Mais 1,8 ME investidos no Alentejo nos últimos 6 anos

  • 0 Respostas
  • 1590 Visualizações
*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
Mais 1,8 ME investidos no Alentejo nos últimos 6 anos
« em: Agosto 24, 2006, 12:26:43 pm »
Citar
Évora, 24 Ago (Lusa) - Mais de 1,8 milhões de euros foram investidos nos últimos seis anos na região do Alentejo ao abrigo de um fundo financeiro de apoio a micro empresas, que contemplou um total de 124 projectos.

Celso Mendes, coordenador da área de apoio às empresas na Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), disse à agência Lusa que a linha de crédito já financiou projectos de micro e pequenas empresas localizadas em 13 concelhos da região.

"Desde que o fundo foi lançado, no ano 2000, foram apresentadas 191 candidaturas, 124 das quais aprovadas, envolvendo a atribuição de um financiamento global de 1,8 milhões de euros", afirmou.

Além de meia centena de candidaturas rejeitadas, segundo o mesmo responsável, há 17 ainda em análise para eventual financiamento através da linha de crédito, "com taxa de juro mais baixa que o normal crédito bancário".

Celso Mendes explicou que os financiamentos foram atribuídos a 100 por cento, actualmente num máximo de 45 mil euros por projecto, a micro e pequenas empresas até 50 trabalhadores.

"Já apoiámos todo o tipo de actividades empresariais, desde o comércio à indústria, passando pelo turismo, imobiliário e o sector da informática", explicou.

Trata-se do Fundo de Apoio às Micro Empresas (FAME), que surgiu no ano 2000 na sequência de uma parceria público- privado envolvendo a ADRAL, as câmaras municipais e o Banco Espírito Santo (BES).

Este ano, segundo o coordenador da ADRAL, o produto financeiro passou a ter um modelo mais abrangente, com o envolvimento do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) e de duas sociedades de garantia mútua.

Através de empréstimos monetários, o fundo foi criado para colocar à disposição das micro e pequenas empresas "um produto financeiro atractivo" em comparação com as linhas de crédito normalmente disponibilizadas pela banca em geral.

Lançado como projecto-piloto, em 2000, no concelho de Évora, o FAME foi depois estendido a 13 concelhos, o último dos quais Viana do Alentejo, como forma de dinamizar o investimento e o desenvolvimento económico da região.

MLM.

Lusa/Fim


Fonte
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./