Caro Lightning, uma questão, as nossas aeronaves C-295M e EH-101 já têm a sonda instalada para o sistema "probe and drogue"?
Nunca vi nenhuma dessas aeronaves com a sonda instalada (para quê é que a haviam de instalar?, só vale a pena caso haja um exercicio de treino de reabastecimento em voo, só se fosse para confirmar que elas realmente instalam e não foram enganados pelo fabricante :shock: ?
O problema do sistema "probe and drogue" a ser instalado no KC-390 é que é incompativel com os F-16, e normalmente são os caças as aeronaves com maiores necessidades de reabastecimento aéreo.
Pois mas não se pode agradar a gregos e a troianos :? .
PS: Lembrei-me agora de outra coisa importante, essa parte em que normalmente são os caças que mais necessitam de reabastecimento aéreo, isso é verdade, mas Portugal poucas vezes usa os seus caças fora do pais (em missões reais), ainda só aconteceu duas vezes e todas foram no ambito da NATO, mas se formos ver quantas vezes é que já enviamos aeronaves de transporte para fora de Portugal em operações reais, são centenas, quer para a NATO, a UE, a ONU, CPLP, etc.
E ainda recentemente se comentou aqui no Forum que caso o governo de Portugal quisesse efectuar uma evacuação de portugueses de Moçambique por causa dos motins não tinha capacidade de enviar lá nenhuma aeronave (a não ser que algum pais em África permitisse que aterrassem para reabastecer), mas com um reabastecedor já deve dar para lá chegar.