• 10 Respostas
  • 4244 Visualizações

komet

• Investigador
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Dresden
« em: Junho 28, 2004, 09:57:04 am »
Imagens impressionantes do "antes e depois" de uma bela cidade. Um dos muitos crimes de guerra cometido pelos aliados.

http://www.alien8.de/dd/page-1.html
"History is always written by who wins the war..."

Spectral

• Investigador
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 28, 2004, 12:31:09 pm »
Um bombardeamento aéreo de uma cidade não é um crime de guerra, é um acto de moralidade questionável ( e cujos efeitos depois da guerra provaram ser bastante limitados).

E se quisermos ser pedantes, os bombardeamentos de Londres e Coventry foram primeiro...
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman

komet

• Investigador
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 28, 2004, 12:42:54 pm »
Perdão, então, permita-me corrigir: Bombardear uma cidade sem presença militar inimiga, apenas por capricho propagandístico e de "prevençao", foi um acto de moralidade questionável, entre muitos cometidos pelos aliados durante a guerra.

Dresden, the seventh largest city in Germany and not much smaller than Manchester, is also far the largest unbombed built-up the enemy has got. In the midst of winter with refugees pouring westwards and troops to be rested, roofs are at a premium. The intentions of the attack are to hit the enemy where he will feel it most, behind an already partially collapsed front, to prevent the use of the city in the way of further advance, and incidentally to show the Russians when they arrive what Bomber Command can do.

Members of the RAF bombing crews became increasingly concerned about the morality of creating firestorms. Roy Akehurst was a wireless operator who took part in the raid on Dresden.

It struck me at the time, the thought of the women and children down there. We seemed to fly for hours over a sheet of fire - a terrific red glow with thin haze over it. I found myself making comments to the crew: "Oh God, those poor people." It was completely uncalled for. You can't justify it.

After the war Robert Saunby, Deputy Air Marshal at Bomber Command, commented on the bombing of Dresden.

That the bombing of Dresden was a great tragedy none can deny. It is not so much this or the other means of making war that is immoral or inhumane. What is immoral is war itself. Once full-scale war has broken out it can never be humanized or civilized, and if one side attempted to do so it would be most likely to be defeated. That to me is the lesson of Dresden.

E se quisermos ser pedantes, os bombardeamentos de Londres e Coventry foram primeiro...

Sim Spectral, mas todo o cidadão comum sabe desses, foram os "maus" da guerra  :wink:

Spectral

• Investigador
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 28, 2004, 01:36:10 pm »
Perdão, então, permita-me corrigir: Bombardear uma cidade sem presença militar inimiga, apenas por capricho propagandístico e de "prevençao",

Eu acho que é ainda brutal: tal como os outros raides aéreos contra cidades na 2ª Guerra Mundial, por todos os beligerantes, o objectivo do raide de Dresden era amedrontar e reduzir o moral e as infrastruturas da população civil da cidade a ser atacada. O propósito era a médio prazo reduzir a capacidade industrial no inimigo.

A ironia disto tudo, é que no final chegou-se a conclusão que muitas vezes estes bombardeamentos tinham um efeito contrário, galvanizando para a resistência a população civil, e fazendo-os trabalhar nas fábricas com um afinco ainda maior.

O maior crime de guerra cometido pelos aliados? Se seguirmos uma definião restrita de "crime de guerra", então tem que ser o massacre dos oficias polacos pelos Soviéticos, nos bosques de Katyn ( 40-41).
Foram 26000 execuções a sangue frio.

R.P. Feynman

komet

• Investigador
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 28, 2004, 01:56:10 pm »
Permita-me completar.

o objectivo do raide de Dresden era amedrontar e reduzir o moral e as infrastruturas da população civil da cidade a ser atacada. O propósito era a médio prazo reduzir a capacidade industrial no inimigo.

... e mostrar a Estaline o poder de ataque e comando aéreo dos americanos.
Hey! Lembrei-me agora, também foi uma razão para as bombas de Hiroshima e Nagasaki, pois é, directamente ou indirectamente, a culpa é sempre dos comunistas...

[PT]HKFlash

• Membro
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 28, 2004, 02:29:22 pm »
Komet:

Se fossem só os aliados a fazerem asneira... as cidades inglesas bombardeadas pelos alemães, as cidades soviéticas bombardeadas pelos alemães...eu podia continuar se me aptecesse...

Cumprimentos :wink:

Spectral

• Investigador
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 28, 2004, 04:47:38 pm »
... e mostrar a Estaline o poder de ataque e comando aéreo dos americanos.
Hey! Lembrei-me agora, também foi uma razão para as bombas de Hiroshima e Nagasaki, pois é, directamente ou indirectamente, a culpa é sempre dos comunistas...

Sim, é uma interpretação bastante razoável do que aconteceu, principalmente da bomba de Nagasaki. Não nos esqueçamos que Truman apenas tomou conhecimento do projecto Manhattan quando substituiu Roosevelt na presidência (Abril de '45), aquando da morte deste...

R.P. Feynman

Normando

• Perito
  • +0/-0
Dresden = Holocausto
« Responder #7 em: Abril 12, 2005, 06:28:15 pm »
German ruling says Dresden was a holocaust
By Hannah Cleaver in Berlin
12/04/2005

German prosecutors have provoked outrage by ruling that the 1945 RAF bombing of Dresden can legally be termed a "holocaust". The decision follows the refusal by the Hamburg public prosecutor's office to press charges against a Right-wing politician who compared the bombing raids to "the extermination of the Jews".

German law forbids the denial or playing down of the Holocaust as an incitement to hatred. So delicate is the subject of the slaughter of Jews under Hitler that any use of the word "holocaust", or comparison with it, faces intense scrutiny and sometimes legal action.

But prosecutors have declined to pursue further the case of Udo Voigt, the chairman of the far-Right NPD, who likened the RAF's raids to the Nazis' "final solution". Rudigger Bagger, a spokesman for the Hamburg public prosecutor, said the decision took into account only the criminal, not the moral, aspects of the case. But he cited as a legal precedent a ruling by the federal constitutional court that favoured free speech in political exchanges, if defamation was not the prime aim of the argument.

Holger Apfel, the NPD's leader in the Saxon regional parliament, caused a scandal in January when he shouted down a commemoration of the Dresden bombing, prompting many others to walk out in disgust. His outburst was covered by parliamentary privilege but Mr Voigt applauded and repeated the statements elsewhere.

Paul Spiegel, the president of the Central Council of Jews in Germany, criticised the decision by prosecutors not to take action. He said the statements were incitement and allowing them to stand opened the door to further such comments. "Morally, I have no understanding of this," he said. "One can ban such remarks if you use the law consistently. It is questionable whether statements that are clearly incitement come under freedom of expression."

Although the NPD is despised by other parties, German politicians reluctantly accepted the ruling. Dieter Wiefelspüetz, the interior spokesman for the Social Democrat Party described the phrase "holocaust" in the context of Dresden as an "exploitation of the victims". But he supported the decision not to prosecute.

Attitudes towards the Allied bombing campaign, which killed hundreds of thousands of civilians, are changing. Estimates of the death toll in Dresden in February 1945 hover at about 35,000. All the same, some historians claim that as many as 500,000 people were killed in the raids.

Strictly speaking, the word "holocaust," which comes from the ancient Greek for "burnt", might seem apt for Dresden, much of it immolated by the fires started by the RAF's incendiary bombs. But its primary meaning is now so closely linked to the Nazis' treatment of the Jews that such etymology appears to be in bad taste.

Em http://news.telegraph.co.uk/news/main.j ... dres12.xml
"If you don't have losses, you're not doing enough" - Rear Admiral Richard K. Turner

komet

• Investigador
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 12, 2005, 06:50:36 pm »
E viva a hipocrisia.

Esse tabú todo criado à volta de palavras e pensamentos está a criar um proteccionismo perigoso, e isso vê-se no modo de actuar de Israel por exemplo. É pena que os não-judeus sejam tão discriminados, e pior, conformados com tal facto.

Benny

• Perito
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Outubro 12, 2005, 03:18:56 pm »
Sobre este tema recomendo a leitura do magnífico livro de Frederick Taylor, intitulado "Dresden".

Os disparates e a hiprocrisia que rodeiam esta tragédia atingem os limites do absurdo.

Certamente que a Alemanha não esperava receber o mesmo tratamento que infligiu aos países que invadiu durante a guerra que desencadeou.

Se há uma lição a aprender com esta tragédia é a de que a guerra não reconhece vítimas civis ou "inocentes" e que estes conceitos piedosos e humanos nada valem durante um conflito tão terrível quanto foi a 2ª Guerra Mundial.

Benny

(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 07, 2006, 02:16:41 am »
No verão passado visitei esta bela cidade alemã destruída pelas bombas da Segunda Guerra mundial. A primeira fotografia é de um cartaz que mostra como era o bairro da Frauenkirchen (suponho que significa Igreja da Nossa Senhora) antes dos bombardeios e a segunda como é actualmente esta igreja depois da restauração geral da cidade que ainda não acabou.

Foto 1.-

Foto 2.-

Espero que gostem.