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Novela "Varig"Cap. nº 5722
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=257717-07-2006 09:41:43
Presidente da TAP diz que aérea lusa não desistiu da Varig
Lisboa, 17 Jul (Lusa) - O presidente da TAP, Fernando Pinto, afirmou ao Jornal de Negócios que não desistiu da Varig, defendendo que a companhia aérea portuguesa pode voltar ao processo após o leilão de venda da brasileira e comprar "uma nova Varig, com uma dívida muito menor". O leilão está marcado para quarta-feira, com proposta de compra feita pela VarigLog.
Nos últimos dois anos, a TAP já esteve perto de assumir o controle da companhia aérea brasileira em três ocasiões. A última tentativa foi há dois meses, com o apoio da Air Canada e de um private equity (fundo de participação) que investiria US$ 50 milhões, mas "o risco era elevado e o fundo desistiu", segundo Fernando Pinto.
"Encontramos uma situação muito mais grave, crítica e tentamos fazer uma declaração de falência, sem retorno imediato, uma forma de cancelar todo o endividamento", informou o presidente da TAP. "Era viável, o próprio juiz que acompanha o processo de recuperação judicial estava de acordo". No entanto, explicou, a estatal portuguesa não foi em frente porque tinha de "passar um período de um mês, um mês e meio, em que não havia a certeza de que o negócio iria acontecer".
A esperança de Fernando Pinto em ainda participar do processo se justifica pelo fato de a Varig ter ficado menor - com 20 aviões, contra os 40 que tinha na última negociação. Quanto ao leilão de quarta-feira, em que por enquanto só há a oferta da VarigLog, o presidente da TAP acredita que outro grupo brasileiro possa aparecer. "Algo vai acontecer nesse leilão e pode surgir uma empresa bem menor, com uma dimensão bem interessante", afirmou.
"A Varig pode se recuperar porque preserva um potencial de geração de recursos muito importante. O Brasil está em constante desenvolvimento e precisa de transporte aéreo", analisou Fernando Pinto. "(O Brasil é) quase uma Europa, onde a Varig detém 85% dos direitos de vôo internacionais", disse.
Atualmente, através da Star Alliance, o aeroporto da Portela (em Lisboa) já serve de ligação entre a Europa e a América do Sul (através do Brasil), mas, para Fernando Pinto, a vantagem de se tornar acionista da Varig é "garantir um crescimento conjunto". Por isso, a importância de "investir, participar desse crescimento" e "ganhar capacidade de ter uma palavra na gestão daquele mercado (brasileiro)".
No entanto, Fernando Pinto admite que "tudo isso tem de ser relativizado perante o risco da operação" para "não comprometer o futuro da TAP".
O movimento de passageiros do Brasil para Portugal - que passou a ser a porta para a Europa - já representa 28% do mercado da TAP. Por outro lado, 50% do tráfego da estatal lusa para o Brasil vem da Europa. O objetivo é captar mais passageiros na Europa e levá-los para o Brasil, América Latina e alguns destinos dos Estados Unidos.
Novela "Varig"Cap. nº 5723
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=6&id_news=69600Varig: credores rejeitam oferta da VarigLog e afastam novo leilão
Os credores da Varig rejeitaram segunda-feira a proposta de aquisição da companhia aérea apresentada pela VarigLog, o que deve impedir a realização do leilão marcado para quarta-feira, divulgou a empresa brasileira.
O resultado da assembleia será enviado para o juiz Luiz Roberto Ayoub, do Tribunal do Rio de Janeiro, responsável pelo processo de recuperação judicial, que deverá definir os novos rumos da companhia.
Não está afastada a possibilidade de decretar a falência da Varig, uma vez que a empresa não tem como manter as suas operações, admitiu recentemente a própria administradora judicial da empresa, a consultoria Deloitte.
Desde o dia 26 de Junho que as operações da Varig estão a ser garantidas através de depósitos diários feitos na conta bancária da companhia aérea pela VarigLog, que já ascendem a cerca de 13 milhões de dólares.
A proposta rejeitada pelos credores incluía a venda da Varig pelo preço mínimo de 24 milhões de dólares, valor total dos depósitos que seriam feitos pela VarigLog, única interessada em adquirir a empresa aérea.
No dia 08 de Junho o primeiro leilão da companhia foi ganho pelos próprios trabalhadores da Varig, mas teve de ser anulado porque o depósito exigido, em dinheiro, não foi efectuado.
A antiga subsidiária da Varig é controlada actualmente pela Volo do Brasil, empresa formada pelo fundo de investimento norte- americano Matlin Patterson, e por empresários brasileiros.
A crise da Varig agravou-se nos últimos meses, com a redução de 58 aviões em operação, em Dezembro de 2005, para apenas 13 este mês, o que resultou na diminuição de 83% das receitas.
Diário Digital / Lusa
... O próximo capítulo segue dentro de momentos...
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ALEA JACTA EST.....
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