Substituição dos Alpha-jet

  • 1876 Respostas
  • 329853 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #255 em: Janeiro 09, 2018, 03:20:01 pm »
Mas afinal são cinco ou seis os Helis ligeiros que virão para substituir os ALIII ????
O que eu tenho lido é que são cinco unidades, por vinte milhões e uns tostões mas se são seis isso já é um aumento substancial, deve ser a unidade destacada para os combates aos FF.......... :banana: :banana:

http://www.passarodeferro.com/2017/08/sucessor-do-alouette-iii-em-avaliacao.html

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/governo-autoriza-a-compra-de-cinco-helicopteros-para-a-forca-aerea

Abraços

Que eu saiba o concurso continua a ser para 5, com opção de no máximo, mais 2.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #256 em: Janeiro 09, 2018, 05:31:58 pm »
Não sei porquê mas a Força Aérea gosta sempre de múltiplos de 6 para as suas frotas no geral, tirando algumas excepções...
Mas eu quando referi 6 foi em relação aos 6 ALIII ainda no ativo.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #257 em: Janeiro 09, 2018, 09:52:23 pm »
Não sei porquê mas a Força Aérea gosta sempre de múltiplos de 6 para as suas frotas no geral, tirando algumas excepções...
Mas eu quando referi 6 foi em relação aos 6 ALIII ainda no ativo.

A nível de caças a formação tática é de 4 aeronaves, por isso com 6, podes ter 2 em manutenção e 4 operacionais, imagino eu ;D.
http://www.aereo.jor.br/2010/08/10/formacoes-de-combate-aereo/
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #258 em: Janeiro 14, 2018, 12:34:58 pm »
Pelo que percebi da reportagem da SIC, a formação vai ser nos EUA, até ... Vir uma escola internacional para Beja ou então a 103 ter novoes aviões... que por este andar lá para 2030 ...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5335 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #259 em: Janeiro 14, 2018, 01:08:18 pm »
Pelo que percebi da reportagem da SIC, a formação vai ser nos EUA, até ... Vir uma escola internacional para Beja ou então a 103 ter novoes aviões... que por este andar lá para 2030 ...

O que o CEMFA disse não é nada de novo: formação avançada de pilotagem de combate muito provavelmente efectuada nos EUA, e voltar a ter meios próprios só se forem emprestados/partilhados no âmbito de um programa conjunto internacional. Penso não ser descabido de todo podermos vir a ter em Portugal algo em tudo semelhante ao NFTC (NATO Flight Training in Canada), contudo a Itália, por exemplo, já leva um largo avanço nessa matéria.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #260 em: Janeiro 14, 2018, 01:33:10 pm »
Pelo que percebi da reportagem da SIC, a formação vai ser nos EUA, até ... Vir uma escola internacional para Beja ou então a 103 ter novoes aviões... que por este andar lá para 2030 ...

O que o CEMFA disse não é nada de novo: formação avançada de pilotagem de combate muito provavelmente efectuada nos EUA, e voltar a ter meios próprios só se forem emprestados/partilhados no âmbito de um programa conjunto internacional. Penso não ser descabido de todo podermos vir a ter em Portugal algo em tudo semelhante ao NFTC (NATO Flight Training in Canada), contudo a Itália, por exemplo, já leva um largo avanço nessa matéria.

Não alimentes ilusões CJ, nesse campo para a FAP já era, não tenho qq dúvida quanto a isso depois de as aeronaves terem sido abatidas agora venha o diabo e escolha é mais uns cobres que vamos gastando fora do País, ao invês de treinarmos os nossos Pilotos e não só, cá por casa !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #261 em: Janeiro 14, 2018, 03:00:11 pm »
Pelo que percebi da reportagem da SIC, a formação vai ser nos EUA, até ... Vir uma escola internacional para Beja ou então a 103 ter novoes aviões... que por este andar lá para 2030 ...

O que o CEMFA disse não é nada de novo: formação avançada de pilotagem de combate muito provavelmente efectuada nos EUA, e voltar a ter meios próprios só se forem emprestados/partilhados no âmbito de um programa conjunto internacional. Penso não ser descabido de todo podermos vir a ter em Portugal algo em tudo semelhante ao NFTC (NATO Flight Training in Canada), contudo a Itália, por exe.mplo, já leva um largo avanço nessa matéria.

Agora a pergunta é, qual o próximo avião que terá de ser substituido? P-3C lá para 2030? Já estou a ver o andamento, vai-se chegar a 2030, vai haver cerimónia do fim da frota de P-3C e não haverá substituto.

E assim aos poucos se acaba com uma força aérea, enquanto se dão 15 mil milhoes de euros para resgatar bancos.

Seremos a Argentina da europa
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #262 em: Janeiro 14, 2018, 04:15:08 pm »
Pelo que percebi da reportagem da SIC, a formação vai ser nos EUA, até ... Vir uma escola internacional para Beja ou então a 103 ter novoes aviões... que por este andar lá para 2030 ...

O que o CEMFA disse não é nada de novo: formação avançada de pilotagem de combate muito provavelmente efectuada nos EUA, e voltar a ter meios próprios só se forem emprestados/partilhados no âmbito de um programa conjunto internacional. Penso não ser descabido de todo podermos vir a ter em Portugal algo em tudo semelhante ao NFTC (NATO Flight Training in Canada), contudo a Itália, por exe.mplo, já leva um largo avanço nessa matéria.
Nada de novo, já era mais que certo que fosse feito este outsourcing do treino avançado. Não estou a ver no futuro qualquer tipo de restabelecimento desta capacidade e deixem só os espanhóis começarem a substituir as aeronaves de treino deles para verem qualquer hipótese/oportunidade para um centro de formação em Portugal ir ao ar.

A nossa única forma de manter remotamente qualquer tipo de capacidade/conhecimento será através de instrutores em centros de formação NATO, como alguns países já fazem em Itália.

Sinceramente até estou surpreendido pela positiva que os Allouette III vão ser substituídos e não sei até que ponto é que os incêndios no ano passado contribuíram para manter aquela capacidade.

Agora a pergunta é, qual o próximo avião que terá de ser substituido? P-3C lá para 2030? Já estou a ver o andamento, vai-se chegar a 2030, vai haver cerimónia do fim da frota de P-3C e não haverá substituto.
Antes dos P-3 acho que vamos ficar é sem frota de aviões a jacto para transporte VIP, MEDEVAC e transporte de órgãos. Este suposto leasing que será para substituir o(s) Falcon foi mais no sentido de fazer um favor a fazer à TAP e aos amigos do que outra coisa e é algo que facilmente consegue ser "privatizado". Passa a tutela desta área para o INEM e eles que contratem uma empresa para o transporte de doentes e órgãos e o governo que contrate umas horas de voo a uma empresa privada quando for preciso fazer o transporte de VIPs.

Quanto aos P-3 não sei até que ponto chegará a isso. Talvez sejam "substituídos" por mais C-295 e uns UAVs. No mínimo será perdida a capacidade anti-submarina.

Seremos a Argentina da europa
Algo para recordar daqui a uns bons anos.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #263 em: Janeiro 14, 2018, 06:49:14 pm »

A despedida em Beja.
Ainda não encontrei nada oficial da FA...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5335 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #264 em: Janeiro 14, 2018, 08:03:17 pm »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5335 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #265 em: Janeiro 14, 2018, 08:11:40 pm »
Antes dos P-3 acho que vamos ficar é sem frota de aviões a jacto para transporte VIP, MEDEVAC e transporte de órgãos. Este suposto leasing que será para substituir o(s) Falcon foi mais no sentido de fazer um favor a fazer à TAP e aos amigos do que outra coisa e é algo que facilmente consegue ser "privatizado". Passa a tutela desta área para o INEM e eles que contratem uma empresa para o transporte de doentes e órgãos e o governo que contrate umas horas de voo a uma empresa privada quando for preciso fazer o transporte de VIPs.

Essa é outra. Sempre vinha pelo menos um ERJ-145 em leasing para levar o PR e libertar os Falcon 50 para outras missões, mas uma vez mais nada.

Os Alpha-Jet foram-se, o Alouette é o senhor que se segue, e apesar de anunciado o seu substituto continua a não haver encomenda formal, tarda o avanço para a modernização dos EH-101 e F-16, enfim...
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #266 em: Janeiro 14, 2018, 09:56:40 pm »
Com o fim do alpha jet, eu fechava a base de beja e mandava os P3 para OVAR, ou então fechava as duas e  os P3 iam para tancos!

Já começamos a ter demasiadas bases vazias!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3218 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #267 em: Janeiro 15, 2018, 11:17:14 am »
Quando é que vêm os Koala, Poseidon e Armacchi para a FAP?  ;D :jok:







Saudações  :rir: :nice:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #268 em: Janeiro 15, 2018, 12:04:31 pm »
Pessoal tenham lá calma com o pessimismo catastrófico típico português, aviso já que se alguém organizar um suicídio em massa da população portuguesa eu não participo.

Enquanto tivermos uma ZEE e Região de Busca e Salvamento que actualmente temos, vamos sempre precisar de um avião de grande autonomia e sensores, pode ter ou não é tripulação.

A Base Aérea de Beja não vai fechar, porque além dos P-3 ainda tem os helicópteros ligeiros, e no futuro os Epsilon e porque Tancos não tem capacidade de acolher 3 esquadras.

Para mim o futuro da FAP quando a BA6 fechar vai ser.

Base Aérea 1 - Sintra
> esquadra 751 com EH101
> esquadrilha de helicópteros da Marinha

Base Aérea 3 - Tancos
> esquadra 501 com C-130/KC390
> esquadra 502 com C295M

Base Aérea 5 - Monte Real
> esquadra 201 com F-16
> esquadra 301 com F-16

Base Aérea 11 - Beja
> esquadra 101 com Epsilons
> esquadra 552 com Koalas
> esquadra 601 com P-3C

Aeródromo de Trânsito 1 - Montijo
> esquadra 504 com Falcons e ERJ(?)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #269 em: Janeiro 15, 2018, 12:12:53 pm »
Quem esteve atento nos últimos anos, bem viu o que se falou sobre criar uma escola de caças em Beja, isso significa que a FAP e governo já tinham em mente que o futuro da instrução de pilotos após o fim do Alpha Jet seria uma escola internacional e não manter tudo como estava, nós queríamos era que essa escola fosse em Portugal.

Para já e conforme declarações do CEMFA os novos pilotos irão para os EUA, parece-me como solução de recurso e não definitiva, pois continuam a querer formar os pilotos na tal escola internacional que ainda não existe... na europa... em Portugal...
« Última modificação: Janeiro 15, 2018, 12:17:59 pm por Lightning »