Portanto, à medida que a Embraer vende mais KCs, a FAP também pode reduzir a encomenda dos ditos ao invés de aumentar, certo? Ou esse argumento só funciona quando convém?
E STs a fazer CAS na Lituânia? Eu sei que há malta que não é particularmente inteligente, mas ao ponto de querer enviar pilotos, um "recurso" extremamente valioso e difícil de arranjar para uma Força Aérea, em missões suicidas como CAS com uma avioneta num cenário de alta intensidade, é das coisas mais retardadas alguma vez ditas. Achar que isto é uma solução mais lógica e viável do que optar por UCAVs, e/ou armar como deve ser os F-16, é completamente absurdo.
A conversa do CAS é tanga. E com as movimentações que vemos em África, é uma questão de tempo até deixar de haver lugar para este tipo de missão naquele continente para um país como Portugal, e para ser executada por avionetas.
Podiam/deviam excluir a fantochada do CAS, e limitar-se à aquisição das aeronaves para treino. Isto permitia que fossem adquiridas apenas 8 unidades, numa versão não-combatente (versão base). Mediante um concurso, podia ganhar ou não o ST, mas pelo menos conseguíamos poupar uns 30/40% do valor que hoje está alocado à compra dos 12 ST para CAS.
Se o programa dos ST tiver o orçamento de 180.5 milhões, esta poupança de 30% traduzia-se em 54 milhões de euros, que ficariam disponíveis para outros programas, por exemplo, duplicar a verba para os helis de evacuação, que fazem muito mais falta do que avionetas COIN. Se ao mesmo tempo abortarmos a megalomania da compra do 6º KC, a poupança destes dois programas juntos, rondaria os 160 milhões.