F-35A Lightning II na FAP

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antoninho

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #391 em: Abril 19, 2024, 02:09:39 pm »
Não sei se já está cá mas..
..https://www.cavok.com.br/portugal-confirma-aquisicao-de-cacas-f-35-lightning-ii-para-substituir-frota-de-f-16

Epa que chato vinha agora postar isso :new_argue:

1° F35 em 2031? Isto tem alguma base para ser verdadeiro?
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Claust

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #392 em: Abril 19, 2024, 02:18:46 pm »
"E, obviamente, o processo fundamental de transição para o F-35. É algo que está a decorrer, mas não é num dia que se faz. Esse processo já começou. Tivemos aqui um workshop com a Lockheed e com a Força Aérea Americana para nos capacitarmos também do que é que é esse salto para a quinta geração.

É um programa que orçará 5,5 mil milhões, eventualmente. E não é um programa que é pago num ano, estamos a falar de um programa a 20 anos. É um valor que, à primeira vista dizemos que é um valor altíssimo, mas se depois fizermos a decomposição ao longo do período dos 20 anos que é necessário, e que só recebemos o avião a partir do sétimo ano, vemos que, obviamente, é um programa adequado e em que o esforço logístico deste programa é praticamente dividido por toda a Europa futuramente."

In https://www.dn.pt/2235481395/general-cartaxo-alves-tenho-militares-que-chegam-a-pagar-150-mil-euros-para-se-desvincularem/

Pergunta, quantas aeronaves?
« Última modificação: Abril 19, 2024, 03:58:45 pm por Claust »
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #393 em: Abril 19, 2024, 02:49:27 pm »
5,5 mil milhões. Devem julgar que a FAp é algum Banco...  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. Velhos tempos em que um F117 era abatido por aquele colosso da tecnologia chamado P18/Neva M.  :mrgreen:

https://www.aereo.jor.br/2021/08/18/desculpe-nao-sabiamos-que-era-invisivel-quando-um-velho-missil-russo-abateu-um-f-117-dos-eua/





"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Claust

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #394 em: Abril 19, 2024, 04:01:44 pm »
5,5 mil milhões. Devem julgar que a FAp é algum Banco...  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

Foi o senhor General que o referiu a um jornal nacional, se ele o diz… e se chefia este ramo...
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #395 em: Abril 19, 2024, 04:18:24 pm »
Convém não embandeirar em arco porque nada está ainda preto no branco.

Sabe-se, e nas palavras do CEMFA:

1 - que o escolhido é o F-35A;
2 - que o programa deverá custar em torno de 5,5MM€ a 20 anos;
3 - que após ser colocada formalmente a encomenda, o primeiro Lightning II só deverá ser entregue 7 anos mais tarde;
4 - que para a chegada da(s) primeira(s) aeronave(s) ser em 2031, isso significava encomendá-las ainda este ano (2024 + 7 = 2031), e não é líquido que isso venha a acontecer;
5 - que os F-16M (ou V) deverão pelo menos chegar aos 40 anos de serviço na FAP.


Agora resta aguardar pelo poder político. O CEMFA até pode não ter um caderno de encargos para entregar ou apresentar ao novo MDN, mas já deixou bem claro o que o ramo espera e deseja ver concretizado.
« Última modificação: Abril 19, 2024, 04:18:57 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #396 em: Abril 19, 2024, 04:23:41 pm »
O cavok é  conhecido por ser tanga por isso perguntei
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #397 em: Abril 19, 2024, 04:23:49 pm »
Convém não embandeirar em arco porque nada está ainda preto no branco.

Sabe-se, e nas palavras do CEMFA:

1 - que o escolhido é o F-35A;
2 - que o programa deverá custar em torno de 5,5MM€ a 20 anos;
3 - que após ser colocada formalmente a encomenda, o primeiro Lightning II só deverá ser entregue 7 anos mais tarde;
4 - que para a chegada da(s) primeira(s) aeronave(s) ser em 2031, isso significava encomendá-las ainda este ano (2024 + 7 = 2031), e não é líquido que isso venha a acontecer;
5 - que os F-16M (ou V) deverão pelo menos chegar aos 40 anos de serviço na FAP.


Agora resta aguardar pelo poder político. O CEMFA até pode não ter um caderno de encargos para entregar ou apresentar ao novo MDN, mas já deixou bem claro o que o ramo espera e deseja ver concretizado.
A fazer fé na informação do Subsea de que o plano de longo prazo inclui 40 aviões, parece-me um excelente ponto de partida negocial, sabendo que o cenário final dificilmente será esse. Com números destes, se quando tudo estiver finalizado a FAP comprar 30 aviões, o custo total ficará possivelmente abaixo dos 4 mil milhões, o que a 20 anos é comportável… a ver vamos… rezar e fazer figas é o que se pode fazer para já…
« Última modificação: Abril 19, 2024, 04:26:35 pm por JohnM »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #398 em: Abril 19, 2024, 04:25:14 pm »
Antes da próxima revisão "intercalar" da LPM duvido que seja feito algo... e mesmo assim era necessário que os partidos do "arco do poder" primeiro perceberem a situação e/ou muita pressão da UE / NATO.   
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #399 em: Abril 19, 2024, 04:55:22 pm »
5,5 mil milhões. Devem julgar que a FAp é algum Banco...  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

Foi o senhor General que o referiu a um jornal nacional, se ele o diz… e se chefia este ramo...

Disse "Oficialmente" ou "não oficialmente""?  :mrgreen:

Citar
Portugal Shows "Unofficial" Interest in F-35A

https://turdef.com/article/portugal-shows-interest-in-f-35-a

Também temos a "visão", apenas e só.  :mrgreen:

https://breakingdefense.com/2023/12/portugals-air-force-chief-has-a-vision-for-the-f-35-but-for-now-its-just-that/

Saudações  :mrgreen:

P.S. Eu também tenho visões...  :mrgreen:

« Última modificação: Abril 19, 2024, 04:57:53 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #400 em: Abril 19, 2024, 06:22:42 pm »
Não sei se já está cá mas..
..https://www.cavok.com.br/portugal-confirma-aquisicao-de-cacas-f-35-lightning-ii-para-substituir-frota-de-f-16
epah epah, será?

Mas o meu instinto diz-me que assim que a guerra na Ucrânia acabar vão andar no ram ram durante anos até este plano inicial ser bastante reduzido. Estou a achar muita fruta. Ainda ontem o Ramalho Eanes veio dizer na TV que os F-16 não têm "foguetes" suficientes para 2 missões. O que me leva a suspeitar que vai ser como os leos, vieram porque alguem tinha o rabo a arder e depois da imagem reparada (dos M60 pararem avariados a meio de uma parada), passado algum tempo foram para um armazém apodrecer. Eu não quero ser velho do restelo por favor covençam-me do contrário.  :mrgreen:
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #401 em: Abril 19, 2024, 06:40:49 pm »

Disse "Oficialmente" ou "não oficialmente""?  :mrgreen:

ENTREVISTA DN/TSF
12 abril 2024 às 07:15
Leitura: 56 min
"Na primeira entrevista em dois anos o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, 61 anos, responde frontalmente a todas as perguntas."

in https://www.dn.pt/2235481395/general-cartaxo-alves-tenho-militares-que-chegam-a-pagar-150-mil-euros-para-se-desvincularem/


 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #402 em: Abril 19, 2024, 06:50:41 pm »
A primeira pergunta que faço (visto que noutro tópico o Charlie Jaguar já colocou a questão do carcanhol) é: o pessoal da esquadra 551 não vai depois andar a meter nojo ao pessoal da 301 e 201?

Cumprimentos,

Porquê?
 

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luis simoes

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #403 em: Abril 19, 2024, 06:53:47 pm »
Boas fazendo fé ha mesma entrevista o mesmo abordou o tema e está eleito o novo candidato para subtítuir nosso F 16A
Pessoalmente penso belissima escolha.. vamos e so aguardar por parte dos governantes a verecidade desta noticia...
« Última modificação: Abril 19, 2024, 06:54:54 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #404 em: Abril 19, 2024, 06:58:29 pm »
O Gripen faz o mesmo que o F16 e é da mesma geração. E se estamos a falar de uma questão de motores, o que vale ao F35 ter um se não o pode usar em pleno, além de levar 36 horas a desmontar? o Rafale tem dois e leva 75 minutos a desmontar cada um. Mas enfim, siga o F35, gripens e seus muchachos...  ::)



Saudações

P.S. Dois caças significam duas linhas de logística. Se não faz sentido para aviões de treino, de transporte, muito menos para caças.

https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/



P.S. Para a solução F35, preferia o complemento do Leonardo M346. Fazia treino, intercepção no espaço continental, etc. Mas é só uma opinião.  :-P



Espero que não esteja a ser incluído no "grupinho"  :mrgreen: mesmo não sendo  propriamente fã do Gripen, no entanto dado o desprezo que o poder politico devotou às FA durante décadas tenho que frisar alguns pontos:

1- Baixo custo de manutenção deixaria verba para comprar munições decentes (estou a pensar nos misseis meteor, no míssil antinavio RBS-15, qiçá até mesmo o stormshadow).

2- outro risco é o seu elevado custo operational e necessidades de manutenção especiais do F-35 (reparação do revestimento stealth por meio de projetores laser num edifício construído para o propósito) Tenho receio que os compremos por uma questão de imagem, e não por realismo custo beneficio face ás possibilidades financeiras do país para depois os encostar num armazém a seguir como foi com os Leos, (com as tradicionais e inevitáveis canibalizações).

3- Au acho que comprar o F-35 constitui um maior risco operacional considerando que Portugal é o ultimo país europeu a substituir os seus caças e tem mais inercia em o fazer. Neste momento a maior parte da sua mais-valia está no facto que é stealth. Se surgir algum desenvolvimento futuro que negue esta vantagem (mais rapido de desenvolver um sensor que um caça) o F-35 não tem mais pontos fortes que lhe valham. Por outras palavras, se o F-22 perdesse a sua capacidade stealth hoje continuaria ainda assim ser o melhor caça do mundo por uma larga margem. O mesmo será verdade para o FCAS, tempest e os NGAD (USAF+USN). O F-35 não tem esta polivalência.

4- às vezes mais vale um caça barato que pode ser operado a partir de uma garagem do que os ter inutilizados no solo, especialmente para um país barateiro, sujeito a decisões populistas e sem planeamento de futuro como o nosso.

Resumindo, não é o avião que quero para Portugal mas é o avião que vejo realisticamente a ser operado com elevados níveis de disponibilidade e com tolerância para ser maltratado pelos donos  :mrgreen:.
« Última modificação: Abril 19, 2024, 07:04:31 pm por Pilotasso »