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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Armadas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Rui Elias em Abril 08, 2004, 11:37:01 am

Título: A diferença entre fragata, cruzador e contra-torpedeiro
Enviado por: Rui Elias em Abril 08, 2004, 11:37:01 am
Sei que é uma pergunta de ingenuidade, mas já que por aqui há confrades do on-line capazes e conhecedores da matéria, alguém me pode por palavras simples explicar a diferença entre fragatas, contra-torpedeiros e destroyers?

Agradecia uma explicação.

Obrigado.
Título: Re: A diferença entre fragata, cruzador e contra-torpedeiro
Enviado por: Guilherme em Abril 08, 2004, 12:46:38 pm
Citação de: "Rui Elias"
Sei que é uma pergunta de ingenuidade, mas já que por aqui há confrades do on-line capazes e conhecedores da matéria, alguém me pode por palavras simples explicar a diferença entre fragatas, contra-torpedeiros e destroyers?

Agradecia uma explicação.

Obrigado.


São termos que ainda hoje causam confusão. Para aumentar a confusão, cada marinha possui suas próprias definições. Por exemplo, existem alguns contratorpedeiros da Armada Argentina que se pertencessem à Marinha do Brasil, seriam classificados como fragatas.

O glossário do site Poder Naval Online (http://lgae.sites.uol.com.br/PODER_NAVAL/conhecimentos/gloss/gloss.htm) fornece definições para esses tipos de navios.

Neste mesmo site, os autores propõem uma reclassificação dos meios navais (http://lgae.sites.uol.com.br/PODER_NAVAL/opiniao/reclassificacao/reclassificacao.htm) que eu considero interessante.
Título:
Enviado por: emarques em Abril 08, 2004, 12:50:32 pm
Posso pelo menos dizer que destroyer é o termo inglês para contra-torpedeiro. (o nome completo sendo torpedo boat destroyer)

Quanto aos restantes termos, penso que neste momento as diferenças estão tão esbatidas que não existe realmente qualquer distinção além da tonelagem. (e onde começa um tipo e acaba outro em termos de tonelagem é um pouco difícil de dizer)

Originalmente um cruzador seria um navio destinado a operar em missões de reconhecimento e como forma de controlar as linhas de comunicação marítimas. Já os contra-torpedeiros eram navios destinados a proteger as grandes unidades da esquadra de ataques por pequenas unidades (torpedeiros, submarinos...) As corvetas e fragatas seriam C/T mais pequenos e lentos, destinados principalmente a proteger a marinha mercante desse mesmo tipo de ameaça.

Mas isso era no tempo em que uma fragata deslocava 1500t no máximo e um C/T deslocava umas 2000t. Hoje em dia dá-se o nome de C/T a navios de 8 a 10000t, que seriam chamados cruzadores na altura...
Título:
Enviado por: Spectral em Abril 08, 2004, 02:01:26 pm
Continuando o que disse o emarques, e repescando o que já tinha sido escrito noutro fórum:

Hoje em dia as designações voltaram a ser muito baralhadas, mas mais ou menos desde o final da 2GMundial assiste à seguinte tendência (nos países NATO):

corveta: navio semelhante à fragata, mas menor e mais vocacionada para luta anti-superfície
fragata: navio até cerca de 4000ton cuja principal função é ASW
destroyer( contratorpedeiro): navio até 9000ton /10000ton vocacionado para luta AAW
cruzador: navio  de 10000ton ou mais para luta AAW ou anti-navio ( caso dos russos)

Claro que as excepções são mais que muitas:

-Existem corvetas ASW e até AAW
-As fragatas estão a crescer de tamanho e cada vez mais "multi-role"
- As novas fragatas AAW ( LCF, Sachsen, F-100) são destroyers em tudo menos no nome, para não assustar os políticos
-Os destroyer Spruance tinham uma missão de ASW num casco de 9000ton
-duranto 20 anos os americanos classificaram os cruzadores de mísseis como fragatas e as fragatas como "destroyer escorts"
-...

Para terminar,podia-se dizer que o espírito é este:

"It is a corvette when you ask the Treasury for money, a frigate when it is launched, a destroyer when it enters service, a cruiser when it goes to war, but only a corvette if it gets sunk."