Batalha de Aljubarrota

  • 26 Respostas
  • 8969 Visualizações
*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
Batalha de Aljubarrota
« em: Agosto 14, 2005, 06:45:41 pm »
Passa hoje 14 de Agosto mais um aniversário da memorável batalha de Aljubarrota, completamente ignorado pelos media, não havendo notícia de qualquer cerimónia oficial de comemoração. Será que é para não "ofender" Castela?
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 14, 2005, 06:53:47 pm »
Não se deve ofender os patrões...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 14, 2005, 09:59:27 pm »
AVÉ PADEIRA

 :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular: :Bajular:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 14, 2005, 10:25:24 pm »
Ámen.
"History is always written by who wins the war..."
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 15, 2005, 02:35:45 am »
AVÉ

7 despachados pela Pá.. Hoje em dia são os traidores dos nossos empresários e os fantoches dos nossos politicos que nos despacham aos poucos..
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 15, 2005, 02:28:21 pm »
Avé Padeira cheia de graça
O Papatango é convosco...
 :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

carlos duran

  • 40
  • +0/-0
aljubarrota olvidada
« Responder #6 em: Dezembro 11, 2005, 06:12:46 pm »
nao sei si e para ofender a castela, mais na castela ninguen coñece a batalha de toro que foi o equivalente aljubarrota y nunca houbo festas ou recordos oficiais por parte do estado espanhol, os pobos de hoje queren qualidade de vida e nao pensan na historia militar. De todos modos , eu sendo galego espanhol vexo nos comentarios, os que teñen todo meu respeito, certo rencor e desejo de avivar os odios entre pobos, por certo eu, que nao son castelhanno, mais sim espanhol, quero recordar tamen a Pedro Alvares Pereira, irmao do condestavel Nun ALvares, que morreu na batalha de aljubarrota lutando no lado dos castelhanos, meu respeito a él e a todos os que morreron nesa batalha, castelhanos, portugueses en ambos bandos, franceses e ingleses lutando polos seus reis con honor, foi grande desastre para castela mais portugal neses momentos tiña o grandisimo genio militar de nun alvares pereira, foi unha sorte para portugal contar con este gran estratega que consolidou a vosa independencia nesa e outras batalhas.
En quanto a padeira de aljubarrota, vejo que voces gostan de recorda-la ainda sendo triste matar fuxidos desamparados, pero na espanha nao se recorda aos camponeses de çamora que depois da batalha de toro castraban e asasinavan aos fuxidos  portugueses que querian volver aos seus fogares tras a derrota. Invasores eran ambos.
E fermoso recordar as batalhas e glorias con respeito para ambos bandos.
A verdade nao ten patria
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 11, 2005, 07:00:56 pm »
A Batalha de Aljubarrota mais que o sucesso no campo militar, reveste-se de um grande simbolismo, significa que mesmo em inferioridade não virámos a cara á luta e a integridade e sobrevivencia da nação foi posta acima de tudo, mesmo com os maiores sacrificios.Não aceitámos ser governados por uma potencia estrangeira.Uma lição para as gerações presentes e vindouras.

Desculpa caro Carlos mas tu como estrangeiro não poderás nunca compreender o amor que nós temos á nossa patria, o que significa ver a nossa bandeira a tremular ao vento e ouvir falar a nossa lingua. Não confundas isto com Nacionalismo Xenófobo porque não é nada disso.
Primeiro Portugueses depois Europeus.Podemos ter menos mas o nosso orgulho em ser Portugueses nunca ninguem nos vai tirar

Saludos amigo.
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 11, 2005, 08:16:17 pm »
tem a razao :Palmas:  :Palmas:  :G-Ok:  :lol:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
(sem assunto)
« Responder #9 em: Dezembro 11, 2005, 11:04:13 pm »
Carlos, as ideias e o simbologia de Aljubarrota são nossas. Fazem parte da nossa identidade. Suprimi-las só porque ofendem quem não é português é a mesma coisa que o Portugal abdicar da Cruz porque a comunidade muçulmana se sente ofendida. É a mesma coisa.
Não sinta isso como uma afronta pessoal. Portugal é também a Padeira. E quem respeitar Portugal tem que a respeitar também, mesmo que dela não goste.

Agora permita-me que o saúde porque julgo que representa uma maneira de estar e pensar muito saudável e construtiva para os dois estados peninsulares. Por esse motivo a sua presença é uma mais valia para este Fórum.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 11, 2005, 11:30:18 pm »
Carlos seja bem vindo a este forum. Quanto ao que Aljubarrota significa para nós portugueses, creio que os outros colegas deste forum já lha explicaram bastante bem. Dos seus "posts" parece transparecer, talvez eu esteja enganado, que em Portugal nós só falamos nas vitórias e não nas derrotas. Mas não, mesmo antes do 25 de Abril, faziam parte dos programas escolares de História as derrotas do Toro, de Alcácer Quibir e as que se seguiram quando perdemos a independência em 1580. Também não nos sentimos ofendidos se os Espanhóis comemorarem a sua vitória no Toro ou se os marroquinos fizerem ou mesmo com Alcácer Quibir, é perfeitamente natural.
 

*

carlos duran

  • 40
  • +0/-0
amor a patria
« Responder #11 em: Dezembro 11, 2005, 11:45:59 pm »
Obrigado amigos:

fico moi ledo (contento) polas vosas respostas, educadas e intelixentes, tan so contestaros que entendo perfeitamente, ainda ser estrangeiro, o significado de aljubarrota para portugal, o mesmo amor que vos tendes a vosa patria eu o teño a miña terra Galicia, a sua lingua e cultura, en primeiro lugar, e no segundo lugar a miña naçao de naçoes que e espanha, , que no seu primeiro momento tamen foi a vosa, e por iso me gostaria, si facedes o favor, me consideredes , como galego, un pouco menos estrangeiro que outros pobos da espanha.
finalmente daros uma opiniao miña; hispania era o nome da peninsula enteira desde os romans, cando no 1516 aparece o reino unido de castela, aragao e navarra,chamase espanha, e nao debeu ser asim porque de este modo exluiase a portugal dunha comunidade peninsular ate ese momento aceptada por ise nome. de este modo en portugal, loxicamente se rexeitou, rechazou  o nome espanha debido ao viciño que quiso sempre conquistar portugal.
A verdade nao ten patria
 

*

carlos duran

  • 40
  • +0/-0
nota aclaratoria
« Responder #12 em: Dezembro 11, 2005, 11:49:24 pm »
cando decia "que tamen foi a vosa nun primer momento" nao me referia a espanha mais si a galicia-galiza, xa que xuntos nacimos e nos desenrolamos, cultura castreña, galaicos bracaros e lucenses, galaecia romana, reino suevo galaico, reino de galicia ate a separaçao do seculo XII ainda que a cultura comun chega ate o seculo XV e ainda nos cancioneiros galaico portugueses e dificil diferenciar os autores galegos e portugueses.
A verdade nao ten patria
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #13 em: Dezembro 12, 2005, 12:06:22 am »
Sabes Carlos talvez num futuro não muito distante possamos falar de uma peninsula ibérica restituida ao seu estado natural ou seja um conjunto de nações ibéricas cada uma com os seus costumes e lingua própria. Uma ibéria que valoriza, respeita e estima a diversidade.

Ai talvez nos entendamos e possamos defender os nossos interesses regionais a uma voz nesta europa a 25.

Até lá orgulhosamente sós.

Bem vindo ao forum e agradecidos pelo teu interesse por Portugal.

Saludos.
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
(sem assunto)
« Responder #14 em: Dezembro 12, 2005, 12:09:38 am »
Bem-vindo ao Forum Carlos. E obrigado pela qualidade e serenidade das suas participacoes.

Cumprimentos
Talent de ne rien faire