BES está na short-list e pondera oferta firme sobre Urquijo

  • 0 Respostas
  • 1583 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
BES está na short-list e pondera oferta firme sobre Urquijo
« em: Abril 17, 2006, 09:30:05 pm »
Citar
BES está na short-list e pondera oferta firme sobre Urquijo

O Banco Espírito Santo (BES) foi seleccionado para a «short-list» de candidatos que passou à segunda fase da compra do banco espanhol Urquijo e tem até meados de Maio para decidir se apresenta uma proposta firme, revelou esta segunda-feira Ricardo Salgado.

 


«Com a proposta [não vinculativa] que fizemos, fomos apurados para a segunda fase», disse o presidente do conselho de administração do BES, acrescentando que hoje fica concluída a avaliação [due diligence] do banco Urquijo e «até meados de Maio» corre o prazo para apresentar uma proposta firme ao vendedor, o grupo belga KBL.

O BES vai ser «concorrente nas propostas de compra» do banco espanhol com o Crédit Agricole, segundo maior accionista e parceiro em Portugal do banco liderado por Ricardo Salgado, que diz ter de «respeitar» esta posição do banco francês, «que já tem uma operação em Espanha e no País Basco».

Sem adiantar o valor que o BES está disposto a oferecer pelo banco Urquijo, Ricardo Salgado reiterou, em declarações aos jornalistas no final da assembleia geral (AG) da instituição, que a estratégia em Espanha tem sido actuar junto dos clientes de maior valor e este é o segmento do banco visado.

O Banco Urquijo actua essencialmente nas áreas da banca privada e gestão de patrimónios, tem uma rede de 60 agências e 800 trabalhadores.

Segundo meios de comunicação espanhóis, o valor do banco Urquijo situa-se em torno dos 600 milhões de euros, e na «short-list» estão, além do BES e Credit Agricole, os espanhóis Sabadell e Santander Central Hispano e ainda o Deutche Bank.

A AG do BES aprovou hoje um aumento de capital, em até 1,5 mil milhões de euros, para 2,5 mil milhões de euros, através da emissão de 200 milhões de novas acções, cada uma com um valor nominal de cinco euros.

Destas, 150 milhões são reservadas à subscrição preferencial dos accionistas, ao preço de 9,20 euros por acção, também aprovado hoje, o que permite um encaixe de 1,380 mil milhões de euros.

As restantes 50 milhões serão realizadas por incorporação de reservas disponíveis, na proporção de uma nova acção por cada seis detidas.

«Este aumento de capital servirá para financiar a expansão da actividade», frisava Ricardo Salgado.

Diário Digital / Lusa

17-04-2006 14:58:00
 


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... news=65932

Só espero é que com o "respeitar" se perda talvez 1 boa oportunidade de fazer um bom negócio...