KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 468053 Visualizações
*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3120 em: Novembro 01, 2023, 10:23:06 am »
Cheira-me que vai ao mesmo sítio,  por outro caminho...
Talvez mais material.
João Pereira
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18297
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5953 vez(es)
  • +7165/-9542
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3121 em: Novembro 01, 2023, 11:15:43 am »
O cartão extra miles já deve estar cheio  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3122 em: Novembro 02, 2023, 01:44:36 pm »
De regresso a PT.
João Pereira
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3123 em: Novembro 02, 2023, 02:14:02 pm »
De regresso a PT.

Na return leg, mas ainda vai parar em Rhode Island como tem sido habitual, antes de apanhar "boleia" na forte corrente de jacto.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3124 em: Novembro 02, 2023, 03:30:50 pm »
De regresso a PT.

Na return leg, mas ainda vai parar em Rhode Island como tem sido habitual, antes de apanhar "boleia" na forte corrente de jacto.  ;)

Tem de fazer o voo de regresso em duas pernas, daí uma escala técnica, ainda em terras do Tio Sam, antes de iniciar a travessia do Atlântico.

Abraço
« Última modificação: Novembro 02, 2023, 03:32:28 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3125 em: Novembro 02, 2023, 03:55:57 pm »
Igual ao anterior.  Além disso vem para norte, que também ajuda.
João Pereira
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5565 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3126 em: Novembro 02, 2023, 05:00:54 pm »
Saiu de Rhode Island e por esta hora já sobrevoa o Atlântico.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3128 em: Novembro 02, 2023, 05:42:05 pm »
Podem dizer o que quiserem, mas este menino convenceu-me!

Desde que chegou já viajou por quase toda a europa e foi aos USA duas vezes.

A embraer tem uma bela maquina de trabalho.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tikuna

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437

*

imaginário

  • Membro
  • *
  • 59
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +1/-2
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3130 em: Novembro 02, 2023, 09:59:20 pm »
Acabou de aterrar em Ovar o Rino01, com o segundo Blackhawk a bordo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3914 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3131 em: Novembro 02, 2023, 10:37:55 pm »
Podem dizer o que quiserem, mas este menino convenceu-me!

Desde que chegou já viajou por quase toda a europa e foi aos USA duas vezes.

A embraer tem uma bela maquina de trabalho.

Surpreendem-se com pouco. Imagino como se sentiriam se fosse um C-17.  :o

Pessoalmente se a ideia era fazer o mesmo que o C-130 (troca por troca) então na teoria (ainda precisa de uns anos para comprovar a teoria) é um excelente avião.

A ideia era substituir o C-130 por um avião equivalente, que não fosse tão ou mais caro que o C-130J. Parte dessa "promessa" não foi cumprida, passando a custar cerca de 110 milhões a unidade. De frisar que quando o custo unitário do A-400 começou a subir, para valores na ordem dos 130/140 milhões (se calhar até menos que isso na altura), Portugal saltou fora, por considerar caro.

Até hoje, não se sabe como é que o custo dos nossos 390 é tão elevado, e se o custo realmente vai baixar à medida que mais aviões são produzidos, não se percebe como é que fomos comprar 5 de uma vez, em vez de adquirir um batch inicial, e um segundo batch caso o custo unitário reduzisse.

E conectando isto, com outra conversa de uma possível versão com Flying Boom, ainda menos sentido faz adquirir 5 de uma vez. Fazia muito mais sentido comprar 3, e caso a versão com Flying Boom vingasse (só vai avançar se vencer o concurso da USAF), fazia muito mais sentido que aí sim o 4º e 5º avião, fossem dessa versão.

O que eu aconselhava seriamente, era contenção nos "festejos" sobre esta compra. As FA continuam num estado lastimável a todos os níveis, e essa euforia apenas serve para ofuscar a realidade das coisas. Aconteceu o mesmo com os NPO, que eram a melhor coisa do universo e arredores, enquanto o resto da Marinha apodrecia, agora é com o 390. A narrativa política é a mesma: o Cravinho dizia que a Marinha estava a ser modernizada, mencionando constantemente os NPOs (e todos sabemos como está o resto da frota), e agora acontece o mesmo com o C-390, onde a ministra fala sempre do avião cada vez que é confrontada com a falta de investimento nas FA.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3132 em: Novembro 03, 2023, 08:03:27 am »
Mas em que aspecto é que esta aeronave é superiora ás centenas de aeronaves bimotoras que diariamente atravessam o atlântico ???

Eu não vejo nada de mais, até á data de hoje, a aeronave tem cumprido as missões que lhe são atribuidas, no big deal para um equipamento novo, se não as executasse é que era de admirar.
Só espero que este modelo de aeronave sirva a FAP, como os C's, o fizeram durante mais de 50 anos, depois sim, é que se deve comentar se foi ou não, uma excelente aquisição, e não agora, quando este modelo apenas tem umas dezenas de horas de voo ao serviço da FAP, esse tipo de comentários apenas revelam um enorme desconhecimento, do que é a aviação, na sua vertente operacional !

Eu já aqui o referi varias vezes, que espero que esta aeronave seja um sucesso de vendas, pois pelo investimento, que a FAP fez nesta compra, investimento esse que seria bem melhor empregue em compra de helis, e substituição/upgrades de várias dezenas de acfts, tal o estado operacional de várias frotas, basta atentarmos na disparidade do investimento nesta frota de cinco cargueiros, e no efectuado na compra de cinco helis, usados e bem usados, com uma média de idades de 35/36 anos, 827M VS 45M, ( e destes 45M o estado só pagou 19% ), para vermos o que está reservado para a FAP !!!

Em virtude de tal negócio a FAP, está como está, a apostar na transformação de uma companhia aérea de carga e com a vertente de protecção Civil a ser reforçada, bem mais, que as  vertentes, de instrução e combate, por exemplo.

Cumprimentos
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 621
  • Recebeu: 190 vez(es)
  • Enviou: 40 vez(es)
  • +44/-11
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3133 em: Novembro 03, 2023, 10:54:29 am »

(...)

Em virtude de tal negócio a FAP, está como está, a apostar na transformação de uma companhia aérea de carga e com a vertente de protecção Civil a ser reforçada, bem mais, que as  vertentes, de instrução e combate, por exemplo.

Cumprimentos

Não esquecer as evacuações aero-médicas inter-ilhas (e não só...) e SAR....  ::)
 

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 264
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +75/-2405
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3134 em: Novembro 03, 2023, 12:33:38 pm »
Mas em que aspecto é que esta aeronave é superiora ás centenas de aeronaves bimotoras que diariamente atravessam o atlântico ???

Eu não vejo nada de mais, até á data de hoje, a aeronave tem cumprido as missões que lhe são atribuidas, no big deal para um equipamento novo, se não as executasse é que era de admirar.
Só espero que este modelo de aeronave sirva a FAP, como os C's, o fizeram durante mais de 50 anos, depois sim, é que se deve comentar se foi ou não, uma excelente aquisição, e não agora, quando este modelo apenas tem umas dezenas de horas de voo ao serviço da FAP, esse tipo de comentários apenas revelam um enorme desconhecimento, do que é a aviação, na sua vertente operacional !

Eu já aqui o referi varias vezes, que espero que esta aeronave seja um sucesso de vendas, pois pelo investimento, que a FAP fez nesta compra, investimento esse que seria bem melhor empregue em compra de helis, e substituição/upgrades de várias dezenas de acfts, tal o estado operacional de várias frotas, basta atentarmos na disparidade do investimento nesta frota de cinco cargueiros, e no efectuado na compra de cinco helis, usados e bem usados, com uma média de idades de 35/36 anos, 827M VS 45M, ( e destes 45M o estado só pagou 19% ), para vermos o que está reservado para a FAP !!!

Em virtude de tal negócio a FAP, está como está, a apostar na transformação de uma companhia aérea de carga e com a vertente de protecção Civil a ser reforçada, bem mais, que as  vertentes, de instrução e combate, por exemplo.

Cumprimentos

Se esqueceu do investimento que a FAB fez. 2,8 bilhões de dólares

E isso só para a criação do programa KC-X
« Última modificação: Novembro 03, 2023, 12:34:42 pm por Tikuna »