Espaço

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Re: Espaço
« Responder #1305 em: Novembro 06, 2019, 07:56:46 pm »
Citar
A Long March-3B rocket launched the third BeiDou-3 navigation satellite in an Inclined Geosynchronous Orbit (BDS-3 IGSO-3), from the Xichang Satellite Launch Center, Sichuan Province, southwest China, on 4 November 2019.

A constelação chinesa dos BeiDou continua a crescer.
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Re: Espaço
« Responder #1306 em: Novembro 12, 2019, 05:08:29 pm »
« Última modificação: Novembro 12, 2019, 05:28:30 pm por HSMW »
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Re: Espaço
« Responder #1307 em: Novembro 13, 2019, 01:00:25 am »

O TESS conclui o primeiro ano de observações de exoplanetas.
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Re: Espaço
« Responder #1308 em: Novembro 13, 2019, 03:36:48 pm »
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Re: Espaço
« Responder #1309 em: Novembro 14, 2019, 11:16:02 am »
http://www.astronomy.com/news/2019/08/changes-in-earths-orbit-likely-kickstarted-one-of-the-hottest-periods-in-history?utm_source=asyfb&utm_medium=social&utm_campaign=asyfb&fbclid=IwAR2yXxpXxcSFLq8jYxjiiDawl61UtOsOZnVKiN4w6iV2e3ZW9fx4EQ2U6Io

Citar
Changes in Earth's orbit likely kick-started one of the hottest periods in history
During the so-called PETM period 55 million years ago, tropical conditions prevailed far beyond the equator and ice caps vanished from Earth's poles.
By Nathaniel Scharping  |  Published: Thursday, August 29, 2019



Cumprimentos
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Re: Espaço
« Responder #1310 em: Novembro 16, 2019, 05:35:49 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Espaço
« Responder #1311 em: Novembro 21, 2019, 11:13:13 am »
ESA já estuda hibernação humana para viagens espaciais

O desafio para chegar a outros planetas irá obrigar a viagens longas. As tripulações estarão enclausuradas dentro de uma nave espacial meses e até anos. Conforme vemos nos filmes ou lemos nos livros, a ficção já nos mostra indícios de como será necessário manter os astronautas em “animação suspensa”. Nesse sentido, a ESA investigou o impacto que a hibernação de tripulantes na vida real teria numa missão espacial a Marte.
Se um dia formos capazes de colocar os seres humanos em hibernação, as naves espaciais têm de ser repensadas.



Astronautas em hibernação precisariam de naves menores

Segundo a ficção científica, se uma nave espacial não vem com o hyperdrive, geralmente é equipada com cápsulas de hibernação. Nos filmes de 2001: Uma Odisseia no Espaço, Alien, o Oitavo Passageiro, entre outros, os astronautas eram colocados em ‘animação suspensa’ para atravessar a vastidão do espaço.
Agora, a ESA está a investigar como a hibernação da tripulação na vida real afetaria o design das missões espaciais.



Equipar as naves para hibernar os astronautas

A hibernação humana tem sido objeto de investigação da ESA. Nesse sentido, a agência espacial estuda o desenvolvimento de “tecnologias facilitadoras” fundamentais para viajar no espaço.
Os cientistas reuniram-se no Concurrent Design Facility da ESA para avaliar as vantagens da hibernação humana para uma viagem a um planeta vizinho, como Marte. Estes tomaram como referência um estudo existente que descreveu o envio de seis humanos a Marte e de volta numa escala de tempo de cinco anos.
Com o intuito de estudar os efeitos da hibernação da tripulação nas missões espaciais, usaram alguns números já ponderados. Assim, as naves poderiam ser mais pequenas se a tripulação estivesse a dormir na viagem. Numa longa jornada, como a Marte, por exemplo, os tripulantes poderiam estar meses a dormir em cápsulas espaciais.

“Durante algum tempo, a hibernação foi proposta como uma ferramenta de mudança estratégia para as viagens espaciais humanas.
Se conseguíssemos reduzir a taxa metabólica básica de um astronauta em 75% – semelhante ao que podemos observar na natureza com grandes animais em hibernação, como certos ursos -, poderíamos ter uma economia substancial de massa e custos, tornando as missões de exploração de longa duração mais factível.”

Comentou Jennifer Ngo-Anh, líder de equipa do programa Science in Space Environment da ESA.



Qual é a necessidade de colocar os astronautas em hibernação?

A razão maior prende-se com a imensidão do espaço. Algo na nossa vizinhança está a anos de caminho e ainda só estamos a falar dentro do nosso sistema solar. Para termos uma ideia clara e real, damos como exemplo a missão da New Horizons a Plutão, foi lançada em 2006 e precisou de nove anos para chegar ao seu destino.
Para ter uma ideia da escala de distância do nosso sistema solar, visite “Se a lua tivesse apenas 1 pixel”. Assim, terá uma ideia das distâncias relativas dos planetas ao serem dimensionados numa única página extralarga. Por outro lado, dificilmente iremos conseguir perceber a escala do universo.

“O cérebro humano simplesmente não consegue entender como são grandes as coisas como o sistema solar.”

Referiu Joe Hansen – apresentador da série da PBS “Tudo bem ser inteligente”.


Dentro de 20 anos, a hibernação pode ser possível nas viagens

Os cientistas descobriram que a massa de uma nave com hibernação humana poderia ser reduzida num terço. Assim, os especialistas quantificaram o que pode parecer bastante óbvio… que uma nave para hibernar astronautas poderia ser mais pequena. Esta comparação mostra o tamanho de um módulo para uma missão tripulada a Marte em comparação com o seu equivalente baseado em hibernação.



Se a tripulação estivesse a hibernar, não seriam necessários quartos de tripulação extensos ou de muito espaço de armazenamento para consumíveis (como comida e água).



Assim, poderíamos estar a falar em compartimentos de hibernação para os tripulantes se revezar a hibernar. Desta forma, a cabine de hibernação seria pequena e daria para alternar entre grupos.



Como seriam “adormecidos” os tripulantes até Marte?

Segundo a agência espacial, para os tripulantes entrarem em hibernação, seria administrado um medicamento. Este fármaco iria induzir o ser humano num estado “torpor” – o termo para o estado de hibernação.

Conforme acontece com os animais em hibernação, espera-se que os astronautas adquiram mais gordura corporal antes do torpor. As suas cápsulas seriam escurecidas e a temperatura seria bastante reduzida para arrefecer os seus ocupantes durante o cruzeiro projetado para 180 dias, tempo de viagem entre Marte e Terra.
A agência espacial refere que a fase de hibernação do cruzeiro terminaria com um período de recuperação de 21 dias. Referiu ainda que – com base na experiência de hibernação animal – a tripulação provavelmente não experimentaria perda óssea ou muscular.

“A exposição à radiação de partículas de alta energia é um risco importante de viagens espaciais profundas, mas como a equipa de hibernação passará tanto tempo nas suas cápsulas de hibernação, a proteção – como recipientes de água – poderá concentrar-se em torno deles.”

Explicou a ESA.

Inteligência Artificial e operações autónomas das naves

Neste tipo de viagens, seguramente o tempo de ações permanentes não será muito. Assim, a ESA referiu que seriam aplicadas “operações amplamente autónomas, com uso otimizado de inteligência artificial” e “deteção, isolamento e recuperação de falhas” necessárias numa nave espacial onde a maioria dos humanos está a hibernar.
Segundo a informação, a ideia básica de colocar os astronautas em hibernação de longa duração não é realmente tão descabida. Aliás, existe há décadas um método que é testado e aplicado como terapia em pacientes de trauma grave.
Em resumo, a Agência Espacial Europeia tem estudos para levar a hibernação humana a um cenário real. Imprescindível no design das missões espaciais do futuro próximo.

https://pplware.sapo.pt/ciencia/esa-ja-estuda-hibernacao-humana-para-viagens-espaciais/
 
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Re: Espaço
« Responder #1312 em: Novembro 29, 2019, 10:26:41 am »
Agência Espacial Europeia com orçamento recorde



 

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Re: Espaço
« Responder #1313 em: Novembro 30, 2019, 12:47:39 pm »
Mitsubishi Heavy looking to develop more powerful H3 rocket for lunar missions

Kyodo


Mitsubishi Heavy Industries Ltd. is looking to develop an upgraded version of Japan’s mainstay next-generation H3 rocket capable of delivering heavy payloads deeper into space, company officials said.

The firm’s move comes after the country agreed this fall to take part in missions to the moon led by the United States, making it necessary for Japan to send a cargo transporter much further than its current range to the International Space Station.

The original H3 rocket it is jointly developing with the Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) will be operational from fiscal 2020. Its initial remit was to carry a cargo transporter, HTV-X, which will deliver food and batteries to the ISS, 400 kilometers above the Earth, starting in fiscal 2021. However, the scope of its usage has widened to include traveling to a proposed lunar orbiting space station — Gateway — after 2025.

JAXA is now thinking of splitting payloads across two spacecraft as the additional fuel needed to cover the extra distance would require a reduced burden on the rocket, which will carry the transporter part way toward lunar orbit, or 380,000 km away from Earth. The more powerful version of the H3 will be in development by 2030, company officials said.

Hiroshi Sasaki, director of JAXA Space Exploration Center, said cost is an issue as launch facilities at the Tanegashima Space Center in Kagoshima Prefecture need to be upgraded. “It will be cheaper to launch a rocket twice than develop a new rocket,” he said.

In order to cover the cost of operating the more powerful H3 rocket, “It is necessary to increase demand for large rockets in the country,” Sasaki said.

The 63-meter long H3 will replace Japan’s H-IIA and H-IIB rockets. It will be capable of carrying a 6.5-ton satellite to a geostationary orbit at a distance of 36,000 km from Earth.


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Re: Espaço
« Responder #1314 em: Dezembro 05, 2019, 09:33:28 am »
https://eu.freep.com/story/money/business/2019/03/09/chrysler-tried-build-better-space-shuttle/3097167002/

Citar
JC Reindl  Detroit Free Press
Published 10:32 AM EST Mar 9, 2019
This year will not only mark the 50th anniversary of the first moon landing, but also that of the last proposal by a Detroit automaker to build a manned spaceship.

Though little remembered today, the Chrysler Space Division was a major player in the early space age and made a serious attempt to win the NASA contract for the next-generation spacecraft to follow the Apollo program.

Chrysler engineers submitted a radical design in fall 1969 for a vehicle that could haul cargo and people to a future space station, return to Earth and be entirely reusable for another 99 flights.

The bell-shaped craft looked like an Apollo capsule with elephantiasis. Unlike a traditional rocket with a small capsule at the top, the basic craft itself was one gargantuan space capsule that launched vertically using internal engines.



Saudações
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Re: Espaço
« Responder #1315 em: Dezembro 07, 2019, 02:44:51 pm »

A China efectuou ontem dois lançamentos.  :o
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« Responder #1316 em: Dezembro 13, 2019, 02:20:58 pm »
O que será a Lunar Gateway na sua configuração completa.

Citar
Futura Estação Espacial Lunar em sua configuração completa. Renderização de Anatoly Zak



Fonte: Russian SpaceWeb - http://www.russianspaceweb.com/imp.html
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« Última modificação: Dezembro 13, 2019, 02:30:05 pm por Cabeça de Martelo »
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Re: Espaço
« Responder #1318 em: Dezembro 22, 2019, 06:32:07 pm »
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Re: Espaço
« Responder #1319 em: Dezembro 22, 2019, 06:59:15 pm »