6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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MATRA

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1185 em: Janeiro 23, 2020, 03:12:40 pm »
Não se esqueçam dos UH-6L disponíveis no US Army.  ;)

Dada a situação que chegamos em termos de aeronaves de asa rotativa, eram mais que bem vindos, mas era bom que já viesse uma versão "kitada" com LFIR pods para armamento etc, o L é um A com motores novos, ou seja, uma "mula de carga", mas um excelente aparelho sem duvida.


O HH-60H, por outro lado, é um "canivete suíço", armado, com contramedidas à maneira, navalizado, mas perde um pouco na carga interior.


Venham mas é eles que já se faz tarde!  :mrgreen:
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1186 em: Janeiro 23, 2020, 03:33:03 pm »
Para a carga interna tens os Merlin, mais vale usá-los para tal.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1187 em: Janeiro 23, 2020, 03:46:23 pm »
Traduzindo o que o Sr. General disse: "meus amigos, se tivermos helicopteros pequeninos, morre menos gente porque ninguem dispara contra helicopteros pequenos."
Nabo...
 :-P

Esse gajo é básico no minimo !!!
Os chinook quantos elementos transpirtam?
E os 54H ?
E nibguem os usa?
Esse argumento do ser abatido com muitps efectivos O/B  é  esbatido com a capacidade de colo,car mais efectivos na zona de accao o mais rapido e concentrado possivel logo com mais probabilidade de sucesso e menor numero de baixas  !!


Abraços


Tenente, com quem apresenta um argumento assim só posso concluir que as estrelas ou sairam-lhe num pacote de chocapic ou não percebe mesmo nada de movimentação de tropas em determinados cenarios operacionais.
Mais uma vez, todos os outros estão mal, só Portugal é que faz bem. Carreiristas...
No comment.
 :bang:
 

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Kalil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1188 em: Janeiro 23, 2020, 03:49:05 pm »



Citar
Em relação aos P3, o substituto já existe, chama se C295..

Pura e simplesmente errado. O C-295 VIMAR apenas complementa o P-3. Tem menos raio de acção, nem tem capacidade ASW ou ASuW (pelo menos os nossos), e mesmo que tivesse, não são o mesmo tipo de aeronave.



Isso sei eu!
Não acredito é que haja dinheiro para o susbituto dos P-3, quando em cima da mesa vai estar também o problema dos F16!

 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1189 em: Janeiro 23, 2020, 03:51:18 pm »
O problema é que estamos a deixar todoas as substituições para 2030/35. Abraço
« Última modificação: Janeiro 23, 2020, 03:55:02 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1190 em: Janeiro 23, 2020, 04:04:17 pm »

Escrito por um Tenente-general... ???

https://www.revistamilitar.pt/artigo/988


Talvez se possa aproveitar algo do tratado escrito pelo Sr. General:

Citar
Os requisitos operacionais que o Exército estabeleceu para o helicóptero utilitário assentam na capacidade de transporte no Campo de Batalha e a capacidade de conduzir um heli-assalto, numa só vaga e em condições de segurança, de uma Companhia de Atiradores (CAt) (cerca de 120 militares) conferindo, designadamente à Brigada de Reacção Rápida, um elevado grau de mobilidade táctica.

Uma aeronave do tipo helicóptero médio como o NH90 conferiria a capacidade de transportar 16 a 20 militares armados e equipados. Contudo, no cálculo dos aparelhos necessários, dever-se-ia ter em consideração que não bastava contabilizar o número de homens, mas que também era necessário ter em conta o transporte do armamento e equipamento orgânico da própria subunidade, bem como dos abastecimentos que lhe garantissem alguma autonomia de combate e sustentação. Utilizou-se, assim, como dado inicial de planeamento 14 militares, 70% da capacidade total.

Em função dos efectivos da companhia de atiradores e de acordo com esses pressupostos, e adoptando uma taxa de prontidão de 80%, verificou-se que dez helicópteros NH90 era o número mínimo possível, já com restrições operacionais, pelo que a redução do número a adquirir careceria de qualquer lógica operacional.

Face aos requisitos operacionais globais, necessários para a condução de uma operação aeromóvel, o Grupo de Helicópteros do Exército teria que contemplar, também, um esquadrão de helis ligeiros para reconhecimento/observação e segurança, que garantisse protecção e escolta aos helis médios, durante as operações aeromóveis, para além de permitir missões de infiltração de tropas, bem como evacuação médica, concorrendo também para a execução de “outras missões de interesse público”.

No estudo inicial de necessidades de helicópteros ligeiros concluiu-se que, para o número de helis médios em operação, seriam necessários nove helis ligeiros, o que, conjugado com uma exigente taxa de prontidão de 90%, implicaria um mínimo de dez helis ligeiros a adquirir.

Sempre dá uns dados interessantes para qual a capacidade que vamos ter se conseguirmos 10 (+2 peças) do HH-60H...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1191 em: Janeiro 23, 2020, 04:45:57 pm »
Isso sei eu!
Não acredito é que haja dinheiro para o susbituto dos P-3, quando em cima da mesa vai estar também o problema dos F16!

Tem de haver dinheiro, e a solução para tal, era cumprir o máximo de programas possível na presente década, como o caso do LPD, AOR e Fragatas, que são os programas mais dispendiosos de momento tirando o 390. Agora se continuarem a ser adiados, aí a coisa complica-se.

E agora a história dos Merlin não servirem até me deixou parvo.  :o
O Merlin não serve, mas os Chinook usados por meio mundo (incluindo os holandeses que são operados pela força aérea) já servem. E é irónico que as ameaças aéreas e terrestres já importam... no entanto quando é para constatar o óbvio que o Exército não tem capacidade AA real, e anti-tanque debilitada, não se pronuncia?

Posto isto, mesmo que os HH-60 não tenham a mesma capacidade de transporte de homens de um NH-90, conseguem juntar de certa forma no mesmo aparelho uma boa capacidade de transporte e bom armamento para se defenderem. Numa situação excepcional em que se pretenda mover por meio aéreo uma centena de tropas, pode optar-se pelos Merlin. Quanto ao héli de escolta, o HH pode fazer a função, mas se acham que não chegam e têm orçamento/pilotos para algo mais, optem por verdadeiros hélis de ataque, como o caso do Viper, que vem muito melhor armado que um EC-635 ou similar, e ainda usa o mesmo motor dos HH-60H.

Mas é completamente irrealista querer mover forças terrestres por via aérea, ainda por cima usando mais de uma dezena de helicópteros, e não se importar com a garantia da superioridade aérea.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1192 em: Janeiro 23, 2020, 04:56:10 pm »
Isso sei eu!
Não acredito é que haja dinheiro para o susbituto dos P-3, quando em cima da mesa vai estar também o problema dos F16!

Tem de haver dinheiro, e a solução para tal, era cumprir o máximo de programas possível na presente década, como o caso do LPD, AOR e Fragatas, que são os programas mais dispendiosos de momento tirando o 390. Agora se continuarem a ser adiados, aí a coisa complica-se.

E agora a história dos Merlin não servirem até me deixou parvo.  :o
O Merlin não serve, mas os Chinook usados por meio mundo (incluindo os holandeses que são operados pela força aérea) já servem. E é irónico que as ameaças aéreas e terrestres já importam... no entanto quando é para constatar o óbvio que o Exército não tem capacidade AA real, e anti-tanque debilitada, não se pronuncia?

Posto isto, mesmo que os HH-60 não tenham a mesma capacidade de transporte de homens de um NH-90, conseguem juntar de certa forma no mesmo aparelho uma boa capacidade de transporte e bom armamento para se defenderem. Numa situação excepcional em que se pretenda mover por meio aéreo uma centena de tropas, pode optar-se pelos Merlin. Quanto ao héli de escolta, o HH pode fazer a função, mas se acham que não chegam e têm orçamento/pilotos para algo mais, optem por verdadeiros hélis de ataque, como o caso do Viper, que vem muito melhor armado que um EC-635 ou similar, e ainda usa o mesmo motor dos HH-60H.

Mas é completamente irrealista querer mover forças terrestres por via aérea, ainda por cima usando mais de uma dezena de helicópteros, e não se importar com a garantia da superioridade aérea.

Dc, quem afirma que os nossos 101's não servem porque transportam 20/30 homens e se abatidos vai haver montes de baixas, valha nos a Santa, estamos mesmo muito mal, então os CH54H e os Chinook, quantos transportam ? E com esses helis não existem riscos e Ninguém os opera ?

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1193 em: Janeiro 23, 2020, 05:26:11 pm »
Dc, quem afirma que os nossos 101's não servem porque transportam 20/30 homens e se abatidos vai haver montes de baixas, valha nos a Santa, estamos mesmo muito mal, então os CH54H e os Chinook, quantos transportam ? E com esses helis não existem riscos e Ninguém os opera ?

Abraços


Riscos existem sempre, não é um NH-90, com sistemas de combate e contra-medidas idênticos, que vai por milagre ter muito mais sobrevivabilidade que um Merlin. Aliás, os 3 motores do Merlin poderão ter algum argumento contra essa ideia...

Quem nos dera a nós ter os NH-90, mas quiseram poupar uns cobres na altura da crise, agora paciência. Não é argumento agora vir dizer que o Merlin não serve, até porque quando tivéssemos um LPD, o Merlin operaria em combate tal e qual o NH-90 (possivelmente juntos a partir do LPD). Hoje não há dinheiro para ir comprar NH-90 novos, ou contentamo-nos com o binómio HH-60H/EH-101 (com a possível inclusão de hélis de ataque caso se pretendesse), ou continuamos sem nada dependentes dos Merlin e Koalas.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1194 em: Janeiro 23, 2020, 06:21:29 pm »
Os Italianos no Afeganistão:

Mas a verdade é que nenhum exército tem helicópteros EH101, anda tudo com helis médios NH90, Super Puma, etc, os exércitos  que podem complementar com helis pesados, vai tudo para o Chinook.

Os EH101 têm equipado Forças Aéreas e Marinhas, ramos que dão mais importância à autonomia e raio de acção para poder operar de longe (normalmente bases aéreas e navios estão afastadas das linhas da frente), exércitos operam na linha da frente, por isso a importância não é tanto a autonomia, mas sim outras características mais tácticas.

Forças aéreas que, como muitos aqui defendem, operam helis em suporte às missões dos respectivos exércitos nacionais, como a RAF e a RDAF. No caso da RAF, por uma questão de uniformização, os Merlin passaram para a FAA para dão apoio aos RM.

Já tinha ouvido falar no artigo desse general. Parece que teve enorme impacto a nível mundial. A principal consequência foi que as FFAA de inúmeros países desataram a vender os seus Chinook e Stallion.  :mrgreen:
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1195 em: Janeiro 23, 2020, 10:40:56 pm »


Escrito por um Tenente-general... ???

https://www.revistamilitar.pt/artigo/988


... Do Exército... Da Arma de Engenharia... Percebe tanto do assunto como eu de lagares de azeite...
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1196 em: Janeiro 23, 2020, 10:49:27 pm »


Escrito por um Tenente-general... ???

https://www.revistamilitar.pt/artigo/988


... Do Exército... Da Arma de Engenharia... Percebe tanto do assunto como eu de lagares de azeite...


Ainda por cima, então tinha ficado calado que não se perdia nada.
Pra escrever aquele artigo e ficar mal visto e por em questão a operação de helis pesados nas forças armadas portuguesas mais valia estar quieto.
 >:(
 

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Kalil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1197 em: Janeiro 23, 2020, 10:57:41 pm »
Torna se complexo prever o custo real da aquisição dos HH60. Mesmo que simbólico, o custo das 20 unidades mais o custo do seu "restauro" pode facilmente ultrapassar os 50M supostamente disponíveis.
De qualquer forma, com um pouco de optimismo, partindo do princípio que 2M seriam suficientes para colocar cada um a voar, mesmo que só 15 ficassem operacionais, e desde que isso fosse exequível num período curto (menos que 3/4 anos), as FA dariam um grande salto nesta questão dos helis. Aliás, não consigo imaginar um cenário muito melhor a curto prazo.
Vale a pena aprofundar esta hipótese, no mínimo.
Quase que se podia contar com 12 helicópteros sempre operacionais, triplicando os números actuais. E sendo uma plataforma tão polivalente como o DC descreve, já não estavamos nada mal.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1198 em: Janeiro 23, 2020, 10:59:05 pm »
É a inteligência da tropa "macaca" !
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1199 em: Janeiro 23, 2020, 11:01:44 pm »
Torna se complexo prever o custo real da aquisição dos HH60. Mesmo que simbólico, o custo das 20 unidades mais o custo do seu "restauro" pode facilmente ultrapassar os 50M supostamente disponíveis.
De qualquer forma, com um pouco de optimismo, partindo do princípio que 2M seriam suficientes para colocar cada um a voar, mesmo que só 15 ficassem operacionais, e desde que isso fosse exequível num período curto (menos que 3/4 anos), as FA dariam um grande salto nesta questão dos helis. Aliás, não consigo imaginar um cenário muito melhor a curto prazo.
Vale a pena aprofundar esta hipótese, no mínimo.
Quase que se podia contar com 12 helicópteros sempre operacionais, triplicando os números actuais. E sendo uma plataforma tão polivalente como o DC descreve, já não estavamos nada mal.


Continua a dúvida do modelo, eu pessoalmente preferia os HH-60G.

Vamos aguardar.