KC-390 na FAP

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3075 em: Outubro 26, 2023, 06:47:30 pm »
Já saiu de Providence a caminho de Portugal.  Será que para cá consegue fazer direto ao continente?
Aceitam- se apostas 😅😅😅

P.S. A rota é bem a norte...
« Última modificação: Outubro 26, 2023, 06:51:27 pm por Lampuka »
João Pereira
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3076 em: Outubro 26, 2023, 07:41:47 pm »
Uma questão - que já deve ter sido respondida e obviamente considerada no projecto: em vez dos 4x motores do C130 / A400 o KC-390 tem 2x... se - espero que não! - um dos motores tiver uma avaria grave o outro motor consegue o quê?

Boas LM vamos lá então responder-te á questão que colocas.
A dita questão tem duas respostas para um voo efectuado sobre um Continente, ou se o voo é um voo oceânico ?

No primeiro caso e para uma aeronave bimotora, no caso de uma anomalia registada numa das turbinas, a aeronave , deverá aterrar no aerodromo mais proximo do ponto de rota em que está no FPL, quer seja o primeiro ou segundo alternante colocado no Plano de voo, ou não, e para isso deverá declarar emergência.

No caso de um voo oceânico, que tem vindo a ser o ponto onde esta aeronave, a tal estratégica, é duplamente mais limitada que o C, a aeronave, neste caso o 390, declara emergência e dependendo do ponto de rota onde se encontra, ou retorna á origem, continua para o destino, ou alterna para um aeródromo que esteja mais perto que os dois anteriormente mencionados, que convenhamos num voo oceânico será muito raro, pois não há aeródromos alternantes em barda !

acho que já alguém referiu que deverá proseguir para o alternante, o que não está inteiramente correcto, pois só usará o(s)alternante(s) colocado(s) nos ATC FPL, se a sua posição for muito próxima do destino, uma vez que os ALT, são fundamentalmente usados em caso de limitações atmosféricas nos destinos, e é por essa mesma variavel, que os elementos da aviação não controlam e cuja aviação está dependente a mais de 90%, que os alternantes são escolhidos em função ou da operação do voo em causa ou da distância em relação ao destino !

Voltando á vaca fria da limitação do 390 em relação ao C, é fundamentalmente o numero de turbinas que o C possui o que lhe permite em caso de anomalia numa delas, prosseguir para o destino, coisa que o 390 é incapaz de efectuar.
neste forum, os defensores, e muito bem do 390, advogam que a aeronave é melhor que o C, mas é melhor sim em termos de voo continental, pois o Brasil, neste caso a EMB, sabia e sabe que em termos de necessidades de operação, o bimotor, consegue executar as missões de um quadrimotor, da mesma classe, sem limitações de maior.

No caso de Portugal, o quadrimotor faz todo o sentido, e teria sido a escolha mais lógica pois neste tipo de situações, as suas limitações de voo, são muito menores que as dum bimotor.

LM; espero ter esclarecido a tua questão.

Abraços

Boa tarde,

Gostaria de pedir um esclarecimento relacionado com o exposto no seu texto.

Os Procedimentos Operacionais da FA Portuguesa estipulam que, em caso da avaria de um dos 4 motores de um C-130, este deve continuar para o seu destino?

Obrigado
 

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os_pero

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3077 em: Outubro 26, 2023, 08:59:44 pm »
Já saiu de Providence a caminho de Portugal.  Será que para cá consegue fazer direto ao continente?
Aceitam- se apostas 😅😅😅

P.S. A rota é bem a norte...

Parece que vem direto para Beja.
 
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goldfinger

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3078 em: Outubro 26, 2023, 09:41:43 pm »
La primera misión operativa del KC-390 de la Fuerza Aérea de Portugal le lleva a Canarias



Citar
Poco ha tardado la Fuerza Aérea de Portugal en emplear su primer avión de transporte Embraer KC-390 en una misión operativa tras su entrada en servicio. El pasado domingo llegaba a la base aérea de Gando (Gran Canaria) en apoyo del despliegue de los F-16 lusos en el ejercicio Ocean Sky-23
Tras despegar de su base de Beja (sur de Portugal) volaba a las de Montijo y Monte Real recogiendo material para el apoyo de los aviones de combate F-16 de la Fuerza Aérea de Portugal desplegados en la base de Gando del Ejército del Aire y del Espacio español.

El KC-390, que ya porta en su estabilizador vertical su nueva matrícula militar portuguesa 26901, aterrizó el 22 de octubre en Canarias, donde aquella misma mañana habían llegado 5 F-16A MLU que esta semana van a participar en el ejercicio Ocean Sky-23, que comenzó el pasado 16 de octubre.



La primera misión del nuevo KC-390 de la FAP le ha llevado hasta la instalación del Ejército del Aire y del Espacio de Gando. Foto: Antonio Rodríguez Santana

Este KC-390 Millennium se declaraba operativo el19 de octubre, en el curso de una ceremonia en la Base Aérea N.º 11 (BA-11), donde tiene sede la Esquadra 506 “Rinocerontes” que lo opera y a donde llegarán los otros 4 aparatos de este modelo encargados por el Ministerio de Defensa de Portugal a la empresa aeronáutica brasileña Embraer.

Construido en la planta de Embraer de Gavião Peixoto (Estado de Sao Paulo) en Brasil, fue entregado a la Fuerza Aérea de Portugal el pasado mes de octubre, portando la matrícula provisional brasileña PT-ZDK, ahora sustituida por la 26901.

https://www.defensa.com/otan-y-europa/primera-mision-operativa-kc-390-fuerza-aerea-portugal-lleva
A España servir hasta morir
 
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Pneucareca

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3079 em: Outubro 26, 2023, 11:12:14 pm »
Parece que vai é para o Porto.
 

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imaginário

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3080 em: Outubro 26, 2023, 11:18:46 pm »
Parece que vai é para o Porto.

Acabou de aterrar em Ovar.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3081 em: Outubro 26, 2023, 11:34:33 pm »
Isso mesmo, aterrou no AM1/BA8 há pouco menos de meia-hora. Faz sentido pois é onde os Black Hawk, e posteriormente os CL-515, ficarão sediados.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3082 em: Outubro 27, 2023, 07:55:47 am »
Voar até ao aerodromo alternativo que estiver definido no plano de voo.

Qualquer avião com 2 motores tem que ser capaz de voar só com um, é o básico da construção aeronáutica, ninguém vai fazer, nem comprar, um avião de 2 motores que caia ao chão por perder um dos motores.

Ele pode é ficar com algumas capacidades de voo diminuidas, velocidade, altitude, etc, que teria com os 2 motores, e já não conseguir chegar ao objectivo pretendido mas de certeza que pode voar até aterrar em segurança num aerodromo alternativo.

não é bem assim, Ligtning, os alternantes de FPL tem a ver com outras premissas que não as de emergência declarada !

Obrigado pela correcção. Eu tive umas aulas de aeronavegabilidade que já quase não me lembro de nada lol, só uma pequena noção do ETOPS mas já não me recordo bem dos pormenores.



https://pt.m.wikipedia.org/wiki/ETOPS
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3083 em: Outubro 27, 2023, 07:57:36 am »
Confesso que me lembrei disto devido ao longo voo sobre o Atlântico - apesar de termos o "nosso porta-aviões" a meio  :D - carregado com um helicóptero... sem saber, confesso, se o helicóptero até representa uma carga mt pesada.

Já agora - o transporte do UH-60 BlackHawk é algo já amplamente testado no Brasil ou apenas para certificação e pouco mais?   

O Charlie Jaguar já respondeu, mas devo dizer-te que eles testaram/demonstraram a capacidade deste avião com tudo e um par de botas, até transportar viaturas blindadas.



Reconheces a viatura em questão? Começa por "P".

É claro que também transportaram os Guaranis.



Ainda não CdM, ainda não, faltam umas quantas e, uma delas estou à espera mas sentado !!!

Qual?

Andas a comer muito queijo  :mrgreen:.

O tão querido ao Tenente, reabastecimento aéreo de helicópteros.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3084 em: Outubro 27, 2023, 08:04:15 am »
Se calhar o reabastecimento aéreo é uma "batotice" para dizer que é estratégico, pois a autonomia de voo não é puramente das características da aeronave.

À pouco tempo um A400M também foi directo sem escalas, Reino Unido para Guam, mas reabasteceu em voo umas duas vezes.

https://www.defense-aerospace.com/royal-air-force-a400m-flies-non-stop-from-uk-to-guam/
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3085 em: Outubro 27, 2023, 08:31:50 am »
Voar até ao aerodromo alternativo que estiver definido no plano de voo.

Qualquer avião com 2 motores tem que ser capaz de voar só com um, é o básico da construção aeronáutica, ninguém vai fazer, nem comprar, um avião de 2 motores que caia ao chão por perder um dos motores.

Ele pode é ficar com algumas capacidades de voo diminuidas, velocidade, altitude, etc, que teria com os 2 motores, e já não conseguir chegar ao objectivo pretendido mas de certeza que pode voar até aterrar em segurança num aerodromo alternativo.

não é bem assim, Ligtning, os alternantes de FPL tem a ver com outras premissas que não as de emergência declarada !

Obrigado pela correcção. Eu tive umas aulas de aeronavegabilidade que já quase não me lembro de nada lol, só uma pequena noção do ETOPS mas já não me recordo bem dos pormenores.



https://pt.m.wikipedia.org/wiki/ETOPS

Sempre ás ordens.
Lightning, eu não quis tocar nos ETOPS, para não confundir mais a resposta da pergunta do LM.
Nos voos oceânicos e para as aeronaves bimotoras, reacção, com ETOPS, a aplicação desse procedimento, obriga a uma constante verificação das distâncias percorridas em rota, devido aos alternantes para os circulos de 60 e 120 e 180 min, as ETOPS 240, ainda aguardam aprovação, para que em caso de emergência, a aeronave possa divergir para o alternante respectivo, do ponto de rota em que se encontra, quando da emergência.

Abraços
« Última modificação: Outubro 27, 2023, 08:35:10 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3086 em: Outubro 27, 2023, 08:59:53 am »
Foram 6h de voo, 5122 km. Pela rota que seguiu quase que diria que poderia ter apanhado boleia no jetstream.


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3087 em: Outubro 27, 2023, 10:16:19 am »
É mais ou menos a rota que seguem por exemplo os voos da TAP daqueles lados, aproveitando também a geometria esférica da Terra para encurtar distâncias, sendo que a situação das ETOPS também influencia.
Os ventos no regresso  são  quase sempre favorâveis, daí os tempos de voo serem menores. 
Caso tivessem feito o percurso inverso direto, que não sei se tem autonomia para tal, demoraria mais  1 hora pelo menos.
João Pereira
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3088 em: Outubro 27, 2023, 10:18:47 am »
Foram 6h de voo, 5122 km. Pela rota que seguiu quase que diria que poderia ter apanhado boleia no jetstream.



Claro que apanhou uns bons tailwinds no nivel 350, deve ter tido mais de 40 Kts de vento favorável.
Poupou no Fuel e deve ter reduzido o flt time em mais de 30/40 min.

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3089 em: Outubro 27, 2023, 10:22:45 am »
Confesso que me lembrei disto devido ao longo voo sobre o Atlântico - apesar de termos o "nosso porta-aviões" a meio  :D - carregado com um helicóptero... sem saber, confesso, se o helicóptero até representa uma carga mt pesada.

Já agora - o transporte do UH-60 BlackHawk é algo já amplamente testado no Brasil ou apenas para certificação e pouco mais?   

O Charlie Jaguar já respondeu, mas devo dizer-te que eles testaram/demonstraram a capacidade deste avião com tudo e um par de botas, até transportar viaturas blindadas.



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É claro que também transportaram os Guaranis.



Ainda não CdM, ainda não, faltam umas quantas e, uma delas estou à espera mas sentado !!!

Qual?

Andas a comer muito queijo  :mrgreen:.

O tão querido ao Tenente, reabastecimento aéreo de helicópteros.


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