LPD- Navio Polivalente Logístico

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Stalker79

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4200 em: Janeiro 11, 2021, 02:22:50 pm »
É obvio que não serve! Pra que é que estamos a falar de coisas que não são STANDARD DA NATO PÁ!
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4201 em: Janeiro 11, 2021, 03:10:54 pm »
Neste caso teria de concordar com o argumento que "não serve". Não pelo standard NATO, mas porque numa Marinha tão pequena, não faz sentido adquirir um navio destes com uma única função. Mal por mal que se adquirisse algo como o Makassar, mas numa versão militar claro.

O orçamento actual (150 milhões), talvez até desse para 2 Makassar.

Ainda assim, cada vez sou mais adepto de ter algo como Absalon ou Crossover 139 no lugar do LPD (de preferência 2).
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4202 em: Janeiro 11, 2021, 03:35:55 pm »
Por acaso o anterior era um LPD.

https://en.wikipedia.org/wiki/KRI_Dr._Soeharso_(990)

Citar
KRI Tanjung Dalpele is an Indonesian warship of the Tanjung Dalpele class. The vessel was constructed as a landing platform dock for the Indonesian Navy in 2003 in South Korea. However, after launch, the ship was renamed KRI Dr Soeharso (990) and re-designated a multi-purpose hospital ship. In 2020, Dr Soeharso was used to transport Indonesian crew from cruise ships during the COVID-19 pandemic.









Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Pescador

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4203 em: Janeiro 11, 2021, 06:55:33 pm »
Neste caso teria de concordar com o argumento que "não serve". Não pelo standard NATO, mas porque numa Marinha tão pequena, não faz sentido adquirir um navio destes com uma única função. Mal por mal que se adquirisse algo como o Makassar, mas numa versão militar claro.

O orçamento actual (150 milhões), talvez até desse para 2 Makassar.

Ainda assim, cada vez sou mais adepto de ter algo como Absalon ou Crossover 139 no lugar do LPD (de preferência 2).

Esse Crossover era bem vendido aos relutantes do Parlamento com as fotos e conversa apropriadas. Depois como é tudo em módulos, o resto aparecia. De qualquer maneira também parece mais razoável e racional que grandes navios para desembarcar ....(as grandes forças expedicionárias) ???
« Última modificação: Janeiro 11, 2021, 06:59:57 pm por Pescador »
 

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Pescador

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4204 em: Janeiro 12, 2021, 11:14:56 pm »
Neste caso teria de concordar com o argumento que "não serve". Não pelo standard NATO, mas porque numa Marinha tão pequena, não faz sentido adquirir um navio destes com uma única função. Mal por mal que se adquirisse algo como o Makassar, mas numa versão militar claro.

O orçamento actual (150 milhões), talvez até desse para 2 Makassar.

Ainda assim, cada vez sou mais adepto de ter algo como Absalon ou Crossover 139 no lugar do LPD (de preferência 2).

Esse Crossover era bem vendido aos relutantes do Parlamento com as fotos e conversa apropriadas. Depois como é tudo em módulos, o resto aparecia. De qualquer maneira também parece mais razoável e racional que grandes navios para desembarcar ....(as grandes forças expedicionárias) ???

PF   têm de ler o que escrevo com algum desconto e sentido de humor perante o circo montado neste País.
 
 

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P44

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4206 em: Janeiro 29, 2021, 07:27:37 pm »
Só uma pequena reflexão:
Que jeito nos fazia agora um NPL transformado em navio hospital.
Anda-se sempre a correr atrás do prejuízo. Não há planeamento, não há visão só navegação à vista.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4207 em: Fevereiro 01, 2021, 12:08:34 pm »
Só uma pequena reflexão:
Que jeito nos fazia agora um NPL transformado em navio hospital.
Anda-se sempre a correr atrás do prejuízo. Não há planeamento, não há visão só navegação à vista.

Reflexão parte 2: navios ou hospitais sem Médicos e Enfermeiros não servem para nada.

Reflexão parte 3:  navios com Médicos e Enfermeiros podem dar muito jeito, especialmente quando o problema é localizado (ex.: terramoto nos Açores, cheias na Madeira).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4208 em: Fevereiro 01, 2021, 12:56:09 pm »
Reflexão parte 4: navios hospitais têm sido utilizados com sucesso no decurso da actual pandemia. https://en.wikipedia.org/wiki/Hospital_ships_designated_for_the_COVID-19_pandemic
Talent de ne rien faire
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4209 em: Fevereiro 01, 2021, 01:04:20 pm »
Eu gostava é de saber qual é o plano da Marinha e do MDN quanto a esta capacidade. Um LPD, um JSS ou alguma coisa diferente? Uso primário militar ou civil?

Eu até agora ainda não vi muita flexibilidade para olhar para opções fora do normal, isto é, o típico LPD tipo Rotterdam. A única coisa mais ou menos diferente foi quando o Bérrio deu o berro, e de repente falavam num JSS. Mas mesmo o JSS tem problemas, sendo apenas um único navio, não pode estar em dois locais ao mesmo tempo, o que impede que o navio seja alguma vez utilizado como AOR por estar grande parte do ano em "stand-by" para o caso de acontecer uma catástrofe.

O navio vai ser principalmente de utilidade civil ou militar? É que se for civil, então outra entidade que fique com ele, que nem precisa de ser um LPD, e até é capaz de ficar mais barato com financiamento UE e assim a Marinha não precisa de abdicar dos seus parcos recursos financeiros e humanos num navio que não lhe é útil. Se for militar, então que se comece a pensar nas escoltas, já que nesse caso o LPD/JSS ou o que seja passa a ser o "flagship" da Marinha, e não tem lógica não ter escolta minimamente moderna.

E quanto à construção, continua aquela ilusão da construção nacional? Há apenas um estaleiro em cima da mesa, estaleiro esse que tem que construir primeiro os NPOs (que já estão atrasados), o LPD e depois o AOR, sem ter capacidade de construir tudo ao mesmo tempo. O atraso nos NPO leva ao adiamento da construção do LPD, e qualquer entrave na sua construção, leva a um atraso ainda maior na construção do AOR.
E francamente tenho dúvidas das vantagens de construir navios "one-off" cá. Vão ficar mais caros e demorar mais tempo a construir que encomendar directamente a outro estaleiro, e mesmo o know-how ganho, perder-se-á, já que irão operar no mínimo por 30/40 anos, altura em que o estaleiro não vai construir mais nada semelhante. Também não vão ser exportados.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4210 em: Fevereiro 01, 2021, 07:53:04 pm »
o que impede que o navio seja alguma vez utilizado como AOR por estar grande parte do ano em "stand-by" para o caso de acontecer uma catástrofe.

Não. O navio pode ser utilizado como AOR, quando existir uma emergência que necessite dele noutra função, ele sai de onde está e vai para onde é preciso.

O Berrio várias vezes transportou ajuda humanitária, só que nessas alturas não podia operar como AOR, e vice-versa, lembro-me das Flores.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4211 em: Fevereiro 01, 2021, 08:54:07 pm »
Por isso é boa idea serem dois navios separados em vez de JSS. E mesmo em questões de manutenções.
Assim estará sempre algum disponivel.
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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4212 em: Fevereiro 01, 2021, 09:03:57 pm »
Mas se o navio estiver a servir de AOR, é possível que esteja a uma distância considerável do nosso mar, milhares de kms até, e em caso de necessidade, poderá demora dias até chegar à zona onde é necessário.

Imaginemos que o JSS estava ao largo de Moçambique, e ocorre uma catástrofe qualquer nos Açores. O navio até lá chegar demoraria à volta de 2 semanas, e se fosse necessário ir buscar alguma coisa ao continente, era ainda mais tempo. Já estou a imaginar os títulos/cabeçalhos das notícias "Único navio de resposta a catástrofes da Marinha, chega atrasado para responder a catástrofe devido a uma missão militar longe do país".  ::)
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4213 em: Fevereiro 01, 2021, 09:44:24 pm »
E se estiver no Açores e acontecer uma catástrofe na Madeira?
E se estiver em São Miguel e ocorrer uma catástrofe no grupo Ocidental?
E se vier um Godzilla do fundo do mar?
E se vier um Godzilla  e um Kaiju?

Um navio nunca é um meio de resposta rápido. No máximo irá substituir e reforçar os meios de 1ª intervenção!!!!


« Última modificação: Fevereiro 01, 2021, 09:50:04 pm por HSMW »
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4214 em: Fevereiro 01, 2021, 10:33:26 pm »
Se o objetivo fosse um navio hospital, tinha-se ficado com o Atlântida.