KC-390 na FAP

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raphael

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3285 em: Dezembro 26, 2023, 08:07:25 am »
Bahh

Para mim o avião é giro e aparenta ter sido bem construído.

Vamos ver a validade do projeto e no que nos pode ajudar a nível de transporte estratégico.

Bem, ainda não percebi o que tem a beleza de uma aeronave a ver com as suas capacidades e fiabilidade, mas devo ser eu. 
Lá vamos nós continuar a bater na tecla do 390 e o transporte estratégico.

O giro é uma opinião pessoal que partilhei..gosto do design, aparenta ter a aerodinâmica necessária para ter alguma poupança de combustivel e tal...

A tecla do estratégico é essa...é o que temos a par do C-130H.

É um estratégico com pitstops, mas chega aos teatros de operações no estrangeiro...como voo de sustentação, claro que para o ano ainda contamos com o C-130H, mas qualquer dia será o KC-390.

Não percebo é a tua relutância em aceitar isso... não vamos ter nada maior tão cedo.

Daqui a nada estamos às cabeçadas como os outros no tópico da Ucrânia...não porque eu aceito os pontos de vista de toda a gente. é sempre a contribuir para o bolo informacional.

Paz.
« Última modificação: Dezembro 26, 2023, 08:09:01 am por raphael »
Um abraço
Raphael
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3286 em: Dezembro 26, 2023, 09:02:52 am »
Bahh

Para mim o avião é giro e aparenta ter sido bem construído.

Vamos ver a validade do projeto e no que nos pode ajudar a nível de transporte estratégico.

Bem, ainda não percebi o que tem a beleza de uma aeronave a ver com as suas capacidades e fiabilidade, mas devo ser eu. 
Lá vamos nós continuar a bater na tecla do 390 e o transporte estratégico.

O giro é uma opinião pessoal que partilhei..gosto do design, aparenta ter a aerodinâmica necessária para ter alguma poupança de combustivel e tal...

A tecla do estratégico é essa...é o que temos a par do C-130H.

É um estratégico com pitstops, mas chega aos teatros de operações no estrangeiro...como voo de sustentação, claro que para o ano ainda contamos com o C-130H, mas qualquer dia será o KC-390.

Não percebo é a tua relutância em aceitar isso... não vamos ter nada maior tão cedo.

Daqui a nada estamos às cabeçadas como os outros no tópico da Ucrânia...não porque eu aceito os pontos de vista de toda a gente. é sempre a contribuir para o bolo informacional.

Paz.

A minha relutância, quanto ao KC390 ???

Com que então Relutãncia, Espectacular.

Não meu caro não é relutãncia, é a minha opinião, e baseia-se em factos que todos conhecemos, relacionados com a situação operacional de pelo menos de aeronaves de seis frotas da FAP.

Como é que posso concordar com o esbanjamento de 827 milhões numa compra de cinco cargueiros tácticos, quando a FAP necessita de fazer upgrades/substituições de aeronaves em várias Esquadras, tão somente isso.

Se a compra se tivesse baseado em duas ou três aeronaves, ficando a restante verba disponivel para permitir upgrades, por exemplo numa ESQ de F´s alguns 101 e 295, teriamos conseguido colmatar  algumas limitações que são mais que muitas, mas optou-se por adquirir um cargueiro que em termos de capacidades, pouco mais trás á FAP que o velhinho C.

Quanto a andar ás cabeçadas, fale por si, porque comigo, de certeza que não andará.

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3287 em: Dezembro 26, 2023, 09:33:06 am »
OK...percebo.

Sim faz sentido.

E acredito que o KC poderá ter limitações em algumas localizações que o C-130H não tem, nomeadamente a descolagem e aterragem em pistas mal preparadas... como a placa de estacionamento das FACA na RCA que não tem pavimento betuminoso.
Um abraço
Raphael
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3288 em: Dezembro 26, 2023, 09:36:07 am »
OK...percebo.

Sim faz sentido.

E acredito que o KC poderá ter limitações em algumas localizações que o C-130H não tem, nomeadamente a descolagem e aterragem em pistas mal preparadas... como a placa de estacionamento das FACA na RCA que não tem pavimento betuminoso.
Tinha ideia que o KC aterrava/descolava em pistas "fracas" e/ou improvisadas.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3289 em: Dezembro 26, 2023, 09:50:06 am »
OK...percebo.

Sim faz sentido.

E acredito que o KC poderá ter limitações em algumas localizações que o C-130H não tem, nomeadamente a descolagem e aterragem em pistas mal preparadas... como a placa de estacionamento das FACA na RCA que não tem pavimento betuminoso.
Tinha ideia que o KC aterrava/descolava em pistas "fracas" e/ou improvisadas.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3290 em: Dezembro 26, 2023, 12:34:57 pm »
Bahh

Para mim o avião é giro e aparenta ter sido bem construído.

Vamos ver a validade do projeto e no que nos pode ajudar a nível de transporte estratégico.

Bem, ainda não percebi o que tem a beleza de uma aeronave a ver com as suas capacidades e fiabilidade, mas devo ser eu. 
Lá vamos nós continuar a bater na tecla do 390 e o transporte estratégico.

O giro é uma opinião pessoal que partilhei..gosto do design, aparenta ter a aerodinâmica necessária para ter alguma poupança de combustivel e tal...

A tecla do estratégico é essa...é o que temos a par do C-130H.

É um estratégico com pitstops, mas chega aos teatros de operações no estrangeiro...como voo de sustentação, claro que para o ano ainda contamos com o C-130H, mas qualquer dia será o KC-390.

Não percebo é a tua relutância em aceitar isso... não vamos ter nada maior tão cedo.

Daqui a nada estamos às cabeçadas como os outros no tópico da Ucrânia...não porque eu aceito os pontos de vista de toda a gente. é sempre a contribuir para o bolo informacional.

Paz.

A minha relutância, quanto ao KC390 ???

Com que então Relutãncia, Espectacular.

Não meu caro não é relutãncia, é a minha opinião, e baseia-se em factos que todos conhecemos, relacionados com a situação operacional de pelo menos de aeronaves de seis frotas da FAP.

Como é que posso concordar com o esbanjamento de 827 milhões numa compra de cinco cargueiros tácticos, quando a FAP necessita de fazer upgrades/substituições de aeronaves em várias Esquadras, tão somente isso.

Se a compra se tivesse baseado em duas ou três aeronaves, ficando a restante verba disponivel para permitir upgrades, por exemplo numa ESQ de F´s alguns 101 e 295, teriamos conseguido colmatar  algumas limitações que são mais que muitas, mas optou-se por adquirir um cargueiro que em termos de capacidades, pouco mais trás á FAP que o velhinho C.

Quanto a andar ás cabeçadas, fale por si, porque comigo, de certeza que não andará.



Tenho um comentário a fazer ao seguinte, dito pelo tenente;

"optou-se por adquirir um cargueiro que em termos de capacidades, pouco mais trás á FAP que o velhinho C."

Pouco mais e assim está muito bem.

O C130 ao longo de décadas a voar com tantas FAs e também como avião de transporte comercial definiu um tamanho "standard" para a aviação de transporte.
Equipamentos são concebidos para serem transportados num "avião com a capacidade de um C-130".

O concurso para o novo sistema de AAA de EP estipula que "deve caber dentro de um C-130" - e diria o mesmo se já não tivessemos nenhum.

Se queremos mais - temos que ir para o tamanho a seguir (A400...).
Mas entre um tamanho e outro, não há nada (o MRTT consegue transportar quantos BLACKHAWKs?).

Por isso, o tamanho do KC-390, que deverá ser uns poucos centímetros maior que um C-130 em todas as dimensões é um tamanho COMPLETAMENTE RELEVANTE.

Quanto a outras capacidades/qualidades técnicas, sem ser o tamanho, a superioridade do KC em muitas delas é bem conhecida.
« Última modificação: Dezembro 26, 2023, 12:38:20 pm por saabGripen »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3291 em: Dezembro 26, 2023, 02:19:13 pm »
Bahh

Para mim o avião é giro e aparenta ter sido bem construído.

Vamos ver a validade do projeto e no que nos pode ajudar a nível de transporte estratégico.

Bem, ainda não percebi o que tem a beleza de uma aeronave a ver com as suas capacidades e fiabilidade, mas devo ser eu. 
Lá vamos nós continuar a bater na tecla do 390 e o transporte estratégico.

O giro é uma opinião pessoal que partilhei..gosto do design, aparenta ter a aerodinâmica necessária para ter alguma poupança de combustivel e tal...

A tecla do estratégico é essa...é o que temos a par do C-130H.

É um estratégico com pitstops, mas chega aos teatros de operações no estrangeiro...como voo de sustentação, claro que para o ano ainda contamos com o C-130H, mas qualquer dia será o KC-390.

Não percebo é a tua relutância em aceitar isso... não vamos ter nada maior tão cedo.

Daqui a nada estamos às cabeçadas como os outros no tópico da Ucrânia...não porque eu aceito os pontos de vista de toda a gente. é sempre a contribuir para o bolo informacional.

Paz.

A minha relutância, quanto ao KC390 ???

Com que então Relutãncia, Espectacular.

Não meu caro não é relutãncia, é a minha opinião, e baseia-se em factos que todos conhecemos, relacionados com a situação operacional de pelo menos de aeronaves de seis frotas da FAP.

Como é que posso concordar com o esbanjamento de 827 milhões numa compra de cinco cargueiros tácticos, quando a FAP necessita de fazer upgrades/substituições de aeronaves em várias Esquadras, tão somente isso.

Se a compra se tivesse baseado em duas ou três aeronaves, ficando a restante verba disponivel para permitir upgrades, por exemplo numa ESQ de F´s alguns 101 e 295, teriamos conseguido colmatar  algumas limitações que são mais que muitas, mas optou-se por adquirir um cargueiro que em termos de capacidades, pouco mais trás á FAP que o velhinho C.

Quanto a andar ás cabeçadas, fale por si, porque comigo, de certeza que não andará.



Tenho um comentário a fazer ao seguinte, dito pelo tenente;

"optou-se por adquirir um cargueiro que em termos de capacidades, pouco mais trás á FAP que o velhinho C."

Pouco mais e assim está muito bem.

O C130 ao longo de décadas a voar com tantas FAs e também como avião de transporte comercial definiu um tamanho "standard" para a aviação de transporte.
Equipamentos são concebidos para serem transportados num "avião com a capacidade de um C-130".

O concurso para o novo sistema de AAA de EP estipula que "deve caber dentro de um C-130" - e diria o mesmo se já não tivessemos nenhum.

Se queremos mais - temos que ir para o tamanho a seguir (A400...).
Mas entre um tamanho e outro, não há nada (o MRTT consegue transportar quantos BLACKHAWKs?).

Por isso, o tamanho do KC-390, que deverá ser uns poucos centímetros maior que um C-130 em todas as dimensões é um tamanho COMPLETAMENTE RELEVANTE.

Quanto a outras capacidades/qualidades técnicas, sem ser o tamanho, a superioridade do KC em muitas delas é bem conhecida.
O KC-390 é mais comprido uns valentes metros que o C-130.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3292 em: Dezembro 26, 2023, 02:44:13 pm »
é...nem um metro... mas parece mais...se não for vai reclamar com os brasileiros sff...

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/04/kc-390-hercules-comparacao-vantagens.htm

leva é mais carga e com maior alcance, mais rápido.. isso depois é pesar os pros e contras da carga autonomia e raio de ação...
Um abraço
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3293 em: Dezembro 26, 2023, 07:16:11 pm »
é...nem um metro... mas parece mais...se não for vai reclamar com os brasileiros sff...

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/04/kc-390-hercules-comparacao-vantagens.htm

leva é mais carga e com maior alcance, mais rápido.. isso depois é pesar os pros e contras da carga autonomia e raio de ação...
Huh? Na wikipedia não tem esses números.

C-130 com 29.79 metros de comprimento - fonte.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3294 em: Dezembro 26, 2023, 07:25:20 pm »
O KC-390 tem um comprimento muito semelhante à versão C-130H/J-30: 35,2m vs. 34,69m respetivamente.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3295 em: Dezembro 26, 2023, 08:01:42 pm »
Como estamos na época da boa vontade, vou deixar aqui alguns pensamento conciliadores, lol...

Acho que o pessoal concorda em mais do que parece, senão vamos lá a ver: podemos discordar da decisão da FAP/Governo de se gastarem quase 1000 milhões num cargueiro tático/sub-estratégico da categoria do C-130, mas, aparentemente, a FAP acha que faz sentido e que este nível de capacidade serviu nas últimas dezenas de anos, por isso achou que não havia a necessidade de ir para um avião maior, mais caro e complexo, como o A-400. Mais uma vez, podemos discordar ou não, mas foi essa a decisão oficial.

A partir do momento em que se decide que se vai gastar uma pipa de massa em cargueiros ao invés de modernizar o resto da frota da FAP, e que estes cargueiros devem ser da categoria dos C-130, parece-me também óbvio, que o KC-390 é uma alternativa preferível ao C-130 a todos os níveis, exceto comonalidade de frota com os nossos parceiros da NATO, mas mesmo isso está a mudar lentamente, com o KC a ser adotado por vários membros da Aliança. O KC é o futuro de transporte tático e o C-130 o passado. E como diz o CJ, agora está feito e o aparelho até se porta bem, por isso continuar a chorar sobre leite derramado não leva a lado nenhum.

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3296 em: Dezembro 26, 2023, 08:11:59 pm »
Como estamos na época da boa vontade, vou deixar aqui alguns pensamento conciliadores, lol...

Acho que o pessoal concorda em mais do que parece, senão vamos lá a ver: podemos discordar da decisão da FAP/Governo de se gastarem quase 1000 milhões num cargueiro tático/sub-estratégico da categoria do C-130, mas, aparentemente, a FAP acha que faz sentido e que este nível de capacidade serviu nas últimas dezenas de anos, por isso achou que não havia a necessidade de ir para um avião maior, mais caro e complexo, como o A-400. Mais uma vez, podemos discordar ou não, mas foi essa a decisão oficial.

A partir do momento em que se decide que se vai gastar uma pipa de massa em cargueiros ao invés de modernizar o resto da frota da FAP, e que estes cargueiros devem ser da categoria dos C-130, parece-me também óbvio, que o KC-390 é uma alternativa preferível ao C-130 a todos os níveis, exceto comonalidade de frota com os nossos parceiros da NATO, mas mesmo isso está a mudar lentamente, com o KC a ser adotado por vários membros da Aliança. O KC é o futuro de transporte tático e o C-130 o passado. E como diz o CJ, agora está feito e o aparelho até se porta bem, por isso continuar a chorar sobre leite derramado não leva a lado nenhum.
Também era só o que faltava se o KC não estivesse a ter bom desempenho, aí a aquisição era um fracasso. Mas atenção que ainda devemos aguardar pelas certificações que faltam antes de tirarmos conclusões definitivas. Penso eu.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3297 em: Dezembro 27, 2023, 11:19:25 am »
Bem, ainda não percebi o que tem a beleza de uma aeronave a ver com as suas capacidades e fiabilidade, mas devo ser eu. 
Lá vamos nós continuar a bater na tecla do 390 e o transporte estratégico.

Há um ditado na aviação que diz: "Se é bonito, voa bem"

 

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sivispacem

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3298 em: Dezembro 27, 2023, 11:46:42 am »
Bem, ainda não percebi o que tem a beleza de uma aeronave a ver com as suas capacidades e fiabilidade, mas devo ser eu. 
Lá vamos nós continuar a bater na tecla do 390 e o transporte estratégico.

Há um ditado na aviação que diz: "Se é bonito, voa bem"


Frase de Marcel Dassault, a propósito do 'seu' Mirage III
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3299 em: Dezembro 27, 2023, 11:54:39 am »
OK...percebo.

Sim faz sentido.

E acredito que o KC poderá ter limitações em algumas localizações que o C-130H não tem, nomeadamente a descolagem e aterragem em pistas mal preparadas... como a placa de estacionamento das FACA na RCA que não tem pavimento betuminoso.
Tinha ideia que o KC aterrava/descolava em pistas "fracas" e/ou improvisadas.



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