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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 11:32:52 pm

Título: Intercepção no EURO 2004
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 11:32:52 pm
Como já aqui foi discutido o papel dos F-16 dos "falcões", na patrulha do nosso espaço aéreo, e mais concretamente na interdição do espaço aéreo em redor dos estádios no EURO 2004, aqui fica este episódio insólito:

Esta quarta, dia 16 de Junho, quando uma parelha de F-16s armados já encontrava no ar, 1 aeronave comercial inglesa ( vulgo avião de passageiros ) com destino a Lisboa, decidiu, sem prévia explicação ou contacto com a torre, mudar de rota para o aeroporto Sá Carneiro no Porto. O AWAC´s de serviço detectou de imediato tal mudança de planos e guiou com total sucesso os 2 F-16s portugueses para uma intercepção. Tudo não acabou por ser um lapso e os nossos falcões lá escoltaram o comercial até ao aeroporto Sá Carneiro.

Este episódio demonstra a efectividade do nosso pessoal navegante e não navegante. Qual não deve ter sido o susto do piloto britânico quando ao seu lado vê 2 F-16´s, armados.  :lol:

Abraços
Título: Re: Intercepção no EURO 2004
Enviado por: NVF em Junho 19, 2004, 12:52:51 pm
Citação de: "Ricardo Nunes"

Pensando bem, era uma boa maneira de afastar os hoolingans ingleses.  :lol:
Título:
Enviado por: komet em Junho 19, 2004, 12:54:16 pm
Será que a mesma situaçao nos EUA acabava de outra maneira? Disparar primeiro perguntar depois  :?
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 19, 2004, 12:58:06 pm
É bom saber que a FAP está a fazer um bom trabalho na protecção do espaço aéreo  :D

Já agora, com que mísseis estariam os F-16 armados? AIM-9 apenas, ou também AIM-120?
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 19, 2004, 02:02:05 pm
Citação de: "JNSA"
É bom saber que a FAP está a fazer um bom trabalho na protecção do espaço aéreo  :D

Já agora, com que mísseis estariam os F-16 armados? AIM-9 apenas, ou também AIM-120?


Apenas AIM-9.

O único MLU português ( capaz de usar AIM-120 ) encontra-se de momento na Holanda, no FWIT 2004.
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 19, 2004, 06:39:12 pm
Citação de: "Ricardo Nunes"
Apenas AIM-9.

O único MLU português ( capaz de usar AIM-120 ) encontra-se de momento na Holanda, no FWIT 2004.


Mas diz-me uma coisa, não seria possível utilizar o datalink dos F-16 (não sei se os actuais já têm ou se só será instalado nos MLU), permitindo que fosse o AWACS a designar o alvo para os AMRAAM? Assim o F-16 só actuaria como plataforma de transporte e lançamento...
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 19, 2004, 06:58:28 pm
Citação de: "JNSA"
Citação de: "Ricardo Nunes"
Apenas AIM-9.

O único MLU português ( capaz de usar AIM-120 ) encontra-se de momento na Holanda, no FWIT 2004.

Mas diz-me uma coisa, não seria possível utilizar o datalink dos F-16 (não sei se os actuais já têm ou se só será instalado nos MLU), permitindo que fosse o AWACS a designar o alvo para os AMRAAM? Assim o F-16 só actuaria como plataforma de transporte e lançamento...


Penso que os MLU já possuirão o referido datalink. Sinceramente não sei se tal seria possível, acredito que sim mas também não seria necessário visto que o alcance do AIM-120 é inferior ao alcance do radar dos MLU, logo seria mais lógico e normal que o próprio F-16 captasse o alvo.
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 19, 2004, 09:20:04 pm
Citação de: "Ricardo Nunes"
Penso que os MLU já possuirão o referido datalink. Sinceramente não sei se tal seria possível, acredito que sim mas também não seria necessário visto que o alcance do AIM-120 é inferior ao alcance do radar dos MLU, logo seria mais lógico e normal que o próprio F-16 captasse o alvo.


Sim Ricardo, mas eu estava a referir-me aos F-16 sem MLU. Estes à partida não podem usar AIM-120. Será que recorrendo ao seu datalink, podem servir de plataforma de lançamento aos AMRAAM guiados pelos AWACS?
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 19, 2004, 09:22:55 pm
Citação de: "Ricardo Nunes"
visto que o alcance do AIM-120 é inferior ao alcance do radar dos MLU, logo seria mais lógico e normal que o próprio F-16 captasse o alvo.


Já agora, acho que seria útil usar esta capacidade em muitas missões, quer em defesa aérea, quer em operações aéreas ofensivas, permitindo que o F-16 ataque, sem usar o seu radar, fazendo com que este não seja detectado pela aeronave inimiga...
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 19, 2004, 09:24:47 pm
Não João. Os nossos F-16A Block 15 não têm o software necessário para usar o AIM-120 instalado.

E já agora, uma aeronave pode ser detectada à mesma com o radar desligado.  :wink:
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 19, 2004, 09:28:32 pm
Citação de: "Ricardo Nunes"
E já agora, uma aeronave pode ser detectada à mesma com o radar desligado.


Claro que pode, Ricardo... :wink:
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 19, 2004, 09:30:36 pm
Citação de: "JNSA"
Citação de: "Ricardo Nunes"
E já agora, uma aeronave pode ser detectada à mesma com o radar desligado.

Claro que pode, Ricardo... :wink:


Eu sei isso João, estava apenas a constatar um facto.  :twisted:
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 21, 2004, 03:27:53 pm
Em relação ao episódio, julgo que houve "convers " entre os pilotos dos F-16 e os do avião britânico, e que tudo acabou por se esclarecer.

O papel dos Awack foi fundamental.

Quanto à discussão que se gerou aqui sobre o tipo de mísseis a utilizar para eventual abate da aeronave (caso se tratasse de uma suspeita fundada), julgo que  não seriam necessários grandes meios sofisticados para abatê-la, e até dois Alpha-Jet's dariam conta do recado.

Já se esqueceram que um Mig dos anos70 abateu sozinho um 747 da Coreia do Sul , quando sobrevoava espaço aéreo soviético interdito?
Título:
Enviado por: emarques em Junho 21, 2004, 03:48:56 pm
E outra pergunta muito importante: gravaram o jogo para os infelizes dos pilotos o poderem ver? :D
Título:
Enviado por: NVF em Junho 21, 2004, 05:25:28 pm
Palpita-me que eles, lá de cima, devem ter ouvido as comemorações  :lol:
Título:
Enviado por: FinkenHeinle em Junho 22, 2004, 04:19:48 am
Citação de: "Rui Elias"
Em relação ao episódio, julgo que houve "convers " entre os pilotos dos F-16 e os do avião britânico, e que tudo acabou por se esclarecer.

O papel dos Awack foi fundamental.

Quanto à discussão que se gerou aqui sobre o tipo de mísseis a utilizar para eventual abate da aeronave (caso se tratasse de uma suspeita fundada), julgo que  não seriam necessários grandes meios sofisticados para abatê-la, e até dois Alpha-Jet's dariam conta do recado.

Já se esqueceram que um Mig dos anos70 abateu sozinho um 747 da Coreia do Sul , quando sobrevoava espaço aéreo soviético interdito?


Ora, está ai um possível nicho para os R-99A, ou será que não?