Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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P44

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Re: CAS
« Responder #1065 em: Maio 09, 2024, 09:05:54 pm »

De resto, és tão inteligente, que fazes constantemente figura de parvo aqui. E todos sabemos qual o intuito da tua participação aqui no Fórum, algo entre interesses pessoais/desestabilizar/ser do contra.


Ainda não perceberam? O SaabGrpipen é um estagiário de PsyOps em início de carreira......
[/quote]

Tenham calma

Não se enervem

Afinal o homem tem de pôr pão na mesa

Antigamente havia os caixeiros viajantes
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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MMaria

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Re: CAS
« Responder #1066 em: Maio 09, 2024, 09:16:43 pm »
É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

Olás.

Penso que eu saberia explicar a norma que rege tais tipos de contratos, mas como não nacional sinto-me impedido de explanar aqui.
Caso tenha interesse indique um local mais adequado para resumi-la.

Sds!
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1067 em: Maio 09, 2024, 09:59:36 pm »
É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

Olás.

Penso que eu saberia explicar a norma que rege tais tipos de contratos, mas como não nacional sinto-me impedido de explanar aqui.
Caso tenha interesse indique um local mais adequado para resumi-la.

Sds!

Não me parece que o objectivo deles seja serem esclarecidos em relação a coisa nenhuma.

Sugiro divertires-te com eles como eles se divertem com os que não pensam como eles.

                                                             E matém um  ;D na cara
 

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raphael

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Re: CAS
« Responder #1068 em: Maio 09, 2024, 11:43:24 pm »
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: CAS
« Responder #1069 em: Maio 09, 2024, 11:59:09 pm »
É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

Olás.

Penso que eu saberia explicar a norma que rege tais tipos de contratos, mas como não nacional sinto-me impedido de explanar aqui.
Caso tenha interesse indique um local mais adequado para resumi-la.

Sds!

O que há a explicar? A FAB tinha uma encomenda exagerada para viabilizar o projecto. Assim que viram que o avião lá foi angariando clientes internacionais, isso permitiu reduzir a encomenda, para assim poupar dinheiro. A única razão pela qual não houve penalização pela redução da encomenda, é por a Embraer ser brasileira. Portugal, sendo participante no projecto, e ao ver que o avião conseguiu mais clientes, também tinha o direito de optar por adquirir um menor número de aeronaves, caso achasse que 3 ou 4 bastavam, sem ter que indemnizar o que quer que seja, usando exactamente a mesma desculpa da FAB do "só encomendámos X aparelhos para viabilizar o projecto, e não precisamos de tantos".

Claro que no nosso caso teríamos que pagar indemnização, precisamente porque a Embraer não é portuguesa, e nesse aspecto, não há nada de "irmãos". Não é à toa que a Embraer resolveu aumentar o preço de cada aeronave às escondidas de um país que tinha participação directa no programa. Transparência para quê.

Já relativamente aos ST, sejamos claros: a Embraer está a desesperar para os conseguir vender. É que tiveram 20 anos de guerras contra o terrorismo, que foi o cenário ideal para vender aeronaves COIN. Agora, com a corrida armamentista que vemos em praticamente todo o lado, muito mais focada em conflitos convencionais, o mercado para os ST desaparece quase por completo, o que fica agravado pelo desenvolvimento de UAVs e UCAVs.
Nesta nova conjuntura, o ST pura e simplesmente não vende, e a única razão de Portugal estar sequer associado à dita aeronave, é por esta estar a ser imposta à força.
 
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Subsea7

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Re: CAS
« Responder #1070 em: Maio 10, 2024, 12:23:40 am »
Vejam na UKR, quem é que faz CAS... Os SU-25, os KA-52 etc.
Onde andam os aviões a hélice?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

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MMaria

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Re: CAS
« Responder #1071 em: Maio 10, 2024, 12:31:00 am »
Olás.

Citar
O que há a explicar?

Eu escrevi, explicar a norma, que a FAB se utilizou e não justificar o que ocorreu, inclusive essa mesma norma se aplica à negociação do contrato dos Gripens (e quaisquer outros contratos da administração pública brasileira) e também dá margem às variações nos números de unidades que aparecem nas alterações dos contratos.

Sds!
 

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Luso

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Re: CAS
« Responder #1072 em: Maio 10, 2024, 10:23:16 am »
Há uma coisa que estranho nesta coisa do CAS, com Tucanos ou C295: a necessidade de armas guiadas para stand off perante a possibilidade de defesas anti-aéreas minimamente capazes (isto significa Hellfire, foguetes ou bombas guiadas a laser ou gps, ou seja, armas caras. E não estou a ver que haja vontade de gastar dinheiro nisso. Aposto que há gente que vê "economias" nas duas .50 do Tucano.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Pescador

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Re: CAS
« Responder #1073 em: Maio 10, 2024, 11:17:43 am »
Uma pergunta pertinente, agora que se sabe que até a Santa Casa da Misericórdia pagou uma casa de luxo no Brasil a um gestor seu:

Quantos a promover a Embraer, em aspectos que em nada trazem de útil para as FA, são vizinhos dele?
« Última modificação: Maio 10, 2024, 11:18:55 am por Pescador »
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1074 em: Maio 10, 2024, 08:46:54 pm »
Uma pergunta pertinente, agora que se sabe que até a Santa Casa da Misericórdia pagou uma casa de luxo no Brasil a um gestor seu:

Quantos a promover a Embraer, em aspectos que em nada trazem de útil para as FA, são vizinhos dele?

Penso que o António Costa vive em Lisboa...

E é provável que os do loby anti-Embraer e os do loby pro-Lokheed Martin - que devem todos meter muito ao bolso - também estão em Lisboa.
Deve ser quase tudo Lampiões.
« Última modificação: Maio 10, 2024, 08:51:02 pm por saabGripen »
 

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saabGripen

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Re: CAS Novo
« Responder #1075 em: Maio 10, 2024, 09:06:09 pm »

Cortar a quantidade de KC de 5 para 4 custa dinheiro. Contratos são para cumprir.
Não optar pelo 6º não deverá ser problemático.

Portugal ter 5 KC e X A-400 é um exagero - a não ser que alguns sejam colocados ao serviço da NATO ou da EU. Assim já aumentaríamos significativamente a nossa "relevância".

É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

A FAB reduz "encomendas" á medida que a EMBRAER vende aparelhos a outras FAs.
Se não houvesse essas vendas, a FAB, em teoria, teria que adquirir todos os aparelhos necessários para a EMBRAER chegar ao "break-even" do projecto.

A quantidade necessária, ou era 19 ou 29... não me lembro.

Segundo a WIKIPEDIA, a FAB tem 12 C-130.
Deve ter necessidade de 12 (ou menos) KCs

Com o dinheiro que poupa, deve comprar mais Gripens.

E se a FAP já gosta do KC, a FAB tmb deve estar satisfeita.

Eram 28 inicialmente. Depois passaram para 22 e agora para 19 - https://tecnodefesa.com.br/fab-reduz-o-numero-de-kc-390-para-22-unidades/ e https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/fab-reduz-novamente-encomenda-do-kc-390.html

Deduzo das suas palavras que o interesse da EMBRAER em produzir o KC não passa das 28 unidades originalmente previstas para a FAB....

Deduz bastante mal.
A EMBRAER quer vender tantos quanto puder e faz por isso.
- fala-se em Arábia Saudita, Suécia, Índia...
- A Koreia do Sul encomendou uma quantidade pequena - é natural que aumente...
- fala-se numa versão civil (para substituir C-130 civís - que os há...)

O mercado que a EMBRAER tem em vista e quer atacar é o de uns 2000 (ou, pelo menos, mais que mil - não estou certo) C-130 que vão ter que ser substituidos nos próximos anos. O KC foi concebido para isso.

Portugal foi a porta de entrada para a NATO.
agora;
Portugal
Hungria
Holanda
Austria...
« Última modificação: Maio 10, 2024, 09:13:57 pm por saabGripen »