Pá militar portuguesa

  • 6 Respostas
  • 2851 Visualizações
*

NunoGTI

  • 14
  • +0/-0
Pá militar portuguesa
« em: Abril 08, 2011, 09:16:41 pm »
Boa noite
Sou colecçionador de items da segunda guerra mundial e possuo na minha colecção uma pá militar portuguesa, a mesma tem a marca de fabricante "B" , alguem me sabe dizer a que fabricante esta inicial pertence? A unica informação que disponho é que pertence aos anos 40.
infelizmente não colocar fotos aqui neste forum para providenciar fotos da mesma.
Mas aqui deixo um link para o site da minha colecção.

www.myww2museum.blogspot.com
Desde já os meus agradecimentos.
Cumprimentos
António Fragoeiro
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Pá militar portuguesa
« Responder #1 em: Abril 08, 2011, 09:48:39 pm »


Citar
Pá militar portuguesa cortada da década de 40, o metal encontra-se em más condições mas o cabedal protector está em optimo estado e preserva todos os seus simbolos originais. Possui a marca de fabricante (B) .

Boa Noite,

Julgo que os símbolos não serão originais, nomeadamente porque o terceiro símbolo a contar da direita parece-me ser o símbolo da boina dos Comandos, que só surgiu na década de 60.

Cumprimentos,
B. Pereira Marques
 

*

NunoGTI

  • 14
  • +0/-0
Re: Pá militar portuguesa
« Responder #2 em: Abril 08, 2011, 10:07:31 pm »
Tenho no meu site uma secção ainda em construcção onde coloco fotos detalhadas dos items, os simbolos e detalhes podem mais facilmente ser verificados lá. Possivelmente será uma substituição e na falta do simbolos originais foram utilizados outros, pode muito bem ser isso.
Agradeço a atenção disponibilizada.
Melhores cumprimentos
António Fragoeiro
 

*

PILAO251

  • 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Pá militar portuguesa
« Responder #3 em: Abril 11, 2011, 09:10:44 am »
Caros Srs

Um pouco de bom senso.

Que a pá tenha sido adquirida com os Distintivos de Serviços, acredito, mas estes só lá estão para por desporto.

Que tem o Distintivo da Engenharia, do Serviço de Saúde , do Reg. Comandos, da Administração militar e Serviço de Material a ver com a pá?

Estes foram lá colocados para o filme, acham que a dita era entregue para serviço assim?

Francamente... o Cabo da arrecadação ia ter 2 coisas...Um ataque de riso e a seguir um ataque de nervos.
Isto se não pregasse com a pá nos corn... do espertinho que se pôs a inventar..
Att
 

*

PILAO251

  • 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Pá militar portuguesa
« Responder #4 em: Abril 11, 2011, 08:38:01 pm »
Caro Nuno

Estive a ver a sua página, relativa à sua colecção.
Parabéns, tem umas peças interessantes.

Não sendo um conhecedor do equipamento militar do Exercito Português, excepto num campo especifico, o meu velhote , ainda vivo, é SAj de Eng., 1ª comissão na Índia, e, costumava haver na arrecadação lá de casa algum material de sapador, daquele que mais tarde aparecia na feira da Ladra, alicates corta arame, pás e picas com a respectiva protecção, etc., por vezes aparecem umas coisas dessas na Net.
No fundo Nuno faça um favor a si mesmo  e aos visitantes da sua página.

Retire os emblemas de serviços do protector da pá, pois garanto-lhe que nunca foram da ordem, mas sim uma fantasia de alguém.
Tenho a certeza que a adquiriu assim, mas, como deve entender não se exponha dessa maneira.
Continue, pois, um coleccionador é um homem mais feliz.
Att
 

*

NunoGTI

  • 14
  • +0/-0
Re: Pá militar portuguesa
« Responder #5 em: Abril 11, 2011, 10:37:34 pm »
Agradeço o feedback, estudo muito, passo o meu tempo em bibliotecas, antiquários e conheço muitos colecçionadores pelo mundo fora, com quem colaboro.
Mas mesmo assim é impossivel conhecer tudo, como é o caso da pá, razão pela qual resolvi pedir a opiniao aqui dos entendidos do material português.
Curiosamente mesmo sendo português, daquilo que sei menos é do equipamento português, a minha especialidade é o alemão.
Vou investigar o sistema com que os pins estão presos ao cabedal e depois digo qualquer coisa.
Se algum dia alguem necessitar de ajuda ou informações sobre material alemão, é só dizer, estarei ao vosso dispor.
cumprimentos.
 

*

PILAO251

  • 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Pá militar portuguesa
« Responder #6 em: Abril 12, 2011, 09:45:24 am »
Caro Nuno

Pins???????????? Distintivos de Serviços, ou de Armas

Veja lá se não tem uma porca e o parafuso cortado para ficar com a altura do cabedal, ou colados.
Não perca mais tempo com isto.

Outra coisa, certamente não lhe vou dizer nada de novo, mas tenha muito cuidadinho com aquilo que compra na Net, especialmente capacetes, condecorações etc., pois o mercado está inundado de "raridades".

Att