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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Ricardo Nunes em Junho 18, 2004, 11:32:52 pm
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Como já aqui foi discutido o papel dos F-16 dos "falcões", na patrulha do nosso espaço aéreo, e mais concretamente na interdição do espaço aéreo em redor dos estádios no EURO 2004, aqui fica este episódio insólito:
Esta quarta, dia 16 de Junho, quando uma parelha de F-16s armados já encontrava no ar, 1 aeronave comercial inglesa ( vulgo avião de passageiros ) com destino a Lisboa, decidiu, sem prévia explicação ou contacto com a torre, mudar de rota para o aeroporto Sá Carneiro no Porto. O AWAC´s de serviço detectou de imediato tal mudança de planos e guiou com total sucesso os 2 F-16s portugueses para uma intercepção. Tudo não acabou por ser um lapso e os nossos falcões lá escoltaram o comercial até ao aeroporto Sá Carneiro.
Este episódio demonstra a efectividade do nosso pessoal navegante e não navegante. Qual não deve ter sido o susto do piloto britânico quando ao seu lado vê 2 F-16´s, armados. :lol:
Abraços
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Pensando bem, era uma boa maneira de afastar os hoolingans ingleses. :lol:
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Será que a mesma situaçao nos EUA acabava de outra maneira? Disparar primeiro perguntar depois
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É bom saber que a FAP está a fazer um bom trabalho na protecção do espaço aéreo
Já agora, com que mísseis estariam os F-16 armados? AIM-9 apenas, ou também AIM-120?
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É bom saber que a FAP está a fazer um bom trabalho na protecção do espaço aéreo
Já agora, com que mísseis estariam os F-16 armados? AIM-9 apenas, ou também AIM-120?
Apenas AIM-9.
O único MLU português ( capaz de usar AIM-120 ) encontra-se de momento na Holanda, no FWIT 2004.
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Apenas AIM-9.
O único MLU português ( capaz de usar AIM-120 ) encontra-se de momento na Holanda, no FWIT 2004.
Mas diz-me uma coisa, não seria possível utilizar o datalink dos F-16 (não sei se os actuais já têm ou se só será instalado nos MLU), permitindo que fosse o AWACS a designar o alvo para os AMRAAM? Assim o F-16 só actuaria como plataforma de transporte e lançamento...
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Apenas AIM-9.
O único MLU português ( capaz de usar AIM-120 ) encontra-se de momento na Holanda, no FWIT 2004.
Mas diz-me uma coisa, não seria possível utilizar o datalink dos F-16 (não sei se os actuais já têm ou se só será instalado nos MLU), permitindo que fosse o AWACS a designar o alvo para os AMRAAM? Assim o F-16 só actuaria como plataforma de transporte e lançamento...
Penso que os MLU já possuirão o referido datalink. Sinceramente não sei se tal seria possível, acredito que sim mas também não seria necessário visto que o alcance do AIM-120 é inferior ao alcance do radar dos MLU, logo seria mais lógico e normal que o próprio F-16 captasse o alvo.
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Penso que os MLU já possuirão o referido datalink. Sinceramente não sei se tal seria possível, acredito que sim mas também não seria necessário visto que o alcance do AIM-120 é inferior ao alcance do radar dos MLU, logo seria mais lógico e normal que o próprio F-16 captasse o alvo.
Sim Ricardo, mas eu estava a referir-me aos F-16 sem MLU. Estes à partida não podem usar AIM-120. Será que recorrendo ao seu datalink, podem servir de plataforma de lançamento aos AMRAAM guiados pelos AWACS?
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visto que o alcance do AIM-120 é inferior ao alcance do radar dos MLU, logo seria mais lógico e normal que o próprio F-16 captasse o alvo.
Já agora, acho que seria útil usar esta capacidade em muitas missões, quer em defesa aérea, quer em operações aéreas ofensivas, permitindo que o F-16 ataque, sem usar o seu radar, fazendo com que este não seja detectado pela aeronave inimiga...
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Não João. Os nossos F-16A Block 15 não têm o software necessário para usar o AIM-120 instalado.
E já agora, uma aeronave pode ser detectada à mesma com o radar desligado.
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E já agora, uma aeronave pode ser detectada à mesma com o radar desligado.
Claro que pode, Ricardo... :wink:
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E já agora, uma aeronave pode ser detectada à mesma com o radar desligado.
Claro que pode, Ricardo... :wink:
Eu sei isso João, estava apenas a constatar um facto.
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Em relação ao episódio, julgo que houve "convers " entre os pilotos dos F-16 e os do avião britânico, e que tudo acabou por se esclarecer.
O papel dos Awack foi fundamental.
Quanto à discussão que se gerou aqui sobre o tipo de mísseis a utilizar para eventual abate da aeronave (caso se tratasse de uma suspeita fundada), julgo que não seriam necessários grandes meios sofisticados para abatê-la, e até dois Alpha-Jet's dariam conta do recado.
Já se esqueceram que um Mig dos anos70 abateu sozinho um 747 da Coreia do Sul , quando sobrevoava espaço aéreo soviético interdito?
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E outra pergunta muito importante: gravaram o jogo para os infelizes dos pilotos o poderem ver?
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Palpita-me que eles, lá de cima, devem ter ouvido as comemorações
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Em relação ao episódio, julgo que houve "convers " entre os pilotos dos F-16 e os do avião britânico, e que tudo acabou por se esclarecer.
O papel dos Awack foi fundamental.
Quanto à discussão que se gerou aqui sobre o tipo de mísseis a utilizar para eventual abate da aeronave (caso se tratasse de uma suspeita fundada), julgo que não seriam necessários grandes meios sofisticados para abatê-la, e até dois Alpha-Jet's dariam conta do recado.
Já se esqueceram que um Mig dos anos70 abateu sozinho um 747 da Coreia do Sul , quando sobrevoava espaço aéreo soviético interdito?
Ora, está ai um possível nicho para os R-99A, ou será que não?