6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1155 em: Janeiro 19, 2020, 11:31:10 pm »
O número excedentário de MH-60S era temporário. Previa-se que este ano esse número ja não fosse excedentário e os helis entrassem em operação.

@mafets isso foi para a foto. Alguma vez viste os Merlin a voarem com a lança de reabastecimento?
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1156 em: Janeiro 20, 2020, 09:26:18 am »
O número excedentário de MH-60S era temporário. Previa-se que este ano esse número ja não fosse excedentário e os helis entrassem em operação.

@mafets isso foi para a foto. Alguma vez viste os Merlin a voarem com a lança de reabastecimento?

Se os Merlin não têm abastecedores não faz sentido voaram com a lança. Agora para haver umas fotos com a mesma quer dizer que pelo menos uma terá sido adquirida. Mesmo na RN a maior parte das vezes a mesma também não aparece instalada (também só encontrei uma foto).



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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1157 em: Janeiro 21, 2020, 03:04:44 pm »
Wildcat de evacuação. :mrgreen:

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1158 em: Janeiro 21, 2020, 03:30:24 pm »
Wildcat de evacuação. :mrgreen:

(CASEVAC with Royal Marines)

https://twitter.com/rnasyeovilton

então é ou não é um heli multiusos/duplo uso chamem-lhe o que quiserem !!
Se este é multiuso, os nossos lynx também o são, portanto, comprem é mais uns oito lynx e não se fala mais nisso. ;)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1159 em: Janeiro 21, 2020, 04:31:11 pm »
Mais uns 8, o preço unitário dava-te para 2 com sorte, segundo o orçamento dado a este programa! Se é por aí, para esbanjar, aqui há dias também tiveram cá uns Osprey a passear com os Fuzos, esses também fazem evacuação e mais rápido!  :mrgreen:

Venham masé os HH-60H antes que o MdN fique baralhado com tanta opção e depois vêm mais 5 Koalas e ficamos a arder.  ::)
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1160 em: Janeiro 21, 2020, 04:37:29 pm »
Mais uns 8, o preço unitário dava-te para 2 com sorte, segundo o orçamento dado a este programa! Se é por aí, para esbanjar, aqui há dias também tiveram cá uns Osprey a passear com os Fuzos, esses também fazem evacuação e mais rápido!  :mrgreen:

Venham masé os HH-60H antes que o MdN fique baralhado com tanta opção e depois vêm mais 5 Koalas e ficamos a arder.  ::)

os vinte que ainda estão no AMARG, é que eram bem adquiridos.
Desses vinte colocávamos doze operacionais e oito vacas e estava feito o negócio !!
è tão simples não é ???? :mrgreen:

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1161 em: Janeiro 21, 2020, 05:07:46 pm »
Nem mais, com doze helicópteros, mesmo que não tivéssemos pilotos para tudo, sempre se conseguia fazer render as horas de voo de cada célula.  :mrgreen:
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1162 em: Janeiro 21, 2020, 06:48:13 pm »
Wildcat de evacuação. :mrgreen:

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então é ou não é um heli multiusos/duplo uso chamem-lhe o que quiserem !!
Se este é multiuso, os nossos lynx também o são, portanto, comprem é mais uns oito lynx e não se fala mais nisso. ;)

Abraços

Porta pequena. Não dá que somos maiores que os Ingleses... :mrgreen: :mrgreen:











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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1163 em: Janeiro 21, 2020, 08:06:08 pm »
Bem que se podia convencer os Brasileiro a participar na MINUSCA, sempre se aproveitava o treino financiado pela ONU.






 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1164 em: Janeiro 21, 2020, 09:05:01 pm »
Bem que se podia convencer os Brasileiro a participar na MINUSCA, sempre se aproveitava o treino financiado pela ONU.








eu acho que o melhor era renegociar o contrato dos 390, e ficar mas era com uns quatro HH-60 deles, ou com quatro super lynx modernizados, como compensação do custo tão elevado dos C390 !

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1165 em: Janeiro 21, 2020, 10:46:58 pm »
Boa noite
De facto nao vejo assim grande vantangem na renegociacao...vejamos veem 5 Kc para ocupar o lugar dos 4 C 130...que a bom da verdade esses sim teem mesmo que ser substituidos portanto quanto aos blackhawks usados se vierem veem pelos 53 milhoes mas penso que e infelizmente nao viram ...acredito piamente que viram da Leonardo....vamos aguardar,,,
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1166 em: Janeiro 21, 2020, 10:47:15 pm »
Existem situações que não se percebe nesta nação. Gasta-se 800 milenas nos KC e não existe capacidade para incluir no negócio a Helibras que fabrica uma serie de helicópteros, é Brasileira e faz parte da Airbus Helicopters. Se o problema é que tem que se comprar a Leonardo, a rapaziada até participa no ATR e no fabrico de artilharia naval. ::) ::)

https://en.wikipedia.org/wiki/Leonardo_S.p.A.

Mais engraçado é que até é o pilar do PZL-Świdnik polaco ( https://www.blogbeforeflight.net/2019/09/leonardo-polish-armaments-group-unveil-next-generation-w3-helicopter.html ), e fabrica o Wildcat. Os responsáveis políticos, militares e afins não devem ter acesso ao side (ou quando lá foram só viram o Koala): https://www.leonardocompany.com/en/all-products/-/catalog/EODAYrAXKJoh/filter/category/domain_air%7Cbusiness_helicopters



Um milagre como viram o Merlin...  ::)



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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1167 em: Janeiro 21, 2020, 11:36:34 pm »
Aqui no fórum ninguém se entende, imagino como será no MD e nas FA..
A única coisa em que estamos todos de acordo é que o orçamento é demasiado pequeno.
Quando se escolheram os AW101, optou se pela melhor plataforma existente, ainda hoje, no mercado. Imagino que com muita pressão por parte das FA. Depois entra a habilidade política, contrato de leasing para 12 helis, esquecendo a manutenção e assistência que permite uma boa operacionalidade.
Agora, isto é sempre um jogo de troca. A esta distância temporal pode se pensar, com aqueles quase 500M podiam ter vindo 24 AW139, daqueles que existem quase 1000 em operação pelo mundo fora, com a manutenção completamente assegurada - que podia ter sido negociada junto das ogma. Seria o suficiente para garantir todas as necessidades se fossem 8 unidades para cada função. Mas escolheu se o melhor modelo para efectuar SAR num país que, efectivamente têm uma extensa área para proteger.
É complicado um país pequeno, sem dinheiro e sem ameaças óbvias, não somos uma Grécia ou uma Finlândia, investir muito na defesa. Depois acho que há uma enorme falha na definição do que devem ser as nossas FA, e aí a culpa será mais das próprias do que dos elementos políticos.
Continuamos pois, sempre a correr atrás do prejuízo, com remendos, ainda que às vezes se compre bons equipamentos, no geral irão existir sempre enormes falhas, porque a manta é curta, e não estica..

Cumprimentos a todos
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1168 em: Janeiro 22, 2020, 12:01:22 am »
Então mas não estão para vir os HH-60H? É que com tanta conversa, se o que aqui é falado tivesse influência na aquisição dos helicópteros, iam acabar por não comprar nada porque o pessoal do Fórum não se decide.

Vamos masé esperar por novidades dos Hawk, a ver se se confirma a sua vinda ou não. Estar a incluir a Helibras e os amigos só vai complicar a coisa, entre negociações e luvas e tachos e burocracias e "o héli afinal não serve".

Venham os Rescue Hawk que fazem falta, e por aquele valor orçamentado, nunca arranjaríamos algo tão bom ou em quantidade decente.

Aqui no fórum ninguém se entende, imagino como será no MD e nas FA..
A única coisa em que estamos todos de acordo é que o orçamento é demasiado pequeno.
Quando se escolheram os AW101, optou se pela melhor plataforma existente, ainda hoje, no mercado. Imagino que com muita pressão por parte das FA. Depois entra a habilidade política, contrato de leasing para 12 helis, esquecendo a manutenção e assistência que permite uma boa operacionalidade.
Agora, isto é sempre um jogo de troca. A esta distância temporal pode se pensar, com aqueles quase 500M podiam ter vindo 24 AW139, daqueles que existem quase 1000 em operação pelo mundo fora, com a manutenção completamente assegurada - que podia ter sido negociada junto das ogma. Seria o suficiente para garantir todas as necessidades se fossem 8 unidades para cada função. Mas escolheu se o melhor modelo para efectuar SAR num país que, efectivamente têm uma extensa área para proteger.
É complicado um país pequeno, sem dinheiro e sem ameaças óbvias, não somos uma Grécia ou uma Finlândia, investir muito na defesa. Depois acho que há uma enorme falha na definição do que devem ser as nossas FA, e aí a culpa será mais das próprias do que dos elementos políticos.
Continuamos pois, sempre a correr atrás do prejuízo, com remendos, ainda que às vezes se compre bons equipamentos, no geral irão existir sempre enormes falhas, porque a manta é curta, e não estica..

Cumprimentos a todos

24 AW-139? Além do número absurdamente alto para este tipo de helicóptero (face às nossas necessidades), este não faz o que o Merlin faz. Contrato de manutenção à parte, a aquisição dos Merlin foi das melhores aquisições militares que se fez por cá nos últimos... 20/30 anos. Se foram caros? Certamente, mas a qualidade tem um preço. Além disso, para aquilo que se planeava na altura, fazia todo o sentido que o helicóptero adquirido tivesse uma versão "naval", algo que o 139 não tem. Para mim pessoalmente, a capacidade de carga e o raio de acção do Merlin são factores predominantes, especialmente para um país com uma ZEE tão extensa como Portugal.

Se nessa altura viessem 24 AW-139, bem podem ter a certeza que hoje estaríamos aqui a criticar a sua quantidade excessiva, pois fazia falta um héli com maior alcance e maior capacidade de carga... Veja o C-390... foram/são caros e agora vemos que continua a fazer falta a capacidade de transporte estratégica. Com os hélis é igual.

Além disso, a versão militar do AW-139 julgo que seja consideravelmente mais recente que o original.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1169 em: Janeiro 22, 2020, 09:19:25 am »
Caro DC, correcto, tem razão.

Era esse mesmo o meu ponto de vista. Nós aqui podemos sempre criticar pelo excesso ou pelo defeito. Mas acho injusto dizer se que portugal compra sempre do mais reles e barato que haja no mercado.
Para além do EH101, há ainda o exemplo recente da scar, os c295, os U-209PN.. enfim, vários equipamentos do melhor que se pode obter.
 Pena depois nas negociações contratuais não termos força, leia se dinheiro e habilidade, para assegurar manutenções, offsets e, outro problema frequente, receber as quantidades pretendidas.

Ir ao mercado à procura de 5 helis com 50M deixa nos logo numa posição de inferioridade. Ficamos sujeitos a negócio de ocasião. Acho que deveria ser feito um planeamento das necessidades da Fap e dos outros ramos em relação a helicópteros para os próximos 20/30 anos. Só depois se podia partir para uma aquisição segura, e com um orçamento justo. Nem que se espere mais algum tempo..

O AW139 na versão SAR, só voou a partir de 2012. Dei o exemplo deste heli por ser um "médio", multifunçoes, daria para quase tudo. Isso seria o exemplo máximo de uniformização de meios, como também já vi aqui apontado. Mas teria de ser à custa de uma menor capacidade, pois os Merlin não se comparam a este heli.

Cumprimentos