ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: comanche em Julho 02, 2007, 08:06:53 pm

Título: CPLP: Guiné Equatorial admite adoptar língua portuguesa
Enviado por: comanche em Julho 02, 2007, 08:06:53 pm
Citar
Lisboa, 02 Jul (Lusa) - A Guiné Equatorial está disponível para adoptar o português como língua oficial para poder entrar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse à Lusa o secretário executivo da organização.

Luís Fonseca afirmou à Lusa que a disponibilidade foi manifestada pelo executivo de Teodoro Obiang durante a visita de dois dias que fez à Guiné Equatorial no final da semana passada.

A Guiné, actualmente Observador Associado da CPLP, quer ainda apoio dos "oito" para difundir o ensino da língua portuguesa no país, para formação profissional e acolhimento dos seus estudantes pelos países da comunidade lusófona.

Face à aproximação entre o país e a CPLP, Fonseca considera alcançável o necessário "consenso dos estados-membros" para o alargamento da comunidade a nove países, depois de cumprido o critério da língua portuguesa.

As autoriadades da Guiné Equatorial "deram-me entender que o país está na disposição de introduzir o português como língua oficial, assim que as condições estejam reunidas", disse à Lusa Luís Fonseca.

A Guiné Equatorial tem como língua corrente oficial e o espanhol e recentemente adoptou o francês, idioma corrente nos estados vizinhos, mas que quase não é falado no país.

Cumprida esta condição "sine qua non", frisa o diplomata cabo-verdiano "haverá condições para que possa apresentar uma candidatura".

O interesse da cooperação com a CPLP estende-se, para a Guiné, também à Saúde, área em que pretende beneficiar da experiência de combate a doenças tropicais, em países como Cabo Verde.

O país presidido Obiang pretende ainda apoio, em particular de Cabo Verde, Portugal e Brasil, para desenvolver o turismo, como forma de diminuir a dependência em relação à produção petrolífera, actualmente a principal fonte de receitas.

"A Guiné Equatorial tem tido um crescimento espantoso, existem algumas importantes possibilidades de cooperação económica, como na formação de quadros e relações comerciais, que já mantêm com São Tomé e Angola; pensam que o Brasil e Portugal podem desempenhar um papel importante neste aspecto", disse à Lusa o secretário executivo da CPLP.

Fonseca aponta ainda o relativo "isolamento cultural" da antiga colónia espanhola em relação aos países vizinhos e as "razões históricas", como razões para o desejo de aderir à CPLP.

A Guiné Equatorial "foi descoberta por Portugal, que ali teve presença até ao século XVIII, e mesmo depois da saída mantiveram-se contactos; Portugal deixou uma boa impressão" no país, diz Luís Fonseca.

O assunto do apoio ao ensino do português e formação profissional no país será abordado na próxima reunião ministrial da CPLP, no próximo dia 27 de Julho, na qual está prevista a presença de um ministro da Guiné Equatorial.

"Os procedimentos da cooperação têm os seus trâmites, vai ser necessário que os Estados-membros se disponibilizem para aceder aos pedidos, não será a CPLP", afirma Fonseca.

Para o secretário executivo, "praticamente todos os Estados estão em condições de aceder" à solicitação.

Exemplo, afirmou, é que um alto responsável do ministério dos Negócios Estrangeiros de Obiang está actualmente a ter aulas com um professor são-tomense.

"Demonstra que todos podem, de alguma maneira, disponibilizar ajuda, mas Portugal, Brasil, Angola estarão em melhores condições", acredita.

A delegação da CPLP, que integrou ainda o ministro-conselheiro Júlio Hélder Lucas, esteve na Guiné Equatorial a 28 e 29 de Junho.

Teodoro Obiang chegou ao poder na Guiné Equatorial através de um golpe de Estado, em 1979.

As seu regime tem sido apontadas numerosas violações de direitos humanos.

A oposição constituiu um "governo no exílio", que tem sede em Madrid, Espanha.

O país é actualmente o terceiro maior produtor de petróleo da África sub-saariana e disputa com o vizinho Gabão um grupo de ilhas fronteiriças consideradas de grande potencial para a exploração de petróleo.

PDF.

Lusa/Fim



http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/Ci5N9%2Faq4fydZZWIimQ%2BZg.html
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Julho 03, 2007, 12:46:42 pm
É como já disseram neste fórum sempre que Portugal olhou para o Oceano consguiu tirar grandes dividendos mas cada vez que olha para a europa perde-se. Aqui está uma boa oportunidade de continuar a apostar no Oceano e fazer INVEJA aos nossos amigos espanhois e também aos grandes europeistas franceses    :2gunsfiring:
Título:
Enviado por: papatango em Julho 03, 2007, 02:12:34 pm
Não creio que o país ganhe muito em fazer inveja ao que quer que seja.
Temos que entender a posição do actual ditador da Guiné Equatorial:

Em primeiro lugar, há a oposição ao actual governo que está localizada em Madrid, pelo que o ditador pretende enviar uma mensagem para Madrid, afirmando que até mudará de lingua oficial.

Poir outro lado, tem o problema francês e a pressão dos países francofonos na região (e das companhias etroliferas, claro).

A CPLP (seja lá o que isso for) aparece como uma via independente de qualquer cessão a Madrid (ou à oposição ao governo) ou a Paris.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 03, 2007, 02:27:31 pm
Eu fico sempre com o pé atrás com países que estão em várias comunidades linguísticas. Qual a razão para isso? Quais são os ganhos?
Título:
Enviado por: SSK em Julho 03, 2007, 02:31:00 pm
Para eles, muitos ganhos, recebem subsidios que os colonizadores com o sentimento de culpa vão dando...
Título:
Enviado por: tentador em Julho 03, 2007, 05:46:46 pm
Citar
Temos que entender a posição do actual ditador da Guiné Equatorial

Exactamente, España leva tempo intentando razonar co personaxe que manda elí, comprometeuse a liberar a oposion e non sei que mais, pero non fixo nada; levades unha boa xoia para a vosa CPLP, que dentro de pouco tamén será nosa ¿non? ¿Poderíademes explicar como van a cousas con Galicia, se facedes o favor? por eiqui non se fala muito do tema...

Saudos
Título:
Enviado por: comanche em Julho 03, 2007, 07:23:41 pm
Se é um governo liderado por um ditador, penso que Portugal não deve tomar iniciativa para eles integrarem a CPLP, se a iniciativa partir da parte de eles, aí tudo bem.
Título:
Enviado por: Luso em Julho 03, 2007, 07:52:17 pm
Ainda bem que isso não acontece em Angola...
Título:
Enviado por: papatango em Julho 03, 2007, 08:27:15 pm
Esqueci-me naturalmente de dizer que se esse tal desse Obiang tem petróleo, e se Portugal de alguma forma tiver possibilidade de deitar mão a algum, então o Obiang deve imediatamente ser promovido a lutador pela libertação da Guiné Equatorial do jugo Hispano, responsável pela situação de miséria em que o país se encontra, ajudando o governo legítimo a defender-se dos agentes imperialistas exilados em Madrid.

Se não ganharmos nada com isso, devemos prestar apoio moral... :roll:  :roll:
Título:
Enviado por: P44 em Julho 04, 2007, 12:33:06 pm
Citação de: "papatango"
Para fazer papel de idiotas já nos chega Timor-Leste ... :roll:


x2  :oops:  :(
Título:
Enviado por: JQT em Julho 04, 2007, 06:04:01 pm
Citação de: "papatango"
Esqueci-me naturalmente de dizer que se esse tal desse Obiang tem petróleo, e se Portugal de alguma forma tiver possibilidade de deitar mão a algum, então o Obiang deve imediatamente ser promovido a lutador pela libertação da Guiné Equatorial do jugo Hispano, responsável pela situação de miséria em que o país se encontra, ajudando o governo legítimo a defender-se dos agentes imperialistas exilados em Madrid.


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.lacoctelera.com%2Fmyfiles%2Felagentedelacontinental%2Fobiang.jpg&hash=2f83ce07e23fe5b6defc12f60f409a62)

Penso que o grande Presidente Teodoro Obiang, sem dúvida um dos maiores vultos do nosso tempo, merece todas as honrarias por parte da República Portuguesa: a Ordem da Liberdade, da Torre e Espada, doutoramentos honoris causa pelas Universidades de Coimbra, Lisboa, Católica e Independente. Não só pela obra notável que tem feito em prol do seu povo e da paz no mundo, não só por tornar o seu país numas das referências mundiais na defesa dos direitos humanos, mas também como justo reconhecimento pela sua carreira literária (também é um grande poeta, não sabiam?).

Viva o Presidente Obiang!

JQT

PS. O Cavaco também podia oferecer-lhe um telemóvel. Afinal, é um grande aliado nosso.
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Julho 04, 2007, 06:54:29 pm
Esse ditadorzeco tem cada uma......alguém recorda-se do navio cheio de material e viaturas para uma missão da ONU que esse senhor "confiscou" ?
Não tenho a certeza mas acho que foi os belgas ou holandeses que ficaram sem os jipes, camiões e APC's.
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 05, 2007, 11:16:45 pm
E têm conhecimento do que esse senhor fez na ilha de Ano Bom?
Título: Doutor Honoris Causa!
Enviado por: zocuni em Julho 05, 2007, 11:29:23 pm
Tudo bem,

Penso que será bem acolhido pela CPLP,agora lhe dar um Doutoramento Honoris Causa,aí já é demais a não ser que seja pela Universidade Independente,oh desculpem me fugiu de repente ainda sou expulso deste fórum.
Se perguntarem,não digam que fui eu...RSRSRSR

Abraços,
Título:
Enviado por: ricardonunes em Julho 06, 2007, 12:18:45 am
Citação de: "JLRC"
E têm conhecimento do que esse senhor fez na ilha de Ano Bom?


Não :oops:
Título:
Enviado por: comanche em Julho 06, 2007, 12:23:52 am
Citação de: "JLRC"
E têm conhecimento do que esse senhor fez na ilha de Ano Bom?


Sei que nessa ilha se fala um dialecto do português.

O que é que ele fez?
Título: nada
Enviado por: zocuni em Julho 06, 2007, 02:56:01 am
curto e grosso,nada.mas quem faz.

Abraços,
Zocuni
Título:
Enviado por: tentador em Julho 06, 2007, 11:57:07 am
Citar
E têm conhecimento do que esse senhor fez na ilha de Ano Bom?

Citar
En 1988 Guinea Ecuatorial firma un contrato por 10 años con la compañía británica UK Buckinghamshire por valor de 1 millón 600.000 $ USA. La compañía en referencia obtenía a cambio, una licencia para el almacenamiento de 10 millones de bidones de residuos tóxicos y/o radiactivos. Firmándose contratos similares con otras empresas europeas y americanas.

La mortandad infantil subió en la misma época. Numerosos investigadores europeos y médicos cubanos visitan la isla. Siendo a destacar también, la abundante presencia militar.



http://es.wikipedia.org/wiki/Annob%C3%B3n (http://es.wikipedia.org/wiki/Annob%C3%B3n)
Título: Geo-Política
Enviado por: zocuni em Julho 06, 2007, 12:24:36 pm
Tudo bem,

É sempre bom lembrar que a actual ilha do Bioko,foi descoberta pelo navegador português Fernão do Pó.Com mais essa aderência e juntando a São Tomé e Príncipe,a lusofonia (repito a lusofonia) passará a controlar maririmamente o golfo da Guiné.Podem questionar e daí,tudo bem mas pode ser uma mais valia no futuro.Aliás já que estou a falar de geo-política,ultimamente ando tendo umas ideias algo megalómanas.Sigam meu raciocinio meio doido,caso ninguém queira as Fragatas "João Belo" e as Corvetas "Baptista Andrade",poderiamos fazer um empréstimo simbólico a Cabo Verde,para eles terem algum poder dissuador.Já que as relações luso-brasileiras estão excelentes e aproveitando a maré,uma vez que o Brasil também está pensando em reaparelhar a Marinha,nós através do arquipélago da Madeira e Selvagens,vejam esse corredor.(Brasil/Cabo Verde/Portugal),controlariamos não só o Atlântico Norte via Açores assim como a passagem pela linha do Equador.Seria uma machadada mortal.Em termos económicos penso que nem saíria tão caro,apenas teria de haver uma realocação de meios.
Devem estar a pensar que sou doido,podem pensar sou mesmo,o que é que fumo ou bebo de manhã cedo,posso afirmar que nada.
Como aqui existem muitos estrategistas,penso desenvolver tal ideia com mais detalhes.
O que acham meus amigos?

Abraços,
Título:
Enviado por: P44 em Julho 06, 2007, 01:39:03 pm
seria impossivel a Cabo Verde operar Fragatas e /ou Corvetas

 :roll:
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 06, 2007, 01:50:38 pm
Citação de: "comanche"
Citação de: "JLRC"
E têm conhecimento do que esse senhor fez na ilha de Ano Bom?

Sei que nessa ilha se fala um dialecto do português.

O que é que ele fez?


O Tentador já explicou o que se passou. Só quero acrescentar que os solos estão todos contaminados, além da mortalidade infantil ter aumentado também a esperança de vida diminuiu. As árvores deixaram de frutificar e até as águas, que outrora eram ricas em peixe, estão contaminadas e os pescadores pouco pescam e os peixes que apanham estão contaminados. Um autêntico genocídio do pequeno povo de Ano Bom (cerca de 3.000 habitantes) enquanto o ditador enche os bolsos com o dinheiro que as multinacionais lhe pagam para poderem largar os lixos tóxicos e radioactivos na ilha.
Os autóctones falam um crioulo igual ao falado em S. Tomé que é o território que lhes fica mais perto.
Título:
Enviado por: comanche em Julho 06, 2007, 02:11:06 pm
Citação de: "JLRC"
Citação de: "comanche"
Citação de: "JLRC"
E têm conhecimento do que esse senhor fez na ilha de Ano Bom?

Sei que nessa ilha se fala um dialecto do português.

O que é que ele fez?

O Tentador já explicou o que se passou. Só quero acrescentar que os solos estão todos contaminados, além da mortalidade infantil ter aumentado também a esperança de vida diminuiu. As árvores deixaram de frutificar e até as águas, que outrora eram ricas em peixe, estão contaminadas e os pescadores pouco pescam e os peixes que apanham estão contaminados. Um autêntico genocídio do pequeno povo de Ano Bom (cerca de 3.000 habitantes) enquanto o ditador enche os bolsos com o dinheiro que as multinacionais lhe pagam para poderem largar os lixos tóxicos e radioactivos na ilha.
Os autóctones falam um crioulo igual ao falado em S. Tomé que é o território que lhes fica mais perto.


Se foi assim :evil:
Título: Embrião
Enviado por: zocuni em Julho 06, 2007, 02:16:51 pm
Tudo bem,

P44.Sei que minhas ideias são algo fururistas,mas sonhar não custa nada.Quem sabe uns NPO,com cooperação entre Portugal e Brasil,tudo ficaria mais fácil.
Mas noto que alguma coisa já tem sido feita,como o Exercício Felino.Fico muito satisfeito em ver a Lusofonia a se mexer.

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.segurancaedefesa.com/Felino10.jpg&imgrefurl=http://www.segurancaedefesa.com/Felino2004.htm&h=321&w=475&sz=67&hl=pt-BR&start=3&tbnid=Bw1MbwMU1HefAM:&tbnh=87&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3Dexercicio%2Bfelino%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG


Abraços,
Título:
Enviado por: P44 em Julho 06, 2007, 02:27:45 pm
amigo zocuni..."sonhar" fazemos nós aqui todos os dias.... :roll: