GOE (Grupo de Operações Especiais)

  • 824 Respostas
  • 396165 Visualizações
*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #570 em: Agosto 29, 2008, 07:06:34 pm »
Correcto.

Ainda és muito novo para pensar nessas coisas.

O melhor é ir com calma e ires te informando aos poucos disso,eu percebo que na tua idade seja difícil pensar assim mas o tipo de perguntas expostas por ti são muito todas umas em cima das outras e isso não te leva a lado nenhum.

Entrar para uma força como os GOE não é tão fácil como pensas e implica mais do que possas imaginar,mantém-te apenas como um curioso sobre estas forças por enquanto, e mais tarde sim,quando tiveres ciente do que implica tudo isso faz essas perguntas mais objectivas e que te possa dar um rumo ao que realmente queres.

O importante agora é estudares,fazer desporto,afastares-te das drogas e ser um bom cidadão.
Só isso já é um bom caminho para chegares aos GOE.

Cumprimentos
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #571 em: Agosto 29, 2008, 07:11:09 pm »
Citação de: "Nascimento"
Boa noite. Faço deste post o meu 1º. Tenho 15 anos portanto muito novo para sequer pensar nestas coisas mas desde que me lembro que o meu sonho sempre foi pertencer a uma unidade especial. Posso mesmo dizer que o dia 1 de Agosto(salvo erro) foi o melhor dia de sempre para mim, onde vi em directo uma das raras intervenções do GOE no assalto ao banco do BES, em Campolide. O meu pai é policia, portanto informado sobre estas coisas mas ele não me sabe explicar bem as coisas que eu gostaria de saber. Portanto deixo aqui umas perguntas que espero que mas saibam responder :

1º Se tudo correr bem, acabo o 12º com 17 anos. Haverá algum curso que eu poderei tirar até chegar á idade mínima para entrar para a PSP, algum curso que me "ajude" na entrada para a PSP e mais tarde para o GOE?

2º Ouvi muita gente dizer que para entrar no GOE é preciso estar pelo menos 2 anos na policia. É verdade?

3º Sei que no GOE há quatro especialidades: Operacionais, Snipers, Cinótecnicos e Negociadores. O meu objectivo é, ou ser sniper ou operacional. Sou eu que escolho o que quero ser ou são eles que me dizem no que eu sou melhor? E se for eu a escolher quando faço a escolha no que quero seguir: no principio do curso ou no fim?

4º Se por alguma razão o curso me correr mal, poderei voltar a repeti-lo?

5º Quando admitidos no GOE, depois de passar os teste todos, se por acaso durante um treino de rotina fizer alguma coisa mal, poderei ser expulso?

6º Todos os elementos do GOE podem ir em missões para o estrangeiro ou só "voluntários"?


Vou agora fazer uma pergunta que não tem muito a ver com o GOE:

1º Para ser policia tenho que ser militar?

Obrigado desde já.


Bom ora vamos la ver....

1º Cursos... Ou vais para agenta na Escola pratica de Policia ou vais para oficial entrar para o Instituto Superior de Ciencia Policiais e Segurança Interna.

2º Tambem ja disseram isso, tambem ja disseram que não, mas de uma maneira ou de outra vais ter que estar na PSP até ao fim da carreira por isso é irrelevante.

3º Não deves ser tu a escolheres mas creio que te darão uma margem de manobra para tentares ir para o que quiseres. E é claro que as especialidades sao escolhidas no fim do curso.

4º Só se for por uma boa razão (algo partido, lesoes graves) senao por teres desistido nao podes voltar ao curso.

5º Expulso? Essa pergunta vou-te deixar a pensar  :twisted:
Sem essa atitude, a hipotese de completares o curso com aprovaçao ja á posta em causa :wink:

Ultima: Não, se quiseres vais directamente para a policia.

Espero te ter esclarecido assim como futuras duvidas a outros membros novos do Forum Defesa.

*

Comando

  • 19
  • +0/-0
    • http://asthebrain.wordpress.com/
(sem assunto)
« Responder #572 em: Agosto 29, 2008, 08:17:21 pm »
Boas tardes a todos, gostaria de colocar uma questão sobre os GOE. Vou em Janeiro para os Comandos, mas o meu sonho era ir para os GOE, será possível ingressar no GOE a partir dos Comandos?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #573 em: Agosto 29, 2008, 10:07:05 pm »
Ganda nonameboy,
Valente pá, se os tipos da Penha de França descobrem quem és ainda te convidam para o departamento de RP.  :wink:

Comando,
Se o teu sonho é entrar para o GOE porque nao concorres já à PSP?

Não, não é possível passar dos comandos para o GOE. Nem de nenhum outro lado!
::..Trafaria..::
 

*

Nascimento

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #574 em: Agosto 29, 2008, 10:49:51 pm »
Muito obrigado nonameboy, RicP e a todos que responderam ao meu post!

Abraços
 

*

Comando

  • 19
  • +0/-0
    • http://asthebrain.wordpress.com/
(sem assunto)
« Responder #575 em: Agosto 30, 2008, 12:08:49 am »
Citação de: "Trafaria"
Ganda nonameboy,
Valente pá, se os tipos da Penha de França descobrem quem és ainda te convidam para o departamento de RP.  :wink:
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #576 em: Agosto 30, 2008, 12:26:00 pm »
Citação de: "Trafaria"
Ganda nonameboy,
Valente pá, se os tipos da Penha de França descobrem quem és ainda te convidam para o departamento de RP.  :)

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11110
  • Recebeu: 2364 vez(es)
  • Enviou: 3283 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #577 em: Agosto 31, 2008, 09:30:35 pm »
Citação de: "Comando"
será possível ingressar no GOE a partir dos Comandos?


Isso já se falou, para entrares na PSP é irrelevante se no Exército foste Comando ou cozinheiro, visto que, não é necessário cumprir serviço militar para ingressar na PSP.

Mas, é possivel (eu não sei), que ir aos Comandos lhe dê uma maior capacidade fisica e/ou mental para aguentar essa género de cursos como o do GOE.
 

*

Nascimento

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #578 em: Agosto 31, 2008, 09:33:39 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Comando"
será possível ingressar no GOE a partir dos Comandos?

Isso já se falou, para entrares na PSP é irrelevante se no Exército foste Comando ou cozinheiro, visto que, não é necessário cumprir serviço militar para ingressar na PSP.

Mas, é possivel (eu não sei), que ir aos Comandos lhe dê uma maior capacidade fisica e/ou mental para aguentar essa género de cursos como o do GOE.


Lightning o q o Comando perguntou é se era possivel ingressar no GOE sem passar pela PSP, acho eu. :S
E sim, concordo que fazer parte dos Comandos lhe dê uma maior capacidade fisica para aguentar o curso do GOE.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11110
  • Recebeu: 2364 vez(es)
  • Enviou: 3283 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #579 em: Agosto 31, 2008, 09:41:39 pm »
Citação de: "Nascimento"
Lightning o q o Comando perguntou é se era possivel ingressar no GOE sem passar pela PSP, acho eu. :S
E sim, concordo que fazer parte dos Comandos lhe dê uma maior capacidade fisica para aguentar o curso do GOE.


Essa pergunta não tem lógica nenhuma, o GOE é uma unidade da PSP, e penso que não se pode ir directamente da vida civil (ou militar) para o GOE, primeiro há que ser Policia, depois logo se vê. Como é lógico nem todos os que entram para a PSP com a intensão de ser do GOE o conseguem, a revista Sábado (de à 15 dias atrás) tinha um artigo sobre o GOE e lá dizia (se a memória não me falha) que do total de elementos da PSP que concorrem ao GOE, só 11% conseguem entrar, até tinha uma tabela dos números que entraram e dos que foram eliminados ao longo dos anos.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #580 em: Agosto 31, 2008, 10:09:10 pm »
Citar
a revista Sábado (de à 15 dias atrás) tinha um artigo sobre o GOE e lá dizia (se a memória não me falha) que do total de elementos da PSP que concorrem ao GOE, só 11% conseguem entrar

Depende muito da maneira como esses numeros são lidos e sobretudo como são tratados.

Ao ultimo curso concorreram cerca de mil agentes ... desses perto de 100 passaram nas provas de pre-selecção mas apenas cerca de 30 acabaram o curso. Portanto e pelas minhas contas dá 3 % e não 11%.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11110
  • Recebeu: 2364 vez(es)
  • Enviou: 3283 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #581 em: Agosto 31, 2008, 10:35:54 pm »
Citação de: "Trafaria"
Depende muito da maneira como esses numeros são lidos e sobretudo como são tratados.

Ao ultimo curso concorreram cerca de mil agentes ... desses perto de 100 passaram nas provas de pre-selecção mas apenas cerca de 30 acabaram o curso. Portanto e pelas minhas contas dá 3 % e não 11%.


Está bem, eu não estou na policia, não sei esses pormenores, eu não tenho a revista comigo para confirmar o que lá está escrito, pode ser erro do jornalista que escreveu, ou erro meu.

Mas a ideia que eu tenho do que li é que 11% é a média dos anos todos, dos concursos todos juntos que já ouveram, e não de um só concurso em particular.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #582 em: Agosto 31, 2008, 10:39:41 pm »
Eu tambem nao li a revista. Mas podemos considerar elevado aquele numero de 27 ou 28, os que acabaram o ultimo curso.
::..Trafaria..::
 

*

Nascimento

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #583 em: Agosto 31, 2008, 11:55:44 pm »
Eu tenho aqui a revista comigo. É a Sábado de 13 a 20 de Agosto de 2008.
A informação é a seguinte e passo a citar:
" Para entrar no GOE é preciso completar o Curso de Operações Especiais. Para os 11 concursos abertos, houve mais de dois mil candidatos.

1982 -      201 Candidatos / 47 Resistentes
1984 -      192 Candidatos / 32 Resistentes
1987 -      104 Candidatos / 21 Resistentes
1990 -      198 Candidatos / 30 Resistentes
1991/92 -  210 Candidatos / 23 Resistentes
1993/94 -  122 Candidatos / 17 Resistentes
1995/96 -  83 Candidatos / 10 Resistentes
1997/98 -  431 Candidatos / 16 Resistentes
1999-/00 - 293 Candidatos / 13 Resistentes
2003/04 -  129 Candidatos / 10 Resistentes
2005 -       200 Candidatos / 10 Resistentes

Ao longo dos anos, a média de entradas é de 11 % "

Pelas minhas contas a média é de 9,44% , salvo erro  c34x
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #584 em: Setembro 01, 2008, 12:53:44 am »
Isso é porque fizeste C/R e é R/C :P Dá 10.59%. Não é uma média muito má, a meu ver.


C - Concorrentes
R - Resistentes