Portugal estuda a compra de Fragatas Karel Doorman à Holanda

  • 413 Respostas
  • 124582 Visualizações
*

fealcap

  • 132
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Julho 03, 2006, 09:59:30 am »
Estos Holandeses lo venden todo primero fueron las Kortenaer.
10 para Grecia y 2 para los Emiratos Árabes Unidos:

Grecia
F-450 Elli (ex Pieter Florisz  F-812)
F-451 Limnos (ex Witte de With  F-813)
F-459 Adrias (ex Callenburgh  F-808)
F-460 Aegeon (ex Banckert F-810)
F-461 Navarinon (ex Van Kinsbergen  F-809)
F-462 Kountouriotis (ex Kortenaer  F-807)
F-463 Bouboulina (ex Pieter Florisz, ex Willem van der Zaan F-826)
F-464 Kanaris (ex Jan Van Brakel F-825)
F-465 Themistoklis (ex Philips Van Almonde  F-823)
F-466 Nikiforos Fokas  (ex Bloys Van Treslong  F-824)

EAU
F-01 Abu Dhabi (ex Abraham Crijnssen F-816)
F-02 Al Amarat (ex Piet Heyn F-811)

etc....

Saludos
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
(sem assunto)
« Responder #31 em: Julho 07, 2006, 10:45:16 pm »
MDN Holandês confirma numa entrevista ter um país da nato a querer comprar duas karel doorman...ver no link abaixo...

http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... highlight=
 

*

fealcap

  • 132
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Julho 08, 2006, 09:25:41 am »
En mi opinión si se llegan a comprar esta Fragatas lo primero a realizar seria una modernización del Armamento en la actualidad las karel Doorman montan un Vls Mk 48 con 16 celdas para misiles Sea Sparrow lo suyo seria sustituir el sistema por uno mas evolucionado que consiste en las celdas dobles en lugar de las simples del Mk 48 este sistema se llama Mk 56 DPELS (Dual Pack ESSM Launching System) y consiste en el doble de celdas ósea 32 en lugar de 16 ocupando el mismo espacio se sustituyen los Sea Sparrow por los mas modernos Evolved Sea Sparrow. Así dejando para el futuro un muy buen buque. :wink:

Saludos
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
(sem assunto)
« Responder #33 em: Julho 10, 2006, 10:01:29 pm »
Hmmm ...  :conf:
Tenho algumas dúvidas.

A principal razão prende-se com a necessidade de armonizar tanto quanto possível os sistemas com as Vasco da Gama.

Não me parece que as 32 células fossem uma solução muito interessante, principalmente tendo em consideração os custos com a modificação e o custo que implica ter os misseis para tais fragatas.

Há também a questão dos radares e directores de tiro. Em principio os actuais servem, mas o ESSM embora tenha nominalmente o mesmo alcance de um Sea-Sparrow, pode de facto atingir alvos a maiores distâncias.

Creio que seria estar a comprar misseis que teriam um alcance pouco superior aos Sea Sparrow, logo não fazendo assim muito sentido.

= = =

Outra questão que ainda não vi ninguém referir, é a das fragatas OHP.

As OHP, eram praticamente oferecidas pelos Estados Unidos a Portugal. Só mais tarde apareceram noticias sobre custos elevados com a modernização das OHP.

Ainda ninguém comparou o que seria um OHP modernizada com os sistemas das fragatas australianas (lançador vertical para ESSM e não só), junto com novos radares.
Claro que o casco era velho, mas são as Karel Doorman superiores às novas OHP modernizadas da Austrália ?

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

fealcap

  • 132
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Julho 11, 2006, 09:30:16 am »
Sobre las O.H.P Australianas han tenido problemas en la integración de las celdas Mk 41 para ESSM el problema viene en que el casco del buque no soporta la vibraciones y se agrieta.

Sobre las Meko 200 "Vasco da Gama" podríais hacer lo mismo que los Australianos en sus Anzac sustituir los lanzadores Mk 29 para Sea Sparrow  por el VLS Mk 41 creo que caven 16 celdas para poder lanzar ESSM o SM-2MR eso si para este último hacen falta nuevos sistemas.

Sobre el VLS Mk 56 que comentaba antes es este:

http://www.storkaerospace.com/fokker/page.html?id=5810

Saludos
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #35 em: Julho 31, 2006, 10:05:49 am »
Felacap:

Enbora fosse o ideal podermos armar as nossa fragatas com o melhor que se lhe pudesse colocar, e isto independentemente dos custos associados, creio que só o simples facto de passarmos a  ter 2 fragatas com VLS, já é muito bom para o nosso actual estado na Armada.

Se um dia se se avançar para uma modernização das VdG para VLS onde os Sea-Sparrow sejam substituidos por ESSM, julgo que ficaremos por mais uns 15 ou 20 anos com 5 fragatas não no "estado da arte" como é natural, mas com um nível aceitável no padrão NATO, e para um país com as capacidades financeiras do nosso.

O que me assustava era a indefinição que durante meses houve relativamente à vinda das 2 OHP americanas, e a possibilidade real de ficarmos apenas com as 3 VdG, o que seria uma machadada letal para a nossa Marinha.

Quanto à opções colocadas pelo Papatango, eu também tenho lido que as Adelaide australianas mostraram problemas estruturais com a instalação dos VLS nelas.

Para além de que as OHP que nos estavam reservadas eram substancialmente mais velhas que as 2 M holandesas.

Se as OHP viessem não teriam um horizonte de uso na nossa Marinha de mais de 10 ou 12 anos, dada a sua idade.

Mas se viessem mesmo e dada experiência australiana, preferia que se mantivessem as OHP no estado em que viessem, e que o VLS fosse antes colocado nas 3 VdG.

E se as 2 fragatas holandeses vierem, acho que o mais que prioritário a seguir, seria io arance rápido de onstrução do LPD, aquisção de 4 Merlin EH-101 para a Marinha, a substituição do NRP Bérrio por um bom e moderno AOR e mais um Ro-Ro, já que a doutrina e conceitos militares nas FA's portuguesas parecem cada vez mais apostar na capacidade de projecção e intervenções em locais do mundo, em missões de estabilização/imposição/manutenção de paz.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #36 em: Agosto 02, 2006, 12:13:46 am »
Rui essa história dos 4 EH101.. Isso alguma vez foi pensado pela Marinha?
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #37 em: Agosto 02, 2006, 01:30:55 am »
Rui. Pela última vez!...

Essa aquisição já foi feita pela FAP. 4 EH 101 CSAR. Não há mais, não é preciso mais, e os politicos não dão mais, porque lhes faz falta para viverem a vidinha deles. Outra coisa, a opinião pública só pensa em escolas(que estão a fechar), mais hospitais( que reduzem os serviços),
e mais futebol.

Dúvidas????
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #38 em: Agosto 02, 2006, 02:43:22 am »
É isso mesmo, futebol, pão e circo :lol:
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #39 em: Agosto 02, 2006, 09:20:06 am »
Typhoonman:

Citar
Rui essa história dos 4 EH101.. Isso alguma vez foi pensado pela Marinha?


Julgo saber que aquando da entrega dos 2 primeiros EH-101, ainda o tempo de Portas á frente d MDN, foi avançada uma proposta informal na Itália, junto da Agusta-Westland para a aqusição de 4 helis suplementares a incluir no pacote dos 12 que estavam encomendados, e que esses helis seriam também CSAR para a Marinha.

Mas a Agusta-Westland não aceitou incluir essa encomenda suplementar de mais 4 helis nos 12, e teriam que ser comprados à parte, como 2ª encomenda o que encarecia muito o preço unitário.

De modo que a ideia ficou aparentemente por aqui.

Depois a Marinha ainda no tempo do antigo CEMA arranjou outras prioridades, por esta ordem:

Vinda das fragatas (na altura falava-se nas OHP), em segundo lugar a modernização das 3 VdG e finalmente a aquisição de um AOR que substituisse o NRP Bérrio).

Foi assim, e os 4 helis Merlin para a Marinha foi uma ideia que nunca passou disso.

No entanto, eu pessoalmente acharia essa ideia excelente, já que a FAP passaraia a ter mais 4 CSAR em vez dos actuais, e a Marinha, outros 4, que embarcariam, podendo Portugal manter no território outros 4.
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #40 em: Agosto 02, 2006, 11:10:04 am »
citação:

Citar
No entanto, eu pessoalmente acharia essa ideia excelente, já que a FAP passaraia a ter mais 4 CSAR em vez dos actuais, e a Marinha, outros 4, que embarcariam, podendo Portugal manter no território outros 4.


Então o Rui pensa que o LPD (se vier) vai andar por aí a navegar sem destino 200 dias por ano? E ainda por cima com helicópteros e fuzos embarcados? Se chegar a ser construído, só navegará em exercícios e missões específicas, ficando os EH 101 na base ao serviço da Força Aérea, e só embarcam quando necessário, já que não são orgânicos do navio.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #41 em: Agosto 03, 2006, 02:55:02 am »
O velho Rui está de volta. Ainda com as mesmas estórias do passado....

Suponho então que terá "ouvido" essa dos 4 EH's na tal pista de tartan. Estarei errado? :roll:


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #42 em: Agosto 03, 2006, 09:23:22 am »
Não foi na posta de tartan, mas foi ali perto, P_Shadow.

Mas como disse acima, a ideia ficou por ali, depois da Agusta não ter aceita fazer o preços dos 4 suplementares pelo preço a que haviam sido negociados o 12 (em configurações diferentes).

Em qualquer caso a Marinha tinha ela própria outras prioridades.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2271
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +836/-827
(sem assunto)
« Responder #43 em: Agosto 03, 2006, 04:27:26 pm »
Seja como for, ainda bem que «a ideia ficou por ali», pois acho que seria um desastre a nível de logística e uniformização. Além disso, o que fariamos com 8 helicópteros CSAR? (não é preciso responder) Pois além do que o Luis Silva escreveu, as nossas fragatas - pelo que li - não têm capacidade para um EH101 aterrar nelas.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8525
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 681 vez(es)
  • +934/-7261
(sem assunto)
« Responder #44 em: Agosto 03, 2006, 04:39:40 pm »
E as fragatas?
Ainda estão a ser estudadas?
- Apre para tanto estudo! :guitar:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...