ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: typhonman em Julho 25, 2020, 09:02:49 pm
-
No FB do comando naval da madeira, tem uma entrevista co CEMGFA, aonde fala das "ameaças" e dos meios para vigiar a ZEE, fala-se em "meios não tripulados".
(https://i.ibb.co/Hhtm7Qr/IMG-3499.jpg)
(https://i.ibb.co/7V2D3W0/IMG-3500.jpg)
(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcSOC6JcnaRoc8LESWV3ZcoADsV_aYVEPKMRmA&usqp=CAU) 8)
-
Para vigiar a ZEE o Triton é o melhor. Mais caro é certo, mas o conjunto de sensores e autonomia fazem valer a pena.
Já o Reaper era interessante pela sua capacidade de combate, mas preferia ainda o Avenger, mais rápido, mais payload mais stealth...
-
MALE? Só queremos FEMALE... :mrgreen: :mrgreen:
(https://therippergroup.com/wp-content/uploads/2018/08/Westpac_Little_Ripper_Juraki233-1174x830.jpg)
(https://womenanddrones.com/wp-content/uploads/2019/03/Bronwyn-Morgan-UAV-websize.jpg)
(https://pbs.twimg.com/profile_images/1114942986809413633/FHq3BCgn_400x400.jpg)
(https://i.ytimg.com/vi/FoyWOROnnNA/maxresdefault.jpg)
Cumprimentos :-P ;)
-
MALE? Só queremos FEMALE... :mrgreen: :mrgreen:
(https://therippergroup.com/wp-content/uploads/2018/08/Westpac_Little_Ripper_Juraki233-1174x830.jpg)
(https://womenanddrones.com/wp-content/uploads/2019/03/Bronwyn-Morgan-UAV-websize.jpg)
(https://pbs.twimg.com/profile_images/1114942986809413633/FHq3BCgn_400x400.jpg)
(https://i.ytimg.com/vi/FoyWOROnnNA/maxresdefault.jpg)
Cumprimentos :-P ;)
Jardim de infância?
-
Ainda levam é com algum SHEMALE :o ???
-
:rir:
-
:mrgreen: :mrgreen:
Fora de brincadeiras, já o disse aqui noutros tópicos, para mim faz todo o sentido. Não como meio ofensivo mas para funções de vigilância, quer marítima quer terrestre.
A Elbit tem alugado alguns modelos a vários países, o preço é muito variável e tem mais relação com o suporte logístico do que com os próprios aparelhos.
Bastavam poucas unidades para permitir ter quase sempre um no ar.
E com uma zona marítima para controlar do tamanho da nossa, não deve haver muitas dúvidas da importância dum meio destes.
Cumprimentos
-
Juro que tentei ler tudo, mas a letra está muito pequena.
Mas o que está previsto é um drone(class 1) ate 150kg MTOW e fabricado pela industria nacional. Resta saber por quem. :banana:
-
Juro que tentei ler tudo, mas a letra está muito pequena.
Mas o que está previsto é um drone(class 1) ate 150kg MTOW e fabricado pela industria nacional. Resta saber por quem. :banana:
Será?
(https://www.monch.com/mpg/images/news/20-07/20200726-05_HERON_TP_ph_IAI.jpg)
Long-Endurance é tipo o Heron IAI.
-
Juro que tentei ler tudo, mas a letra está muito pequena.
Mas o que está previsto é um drone(class 1) ate 150kg MTOW e fabricado pela industria nacional. Resta saber por quem. :banana:
A tekever tem um drone que cai que nem uma luva nesses requisitos.
-
Juro que tentei ler tudo, mas a letra está muito pequena.
Mas o que está previsto é um drone(class 1) ate 150kg MTOW e fabricado pela industria nacional. Resta saber por quem. :banana:
A tekever tem um drone que cai que nem uma luva nesses requisitos.
http://uas.tekever.com/wp-content/uploads/2019/09/Tekever_AR5.pdf
Venham eles ! :D
-
Esse com o MTOW de 150 kg não é o que é suposto vigiar os incêndios? Ou trata-se ainda de outro modelo/concurso?
E a história do fabrico nacional é muito bonita, mas com a utilidade e evolução dos UAVs no mercado, nomeadamente MALE, HALE e UCAV, a indústria nacional neste sector não consegue acompanhar. Se o nível de ambição não aumentar, vamos ficar para trás também neste aspecto. Os outros andam com UCAV, UAVs supersónicos e afins, e nós apenas com UAVs civis, lentos, desarmados e sem sensores militares. Estilo os nossos NPO vs OPVs no mercado.
Acho que na FAP (e não só) é 8 ou 80. O mesmo ramo que vai comprar 5 KC-390 e pretende F-35 novos, depois compra um heli civil, UAVs low cost civis, etc.
Se a redução no número de caças é inevitável, então têm que ser complementados por UCAVs.
-
Esse com o MTOW de 150 kg não é o que é suposto vigiar os incêndios? Ou trata-se ainda de outro modelo/concurso?
E a história do fabrico nacional é muito bonita, mas com a utilidade e evolução dos UAVs no mercado, nomeadamente MALE, HALE e UCAV, a indústria nacional neste sector não consegue acompanhar. Se o nível de ambição não aumentar, vamos ficar para trás também neste aspecto. Os outros andam com UCAV, UAVs supersónicos e afins, e nós apenas com UAVs civis, lentos, desarmados e sem sensores militares. Estilo os nossos NPO vs OPVs no mercado.
Acho que na FAP (e não só) é 8 ou 80. O mesmo ramo que vai comprar 5 KC-390 e pretende F-35 novos, depois compra um heli civil, UAVs low cost civis, etc.
Se a redução no número de caças é inevitável, então têm que ser complementados por UCAVs.
Sinceramente nao compreendo certas coisas nos drones de fabrico nacional...
Até pq a tecnologia hj em dia permite opções bastante fiáveis e a preços de desenvolvimento muito bons.
Eu estou a começar um projecto com uns amigos em torno do motor Wankel 650S com 120CV e com um wingspan de 9 Metros.. e segundo as projecções de custo os valores são bastante competitivos...
Pode ser que nos próximos dois anos esteja a cruzar o céu português... :)
-
Esse com o MTOW de 150 kg não é o que é suposto vigiar os incêndios? Ou trata-se ainda de outro modelo/concurso?
E a história do fabrico nacional é muito bonita, mas com a utilidade e evolução dos UAVs no mercado, nomeadamente MALE, HALE e UCAV, a indústria nacional neste sector não consegue acompanhar. Se o nível de ambição não aumentar, vamos ficar para trás também neste aspecto. Os outros andam com UCAV, UAVs supersónicos e afins, e nós apenas com UAVs civis, lentos, desarmados e sem sensores militares. Estilo os nossos NPO vs OPVs no mercado.
Acho que na FAP (e não só) é 8 ou 80. O mesmo ramo que vai comprar 5 KC-390 e pretende F-35 novos, depois compra um heli civil, UAVs low cost civis, etc.
Se a redução no número de caças é inevitável, então têm que ser complementados por UCAVs.
Exatamente, porque é que nós não conseguimos ser "normais", e ter como os outros países, F-35A, F-16V e MQ-9 Reaper ou Heron IAI?
Porque ?
-
Porque as pessoas tem de compreender que neste pais a beira mar plantado há muitos interesses instalados e muito tacho para alimentar.
Demasiados até, por isso é que a divida publica não para de aumentar e ainda vão ver como esta nova "ajuda" da UE vai para ao mesmo sitio que os fundos estruturais dos anos 80.
Quintas e BM´s.
Enquanto não houver uma completa mudança de mentalidades e direi até dos "gimbras" tanto carreiristas como politicos não forem dar uma curva este pais não irá a lado nenhum.
E a defesa será sempre o sector mais descartável pois não dá para privatizar nem dar dividendos ou tachos a ninguem.
:-X
-
Esse com o MTOW de 150 kg não é o que é suposto vigiar os incêndios? Ou trata-se ainda de outro modelo/concurso?
E a história do fabrico nacional é muito bonita, mas com a utilidade e evolução dos UAVs no mercado, nomeadamente MALE, HALE e UCAV, a indústria nacional neste sector não consegue acompanhar. Se o nível de ambição não aumentar, vamos ficar para trás também neste aspecto. Os outros andam com UCAV, UAVs supersónicos e afins, e nós apenas com UAVs civis, lentos, desarmados e sem sensores militares. Estilo os nossos NPO vs OPVs no mercado.
Acho que na FAP (e não só) é 8 ou 80. O mesmo ramo que vai comprar 5 KC-390 e pretende F-35 novos, depois compra um heli civil, UAVs low cost civis, etc.
Se a redução no número de caças é inevitável, então têm que ser complementados por UCAVs.
O de combate aos fogos tem um MTOW de menos de 40kg.
Em principio não vai ser um projecto já existente no mercado, mas sim um desenvolvido pela própria FAP com a ajudar de terceiros.
-
Desenvolvido pela própria FAP... Só se for baseado no Antex, porque começar do zero uma nova aeronave não me parece que faça sentido... Ainda por cima havendo tanta coisa já no mercado. A verdadeira questão é, compensa financeiramente? Terá alguma característica em especial que o diferencie dos demais UAV da classe?
O que estou a ver é que se está a dar primazia à quantidade e não qualidade/capacidade. Já perdi a conta em quantos modelos vamos, e ainda nem sequer entrámos na classe de helis não tripulados, nem UAVs MALE/HALE ou UCAV.
-
Mas a FAP não estava a colaborar com a Uavision (no projecto de investigação Firefront, que "pertence a um consórcio, que integra a Força Aérea Portuguesa, o Instituto de Sistema e Robótica do Instituto Superior Técnico (IST), o Instituto de Telecomunicações de Lisboa, o Aeroclube de Torres Vedras, o centro de investigação de fogos ADAI e a empresa privada Uavision")?
Mas também na Croácia (Força Aérea desistiu de contrato de vigilância com drones na Croácia, que tinha ganho em concurso (https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2020-06-18-forca-aerea-desistiu-de-contrato-de-vigilancia-com-drones-na-croacia-que-tinha-ganho-em-concurso/)) e claro Uma pequena empresa bateu os grandes da indústria aeronáutica para construir 12 drones de apoio às operações de prevenção e combate aos incêndios. (https://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-jul-2020/incendios-drones-made-in-portugal-nascem-a-contrarrelogio-12435892.html).
Aparentemente há uma grande ligação entre a FAP e Uavision... talvez a Marinha fique com a TEKEVER ;)
-
É só grandes lobbies com a FAP. Embraer, Leonardo e agora UAVision. :mrgreen:
A Marinha também usa um UAV da UAVision penso eu, a ser testado a bordo dos NPO.
Só espero que não coloquem as fichas todas na UAVision. Estou mesmo a ver quando a FAP perceber da necessidade um UAV a sério, militar, como vão fazer. Vão continuar dependentes destes "lobby"?
-
Mas a FAP não estava a colaborar com a Uavision (no projecto de investigação Firefront, que "pertence a um consórcio, que integra a Força Aérea Portuguesa, o Instituto de Sistema e Robótica do Instituto Superior Técnico (IST), o Instituto de Telecomunicações de Lisboa, o Aeroclube de Torres Vedras, o centro de investigação de fogos ADAI e a empresa privada Uavision")?
Mas também na Croácia (Força Aérea desistiu de contrato de vigilância com drones na Croácia, que tinha ganho em concurso (https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2020-06-18-forca-aerea-desistiu-de-contrato-de-vigilancia-com-drones-na-croacia-que-tinha-ganho-em-concurso/)) e claro Uma pequena empresa bateu os grandes da indústria aeronáutica para construir 12 drones de apoio às operações de prevenção e combate aos incêndios. (https://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-jul-2020/incendios-drones-made-in-portugal-nascem-a-contrarrelogio-12435892.html).
Aparentemente há uma grande ligação entre a FAP e Uavision... talvez a Marinha fique com a TEKEVER ;)
A Marinha também é "team" UaVision, a GNR é que é "team" TEKEVER.
Tudo indica que o novo drone da FAP vai ser Uavison + universidades.
-
Estou para ver é se o resultado deste programa for um UAV inferior ao AR5 que os britânicos usam.