Só um ou dois pequenos detalhes que gostaria de acrescentar à discussão e que me parecem importantes ...
Em primeiro lugar, estamos a comparar capacidades e obviamente os aviões têm capacidades diferentes.
Já referi noutro tópico que o KC-390 não é um avião para substituir o C-130, porque o próprio C-130, mercê das realidades (peso) dos equipamentos também não o consegue fazer.
Não adianta de nada andarmos a ver o que é que se consegue meter dentro de um KC-390, sem contar com o que realmente conta, que é o alcance operacional da aeronave quando está carregada com um determinado tipo de carga.
O que faz o A400 superior, não é apenas o fato de transportar mais.
O A400 transportará na maioria dos casos uma carga de 20 toneladas, embora possa transportar muito mais.
O KC-390 também consegue transportar essa carga.
O problema é que o A400 consegue levar essa mesma carga muito mais longe (mais do dobro do alcance). Essa capacidade é da maior importância, caso seja necessário transportar material pesado para qualquer ponto do mundo.
Outro problema afetou por exemplo os Boeing 717 quando começaram a operar na Europa.
Tratava-se de uma versão do DC-9 / MD-95 com uma nova designação após a compra da McDonnel Douglas pela Boeing.
Na Europa, o avião tinha que andar com técnicos a bordo, porque havia muitos aeroportos onde por ser uma aeronave com muito poucas vendas, não havia praticamente suporte local.
O reduzido numero de clientes de uma aeronave acaba por levar a problemas com a manutenção.
Não sei até que ponto isto poderá afetar o avião, caso haja poucas forças aéreas a compra-lo e poucos aviões em operação.
Já o Super Tucano, Sinceramente, sempre que ouço falar nesse avião, lembro-me do Texan na Guiné...
Fico com a impressão de que uma eventual compra de um avião que na NATO só serve para treinador, tem a ver com conclusões tiradas com base nas operações das forças portuguesas destacadas, por exemplo, na RCA.
Nunca vi ninguém a defender a aquisição. Só se for por razões puramente politicas, caso contrário, não se entende.