6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Kalil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1200 em: Janeiro 23, 2020, 11:15:43 pm »
Na verdade, o que mais me incomoda a mim e, acredito que à maioria dos cidadãos como nós, nem é tanto o facto de termos uma falha crónica de orçamento. É mais a sensação permanente de que se podia fazer muito melhor com o pouco que há.

É claro que a minha posição é confortável, estou apenas a exprimir a minha opinião sem sequer ter o conhecimento, técnico e não só, da real situação.
Mas não deixo de ter a sensação que o grande entrave é a falta de organização e de definição das capacidades/objetivos das FA em geral.

Parece que ficamos parados no tempo. Não temos um inimigo directo, próximo e identificável. Contudo, fazemos parte da UE e da NATO. E, se é muito pouco provável haver uma guerra dirigida a Portugal, é exatamente o oposto quando se fala da geostrategia mundial em relação a estes dois blocos.

Não precisamos, graças a isto, de ter capacidade para nos defendermos de todo o tipo de ameaças, mas temos o dever de o conseguir em relação às mais prováveis.
Basta isso, e contribuirmos para as diversas missões que estão/estarão sempre a surgir, e já cumprimos a nossa parte.

Os nossos soldados conseguem fazê lo com brio, os seus superiores deviam seguir o seu exemplo..
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1201 em: Janeiro 24, 2020, 12:42:13 am »
Torna se complexo prever o custo real da aquisição dos HH60. Mesmo que simbólico, o custo das 20 unidades mais o custo do seu "restauro" pode facilmente ultrapassar os 50M supostamente disponíveis.

Só uma achega, o número de helicópteros falados seria a rondar as 6 a 10 unidades operacionais + 2 para peças. Esta é a informação não-oficial que temos neste momento, e dado o secretismo das aquisições e modernizações militares em Portugal, podemos não vir a saber até os ditos estarem ou não em serviço. Nunca serão os 20 HH-60.

Continua a dúvida do modelo, eu pessoalmente preferia os HH-60G.

Vamos aguardar.

O G é excelente, mas tem limitações de armamento, não ser versão naval e, segundo o que se diz, as células terão muitas horas em cima.

Na verdade, o que mais me incomoda a mim e, acredito que à maioria dos cidadãos como nós, nem é tanto o facto de termos uma falha crónica de orçamento. É mais a sensação permanente de que se podia fazer muito melhor com o pouco que há.

É claro que a minha posição é confortável, estou apenas a exprimir a minha opinião sem sequer ter o conhecimento, técnico e não só, da real situação.
Mas não deixo de ter a sensação que o grande entrave é a falta de organização e de definição das capacidades/objetivos das FA em geral.

Parece que ficamos parados no tempo. Não temos um inimigo directo, próximo e identificável. Contudo, fazemos parte da UE e da NATO. E, se é muito pouco provável haver uma guerra dirigida a Portugal, é exatamente o oposto quando se fala da geostrategia mundial em relação a estes dois blocos.

Não precisamos, graças a isto, de ter capacidade para nos defendermos de todo o tipo de ameaças, mas temos o dever de o conseguir em relação às mais prováveis.
Basta isso, e contribuirmos para as diversas missões que estão/estarão sempre a surgir, e já cumprimos a nossa parte.

Os nossos soldados conseguem fazê lo com brio, os seus superiores deviam seguir o seu exemplo..

Ora, no contexto específico das FA, um dos problemas é o excesso de oficiais. Quando a maior fatia do orçamento de defesa anual vai para salários e regalias dos militares, face a aquisições, infraestruturas, etc, dá para perceber que algo está mal, principalmente quando os soldados ganham pouquíssimo comparativamente aos altos cargos e quando temos umas forças armadas desfalcadas em número de praças.

Fora do contexto das FA, a corrupção é outro factor determinante. O dinheiro desaparece, e não são umas dezenas ou centenas de euros, são milhões. Depois é favores aos amigos, é golas inflamáveis, etc, etc.

Mas isto é assunto para outro tópico, onde se possa alargar a discussão.
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1202 em: Janeiro 24, 2020, 07:10:44 pm »
Os Italianos no Afeganistão:

Mas a verdade é que nenhum exército tem helicópteros EH101, anda tudo com helis médios NH90, Super Puma, etc, os exércitos  que podem complementar com helis pesados, vai tudo para o Chinook.

Os EH101 têm equipado Forças Aéreas e Marinhas, ramos que dão mais importância à autonomia e raio de acção para poder operar de longe (normalmente bases aéreas e navios estão afastadas das linhas da frente), exércitos operam na linha da frente, por isso a importância não é tanto a autonomia, mas sim outras características mais tácticas.
Mas estás a falar do Chinook? Esse é ainda maior que o Merlin por isso não serve para o Sr. General. Já viste a quantidade de gente que leva e quantos batiam a bota se fosse abatido? Por isso é que ninguém usa helis pesados nos exercitos por esse mundo fora (não te esqueças que o Sr. General diz que o Merlin é um Heli pesado)...  :mrgreen: :mrgreen:

Citar
Role   Anti-submarine warfare, medium-lift transport and utility helicopter

https://en.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW101

Por acaso o Merlin até é considerado um Heli médio, ou seja da mesma classe do NH90 que o exercito queria.  ;)

Citar
Role   Medium utility military helicopter

https://en.wikipedia.org/wiki/NHIndustries_NH90

Enfim, mais do mesmo...  ::)



Cumprimentos

P.S.

Escrito por um Tenente-general... ???

https://www.revistamilitar.pt/artigo/988


Talvez se possa aproveitar algo do tratado escrito pelo Sr. General:

Citar
Os requisitos operacionais que o Exército estabeleceu para o helicóptero utilitário assentam na capacidade de transporte no Campo de Batalha e a capacidade de conduzir um heli-assalto, numa só vaga e em condições de segurança, de uma Companhia de Atiradores (CAt) (cerca de 120 militares) conferindo, designadamente à Brigada de Reacção Rápida, um elevado grau de mobilidade táctica.

Uma aeronave do tipo helicóptero médio como o NH90 conferiria a capacidade de transportar 16 a 20 militares armados e equipados. Contudo, no cálculo dos aparelhos necessários, dever-se-ia ter em consideração que não bastava contabilizar o número de homens, mas que também era necessário ter em conta o transporte do armamento e equipamento orgânico da própria subunidade, bem como dos abastecimentos que lhe garantissem alguma autonomia de combate e sustentação. Utilizou-se, assim, como dado inicial de planeamento 14 militares, 70% da capacidade total.

Em função dos efectivos da companhia de atiradores e de acordo com esses pressupostos, e adoptando uma taxa de prontidão de 80%, verificou-se que dez helicópteros NH90 era o número mínimo possível, já com restrições operacionais, pelo que a redução do número a adquirir careceria de qualquer lógica operacional.

Face aos requisitos operacionais globais, necessários para a condução de uma operação aeromóvel, o Grupo de Helicópteros do Exército teria que contemplar, também, um esquadrão de helis ligeiros para reconhecimento/observação e segurança, que garantisse protecção e escolta aos helis médios, durante as operações aeromóveis, para além de permitir missões de infiltração de tropas, bem como evacuação médica, concorrendo também para a execução de “outras missões de interesse público”.

No estudo inicial de necessidades de helicópteros ligeiros concluiu-se que, para o número de helis médios em operação, seriam necessários nove helis ligeiros, o que, conjugado com uma exigente taxa de prontidão de 90%, implicaria um mínimo de dez helis ligeiros a adquirir.

Sempre dá uns dados interessantes para qual a capacidade que vamos ter se conseguirmos 10 (+2 peças) do HH-60H...

LM, a taxa de prontidão da FAP é de 56%. Era a UALE que nunca operou aeronaves que conseguia taxas de prontidão de 80 a 90%. Pelo menos antes do estudo o sr. general poderia ter lido o relatório de disponibilidade dos meios FAP...  ::) ::)

« Última modificação: Janeiro 24, 2020, 08:04:48 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1203 em: Janeiro 25, 2020, 01:03:05 am »
Boa noite
Esquecam Blackhawks ...Seahawks Nh 90 Aw139M....esquecam tudo nem uma palavra uma silaba saiu da Boca do MD acerca deste tema….o que me deixa um pouco preocupado….falou em KC....falou em NPO....falou em mais investimento em viatura ligeiras 4x4 para o exercito….falou na ciberdefesa mas Helis nepia…..enfim….
abraxos
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1204 em: Janeiro 25, 2020, 01:27:29 am »
Em que contexto? Se formos pelo que o MD supostamente disse, podemos esquecer o MLU da BD, a modernização dos Lynx, e todos os outros programas que estão a decorrer ou planeados. Convém algum link para contextualizar.
 

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luis simoes

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1205 em: Janeiro 25, 2020, 02:46:12 am »
Em que contexto? Se formos pelo que o MD supostamente disse, podemos esquecer o MLU da BD, a modernização dos Lynx, e todos os outros programas que estão a decorrer ou planeados. Convém algum link para contextualizar.
DC bom dia
Desconhexo algum link apenas segui e vi o que o nosso MD falou na assembleia da republica... as perguntas que lhe foram colocadas algumas respondeu  e na sua apresentacao para o orcamento 2020 sobre LPM falou de tudo menos dos helis medios ….
enfim
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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1206 em: Janeiro 25, 2020, 03:56:09 pm »




O Grey Wolf é bem sexy. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1207 em: Janeiro 25, 2020, 04:09:05 pm »




O Grey Wolf é bem sexy. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

este modelo para nós ainda não serve, daqui a uns vinte anos vamos ao AMARG e aí sim vamos buscar uns vinte para então formar a unidade de apoio, os tais Helis de evaKuação, tão necessários para a RCA !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1208 em: Janeiro 25, 2020, 04:12:50 pm »
Servir servem, nunca caberão é no orçamento.  :mrgreen:
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1209 em: Janeiro 25, 2020, 06:34:15 pm »
Servir servem, nunca caberão é no orçamento.  :mrgreen:

foi isso mesmo que tentei exprimir, peço desculpa por não ter sido claro o suficiente !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1210 em: Janeiro 25, 2020, 10:07:07 pm »
Mas qual é calendário e verba de investimentos para as aquisições da força aérea nesta lpm? Para além dos kc390, claro 😁
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1211 em: Janeiro 25, 2020, 10:26:55 pm »
Servir servem, nunca caberão é no orçamento.  :mrgreen:

foi isso mesmo que tentei exprimir, peço desculpa por não ter sido claro o suficiente !!

Abraços

Sem problema, uma pessoas às vezes olha para as fotos dos brinquedos novos e ainda delira um bocadinho, e depois caímos na realidade e vemos que o orçamento não chega.  ::)

Mas qual é calendário e verba de investimentos para as aquisições da força aérea nesta lpm? Para além dos kc390, claro 😁

Não sei de cabeça todos os parâmetros da LPM, mas o que sei é que habitualmente, o calendário não é cumprido ou a verba não é gasta nos respectivos programas.  :mrgreen:
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1212 em: Janeiro 25, 2020, 10:27:14 pm »
Este grey Wolf é o aw139 que mencionei há alguns posts atrás como um bom "cavalo de batalha", "pau para toda a obra". Só não cumpre funções como as dos Merlin, claro.
Comparativamente com o nh90 é bem mais econômico, quer na aquisição, quer na manutenção, quer na hora de voo. Também é menor e com as respetivas limitações, mas para as nossas necessidades, estava muito bem.
Duvido que a dificuldade seja a falta de verba, quando há vontade, política sobretudo, consegue se muita coisa.
« Última modificação: Janeiro 25, 2020, 10:28:01 pm por Kalil »
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1213 em: Janeiro 25, 2020, 10:36:00 pm »
Este grey Wolf é o aw139 que mencionei há alguns posts atrás como um bom "cavalo de batalha", "pau para toda a obra". Só não cumpre funções como as dos Merlin, claro.
Comparativamente com o nh90 é bem mais econômico, quer na aquisição, quer na manutenção, quer na hora de voo. Também é menor e com as respetivas limitações, mas para as nossas necessidades, estava muito bem.
Duvido que a dificuldade seja a falta de verba, quando há vontade, política sobretudo, consegue se muita coisa.

Os Irlandeses que o digam pois operam uns quantos 139 nas suas forças de defesa, são uns os verdadeiros cavalos de batalha !!!

Abraços
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Kalil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1214 em: Janeiro 25, 2020, 10:43:45 pm »
O AW139 ainda tem outra grande vantagem para utilização em operações do exército, é que é um alvo muito mais pequeno que o Merlin, e só leva 10 soldados equipados de cada vez 👍

Já agora, a diferença de dimensões entre o NH90 e o EH101 é, assim por alto:
3m comprimento
1,5m altura
3m no diâmetro das hélices

E o melhor de todos, sem dúvida, é o AW119!