepool) para a poderosa companhia armadora alemã HAPAG. O seu primeiro nome foi «Numantia». Por causa da 1ª Guerra Mundial, o navio refugiou-se, em 1914, no porto de Mormugão (na antiga Índia Portuguesa), onde foi apresado em 1916 pelas autoridades locais, que obedeceram a ordens do governo de Lisboa. O navio passou, desde logo, a integrar-se na frota dos Transportes Marítimos do Estado e a denominar-se «Pangim». Depois da liquidação dessa sociedade, o navio foi adquirido pela Companhia Colonial de Navegação, que lhe deu o nome de «Cassequel» e o colocou na linha regular que mantinha entre a capital portuguesa e os portos da África Ocidental sob administração colonial lusa. Em Agosto de 1933, o navio sofreu graves avarias na sequência de um incêndio que deflagrou a bordo, durante uma viagem entre Angola e São Tomé. Levado para Lisboa, o «Cassequel» entrou nos estaleiros da CUF, onde foi reparado e remodelado; ficando apenas com dois dos seus três mastros iniciais, já que se suprimiu o de meia-nau. E, em 14 de Dezembro de 1941 (em plena 2ª Guerra Mundia), este navio de 4 751 tb e com 122 metros de comprimento, foi interceptado -quando viajava para África- por um submarino germânico. Que, apesar de ter todas as garantias de se tratar de um mercante neutro, intimou a sua tripulação (de 48 homens) e os seus passageiros (9 pessoas, entre as quais se encontravam 2 senhoras) a embarcarem nas baleeiras, antes de afundar o «Cassequel» com o lançamento certeiro de dois torpedos. Este injustificado acto de guerra teve lugar a 250 milhas a sudoeste do cabo São Vicente. O autor do ataque foi o capitão de corveta Scholz (futuro oficial superior da armada da R.F.A.), que comandava o «U-108». Os ocupantes do navio português, socorridos pelo inglês «Champion», conseguiram arribar a Gibraltar, de onde foram ulteriormente transferidos para Portugal. Curiosidade : o submarino «U-108» seria afundado pelos Aliados em 1944, no mar Báltico, quando se encontrava sob o mando de um outro capitão.




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God is neglected and the old soldiers slighted