Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 5928 Respostas
  • 1360988 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5220 em: Junho 07, 2022, 10:27:01 pm »
Para ter helicóptero orgânico, podia-se optar por um hangar telescópico.
Também se poderia optar por alterar o projecto, "esticando" e "baixando" o convés de voo. No entanto, ter helicóptero orgânico não deve ser prioridade, numa Marinha que tem apenas 5 helicópteros navais. Também não me parece que fosse "future proof", pois caso os Lynx fossem substituídos por SH/MH-60 ou NH-90 NFH, o hangar seria inútil se não fosse já pensado para receber um héli maior.

Antes do hangar, pensava em certificar a aterragem dos Lynx nos primeiros 4 NPOs, e eventualmente equacionava um reforço do convés de voo para receber, se não o Merlin, pelo menos já a pensar na possibilidade de no futuro o Lynx ser substituído por algo maior e mais pesado.

A arma de 30mm chega, acrescentava (além das 2 RWS apresentadas no desenho dos Batch III) era ou os Mistral à Marlin, ou um lançador dedicado aos Mistral, ou incorporava isto:
https://www.aselsan.com.tr/MILAS_1772.pdf

Este último, usa um míssil (LMM) com capacidade anti-aérea, anti-drone e anti-superfície. O mesmo míssil usado pelo Camcopter S-100 (que devia ser adquirido para a Marinha), e pelo AW159 Wildcat (possível substituto dos Lynx).
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Pescador

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5221 em: Junho 07, 2022, 10:42:46 pm »
Os Meteoro têm hangar para helicóptero ligeiro.

O problema está no orçamento.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5222 em: Junho 07, 2022, 11:49:45 pm »
Os Meteoro têm hangar para helicóptero ligeiro.

O problema está no orçamento.
Não tem nada a ver com o orçamento, tem a ver com o facto de os patrulhas Meteoro deslocarem 2500 toneladas e mesmo assim, que tipo de helicóptero é que é suposto utilizarem ?
O NPO da marinha é o que é, e não pode ser comparado com outros projetos de dimensões diferentes.
A vantagem de um projeto ter já bastantes anos é que há uma coisa que geralmente é aceite por todos. A plataforma é estável em mar alto e nas condições expectaveis no Atlantico norte.

Projetos mais recentes ainda terão que provar como é que é, na realidade.

Adicionalmente, há uma relação entre boca e comprimento nos navios espanhóis que é diferente da relação no NPO português. Os navios espanhóis, em teoria, podem receber motores que podem aumentar a velocidade máxima. No NPO-2000 o limite de velocidade de deslocamento é mais baixo.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vicente de Lisboa

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5223 em: Junho 08, 2022, 07:06:51 am »

Citar
Quanto a radares e sensores ficará bastante mais apto, já para receber o heli orgânico ainda não foi desta, está de gesso.
Um helicoptero organico num navio com um deslocamento inferior a 2000t e ainda mais com a plataforma colocada numa posição elevada, levaria à necessidade de colocar um hangar também numa posição muito elevada.

Isto corria o risco de transformar o navio num carroussel de circo, mais ainda com um helicóptero dentro.
A possibilidade de utilizar um hangar telescópico já foi discutida há muito tempo, mas pelo que me lembro, era considerado inadequado para o Atlantico.

Um NPO não é um burro de carga. Aliás nenhum navio é.
Costumo lembrar o caso das corvetas brasileiras da classe Inhaumá. A marinha brasileira inicialmente queria patrulas oceanicos, mas queria à força toda navios com os mesmos sistemas de armas e o mesmo armamento e por isso colocaram uma peça de 114mm igual à das fragatas brasileiras...

Começaram por chamar às Inhauma, NaPaOc, depois aquilo virou um projeto corveta. Construiram quatro, e depois mais uma, e finalmente concluiram o obvio, mesmo com um deslocamento superior a 2300t os navios eram demasiado pequenos...

Não adianta fazer a quadratura do circulo...


As duas classes de Navios que menciona nada tem a ver uma com a outra em termos de projecto, configuração, e acima de tudo, desempenho/estabilidade em mar alto.
A Classe VdC é muito, mas muito mais estavel, em condições de mar agitado, ondulação forte, do que a classe inhaúma.

Basta ver o perfil de ambas as embarcações para notar a disparidade de estrutura construída acima da linha do convês principal para ver que a classe Brasileira possui muito mais peso que a classe Portuguesa, peso esse que contribui e muito para a instabilidade, do navio Brasileiro.

Quando verificamos o calado de ambos os Navios, constatamos, que é praticamente o mesmo, o que beneficia em termos de estabilidade o navio Português, mas o mesmo não acontece ao navio Brasileiro que aumentaria a sua estabilidade se o seu calado, quando não em deslocamento máximo, fosse superior ao projectado.
Se  atentarmos á altura que vai da linha de água ao convês prinicipal, reparamos que por ser muito maior na classe Viana do Castelo é outro factor que contribui para uma muito maior, estabilidade do Navio Luso. 

Se a marinha optasse por alocar a esta classe capacidades para operar um heli orgânico de até 7 tons, maximo estrutural que o helideck suporta, o peso extra da estrutura do hangar telescópico adicionado ao da aeronave, não limitariam as capacidades de navegação, nem afectariam a sua estabilidade deste tipo de NPO, pois para tal operação quanto muito adicionaria ao deslocamento do Navio, uma dúzia de toneladas.
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Inha%C3%BAma?tableofcontents=1

https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Viana_do_Castelo







Cumprimentos
« Última modificação: Junho 08, 2022, 07:25:25 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5224 em: Junho 08, 2022, 09:18:15 am »
Citar
As duas classes de Navios que menciona nada tem a ver uma com a outra em termos de projecto, configuração, e acima de tudo, desempenho/estabilidade em mar alto.

Têm muito pouco a ver ...
Disso não há dúvida

Ainda que, na sua origem as corvetas Inhaumá tivessem sido pensadas para substituir as vetustas corvetas brasileiras da classe "Imperial Marinheiro" (estou a falar de memória, a grafia pode ser diferente)

A minha referência às Inhaumá, destina-se apenas a mostrar o que pode acontecer quando por razões politicas, ou de objetivos estratégicos de uma marinha, se decide equipar navios com mais sistemas e fazer alterações e mais alterações ao projeto para que tudo caiba e para produzir navios com maior poder militar.

As Inhaumá, são uma demonstração de que um navio não é um burro de carga e que ainda que os armamentos possam ser colocados no navio, isso não implica que ele fique melhor.

A estabilidade da plataforma NPO portuguesa, é uma coisa positiva. O que eu lembro, é que podemos seguir o caminho brasileiro, e começar a encarrapitar coisas nos navios, porque sim, e porque se pode.
E esquecer, que por debaixo do navio, está uma coisa chamada, água... E que a água é instável...

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vicente de Lisboa

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1800
  • Recebeu: 1685 vez(es)
  • Enviou: 2540 vez(es)
  • +5502/-2917
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5225 em: Junho 08, 2022, 09:40:34 am »
Relativamente a este tópico, os camaradas continuam em viagens ao UK, para "beber" ensinamentos sobre a classe Spey da RN...
Cps,
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5226 em: Junho 08, 2022, 09:54:04 am »
Spey ou River Batch2?
Talent de ne rien faire
 

*

Barlovento

  • Perito
  • **
  • 448
  • Recebeu: 212 vez(es)
  • Enviou: 118 vez(es)
  • +135/-92
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5227 em: Junho 08, 2022, 10:28:23 am »
Os Meteoro têm hangar para helicóptero ligeiro.

O problema está no orçamento.

En la Operación Atalanta, llevaban el SH-60B.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5228 em: Junho 08, 2022, 04:58:49 pm »
Os Meteoro têm hangar para helicóptero ligeiro.

O problema está no orçamento.

En la Operación Atalanta, llevaban el SH-60B.

Isso para a Armada Espanhola é um heli ligeiro.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Barlovento

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18297
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5953 vez(es)
  • +7165/-9542
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5229 em: Junho 08, 2022, 08:50:27 pm »
Relativamente a este tópico, os camaradas continuam em viagens ao UK, para "beber" ensinamentos sobre a classe Spey da RN...
Cps,

Nos pubs?  ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5230 em: Junho 08, 2022, 11:56:01 pm »
A minha referência às Inhaumá, destina-se apenas a mostrar o que pode acontecer quando por razões politicas, ou de objetivos estratégicos de uma marinha, se decide equipar navios com mais sistemas e fazer alterações e mais alterações ao projeto para que tudo caiba e para produzir navios com maior poder militar.

As Inhaumá, são uma demonstração de que um navio não é um burro de carga e que ainda que os armamentos possam ser colocados no navio, isso não implica que ele fique melhor.

A estabilidade da plataforma NPO portuguesa, é uma coisa positiva. O que eu lembro, é que podemos seguir o caminho brasileiro, e começar a encarrapitar coisas nos navios, porque sim, e porque se pode.
E esquecer, que por debaixo do navio, está uma coisa chamada, água... E que a água é instável...

Hoje em dia, consegue-se colocar num navio, sistemas muito mais modernos e capazes que o que está instalado nas Inhaúma, e cujo peso e espaço que ocupam é muito mais reduzido. Navios com sistemas modernos, também requerem menos gente para operar, o que permite reduzir o tamanho da superstrutura por não ser necessário acomodar tanta gente. A Inhaúma é um projecto mal feito, e não é um exemplo a seguir.

E quando se fala em equipar melhor os NPOs, não se fala em replicar o que foi feito com as Inhaumá, mas sim equipar os navios minimamente para responder às necessidades. Até porque não nos convém nada que os NPOs fiquem quase tão equipados como as VdG, que já sabemos no que isso vai dar.

Eu pelo menos, acho que não fazia mal nenhum, manter a Marlin, acrescentar as 2 RWS .50, e um lançador de Mistral ou LMM, e um radar militar decente, cujo expoente máximo seria o NS50 por exemplo. Um lançador leve de LMM (que cada míssil pesa uns meros 13kg), não vai fazer o navio adornar, mas vai aumentar e muito as capacidades do navio, sobretudo para sobreviver a ataques de lanchas rápidas e drones.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1013
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +49/-18
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5231 em: Junho 09, 2022, 11:34:23 am »
Em que cenário é que são ser usadas lanchas e drones contra os NPOs? São os pescadores Açorianos que os vão atacar? A MAERSK? Oceanógrafos Americanos, talvez?
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2496
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3144 vez(es)
  • +597/-75
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5232 em: Junho 09, 2022, 12:17:09 pm »
Em que cenário é que são ser usadas lanchas e drones contra os NPOs? São os pescadores Açorianos que os vão atacar? A MAERSK? Oceanógrafos Americanos, talvez?

Golfo da Guiné, Somália?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5233 em: Junho 09, 2022, 01:45:55 pm »
Exactamente, um NPO até já foi usado num desses locais, onde além da ameaça da pirataria, poderá incorrer a ameaça terrorista, com "lanchas suicidas" e mini-drones. Tem-se visto sobretudo uma grande proliferação de drones, que são baratos e podem facilmente danificar um navio como os NPOs tanto em patrulha como quando atracados num porto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5234 em: Junho 09, 2022, 02:05:58 pm »
Isto um gajo lê aqui cada treta que é de brandar aos céus. Nada melhor que o "malhar nos Russos" para que apareçam uns teóricos do catano. Esta então dos helis. Ou seja, quando a Us Navy construiu classes de navios inteiras,  para os helis robô Dash, e depois lá meteu um Seasprite, deve ter tudo ficado destabilizado ou foi tudo ao fundo. Aliás, a formosa até meteu o Md500. Portanto, tudo coisas impensáveis para as complexidades e complexos cá do burgo.  :mrgreen:







Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador